
Resumo
Arte-educadora. Pessoa autista. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Contemplada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2019 - Área de Linguística, Letras e Artes. Mestre (bolsista CAPES) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Licenciada em Dança pela Universidade de Cruz Alta (2008). Professora Adjunta do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas desde 2015. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Projeto Unificado com ênfase em extensão Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel/CNPq). Organizadora dos livros "Dança na escola: Pedagogias possíveis de sôras para profes" (Editora Oikos, 2021), "Na minha escola tem dança" (Editora ANDA, 2022) e "Na minha cidade tem dança" (Editora ANDA, 2023). Autora dos livros "Dança na Escola no contexto sul-rio-grandense: invenção, resistência e protagonismo docente" (Editora Mente Aberta, 2023) e "Docência em Dança no Contexto Escolar: movimentos em rede" (Editora Appris, 2022). Coordenadora geral do Projeto 'Algodão Doce' - montagem de espetáculo de dança contemporânea para crianças, selecionado pelo edital ProCultura da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS (2014). Desenvolve pesquisas por meio de perspectiva colaborativa a/r/tográfica sobre docência em dança, dança na escola, formação docente e educação anticapacitista em dança. Também, têm se dedicado à fotografia, especialmente à fotografia de espetáculos de dança no município de Pelotas RS. Mãe do Joaquim e da Eduarda. Esteve em Licença Maternidade em 2015 e em 2022.
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018)
Mestrado em Artes Cênicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012)
Especialização em Corpo e Cultura: ensino e criação. (Universidade de Caxias do Sul, 2010)
Graduação em Dança Licenciatura Plena (Universidade de Cruz Alta, 2008)
Graduação em Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande, Em andamento)
Áreas de atuação
Artes - Dança
Artes - Artes Cênicas
Artes
Artes - Educação Artística
Educação
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
| Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 2025/2 | M1 | PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS Horários
| 18+54 | Dança (Licenciatura) | ||||||
| 2025/2 | M4 | MONTAGEM CÊNICA II | 0+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
| 2025/2 | P6 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA - TCC I | 0+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
| 2025/1 | M1 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Horários
| 30+90 | Dança (Licenciatura) | ||||||
| 2024/2 | M1 | PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS Horários
| 18+54 | Dança (Licenciatura) | ||||||
| 2024/2 | P11 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA - TCC II Horários
| 0+0 | Dança (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.