Nome do Curso / Conceitos (*)
Dança
CC (2013)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
5320
Código e-MEC
122286
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1552 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 619 de 21/11/2013. Publicada na Seção 1, página 31 do D.O.U. de 22/11/2013.

Contextualização

A Dança, em sua legitimação no universo acadêmico, vem se fortalecendo cada vez mais e, nesta perspectiva, cresce efetivamente a importância de seu ensino nas escolas. Sendo assim, o presente Curso de Licenciatura em Dança evidencia a sua valorização no âmbito escolar, concebendo-a quanto educação, como forma de construção cidadã, quanto capacitação e formação profissional, contribuindo para seu fortalecimento como campo específico de conhecimento.
O Curso concebe a Dança como potencialidade integralizadora do indivíduo e da sociedade, cujo foco incide sobre o preparo de educadores com capacidade de intervenção no mundo, cuja formação tem como finalidade constituir educadores comprometidos em propiciar um desenvolvimento humano integral, cultural, científico e tecnológico, compassado com a vida contemporânea. A partir dessa concepção, a centralidade do curso é a de formar professores que sejam comprometidos com valores éticos e que considerem a educação para a sustentabilidade a fim de colaborar para uma sociedade sustentável.
A Dança é parte integrante de uma nova dinâmica social. Nisso, corpo, sujeito e educação cada vez mais se encontram articulados, legitimando a inserção desta linguagem artística no espaço escolar. A partir do foco do Curso de Licenciatura em Dança na formação de professores para o exercício da docência, se faz necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, suas especificidades: deve proporcionar as condições para a formação de um profissional envolvido com a produção do conhecimento, como também para o ensino da dança, utilizando-as como elemento de valorização da pessoa e da expressão corporal. Além das ações contínuas e prolongadas ao longo do Curso no que se refere ao ensino, tem-se a expectativa de que o acadêmico possa tomar para si com propriedade os elementos indispensáveis à pesquisa e a produção do conhecimento, em uma
articulação entre Arte e Ciência. O Curso compreende a pesquisa acadêmica como elemento transversal do currículo, concebendo-a como prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica.
Dentro de uma concepção de docência, dá ensejo à formação integral do professor capaz de construir possibilidades político-sociais de mudanças na sociedade; de contínua construção de sólidas bases de pesquisa e capacidade do permanente restabelecimento do saber em uma perspectiva que permita ter a dimensão do papel social da escola e da educação e da prevalência do domínio dos conteúdos da dança concernentes à educação básica, considerando seus aspectos didático-pedagógicos.
 

Objetivos

Geral:
Formar professores para ministrar aulas de Dança, a fim de atuar, sobretudo, na Educação Básica, além de diferentes espaços de ensino-aprendizagem. Propor a formação de educadores para o ensino de Dança, comprometidos com a pesquisa e a reflexão críticas, de modo a exercer sua práxis pedagógica baseada em princípios éticos e inclusivos do movimento humano.
Específicos:
- Possibilitar a formação de um profissional ético e reflexivo que elabore e promova experiências de ensino-aprendizagem no campo de conhecimento da dança, que busque enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e que contribua com a educação do sensível;
- Estimular o aluno a desenvolver uma consciência crítica, uma compreensão da identidade sociocultural, da historicidade e do seu papel como profissional docente na contemporaneidade;
- Trabalhar as atividades de ensino interligadas a projetos de pesquisa e extensão, de modo a:
1) contribuir para o desenvolvimento, expansão, fomento e difusão do campo de conhecimento artístico-educativo da dança;
2) ampliar a experiência e atuação do aluno e do professor para além da sala de aula;
3) desenvolver as capacidades pedagógicas e científico-investigativas dos futuros docentes;
- Promover a integração entre escola, sociedade e universidade através de projetos elaborados e realizados por alunos e professores;
- Promover, por meio de projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, o diálogo entre as diferentes linguagens artísticas e demais campos do conhecimento;
- Incentivar o aluno a produzir obras artísticas e a promover a formação de público com capacidade de apreciação estética de espetáculos e de aulas de dança, sobretudo no espaço escolar;
- Promover a práxis na elaboração dos planos pedagógicos das disciplinas, de modo a contribuir com a diminuição da dicotomia teoria e prática na atuação do futuro profissional.
- Desenvolver processos de ensino-aprendizagem em uma interlocução contributiva e em acordo com as dinâmicas que compreendem o cotidiano escolar, com suas múltiplas possibilidades de trabalho educativo que fundamenta e estrutura o conjunto de saberes da profissão docente.

Perfil do Egresso

O Licenciado em Dança constitui-se em um profissional apto a ministrar atividades educativas na área de Dança, no ensino do sistema formal (educação infantil, ensino fundamental e médio) e não formal, realizadas em escolas particulares ou públicas, academias, clubes, indústrias, empresas, centros comunitários, entre outros.
A formação desenhada neste Projeto Político Pedagógico tem o intuito de formar um professor que proponha ações artísticas na educação em dança, que seja mediador de experiências artístico-educacionais que contribuam com o fomento e a democratização da arte e da educação integral de homens e mulheres; que trabalhe no sentido da ampliação e diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Buscamos formar um profissional que saiba trabalhar com a alteridade, com a interdisciplinaridade, com a mediação e escuta sensíveis com as questões de classe social, etnia, orientação sexual, geração e, sobretudo, com o estatuto provisório do conhecimento científico.

Competências e habilidades

Visando o perfil acima, espera-se que o futuro licenciado em Dança, ao final de seu processo de graduação esteja apto a:
 Ministrar aulas de Dança na educação infantil e no ensino fundamental e médio do ensino do sistema formal, como também no ensino não formal;
 Interferir na concepção educacional global das escolas, de modo incentivar práxis pedagógicas que visem a formação de um ser humano em suas dimensões cognitiva e sensível;
 Qualificar e aprofundar as ações de dança nas escolas através de sua atuação comprometida e transformadora, implementando o processo de democratização do acesso ao conhecimento das manifestações artísticas;
 Desenvolver atividades pedagógicas, no campo da dança, que estimulem a construção do conhecimento em artes, o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da capacidade criativa dos alunos;
 Desenvolver diferentes experiências na linguagem específica da dança, a partir do contexto dos alunos, respeitando o desenvolvimento corporal, psicomotor e afetivo dos alunos;
 Desenvolver atividades integradoras com outras áreas do conhecimento por meio da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinariedade;
 Reconhecer e utilizar diferentes abordagens metodológicas ligadas ao ensino da dança, compreendendo a complexidade dos fenômenos artísticos e do ser humano;
 Identificar, reconhecer, analisar e avaliar as produções em dança e incentivar o seu conhecimento;
 Incentivar a produção em dança e sua problematização e contextualização nas escolas em que atuar;
 Ter condição de usar uma linguagem corporal, demonstrando ter desenvolvido, na fase de formação profissional, seu potencial criativo e
técnico, com capacidade de reflexão crítica sobre sua própria atuação/produção;
 Investir na sua própria formação como professor de dança, reconhecendo que esta deve ser continuada e permanente.

Organização Curricular

O currículo foi pensado no sentido de valorizar as relações entre ensino-pesquisa, ensino-extensão, teoria-prática e professor-artista. A proposta é que, em cada disciplina, o professor não se restrinja aos conteúdos, mas que promova um processo investigativo de modo a construir e ampliar aquele campo de conhecimento, trabalhando dentro de uma abordagem metodológica que promova o diálogo.
Do mesmo modo que a Dança já reflete a interdisciplinaridade e a intertransculturalidade, este projeto também aponta para a necessidade da interdisciplinaridade e a relação com a diferença, criada no dia-a-dia das aulas, através de pontes entre práxis e metodologias de outras artes e ciências.
Assim, as ementas das disciplinas levam em conta o papel da arte-educação nos dias de hoje, ou seja, como um espaço para a ação humana, para a sensibilidade e para a imaginação. Contemplam a importância da arte do corpo, considerada como lugar de relações, de contato do indivíduo com sua identidade e historicidade.
Nesse sentido, os elementos disciplinares são convergentes e configuram-se em uma estrutura composta de saberes múltiplos que garantem o aprofundamento do caráter inter e transdisciplinar do próprio campo. Retomam, por vários pontos de vista, levando em conta o contexto brasileiro, questões como: Por que ensinar dança? O que ensinar? Quem pode ensinar? Como ensinar dança?
Todas as atividades previstas para a obtenção do grau de Licenciado em Dança estão organizadas ao longo de oito (08) semestres letivos ou quatro (04) anos, considerado o tempo ideal de integralização do curso. O Curso é vespertino, divide-se 06 créditos por tarde com o máximo de 30 créditos semanais sendo que, para fins desta proposta, seguindo orientação da instituição, consideramos que 01 crédito equivale a 01 aula de 50min.
O currículo se organiza a partir de três núcleos:
1. Formação Específica;
2. Formação Complementar;
3. Formação Livre.

Procedimentos e metodologias de ensino

Tomando como referência o Projeto Pedagógico da UFPel, compreende-se que o delineamento metodológico representa a tentativa de, a partir de ideias e princípios definidos, caminhar em direção a uma ação, estabelecendo a trajetória a ser seguida, através de suas várias etapas.
Ao estabelecer a compreensão crítica de que o ensino superior não se constitui em um sistema isolado e independente dos demais aspectos sociais e econômicos da sociedade, alguns elementos balizadores são apresentados como procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do C urso de Dança:
- a orientação das ações de ensino, pesquisa e extensão do curso voltadas à formação do professor-artista-pesquisador;
- a operação com interdisciplinaridade – objetivando maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais do futuro licenciado em dança;
- a implementação da transdisciplinaridade – objetivando um auxílio ao corpo discente quanto aos mecanismos adequados a um melhor desempenho acadêmico por parte dos professores do curso, através das diferentes atividades desenvolvidas;
- a flexibilização curricular – implementação de uma estrutura básica e um incremento e complementação através de múltiplas atividades de formação livre e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do curso, a partir de uma ação tutorada pela C omissão de Formação Livre e Complementar;
- a otimização prática – incrementando e viabilizando um maior contato do acadêmico com a realidade artística, pedagógica e escolar em dança na cidade e região;
- a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, eventos, cursos, oficinas e residências artísticas, participação em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, assistência não presencial e assessoria pedagógica

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Considerando que o processo de formação deve buscar atingir os objetivos propostos pelo curso e pelas disciplinas e garantir o desenvolvimento de competências profissionais, a avaliação destina-se à análise da aprendizagem dos futuros professores, favorecendo seu percurso e regulando as ações de sua formação. Não se tem por finalidade punir os que não alcançam o que se pretende, mas ajudar cada aluno a identificar melhor suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
Dessa forma, o conhecimento dos critérios utilizados e a análise dos resultados e dos instrumentos de avaliação e de auto-avaliação são fundamentais, uma vez que favorecem a consciência dos futuros professores de dança sobre o processo de aprendizagem. Isso possibilita ao aluno conhecer e reconhecer seus próprios métodos de pensar, utilizados para aprender, desenvolvendo a capacidade de regular a própria aprendizagem.
O domínio sobre os processos de apropriação do conhecimento de cada um permite ainda, quando partilhado no âmbito do trabalho coletivo, que todo o grupo dos professores em formação possa ser beneficiado, ampliando suas possibilidades de aprendizagem, por meio do intercâmbio entre diferentes formas de aprender.
Avaliar as competências profissionais no processo de formação é uma tarefa complexa. As competências para o trabalho coletivo têm importância igual à das competências mais propriamente individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes e, portanto, avaliar também essa aprendizagem é fundamental.
É importante que, durante o curso, o aluno seja avaliado quanto à sua capacidade de argumentação teórica, por meio de:
a) expressão verbal e escrita clara;
b) desenvolvimento de argumentos lógicos e coerentes sobre a importância da dança e seu ensino.
O aluno também deverá ser avaliado, durante o curso, quanto à sua capacidade de envolver-se com as questões técnico-artísticas da dança. A
área da dança implica um “saber fazer” que tem um valor tão importante quanto à reflexão teórica. Neste sentido para avaliar a apreensão do aluno dos distintos princípios e técnicas relacionados à dança e suas especificidades na educação, é necessário levar em conta:
c) domínio técnico-artístico do movimento, quando a disciplina o exigir;
d) domínio técnico-artístico da linguagem, quando a disciplina o exigir;
d) capacidade de ser espontâneo na relação com o movimento.
e) ampliação da complexidade na construção de cenas e coreografias individuais e em grupo;
f) desenvolvimento e ampliação de suas possibilidades de movimento e criatividade em atividades práticas e jogos propostos em aula.
Em qualquer um desses casos, o que se deve avaliar não é a quantidade de conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto. Portanto, os instrumentos de avaliação só cumprem com sua finalidade se puderem diagnosticar o uso funcional e contextualizado dos conhecimentos.
A avaliação do aluno (da aprendizagem) é também pensada como uma avaliação do professor (do ensino), coerente com uma abordagem metodológica dialógica, que busca desfazer a dicotomia ensino-aprendizagem.
No entanto, deve-se ressaltar que a avaliação já se inicia no processo de estudo e formação, pois o acompanhamento dos alunos deverá ser constante e resultar na constatação de dúvidas e conhecimentos que se desenvolvem ou apresentam em sala de aula.
Como a atuação do Licenciado em Dança é de natureza multidisciplinar, avaliar as competências profissionais no processo de formação é da mesma forma, uma tarefa diversificada. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais do que assimilação de conteúdos convencionais, existem muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar da aplicação de provas ser um método mais recorrente, o curso sempre que possível irá também se valer de outros métodos para a avaliação do aluno. Seguem, então, algumas possibilidades:
- Realização de Seminários em grupos;
- Reflexão a partir de temas pré-estabelecidos;
- Produção intelectual realizada a partir de pesquisa.
- Avaliação por meio de testes, questionários ou provas específicas;
- Análise com apresentação de parecer sobre trabalho desenvolvido em atividade em sala de aula ou em atividade extraclasse;
- mostra de composição de partituras de movimento/dança;
- apropriação psicofísica de questões técnicas de movimento/dança.
Sejam quais forem os métodos utilizados nos processos de avaliação dos alunos, eles deverão obedecer aos parâmetros de pontuação solicitados pela Universidade Federal de Pelotas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O currículo que integra o presente Projeto Pedagógico, que já é resultado de um processo avaliativo e reflexivo obtido mediante as experiências tidas com a implantação e execução do PPC anterior, redimensiona e amplia a área de pesquisa dentro do curso, inclusive com a criação de mais disciplinas específicas para o tema, com a intenção de qualificar o perfil de pesquisador do licenciando e mesmo projetar a inserção no ambiente de pós-graduação futuramente.
O percurso de pesquisa dentro do curso segue um eixo próprio iniciando com a disciplina de Técnicas de Leitura e Produção de Textos, logo no primeiro semestre, e segue com as disciplinas de Metodologia e Prática de Pesquisa I, Metodologia e Prática de Pesquisa II, Projeto em Dança, Trabalho de Conclusão de Curso I e finaliza com Trabalho de Conclusão de Curso II, no último semestre. Tais disciplinas específicas encontram-se articuladas às demais do curso, uma vez que se entende que a concepção de pesquisa é transversal e deve estar articulada com as demais dimensões epistemológicas que compõem o núcleo formativo, com ênfase especial para as concepções pedagógica e artística que orientam a formação do licenciado em dança.
Ainda neste sentido, o Curso de Dança-Licenciatura opera segundo três grandes eixos epistemológico-conceituais, entendidos aqui como Linhas de Atuação do Curso, que são: a) Formação Docente: professor-pesquisador-artista; b) Poéticas do Corpo; e, c) Processos históricos, culturais e políticos, que são também as linhas do Grupo de Pesquisa “Dança e Educação”, inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, do qual fazem parte todos os docentes do curso. Estas linhas orientam a produção de conhecimento que se vinculam às disciplinas específicas de pesquisa, mas também às demais que integram a grade curricular, onde o quadro de docentes insere-se mediante sua área de atuação de ensino dentro do curso e, por consequência, também mediante sua produção de pesquisa e extensão.
A intenção de estabelecer Linhas de Atuação para o Curso de Dança-Licenciatura, além de organizar e sistematizar a produção de conhecimento realizada pelo curso, bem como orientar a condução dos trabalhos de conclusão, também é de criar uma base epistemológica que subsidie e se integre com o futuro Programa de Pós-Graduação, que pretende ser criado na área. Tais linhas serão tomadas como ponto de partida para a criação de Linhas de Pesquisa para o PPG.
Seguindo este raciocínio, cabe destacar que o Curso de Dança-Licenciatura da UFPel é um curso novo na instituição, tendo formado, até o final do ano de 2013, apenas duas turmas, que resultam num total de 13 licenciados. Por ser um curso novo, o mesmo ainda encontra-se em processo de qualificação infra-estrutural, tanto no que se refere às demandas espaciais e de equipamentos, quando de recursos humanos.
Tendo, então, como referência este cenário, vale mencionar que ainda não foi criado um curso de pós-graduação específico na área de dança. Deste modo, o que tem sido feito em prol dos egressos, e mesmo atuais alunos interessados em ingressar em algum curso de pós-graduação, é um encaminhamento para os Programas de Pós-Graduação já existentes na instituição, articulados com áreas afins, tais como Educação e Artes Visuais, ou mesmo para cursos de pós-graduação em Dança que são oferecidos por outras instituições, até que seja possível realizar a integração com um PPG vocacionado para a dança, que deve ser implementado no futuro.

Acompanhamento de Egressos

Com o intuito de realizar um acompanhamento efetivo destes egressos do Curso, o Colegiado tem mantido um cadastro de dados atualizado com os contatos de todos os alunos formados, com vistas à manutenção permanente da comunicação com os mesmos, por meio de ferramentas via web.
A continuidade de vínculo dos egressos com o curso e com a instituição tem se mostrado efetiva à medida que a maioria dos alunos tem retornado à universidade para participar de atividades de extensão, palestras, cursos e outras ações, com vistas à sua formação continuada.
Entendemos que este mecanismo de acompanhamento dos egressos pode e deve ser ampliado qualificado, especialmente por considerar que o número de alunos a serem formados nos próximos anos será ainda maior e merece submeter-se a ferramentas mais complexas e de maior alcance. Outros modos de acompanhamento também devem vislumbrar o acesso dos egressos em cursos e programas de pós-graduação, assim como a inserção dos mesmos em escolas públicas e privadas, companhias de dança, organizações não-governamentais e demais campos de atuação profissional para o licenciado em dança formado pela UFPel.
Por outro lado, o Colegiado do Curso compreende também que esta tarefa de acompanhamento não deve ser apresentada de modo isolado dentro da instituição, sendo missão exclusiva do Colegiado e/ou Secretaria do Curso, mas deve compor um mapeamento mais complexo e abrangente a ser realizado pela universidade, cumprindo com um pressuposto básico do ensino superior que é o de compreender sua inserção e a inserção de seus egressos no mercado de trabalho e na sociedade de um modo geral, com a intenção de refletir sobre a pertinência, o alcance, a adequação e a qualidade de sua atuação enquanto universidade, seja na formação profissional, ética, humana e cidadã a que se propõe.

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000896ANÁLISE DO MOVIMENTOObrigatória460
13370077CINESIOLOGIAObrigatória345
17350028EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória460
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
05000252HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA II05000893 - HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA I05000249 - HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IObrigatória460
05000899LABORATÓRIO DE DANÇA MODERNAObrigatória460
05000897PEDAGOGIA DA DANÇA II05000894 - PEDAGOGIA DA DANÇA IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000825DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICAObrigatória460
05000828DANÇA: INFÂNCIA E MATURIDADEObrigatória230
09020036FISIOLOGIA APLICADA À DANÇAObrigatória345
05000900HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA III05000795 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTEObrigatória460
05000826LABORATÓRIO DE DANÇAS CONTEMPORÂNEASObrigatória460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
05000827MÚSICA E MOVIMENTOObrigatória460
05000829PEDAGOGIA DA DANÇA III05000894 - PEDAGOGIA DA DANÇA IObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000886COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I05000896 - ANÁLISE DO MOVIMENTOObrigatória460
05000888ESTÉTICA APLICADA A DANÇA05000795 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTEObrigatória460
05000891HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IVObrigatória460
05000887LABORATÓRIO DE DANÇAS FOLCLÓRICASObrigatória460
05000890METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA I20000216 - TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOSObrigatória460
05000889PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA I05000897 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000901COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II05000886 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IObrigatória460
05000906CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADEObrigatória460
05000907ESTÁGIO EM DANÇA I05000889 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IObrigatória136
05000902LABORATÓRIO DE DANÇAS URBANASObrigatória460
05000909METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA II05000890 - METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA IObrigatória460
05000908PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA II05000829 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIIObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000911CORPO, DANÇA E BRASILIDADEObrigatória460
05000912ESTÁGIO EM DANÇA II05000908 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IIObrigatória136
05000910MONTAGEM DE ESPETÁCULO I05000901 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IIObrigatória460
05000913PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA III05000897 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIObrigatória460
05000914PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA05000909 - METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA IIObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000916ESTÁGIO EM DANÇA III05000913 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IIIObrigatória136
05000915MONTAGEM DE ESPETÁCULO II05000910 - MONTAGEM DE ESPETÁCULO IObrigatória460
05000917TCC EM DANÇA I05000914 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇAObrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000737SEMINÁRIO TEMÁTICO EM DANÇA-EDUCAÇÃO05000907 - ESTÁGIO EM DANÇA I05000912 - ESTÁGIO EM DANÇA II05000916 - ESTÁGIO EM DANÇA IIIObrigatória460
05000919TCC EM DANÇA II05000917 - TCC EM DANÇA IObrigatória230

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000309ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADEMAR FONSECAInstituto de Biologia
ALEXANDRA GONCALVES DIASCentro de Artes
ALISSON ANDRE ROBE FONSECAInstituto de Biologia
ANDRISA KEMEL ZANELLACentro de Artes
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITESInstituto de Biologia
CARLOS ALBERTO ALVES TAVARESInstituto de Biologia
CARMEN ANITA HOFFMANNCentro de Artes
CAROLINE LEAL BONILHACentro de Artes
CLARICE REGO MAGALHAESCentro de Artes
DÉBORA SOUTO ALLEMANDCentro de Artes
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOSCentro de Artes
FELIPE BERNARDES CALDASCentro de Artes
FLAVIA MARCHI NASCIMENTOCentro de Artes
FRANCISCO JOSE PEREIRA TAVARESEscola Superior de Educação Física
GUSTAVO ANGELO DIASCentro de Artes
HELENA THOFEHRN LESSACentro de Artes
JACIARA JORGECentro de Artes
JEFERSON DE OLIVEIRA CABRALCentro de Artes
JOSE FRANCISCO BARONI SILVEIRACentro de Artes
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREACentro de Artes
KARINA AVILA PEREIRACentro de Letras e Comunicação
LUCILENE CANILHA RIBEIROCentro de Letras e Comunicação
MANOEL GILDO ALVES NETOCentro de Artes
MARCIO OSORIO GUERREIROInstituto de Biologia
MARIA FONSECA FALKEMBACHCentro de Artes
MARIANA SOARES VALENCAInstituto de Biologia
MATEUS CASANOVA DOS SANTOSInstituto de Biologia
NEIVA MARIA FONSECA BOHNSCentro de Artes
NEY ROBERTO VATTIMO BRUCKCentro de Artes
NIEDI HAX FRANZ ZAUKInstituto de Biologia
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDOInstituto de Biologia
ROBSON TEIXEIRA PORTOCentro de Artes
ROSANA MENDONCA DE SOUZAFaculdade de Medicina
SILVIA MARIA LANNES DE CAMPOS DA COSTAInstituto de Biologia
STEPHANIE SANTANA PINTOEscola Superior de Educação Física
TAIS BOPP DA SILVACentro de Letras e Comunicação
Thiago Silva de Amorim JesusCentro de Artes
URSULA ROSA DA SILVACentro de Artes

Turmas ofertadas em 2019 / 2

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000896 - ANÁLISE DO MOVIMENTOProfessor responsável pela turma: MARIA FONSECA FALKEMBACH
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M11917
05000896 - ANÁLISE DO MOVIMENTOProfessor responsável pela turma: MARIA FONSECA FALKEMBACH
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2197
13370077 - CINESIOLOGIAProfessor responsável pela turma: FRANCISCO JOSE PEREIRA TAVARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M13234
17360021 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOProfessor responsável pela turma: NEY ROBERTO VATTIMO BRUCK
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T103530
05000252 - HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IIProfessor responsável pela turma: ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13223
05000899 - LABORATÓRIO DE DANÇA MODERNAProfessor responsável pela turma: CARMEN ANITA HOFFMANN
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M198
05000899 - LABORATÓRIO DE DANÇA MODERNAProfessor responsável pela turma: CARMEN ANITA HOFFMANN
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M21816
05000897 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIProfessor responsável pela turma: JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12322

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000826 - LABORATÓRIO DE DANÇAS CONTEMPORÂNEASProfessor responsável pela turma: ALEXANDRA GONCALVES DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11818
05000826 - LABORATÓRIO DE DANÇAS CONTEMPORÂNEASProfessor responsável pela turma: JEFERSON DE OLIVEIRA CABRAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M21311

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000886 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IProfessor responsável pela turma: ALEXANDRA GONCALVES DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1418
05000886 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IProfessor responsável pela turma: JEFERSON DE OLIVEIRA CABRAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2183
05000888 - ESTÉTICA APLICADA A DANÇAProfessor responsável pela turma: Thiago Silva de Amorim Jesus
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13227
05000891 - HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IVProfessor responsável pela turma: MANOEL GILDO ALVES NETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M11716
05000890 - METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA IProfessor responsável pela turma: GUSTAVO ANGELO DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T13214
05000889 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IProfessor responsável pela turma: JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P12121
05000889 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IProfessor responsável pela turma: JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P2185

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000911 - CORPO, DANÇA E BRASILIDADEProfessor responsável pela turma: MANOEL GILDO ALVES NETO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12518
05000912 - ESTÁGIO EM DANÇA IIProfessor responsável pela turma: JOSE FRANCISCO BARONI SILVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG12:30 - 13:20
TER12:30 - 13:20
QUA12:30 - 13:20
QUI12:30 - 13:20
SEX12:30 - 13:20
SAB12:30 - 13:20
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M187
05000912 - ESTÁGIO EM DANÇA IIProfessor responsável pela turma: JEFERSON DE OLIVEIRA CABRAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG12:30 - 13:20
TER12:30 - 13:20
QUA12:30 - 13:20
QUI12:30 - 13:20
SEX12:30 - 13:20
SAB12:30 - 13:20
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M21010
05000910 - MONTAGEM DE ESPETÁCULO IProfessor responsável pela turma: ALEXANDRA GONCALVES DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P11811
05000910 - MONTAGEM DE ESPETÁCULO IProfessor responsável pela turma: MARIA FONSECA FALKEMBACH
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P2145
05000913 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IIIProfessor responsável pela turma: ROBSON TEIXEIRA PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P11813
05000913 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IIIProfessor responsável pela turma: ROBSON TEIXEIRA PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P2186
05000914 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇAProfessor responsável pela turma: Thiago Silva de Amorim Jesus
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T11812
05000914 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇAProfessor responsável pela turma: Thiago Silva de Amorim Jesus
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T2187

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000915 - MONTAGEM DE ESPETÁCULO IIProfessor responsável pela turma: JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M111

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000737 - SEMINÁRIO TEMÁTICO EM DANÇA-EDUCAÇÃOProfessor responsável pela turma: ANDRISA KEMEL ZANELLA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T12013
05000919 - TCC EM DANÇA IIProfessor responsável pela turma: Thiago Silva de Amorim Jesus
Professor Regente: CARMEN ANITA HOFFMANN
Professor Regente: MANOEL GILDO ALVES NETO
Professor Regente: MARIA FONSECA FALKEMBACH
Professor Regente: ANDRISA KEMEL ZANELLA
Professor Regente: JEFERSON DE OLIVEIRA CABRAL
Professor Regente: JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA
Professor Regente: ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS
Professor Regente: ALEXANDRA GONCALVES DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
SAB08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P12016

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000929 - DANÇA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃOProfessor responsável pela turma: ROBSON TEIXEIRA PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M13017
05000923 - LABORATÓRIO DE BALÉ CLÁSSICO IIProfessor responsável pela turma: ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11816
05000924 - LABORATÓRIO DE DANÇAS DE SALÃOProfessor responsável pela turma: ROBSON TEIXEIRA PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12017

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANA MARIA DA SILVA20191
ANDERSON ROBERTO CRUZ DA SILVEIRA20191
ANGELIS HEIDERICH MACHADO20191
ANTONELLA DE AQUINO SILVEIRA20191
CAROLINE MARTINS MORAES20191
CRISTIAN DAMIAN TEVEZ20192
EMANUEL DA LUZ DIAS20191
ISABELA LOPES SENE20191
ISABELLE RODRIGUES ALVES20191
ISADORA BEATRIZ DE SOUZA GIL20191
JOAO VITOR DA COSTA REIS20191
KELVIN YURI DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO20191
LAIS GOULARTE RUSCH20191
LUCAS VALENTIM DE OLIVEIRA SNEL MORI20191
Manuela Tatiana Garcia20192
MARCELLE VOLZ SILVEIRA20191
MARISTELA CORREA SOSA20191
MAYSON GONCALVES BRUM20191
NATALIA CRISTINA DE CAMARGO20191
NATASHA CASSIA DE LIMA DA SILVA20191
RAMONA DE ALMEIDA FREITAS20191
RENATA MORAES GOIA20191
VICTOR JULIO MARTINS DE FRANCA20191
WELLINGTON ARANHA DOS SANTOS20191
ALEXANDER CHRISTOPHEN PEREIRA GARCIA20181
ANIELLE GOMES NUNES20181
BIANCA BESSA CORREA20181
BIANCA MENDES ASCARI20181
BRAYAN BRETANHA MACHADO20181
BRUNO BLOIS NUNES20181
CAROLINE DA SILVA VILLAR20181
DAIANE DOMINGUES LESSA20181
DAIANE GONÇALVES MOLINA20181
DANIELA FERREIRA DE SOUZA20181
FRANCINE DA SILVA LEMOS20181
GABRIELA MARINHO BEAUVALET20182
JEFERSON LEONARDO MANFRONI CABRAL20181
JÚLIA GARAGORRY GARCIA20181
JULIA HENRIQUES COSTA20181
KAREN DA CONCEICAO MOREIRA20181
KARINA DA COSTA DA SILVA20181
LARISSA DA ROSA HOLVORCEN20181
LETICIA MEDER BISCH20181
MACLEI RIBEIRO MOTAS20181
MARCELO OLIVEIRA DE SOUZA20182
RAFAELA LOPES DA SILVA20181
SARAH LEÃO LOPES20182
THIAGO REZENDE DE AVILA20181
VITORIA MARTINS DA SILVA20181
ANDREWS VILELA SILVA20171
BRUNO LEMOS BRITTO20171
CARLA CAROLINE DA CRUZ20171
CAROLINE KRSZCSINSKI OWICKI20171
EDERSON ZANETI VERGARA20171
JANETE RODRIGUES DA SILVA20171
NATIELE MEIRELLES MARTINS20171
PALOMA ALVES GOVEIA20171
RODRIGO LEMOS SOARES20171
SARAH BEATRICE ABDALLA GROHMANN BARBOSA20171
STEPHANIA FITARONI BATISTA LENGRUBER20171
TAINÁ MADRUGA ROMERO20171
CINTIA PEREIRA FERNANDES20161
DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL20161
DEBORA DA SILVA MENDES20161
FELIPE DOUGLAS DE MORAIS DOURADO20161
FELIPI DOS SANTOS CORREA20161
INDA RULIO BAJAR20161
ISABELA CORRADI VIANNA SIMOES20161
JANIEL VEGA BITENCOURT20161
JULIE VANESSA SCHIAVON PINTO20161
KATHLEN IANDRA SILVA PRESTES20161
LUDMILA DE LIMA COUTINHO20161
MARIA BEATRIZ CONCEIÇÃO LAVALL20161
NAYANE MACHADO LIMA DE MELO20161
SHAIANE BEATRIZ DOS SANTOS20161
VICTOR TECHERA SILVEIRA20161
YANE BUENO CAETANO20161
YASMIN PEREIRA FARIAS20161
AIDA ALVES OLIVEIRA20151
CÍNTIA QUINTANA MENDES20151
EDUARDO MARTINS BEMFICA20151
GRÉGORY DE SOUZA PINHEIRO20151
HEITOR FIDELIS MATOS DA SILVA20151
KARINA BADIA FONSECA20151
MARIANA GOUVEA DOS SANTOS20151
SIDINEIA MILANO GARCIA20151
BRUNA MONTEIRO BAES GARCIAS20141
CAROLINA PINTO DA SILVA20141
DEIVID GARCIA VIEGAS20141
JÉSSICA NADYNE AGUIAR OLIVEIRA20141
JOSE RODRIGO FURTADO PINHEIRO20141
RITA DE CASSIA BECKER SILVEIRA DE AVILA20141
ELIZA MARA LOZANO COSTA20131
GEOVANA SILVA DE CARVALHO20131
JOÃO LUCAS DA CRUZ20131
ROSÂNGELA DA ROSA DOMINGUES20131
TIAGO SOARES MEIRELLES20131
DENILSON COSSERES FERREIRA20112
LÍSIA JESSICA MACHADO PEIXOTO20112
ALICE TERESINHA PINHEIRO20111
BRENDA FURTADO PIO20102
CLÉSIS NIARA LARROSSA PAIVA20092

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALEXANDRA RODRIGUES LATUADA20082012
GESSI DE ALMEIDA KÖNZGEN20082012
JACIARA JORGE20082012
TAÍS CHAVES PRESTES20082012
ALEX SANDER SILVEIRA DE ALMEIDA20082013
CARLOS EDUARDO MOTTA MACHADO20092013
DÉBORA PINHEIRO DAMASCENO20092013
JAQUELINE SILVA VIGORITO20092013
KARINA SILVEIRA AZEVEDO20092013
MAIARA CRISTINA MORAES GONCALVES20092013
MONICA CORREA DE BORBA20082013
TAUANA OXLEY PEREIRA20092013
THOMAS PORTO MARINHO20092013
THUANI CERONI SILVEIRA20092013
ANA TERESA GARCIA DE SOUZA20102014
ÂNDERSON LUÍS MATEUS SANTOS20102014
ÂNDREA RODRIGUES DA SILVA20102014
ANDRESSA RODRIGUES CORRÊA20112014
EMILAINE ROSALES CAMPOS20112014
JOSIANE DA MOTA PEREIRA20092014
LETíCIA GABRIELA LUPINACCI20112014
LUCIANA RASSWEILER DE CAMPOS20112014
LUCIANO MELLO COSTA20082014
REJANETE VIEIRA20092014
SANDRA DIAS DA SILVA20112014
ALLAN MOSCON ZAMPERINI20112015
DÉBORA SOUTO ALLEMAND20082015
HELENA THOFEHRN LESSA20102015
JAINNE CRISTINA PAES LADEIRA20112015
LISIÊ COELHO DE SOUZA20112015
LUANA ECHEVENGUÁ ARRIECHE20102015
VANESSA ROCHA DE OLIVEIRA20112015
ANDRESSA DA SILVA BITENCOURT20082016
ANDRINE PORCIUNCULA NEUTZLING20112016
CLEYCE SILVA COLINS20112016
DÉBORA CARDOSO DA SILVA20112016
DENISE FERREIRA DOS ANJOS20092016
JANINE LOPES OTT20112016
JULIANA DE MORAES COELHO20102016
JULIE DE FREITAS SALDANHA20112016
KAREN DOMINGUES RODRIGUES20102016
ROBSON TEIXEIRA PORTO20132016
TAÍS BASTOS BOTELHO ARRIETA20112016
TAISON FURTADO DUARTE20112016
ALICE BRAZ ITURRIET20092017
CAROLINE RIBEIRO PAZ20142017
ÉRIKA MACEDO TAVARES20132017
JÉSSICA OLIVEIRA DE CARVALHO20142017
KELLY SOUZA SILVA20132017
MARIA EDUARDA DE SOUZA TEJADA SAYÃO20142017
MIRIAM BROCKMANN GUIMARÃES20112017
BELIZA GONZALES ROCHA20152018
CAROLINA MARTINS PORTELA20152018
DAVID FERREIRA VIEIRA20132018
IVANIA SILVA DE OLIVEIRA20152018
JANAINA BRUNA DOS SANTOS MOREIRA20142018
JOICE SOARES RODRIGUES20142018
KEITY MACHADO LEMKE20152018
LARISSA BASSOLS BRISOLARA MARQUES20142018
LIDIANE DOMINGUES RODRIGUES20122018
MARINA TIMM MEDEIROS20152018
RAMON DE OLIVEIRA GRANADO20152018
RAQUEL GUE RITA20142018
REBECA PEREIRA SAN MARTINS20132018
RENAN DE VARGAS BRIÃO20152018
ROBSON BORDIGNON PÓLVORA20152018
THAYNARA GARCIA DE OLIVEIRA20142018
FRANCIELE SERPA COSTA20172019
NAIANE RIBEIRO ROSA20142019

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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