Nome da Atividade
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS
CÓDIGO
05001632
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Planejamento, vivência e avaliação de aulas e atividades artístico-educativas de dança para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ação docente orientada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atende diretamente a legislação pertinente à Inclusão da Pessoa com Deficiência, Diferença e Igualdade Faixa Geracional e Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens. Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
Objectives
Objetivo Geral:
Aprofundar ações de planejamento e sistematização de atividades e vivências de dança para crianças; Atuar a partir de uma perspectiva lúdica, inclusiva e plural de acordo com diferentes contextos escolares. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, Fernanda de Souza. Dança e educação: 30 experiências lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.
- CORRÊA, Josiane Franken; ALLEMAND, Débora Souto (org.). Dança na escola – pedagogias possíveis de Sôras para Profes. São Leopoldo: Oikos Editora, 2021 Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8458 (Recurso eletrônico).
- TADRA, Débora Sicupira Arzua et al. Linguagem da dança. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
- BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2ª ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf
- MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
- SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Editora CRV, 2021.
- TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. Disponível em:
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 20 | 11 |
Dança (Licenciatura) Horários
|
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA I | Dança (Licenciatura) |