Nome do Curso / Conceitos (*)
Dança
CC (2013)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
5320
Código e-MEC
122286
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1552 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 619 de 21/11/2013. Publicada no D.O.U. de 22/11/2013.

Contextualização

A Dança, em sua legitimação no universo acadêmico, vem se fortalecendo cada vez mais e, nesta perspectiva, cresce efetivamente a importância de seu ensino nas escolas. Sendo assim, o presente Curso de Licenciatura em Dança evidencia a sua valorização no âmbito escolar, concebendo-a quanto educação, como forma de construção cidadã, quanto capacitação e formação profissional, contribuindo para seu fortalecimento como campo específico de conhecimento.
O Curso concebe a Dança como potencialidade integralizadora do indivíduo e da sociedade, cujo foco incide sobre o preparo de educadores com capacidade de intervenção no mundo, cuja formação tem como finalidade constituir educadores comprometidos em propiciar um desenvolvimento humano integral, cultural, científico e tecnológico, compassado com a vida contemporânea. A partir dessa concepção, a centralidade do curso é a de formar professores que sejam comprometidos com valores éticos e que considerem a educação para a sustentabilidade a fim de colaborar para uma sociedade sustentável.
A Dança é parte integrante de uma nova dinâmica social. Nisso, corpo, sujeito e educação cada vez mais se encontram articulados, legitimando a inserção desta linguagem artística no espaço escolar. A partir do foco do Curso de Licenciatura em Dança na formação de professores para o exercício da docência, se faz necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, suas especificidades: deve proporcionar as condições para a formação de um profissional envolvido com a produção do conhecimento, como também para o ensino da dança, utilizando-as como elemento de valorização da pessoa e da expressão corporal. Além das ações contínuas e prolongadas ao longo do Curso no que se refere ao ensino, tem-se a expectativa de que o acadêmico possa tomar para si com propriedade os elementos indispensáveis à pesquisa e a produção do conhecimento, em uma
articulação entre Arte e Ciência. O Curso compreende a pesquisa acadêmica como elemento transversal do currículo, concebendo-a como prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica.
Dentro de uma concepção de docência, dá ensejo à formação integral do professor capaz de construir possibilidades político-sociais de mudanças na sociedade; de contínua construção de sólidas bases de pesquisa e capacidade do permanente restabelecimento do saber em uma perspectiva que permita ter a dimensão do papel social da escola e da educação e da prevalência do domínio dos conteúdos da dança concernentes à educação básica, considerando seus aspectos didático-pedagógicos.
 

Objetivos

Geral:
Formar professores para ministrar aulas de Dança, a fim de atuar, sobretudo, na Educação Básica, além de diferentes espaços de ensino-aprendizagem. Propor a formação de educadores para o ensino de Dança, comprometidos com a pesquisa e a reflexão críticas, de modo a exercer sua práxis pedagógica baseada em princípios éticos e inclusivos do movimento humano.
Específicos:
- Possibilitar a formação de um profissional ético e reflexivo que elabore e promova experiências de ensino-aprendizagem no campo de conhecimento da dança, que busque enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e que contribua com a educação do sensível;
- Estimular o aluno a desenvolver uma consciência crítica, uma compreensão da identidade sociocultural, da historicidade e do seu papel como profissional docente na contemporaneidade;
- Trabalhar as atividades de ensino interligadas a projetos de pesquisa e extensão, de modo a:
1) contribuir para o desenvolvimento, expansão, fomento e difusão do campo de conhecimento artístico-educativo da dança;
2) ampliar a experiência e atuação do aluno e do professor para além da sala de aula;
3) desenvolver as capacidades pedagógicas e científico-investigativas dos futuros docentes;
- Promover a integração entre escola, sociedade e universidade através de projetos elaborados e realizados por alunos e professores;
- Promover, por meio de projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, o diálogo entre as diferentes linguagens artísticas e demais campos do conhecimento;
- Incentivar o aluno a produzir obras artísticas e a promover a formação de público com capacidade de apreciação estética de espetáculos e de aulas de dança, sobretudo no espaço escolar;
- Promover a práxis na elaboração dos planos pedagógicos das disciplinas, de modo a contribuir com a diminuição da dicotomia teoria e prática na atuação do futuro profissional.
- Desenvolver processos de ensino-aprendizagem em uma interlocução contributiva e em acordo com as dinâmicas que compreendem o cotidiano escolar, com suas múltiplas possibilidades de trabalho educativo que fundamenta e estrutura o conjunto de saberes da profissão docente.

Perfil do Egresso

O Licenciado em Dança constitui-se em um profissional apto a ministrar atividades educativas na área de Dança, no ensino do sistema formal (educação infantil, ensino fundamental e médio) e não formal, realizadas em escolas particulares ou públicas, academias, clubes, indústrias, empresas, centros comunitários, entre outros.
A formação desenhada neste Projeto Político Pedagógico tem o intuito de formar um professor que proponha ações artísticas na educação em dança, que seja mediador de experiências artístico-educacionais que contribuam com o fomento e a democratização da arte e da educação integral de homens e mulheres; que trabalhe no sentido da ampliação e diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Buscamos formar um profissional que saiba trabalhar com a alteridade, com a interdisciplinaridade, com a mediação e escuta sensíveis com as questões de classe social, etnia, orientação sexual, geração e, sobretudo, com o estatuto provisório do conhecimento científico.

Competências e habilidades

Visando o perfil acima, espera-se que o futuro licenciado em Dança, ao final de seu processo de graduação esteja apto a:
 Ministrar aulas de Dança na educação infantil e no ensino fundamental e médio do ensino do sistema formal, como também no ensino não formal;
 Interferir na concepção educacional global das escolas, de modo incentivar práxis pedagógicas que visem a formação de um ser humano em suas dimensões cognitiva e sensível;
 Qualificar e aprofundar as ações de dança nas escolas através de sua atuação comprometida e transformadora, implementando o processo de democratização do acesso ao conhecimento das manifestações artísticas;
 Desenvolver atividades pedagógicas, no campo da dança, que estimulem a construção do conhecimento em artes, o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da capacidade criativa dos alunos;
 Desenvolver diferentes experiências na linguagem específica da dança, a partir do contexto dos alunos, respeitando o desenvolvimento corporal, psicomotor e afetivo dos alunos;
 Desenvolver atividades integradoras com outras áreas do conhecimento por meio da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinariedade;
 Reconhecer e utilizar diferentes abordagens metodológicas ligadas ao ensino da dança, compreendendo a complexidade dos fenômenos artísticos e do ser humano;
 Identificar, reconhecer, analisar e avaliar as produções em dança e incentivar o seu conhecimento;
 Incentivar a produção em dança e sua problematização e contextualização nas escolas em que atuar;
 Ter condição de usar uma linguagem corporal, demonstrando ter desenvolvido, na fase de formação profissional, seu potencial criativo e
técnico, com capacidade de reflexão crítica sobre sua própria atuação/produção;
 Investir na sua própria formação como professor de dança, reconhecendo que esta deve ser continuada e permanente.

Organização Curricular

O currículo foi pensado no sentido de valorizar as relações entre ensino-pesquisa, ensino-extensão, teoria-prática e professor-artista. A proposta é que, em cada disciplina, o professor não se restrinja aos conteúdos, mas que promova um processo investigativo de modo a construir e ampliar aquele campo de conhecimento, trabalhando dentro de uma abordagem metodológica que promova o diálogo.
Do mesmo modo que a Dança já reflete a interdisciplinaridade e a intertransculturalidade, este projeto também aponta para a necessidade da interdisciplinaridade e a relação com a diferença, criada no dia-a-dia das aulas, através de pontes entre práxis e metodologias de outras artes e ciências.
Assim, as ementas das disciplinas levam em conta o papel da arte-educação nos dias de hoje, ou seja, como um espaço para a ação humana, para a sensibilidade e para a imaginação. Contemplam a importância da arte do corpo, considerada como lugar de relações, de contato do indivíduo com sua identidade e historicidade.
Nesse sentido, os elementos disciplinares são convergentes e configuram-se em uma estrutura composta de saberes múltiplos que garantem o aprofundamento do caráter inter e transdisciplinar do próprio campo. Retomam, por vários pontos de vista, levando em conta o contexto brasileiro, questões como: Por que ensinar dança? O que ensinar? Quem pode ensinar? Como ensinar dança?
Todas as atividades previstas para a obtenção do grau de Licenciado em Dança estão organizadas ao longo de oito (08) semestres letivos ou quatro (04) anos, considerado o tempo ideal de integralização do curso. O Curso é vespertino, divide-se 06 créditos por tarde com o máximo de 30 créditos semanais sendo que, para fins desta proposta, seguindo orientação da instituição, consideramos que 01 crédito equivale a 01 aula de 50min.
O currículo se organiza a partir de três núcleos:
1. Formação Específica;
2. Formação Complementar;
3. Formação Livre.

Procedimentos e metodologias de ensino

Tomando como referência o Projeto Pedagógico da UFPel, compreende-se que o delineamento metodológico representa a tentativa de, a partir de ideias e princípios definidos, caminhar em direção a uma ação, estabelecendo a trajetória a ser seguida, através de suas várias etapas.
Ao estabelecer a compreensão crítica de que o ensino superior não se constitui em um sistema isolado e independente dos demais aspectos sociais e econômicos da sociedade, alguns elementos balizadores são apresentados como procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do C urso de Dança:
- a orientação das ações de ensino, pesquisa e extensão do curso voltadas à formação do professor-artista-pesquisador;
- a operação com interdisciplinaridade – objetivando maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais do futuro licenciado em dança;
- a implementação da transdisciplinaridade – objetivando um auxílio ao corpo discente quanto aos mecanismos adequados a um melhor desempenho acadêmico por parte dos professores do curso, através das diferentes atividades desenvolvidas;
- a flexibilização curricular – implementação de uma estrutura básica e um incremento e complementação através de múltiplas atividades de formação livre e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do curso, a partir de uma ação tutorada pela C omissão de Formação Livre e Complementar;
- a otimização prática – incrementando e viabilizando um maior contato do acadêmico com a realidade artística, pedagógica e escolar em dança na cidade e região;
- a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, eventos, cursos, oficinas e residências artísticas, participação em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, assistência não presencial e assessoria pedagógica

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Considerando que o processo de formação deve buscar atingir os objetivos propostos pelo curso e pelas disciplinas e garantir o desenvolvimento de competências profissionais, a avaliação destina-se à análise da aprendizagem dos futuros professores, favorecendo seu percurso e regulando as ações de sua formação. Não se tem por finalidade punir os que não alcançam o que se pretende, mas ajudar cada aluno a identificar melhor suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
Dessa forma, o conhecimento dos critérios utilizados e a análise dos resultados e dos instrumentos de avaliação e de auto-avaliação são fundamentais, uma vez que favorecem a consciência dos futuros professores de dança sobre o processo de aprendizagem. Isso possibilita ao aluno conhecer e reconhecer seus próprios métodos de pensar, utilizados para aprender, desenvolvendo a capacidade de regular a própria aprendizagem.
O domínio sobre os processos de apropriação do conhecimento de cada um permite ainda, quando partilhado no âmbito do trabalho coletivo, que todo o grupo dos professores em formação possa ser beneficiado, ampliando suas possibilidades de aprendizagem, por meio do intercâmbio entre diferentes formas de aprender.
Avaliar as competências profissionais no processo de formação é uma tarefa complexa. As competências para o trabalho coletivo têm importância igual à das competências mais propriamente individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes e, portanto, avaliar também essa aprendizagem é fundamental.
É importante que, durante o curso, o aluno seja avaliado quanto à sua capacidade de argumentação teórica, por meio de:
a) expressão verbal e escrita clara;
b) desenvolvimento de argumentos lógicos e coerentes sobre a importância da dança e seu ensino.
O aluno também deverá ser avaliado, durante o curso, quanto à sua capacidade de envolver-se com as questões técnico-artísticas da dança. A
área da dança implica um “saber fazer” que tem um valor tão importante quanto à reflexão teórica. Neste sentido para avaliar a apreensão do aluno dos distintos princípios e técnicas relacionados à dança e suas especificidades na educação, é necessário levar em conta:
c) domínio técnico-artístico do movimento, quando a disciplina o exigir;
d) domínio técnico-artístico da linguagem, quando a disciplina o exigir;
d) capacidade de ser espontâneo na relação com o movimento.
e) ampliação da complexidade na construção de cenas e coreografias individuais e em grupo;
f) desenvolvimento e ampliação de suas possibilidades de movimento e criatividade em atividades práticas e jogos propostos em aula.
Em qualquer um desses casos, o que se deve avaliar não é a quantidade de conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto. Portanto, os instrumentos de avaliação só cumprem com sua finalidade se puderem diagnosticar o uso funcional e contextualizado dos conhecimentos.
A avaliação do aluno (da aprendizagem) é também pensada como uma avaliação do professor (do ensino), coerente com uma abordagem metodológica dialógica, que busca desfazer a dicotomia ensino-aprendizagem.
No entanto, deve-se ressaltar que a avaliação já se inicia no processo de estudo e formação, pois o acompanhamento dos alunos deverá ser constante e resultar na constatação de dúvidas e conhecimentos que se desenvolvem ou apresentam em sala de aula.
Como a atuação do Licenciado em Dança é de natureza multidisciplinar, avaliar as competências profissionais no processo de formação é da mesma forma, uma tarefa diversificada. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais do que assimilação de conteúdos convencionais, existem muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar da aplicação de provas ser um método mais recorrente, o curso sempre que possível irá também se valer de outros métodos para a avaliação do aluno. Seguem, então, algumas possibilidades:
- Realização de Seminários em grupos;
- Reflexão a partir de temas pré-estabelecidos;
- Produção intelectual realizada a partir de pesquisa.
- Avaliação por meio de testes, questionários ou provas específicas;
- Análise com apresentação de parecer sobre trabalho desenvolvido em atividade em sala de aula ou em atividade extraclasse;
- mostra de composição de partituras de movimento/dança;
- apropriação psicofísica de questões técnicas de movimento/dança.
Sejam quais forem os métodos utilizados nos processos de avaliação dos alunos, eles deverão obedecer aos parâmetros de pontuação solicitados pela Universidade Federal de Pelotas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O currículo que integra o presente Projeto Pedagógico, que já é resultado de um processo avaliativo e reflexivo obtido mediante as experiências tidas com a implantação e execução do PPC anterior, redimensiona e amplia a área de pesquisa dentro do curso, inclusive com a criação de mais disciplinas específicas para o tema, com a intenção de qualificar o perfil de pesquisador do licenciando e mesmo projetar a inserção no ambiente de pós-graduação futuramente.
O percurso de pesquisa dentro do curso segue um eixo próprio iniciando com a disciplina de Técnicas de Leitura e Produção de Textos, logo no primeiro semestre, e segue com as disciplinas de Metodologia e Prática de Pesquisa I, Metodologia e Prática de Pesquisa II, Projeto em Dança, Trabalho de Conclusão de Curso I e finaliza com Trabalho de Conclusão de Curso II, no último semestre. Tais disciplinas específicas encontram-se articuladas às demais do curso, uma vez que se entende que a concepção de pesquisa é transversal e deve estar articulada com as demais dimensões epistemológicas que compõem o núcleo formativo, com ênfase especial para as concepções pedagógica e artística que orientam a formação do licenciado em dança.
Ainda neste sentido, o Curso de Dança-Licenciatura opera segundo três grandes eixos epistemológico-conceituais, entendidos aqui como Linhas de Atuação do Curso, que são: a) Formação Docente: professor-pesquisador-artista; b) Poéticas do Corpo; e, c) Processos históricos, culturais e políticos, que são também as linhas do Grupo de Pesquisa “Dança e Educação”, inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, do qual fazem parte todos os docentes do curso. Estas linhas orientam a produção de conhecimento que se vinculam às disciplinas específicas de pesquisa, mas também às demais que integram a grade curricular, onde o quadro de docentes insere-se mediante sua área de atuação de ensino dentro do curso e, por consequência, também mediante sua produção de pesquisa e extensão.
A intenção de estabelecer Linhas de Atuação para o Curso de Dança-Licenciatura, além de organizar e sistematizar a produção de conhecimento realizada pelo curso, bem como orientar a condução dos trabalhos de conclusão, também é de criar uma base epistemológica que subsidie e se integre com o futuro Programa de Pós-Graduação, que pretende ser criado na área. Tais linhas serão tomadas como ponto de partida para a criação de Linhas de Pesquisa para o PPG.
Seguindo este raciocínio, cabe destacar que o Curso de Dança-Licenciatura da UFPel é um curso novo na instituição, tendo formado, até o final do ano de 2013, apenas duas turmas, que resultam num total de 13 licenciados. Por ser um curso novo, o mesmo ainda encontra-se em processo de qualificação infra-estrutural, tanto no que se refere às demandas espaciais e de equipamentos, quando de recursos humanos.
Tendo, então, como referência este cenário, vale mencionar que ainda não foi criado um curso de pós-graduação específico na área de dança. Deste modo, o que tem sido feito em prol dos egressos, e mesmo atuais alunos interessados em ingressar em algum curso de pós-graduação, é um encaminhamento para os Programas de Pós-Graduação já existentes na instituição, articulados com áreas afins, tais como Educação e Artes Visuais, ou mesmo para cursos de pós-graduação em Dança que são oferecidos por outras instituições, até que seja possível realizar a integração com um PPG vocacionado para a dança, que deve ser implementado no futuro.

Acompanhamento de Egressos

Com o intuito de realizar um acompanhamento efetivo destes egressos do Curso, o Colegiado tem mantido um cadastro de dados atualizado com os contatos de todos os alunos formados, com vistas à manutenção permanente da comunicação com os mesmos, por meio de ferramentas via web.
A continuidade de vínculo dos egressos com o curso e com a instituição tem se mostrado efetiva à medida que a maioria dos alunos tem retornado à universidade para participar de atividades de extensão, palestras, cursos e outras ações, com vistas à sua formação continuada.
Entendemos que este mecanismo de acompanhamento dos egressos pode e deve ser ampliado qualificado, especialmente por considerar que o número de alunos a serem formados nos próximos anos será ainda maior e merece submeter-se a ferramentas mais complexas e de maior alcance. Outros modos de acompanhamento também devem vislumbrar o acesso dos egressos em cursos e programas de pós-graduação, assim como a inserção dos mesmos em escolas públicas e privadas, companhias de dança, organizações não-governamentais e demais campos de atuação profissional para o licenciado em dança formado pela UFPel.
Por outro lado, o Colegiado do Curso compreende também que esta tarefa de acompanhamento não deve ser apresentada de modo isolado dentro da instituição, sendo missão exclusiva do Colegiado e/ou Secretaria do Curso, mas deve compor um mapeamento mais complexo e abrangente a ser realizado pela universidade, cumprindo com um pressuposto básico do ensino superior que é o de compreender sua inserção e a inserção de seus egressos no mercado de trabalho e na sociedade de um modo geral, com a intenção de refletir sobre a pertinência, o alcance, a adequação e a qualidade de sua atuação enquanto universidade, seja na formação profissional, ética, humana e cidadã a que se propõe.

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000305ANÁLISE DO MOVIMENTOObrigatória468
0370143CINESIOLOGIAObrigatória351
0350233EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória468
0360245FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468
0140335HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IID000302 - HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA I0140332 - HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IObrigatória468
D000308LABORATÓRIO DE DANÇA MODERNAObrigatória468
D000306PEDAGOGIA DA DANÇA IID000303 - PEDAGOGIA DA DANÇA IObrigatória468

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1440177DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICAObrigatória468
1440180DANÇA: INFÂNCIA E MATURIDADEObrigatória234
D000610FISIOLOGIA APLICADA À DANÇAObrigatória351
D000309HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA III1440130 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTEObrigatória468
1440178LABORATÓRIO DE DANÇAS CONTEMPORÂNEASObrigatória468
1310277LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória468
1440179MÚSICA E MOVIMENTOObrigatória468
1440181PEDAGOGIA DA DANÇA IIID000303 - PEDAGOGIA DA DANÇA IObrigatória468

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000269COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA ID000305 - ANÁLISE DO MOVIMENTOObrigatória468
D000271ESTÉTICA APLICADA A DANÇA1440130 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTEObrigatória468
D000274HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IVObrigatória468
D000270LABORATÓRIO DE DANÇAS FOLCLÓRICASObrigatória468
D000273METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA I1320060 - TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOSObrigatória468
D000272PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA ID000306 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIObrigatória468

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000310COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IID000269 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IObrigatória468
D000315CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADEObrigatória468
D000316ESTÁGIO EM DANÇA ID000272 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IObrigatória8136
D000311LABORATÓRIO DE DANÇAS URBANASObrigatória468
D000318METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA IID000273 - METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA IObrigatória468
D000317PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA II1440181 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIIObrigatória468

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000320CORPO, DANÇA E BRASILIDADEObrigatória468
D000321ESTÁGIO EM DANÇA IID000317 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IIObrigatória8136
D000319MONTAGEM DE ESPETÁCULO ID000310 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IIObrigatória468
D000322PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IIID000306 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIObrigatória468
D000323PROJETO DE PESQUISA EM DANÇAD000318 - METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA IIObrigatória468

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000325ESTÁGIO EM DANÇA IIID000322 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IIIObrigatória8136
D000324MONTAGEM DE ESPETÁCULO IID000319 - MONTAGEM DE ESPETÁCULO IObrigatória468
D000326TCC EM DANÇA ID000323 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇAObrigatória234

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1440061SEMINÁRIO TEMÁTICO EM DANÇA-EDUCAÇÃOD000316 - ESTÁGIO EM DANÇA ID000321 - ESTÁGIO EM DANÇA IID000325 - ESTÁGIO EM DANÇA IIIObrigatória468
D000328TCC EM DANÇA IID000326 - TCC EM DANÇA IObrigatória234

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0140396ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADEMAR FONSECAInstituto de Biologia
ALEXANDRA GONCALVES DIASCentro de Artes
ALEX SANDER SILVEIRA DE ALMEIDACentro de Artes
ALISSON ANDRE ROBE FONSECAInstituto de Biologia
ANDRISA KEMEL ZANELLACentro de Artes
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITESInstituto de Biologia
CARLOS ALBERTO ALVES TAVARESInstituto de Biologia
CARMEN ANITA HOFFMANNCentro de Artes
CAROLINE CRESPO DA COSTAInstituto de Biologia
CAROLINE LEAL BONILHACentro de Artes
CLARICE REGO MAGALHAESCentro de Artes
DÉBORA SOUTO ALLEMANDCentro de Artes
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOSCentro de Artes
FLAVIA MARCHI NASCIMENTOCentro de Artes
FRANCISCO JOSE PEREIRA TAVARESEscola Superior de Educação Física
GUSTAVO ANGELO DIASCentro de Artes
HELENA THOFEHRN LESSACentro de Artes
JACIARA JORGECentro de Artes
JEFERSON DE OLIVEIRA CABRALCentro de Artes
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREACentro de Artes
KARINA AVILA PEREIRACentro de Letras e Comunicação
MARCIO OSORIO GUERREIROInstituto de Biologia
MARIA FONSECA FALKEMBACHCentro de Artes
MARIANA SOARES VALENCAInstituto de Biologia
MATEUS CASANOVA DOS SANTOSInstituto de Biologia
NEIVA MARIA FONSECA BOHNSCentro de Artes
NEY ROBERTO VATTIMO BRUCKCentro de Artes
NIEDI HAX FRANZ ZAUKInstituto de Biologia
REGIS RADAELLIEscola Superior de Educação Física
REJANE FLOR MACHADOCentro de Letras e Comunicação
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDOInstituto de Biologia
ROBSON TEIXEIRA PORTOCentro de Artes
ROSANA MENDONCA DE SOUZAFaculdade de Medicina
SILVIA MARIA LANNES DE CAMPOS DA COSTAInstituto de Biologia
STEPHANIE SANTANA PINTOEscola Superior de Educação Física
TAIS BOPP DA SILVACentro de Letras e Comunicação
THIAGO SILVA DE AMORIM JESUSCentro de Artes
URSULA ROSA DA SILVACentro de Artes
VITOR HUGO RODRIGUES MANZKECentro de Artes
VIVIANE ADRIANA SABALLAInstituto de Ciências Humanas

Turmas ofertadas em 2018 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1320060 - TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOSProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T14028

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
D000305 - ANÁLISE DO MOVIMENTOProfessor responsável pela turma: MARIA FONSECA FALKEMBACH
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12015
D000305 - ANÁLISE DO MOVIMENTOProfessor responsável pela turma: MARIA FONSECA FALKEMBACH
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M22017
0370143 - CINESIOLOGIAProfessor responsável pela turma: FRANCISCO JOSE PEREIRA TAVARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13532
0140335 - HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IIProfessor responsável pela turma: ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14022
D000308 - LABORATÓRIO DE DANÇA MODERNAProfessor responsável pela turma: CARMEN ANITA HOFFMANN
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11615
D000308 - LABORATÓRIO DE DANÇA MODERNAProfessor responsável pela turma: CARMEN ANITA HOFFMANN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M22015
D000306 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIProfessor responsável pela turma: HELENA THOFEHRN LESSA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13023

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1440180 - DANÇA: INFÂNCIA E MATURIDADEProfessor responsável pela turma: HELENA THOFEHRN LESSA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T14021
1440178 - LABORATÓRIO DE DANÇAS CONTEMPORÂNEASProfessor responsável pela turma: ALEXANDRA GONCALVES DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12017

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
D000269 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IProfessor responsável pela turma: ALEXANDRA GONCALVES DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12010
D000269 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IProfessor responsável pela turma: ALEXANDRA GONCALVES DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M22014
D000271 - ESTÉTICA APLICADA A DANÇAProfessor responsável pela turma: GUSTAVO ANGELO DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T13520
D000274 - HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA IVProfessor responsável pela turma: JEFERSON DE OLIVEIRA CABRAL
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M14029
D000273 - METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA IProfessor responsável pela turma: JEFERSON DE OLIVEIRA CABRAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T13523
D000272 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IProfessor responsável pela turma: HELENA THOFEHRN LESSA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P13023

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
D000320 - CORPO, DANÇA E BRASILIDADEProfessor responsável pela turma: JEFERSON DE OLIVEIRA CABRAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13029
D000321 - ESTÁGIO EM DANÇA IIProfessor responsável pela turma: ROBSON TEIXEIRA PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
SAB08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
12:30 - 13:20
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12522
D000319 - MONTAGEM DE ESPETÁCULO IProfessor responsável pela turma: MARIA FONSECA FALKEMBACH
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P13018
D000322 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA IIIProfessor responsável pela turma: JEFERSON DE OLIVEIRA CABRAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P13020
D000323 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇAProfessor responsável pela turma: THIAGO SILVA DE AMORIM JESUS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1209
D000323 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇAProfessor responsável pela turma: ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T2208

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1440061 - SEMINÁRIO TEMÁTICO EM DANÇA-EDUCAÇÃOProfessor responsável pela turma: THIAGO SILVA DE AMORIM JESUS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T12012
D000328 - TCC EM DANÇA IIProfessor Regente: ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS
Professor responsável pela turma: THIAGO SILVA DE AMORIM JESUS
Professor Regente: HELENA THOFEHRN LESSA
Professor Regente: MARIA FONSECA FALKEMBACH
Professor Regente: CARMEN ANITA HOFFMANN
Professor Regente: ANDRISA KEMEL ZANELLA
Professor Regente: GUSTAVO ANGELO DIAS
Horários
ManhãTardeNoite
SAB14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P12015

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1440056 - ANÁLISE DO ESPETÁCULOProfessor responsável pela turma: HELENA THOFEHRN LESSA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T13019
D000369 - LABORATÓRIO DE DANÇAS DE SALÃOProfessor responsável pela turma: ROBSON TEIXEIRA PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12015

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALEXANDER CHRISTOPHEN PEREIRA GARCIA20181
ALEXANDRE DA SILVA MORAES20181
ANIELLE GOMES NUNES20181
BIANCA BESSA CORREA20181
BIANCA MENDES ASCARI20181
BRAYAN BRETANHA MACHADO20181
BRUNO BLOIS NUNES20181
CAROLINE DA SILVA VILLAR20181
DAIANE DOMINGUES LESSA20181
DAIANE GONÇALVES MOLINA20181
DANIELA FERREIRA DE SOUZA20181
ELIANE TERRA NEVES20182
FRANCINE DA SILVA LEMOS20181
GABRIELA MARINHO BEAUVALET20182
GABRIELA MARINI DE OLIVEIRA20182
IARA TAVARES SODRE20181
JEFERSON LEONARDO MANFRONI CABRAL20181
JULIA CALDEIRA DE SOUZA20182
JULIA GARAGORRY GARCIA20181
JULIA HENRIQUES COSTA20181
JULIA PEIXOTO ALVES DECKER20181
KAREN DA CONCEICAO MOREIRA20181
KARINA DA COSTA DA SILVA20181
LARISSA DA ROSA HOLVORCEN20181
LETICIA MEDER BISCH20181
MACLEI RIBEIRO MOTAS20181
MARCELO OLIVEIRA DE SOUZA20182
MARLON RAMOS DA COSTA20181
RAFAELA LOPES DA SILVA20181
ROHANA ALMEIDA FONSECA20182
SARAH LEÃO LOPES20182
THIAGO REZENDE DE AVILA20181
VITORIA MARTINS DA SILVA20181
ANDREWS VILELA SILVA20171
BRUNO LEMOS BRITTO20171
CARLA CAROLINE DA CRUZ20171
CAROLINE KRSZCSINSKI OWICKI20171
EDERSON ZANETI VERGARA20171
FRANCIELE SERPA COSTA20172
JANETE RODRIGUES DA SILVA20171
KAREN HARTWIG DA SILVA20171
LUANA CARDOSO DE ANDRADES20171
NATIELE MEIRELLES MARTINS20171
PALOMA ALVES GOVEIA20171
RODRIGO LEMOS SOARES20171
SARAH BEATRICE ABDALLA GROHMANN BARBOSA20171
STEPHANIA FITARONI BATISTA LENGRUBER20171
TAINÁ MADRUGA ROMERO20171
CINTIA PEREIRA FERNANDES20161
DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL20161
DEBORA DA SILVA MENDES20161
FELIPE DOUGLAS DE MORAIS DOURADO20161
FELIPI DOS SANTOS CORREA20161
FRANCINE BARBOSA RIBEIRO20161
INDA RULIO BAJAR20161
ISABELA CORRADI VIANNA SIMOES20161
JANIEL VEGA BITENCOURT20161
JULIE VANESSA SCHIAVON PINTO20161
KATHLEN IANDRA SILVA PRESTES20161
LUDMILA DE LIMA COUTINHO20161
MARIA BEATRIZ CONCEIÇÃO LAVALL20161
NAYANE MACHADO LIMA DE MELO20161
SABRINA MARQUES MANZKE20161
SHAIANE BEATRIZ DOS SANTOS20161
VICTOR TECHERA SILVEIRA20161
YANE BUENO CAETANO20161
YASMIN PEREIRA FARIAS20161
AIDA ALVES OLIVEIRA20151
BELIZA GONZALES ROCHA20151
CARLOS EDUARDO TAVARES20151
CAROLINA MARTINS PORTELA20151
CINTIA QUINTANA MENDES20151
EDUARDO MARTINS BEMFICA20151
GRÉGORY DE SOUZA PINHEIRO20151
HEITOR FIDELIS MATOS DA SILVA20151
IVANIA SILVA DE OLIVEIRA20151
KARINA BADIA FONSECA20151
KEITY MACHADO LEMKE20151
MARIANA GOUVEA DOS SANTOS20151
MARINA TIMM MEDEIROS20151
RAMON DE OLIVEIRA GRANADO20151
RENAN DE VARGAS BRIAO20151
ROBSON BORDIGNON POLVORA20151
SIDINEIA MILANO GARCIA20151
BRUNA MONTEIRO BAES GARCIAS20141
CAROLINA PINTO DA SILVA20141
DEIVID GARCIA VIEGAS20141
JANAINA BRUNA DOS SANTOS MOREIRA20141
JÉSSICA NADYNE AGUIAR OLIVEIRA20141
JOICE SOARES RODRIGUES20141
JOSE RODRIGO FURTADO PINHEIRO20141
LARISSA BASSOLS BRISOLARA MARQUES20141
LARISSA SOARES MACEDO20141
NAIANE RIBEIRO ROSA20141
RAQUEL GUE RITA20141
RITA DE CASSIA BECKER SILVEIRA DE AVILA20141
THAYNARA GARCIA DE OLIVEIRA20141
ELIZA MARA LOZANO COSTA20131
GEOVANA SILVA DE CARVALHO20131
JOÃO LUCAS DA CRUZ20131
REBECA PEREIRA SAN MARTINS20131
ROSÂNGELA DA ROSA DOMINGUES20131
TIAGO SOARES MEIRELLES20131
LIDIANE DOMINGUES RODRIGUES20121
DENILSON COSSERES FERREIRA20112
LÍSIA JESSICA MACHADO PEIXOTO20112
ALICE TERESINHA PINHEIRO20111
BRENDA FURTADO PIO20102
JAQUELINE CRUZ DE FARIAS20102
CLÉSIS NIARA LARROSSA PAIVA20092

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALEXANDRA RODRIGUES LATUADA20082012
GESSI DE ALMEIDA KÖNZGEN20082012
JACIARA JORGE20082012
TAÍS CHAVES PRESTES20082012
ALEX SANDER SILVEIRA DE ALMEIDA20082013
CARLOS EDUARDO MOTTA MACHADO20092013
DÉBORA PINHEIRO DAMASCENO20092013
JAQUELINE SILVA VIGORITO20092013
KARINA SILVEIRA AZEVEDO20092013
MAIARA CRISTINA MORAES GONCALVES20092013
MONICA CORREA DE BORBA20082013
TAUANA OXLEY PEREIRA20092013
THOMAS PORTO MARINHO20092013
THUANI CERONI SILVEIRA20092013
ANA TERESA GARCIA DE SOUZA20102014
ÂNDERSON LUÍS MATEUS SANTOS20102014
ÂNDREA RODRIGUES DA SILVA20102014
ANDRESSA RODRIGUES CORRÊA20112014
EMILAINE ROSALES CAMPOS20112014
JOSIANE DA MOTA PEREIRA20092014
LETíCIA GABRIELA LUPINACCI20112014
LUCIANA RASSWEILER DE CAMPOS20112014
LUCIANO MELLO COSTA20082014
REJANETE VIEIRA20092014
SANDRA DIAS DA SILVA20112014
ALLAN MOSCON ZAMPERINI20112015
DÉBORA SOUTO ALLEMAND20082015
HELENA THOFEHRN LESSA20102015
JAINNE CRISTINA PAES LADEIRA20112015
LISIÊ COELHO DE SOUZA20112015
LUANA ECHEVENGUÁ ARRIECHE20102015
VANESSA ROCHA DE OLIVEIRA20112015
ANDRESSA DA SILVA BITENCOURT20082016
ANDRINE PORCIUNCULA NEUTZLING20112016
CLEYCE SILVA COLINS20112016
DÉBORA CARDOSO DA SILVA20112016
DENISE FERREIRA DOS ANJOS20092016
JANINE LOPES OTT20112016
JULIANA DE MORAES COELHO20102016
JULIE DE FREITAS SALDANHA20112016
KAREN DOMINGUES RODRIGUES20102016
ROBSON TEIXEIRA PORTO20132016
TAÍS BASTOS BOTELHO ARRIETA20112016
TAISON FURTADO DUARTE20112016
ALICE BRAZ ITURRIET20092017
CAROLINE RIBEIRO PAZ20142017
ÉRIKA MACEDO TAVARES20132017
JÉSSICA OLIVEIRA DE CARVALHO20142017
KELLY SOUZA SILVA20132017
MARIA EDUARDA DE SOUZA TEJADA SAYÃO20142017
MIRIAM BROCKMANN GUIMARÃES20112017
DAVID FERREIRA VIEIRA20132018
THAYNARA GARCIA DE OLIVEIRA20142018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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