Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO
05001636
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Inserção na escola de Educação Básica. Planejamento, observação, prática e registro das ações pedagógicas em dança com crianças. Elementos teórico-práticos da docência em dança nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Processos de ensinar, aprender e avaliar em dança. Sistematização, análise e socialização da ação docente.
Objectives
Objetivo Geral:
Realizar prática docente orientada e supervisionada em dança nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, articulando ações de ensino-aprendizagem através do planejamento, desenvolvimento e avaliação no território escolar. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
- SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação 5ª edição. Editora CRV, 2021.
- STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. 4. ed. Campinas: Papirus, 2014. 125 p.
Bibliografia Complementar:
- ALMEIDA, Fernanda de Souza. Dança e educação: 30 experiências lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 04 jul. 2022.
- BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2ª ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf Acesso em 04 jul. 2022.
- MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
- PIRES, Karen Tolentino de; NETO, Manoel Gildo Alves Neto. Ginga: uma ideiacorpo contracolonial estratégica para descolonizar a educação. In: CORRÊA, Josiane Franken; ALLEMAND, Débora Souto (org.). Dança na escola – pedagogias possíveis de Sôras para Profes. São Leopoldo: Oikos Editora, 2021 (Recurso eletrônico). Disponível em:
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2024 / 1 | 10 | 10 |
Dança (Licenciatura) Horários
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JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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ESTÁGIO EM DANÇA I | Dança (Licenciatura) |