Nome do Projeto
Dançar A2 Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
De caráter social, as danças de salão fazem parte da história e da cultura de diferentes povos. No Brasil, as danças de salão são muito populares e têm uma forte influência das danças latino-americanas, como samba, salsa, merengue e tango. Elas também incorporam elementos de danças europeias, como valsa, foxtrote, entre outras. A cidade de Pelotas tem escolas e academias que ofertam essa modalidade de dança através de profissionais que trabalham na área. No entanto, reconhece-se pela tempo de experiência da coordenadora com essa modalidade, uma necessidade de fortalecer a dança de salão através de um projeto que ofereça a comunidade as aulas, ao mesmo tempo em que se coloca em evidência os profissionais que já desenvolvem seus trabalhos em Pelotas/RS.

Objetivo Geral

Fortalecer as Danças de Salão, ofertando aulas para a comunidade através de um coletivo de professores e professoras que atuam nessa modalidade na cidade de Pelotas/RS.

Justificativa

Acreditamos que a universidade pública deve estar em constante diálogo com a sociedade, buscando compreender as suas demandas e necessidades e oferecendo soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Assim, na compreensão da relação da UFPel com a cidade de Pelotas, atuando para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país, criamos este projeto unificado com ênfase na extensão.
As danças de salão configuram-se como práticas de danças sociais, que tem como objetivo desde a socialização ao bem estar de quem procura por este tipo de modalidade de dança. Deste modo, percebemos uma busca no Curso de Dança-Licenciatura da UFPel de pessoas da comunidade em geral e também da própria comunidade acadêmica, por projetos que ofertem as aulas de danças de salão. Nesta perspectiva, este projeto ofertará aulas regulares a partir de um coletivo de professores/as que atuam na cidade de Pelotas. Mais do que apenas oferecer a oportunidade de aulas à comunidade, este projeto pretende colocar em evidência os profissionais que já estão atuando na área, muitos deles egressos do próprio Curso de Dança-Licenciatura.

Metodologia

Aulas práticas, para a comunidade em geral, de diversas modalidades de danças de salão, a partir das experiências e especificidade de cada professor/a do projeto;
Aulas práticas, para a comunidade acadêmical, de diversas modalidades de danças de salão, a partir das experiências e especificidade de cada professor/a do projeto.


Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos uma adesão dos/as professores/as de danças de salão ao convite para compor o coletivo que atuará no projeto em questão: entre 6 a 8 professores/as;
A meta é de abrir no primeiro semestre de 2023, duas turmas de danças de salão:
- Uma turma para a comunidade em geral, com 30 vagas;
- Uma turma para professores/as e técnicos/as administrativos, com 30 vagas.
Após um semestre de aulas e avaliação das ações do projeto, pretendemos dobrar o número de turmas, a depender de infraestura física da universidade e da atuação dos profissionais envolvidos no projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO BLOIS NUNES
CAREN FONTES JENSEN
DAIANE GONÇALVES MOLINA
ELENICE BOTELHO ANTUNES
FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO12
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA
Horácio Martins
JOAO PEDRO VITORIANO FABRI
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA2
JULIA BARRETO DE ALMEIDA
JULIA CRISTINA CARDOSO
JULIA RIBEIRO HAVT BINDA
LIDIANE DA SILVA PINHEIRO
LUCIANO MELLO COSTA
Leandro Oliveira Pizani
MARIANA MARTINS DA PIA
Maecelo Duarte Antunes
NATHANAEL PERES MARTINS
RAIANE NICOLE RIBEIRO PALHARES
ROBSON TEIXEIRA PORTO
ROBSON TEIXEIRA PORTO2
Reynerth Pereira da Costa
TAIANY GLORIA DA ROSA
THIAGO REZENDE DE AVILA
THOMAS PORTO MARINHO
WILLIAM SUEIRO

Página gerada em 28/04/2024 20:03:43 (consulta levou 0.160807s)