Resumo
Arte-educadora. Pessoa autista. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Contemplada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2019 - Área de Linguística, Letras e Artes. Mestre (bolsista CAPES) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Licenciada em Dança pela Universidade de Cruz Alta (2008). Professora Adjunta do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas desde 2015. Coordenadora do Projeto Unificado com ênfase em pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel/CNPq). Organizadora dos livros "Dança na escola: Pedagogias possíveis de sôras para profes" (Editora Oikos, 2021), "Na minha escola tem dança" (Editora ANDA, 2022) e "Na minha cidade tem dança" (Editora ANDA, 2023). Autora dos livros "Dança na Escola no contexto sul-rio-grandense: invenção, resistência e protagonismo docente" (Editora Mente Aberta, 2023) e "Docência em Dança no Contexto Escolar: movimentos em rede" (Editora Appris, 2022). Coordenadora geral do Projeto 'Algodão Doce' - montagem de espetáculo de dança contemporânea para crianças, selecionado pelo edital ProCultura da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS (2014). Desenvolve pesquisas por meio de perspectiva colaborativa a/r/tográfica sobre docência em dança, dança na escola, formação docente e educação anticapacitista em dança. Também, têm se dedicado à fotografia, especialmente à fotografia de espetáculos de dança no município de Pelotas RS. Mãe do Joaquim e da Eduarda. Esteve em Licença Maternidade em 2015 e em 2022.
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018)
Mestrado em Artes Cênicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012)
Especialização em Corpo e Cultura: ensino e criação. (Universidade de Caxias do Sul, 2010)
Graduação em Dança Licenciatura Plena (Universidade de Cruz Alta, 2008)
Graduação em Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande, Em andamento)
Graduação em Tecnólogo em Fotografia (Anhanguera Educacional, Em andamento)
Áreas de atuação
Artes - Dança
Artes - Artes Cênicas
Artes
Artes - Educação Artística
Educação
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Aspectos Históricos da Dança no Rio Grande doSul | 16/12/2017 | 18/12/2020 | 2 | |
ENSINO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PEDAGOGIAS POSSÍVEISCOORDENADOR DO PROJETO | 05/12/2017 | 07/12/2020 | 8 | |
Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul | 01/09/2019 | 31/08/2020 | 2 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/02/2027 | 1 | |
Congresso dos Projetos Unificados do Centro de Artes | 04/06/2023 | 31/08/2023 | 2 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Dançar A2 Pelotas | 02/05/2023 | 31/12/2026 | 1 | |
Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel - NUFOLK | 28/04/2022 | 17/12/2025 | 2 | |
Residências artísticas | 25/05/2020 | 12/12/2025 | 1 | |
NÚCLEO DE FOLCLORE DA UFPEL - NUFOLK | 05/02/2017 | 30/12/2021 | 41 | |
Dança no BairroCOORDENADOR DO PROJETO | 04/04/2019 | 04/02/2020 | 10 | |
Coreolab - Laboratório de Estudos CoreográficosCOORDENADOR DO PROJETO | 06/02/2017 | 28/03/2018 | 6 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | M1 | PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS Horários
| 18+54 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | P11 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC II Horários
| 0+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M1 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Horários
| 36+108 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC II Horários
| 0+18 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | MONTAGEM CÊNICA II Horários
| 0+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC I Horários
| 0+18 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M1 | PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS Horários
| 18+54 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC II Horários
| 0+72 | Dança (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.