Nome do Curso / Conceitos (*)
Dança
CC (2019)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
5320
Código e-MEC
122286
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 3 | 1 | 1 | 1 | 1 | 7 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 7 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 2 | 16 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1552 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 619 de 21/11/2013. Publicada na Seção 1, página 31 do D.O.U. de 22/11/2013.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 274 de 18/09/2020. Publicada na Seção 1, página 52 do D.O.U. de 23/09/2020.
Curso reconhecido pela Portaria nº 619 de 21/11/2013. Publicada na Seção 1, página 31 do D.O.U. de 22/11/2013.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 274 de 18/09/2020. Publicada na Seção 1, página 52 do D.O.U. de 23/09/2020.
Contextualização
A Dança, em sua legitimação no universo acadêmico, vem se fortalecendo cada vez mais e, nesta perspectiva, cresce efetivamente a importância de seu ensino nas escolas. Sendo assim, o presente Curso de Licenciatura em Dança evidencia a sua valorização no âmbito escolar, concebendo-a quanto educação, como forma de construção cidadã, quanto capacitação e formação profissional, contribuindo para seu fortalecimento como campo específico de conhecimento.
O Curso concebe a Dança como potencialidade integralizadora do indivíduo e da sociedade, cujo foco incide sobre o preparo de educadores com capacidade de intervenção no mundo, cuja formação tem como finalidade constituir educadores comprometidos em propiciar um desenvolvimento humano integral, cultural, científico e tecnológico, compassado com a vida contemporânea. A partir dessa concepção, a centralidade do curso é a de formar professores que sejam comprometidos com valores éticos e que considerem a educação para a sustentabilidade a fim de colaborar para uma sociedade sustentável.
A Dança é parte integrante de uma nova dinâmica social. Nisso, corpo, sujeito e educação cada vez mais se encontram articulados, legitimando a inserção desta linguagem artística no espaço escolar. A partir do foco do Curso de Licenciatura em Dança na formação de professores para o exercício da docência, se faz necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, suas especificidades: deve proporcionar as condições para a formação de um profissional envolvido com a produção do conhecimento, como também para o ensino da dança, utilizando-as como elemento de valorização da pessoa e da expressão corporal. Além das ações contínuas e prolongadas ao longo do Curso no que se refere ao ensino, tem-se a expectativa de que o acadêmico possa tomar para si com propriedade os elementos indispensáveis à pesquisa e a produção do conhecimento, em uma
articulação entre Arte e Ciência. O Curso compreende a pesquisa acadêmica como elemento transversal do currículo, concebendo-a como prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica.
Dentro de uma concepção de docência, dá ensejo à formação integral do professor capaz de construir possibilidades político-sociais de mudanças na sociedade; de contínua construção de sólidas bases de pesquisa e capacidade do permanente restabelecimento do saber em uma perspectiva que permita ter a dimensão do papel social da escola e da educação e da prevalência do domínio dos conteúdos da dança concernentes à educação básica, considerando seus aspectos didático-pedagógicos.
O Curso concebe a Dança como potencialidade integralizadora do indivíduo e da sociedade, cujo foco incide sobre o preparo de educadores com capacidade de intervenção no mundo, cuja formação tem como finalidade constituir educadores comprometidos em propiciar um desenvolvimento humano integral, cultural, científico e tecnológico, compassado com a vida contemporânea. A partir dessa concepção, a centralidade do curso é a de formar professores que sejam comprometidos com valores éticos e que considerem a educação para a sustentabilidade a fim de colaborar para uma sociedade sustentável.
A Dança é parte integrante de uma nova dinâmica social. Nisso, corpo, sujeito e educação cada vez mais se encontram articulados, legitimando a inserção desta linguagem artística no espaço escolar. A partir do foco do Curso de Licenciatura em Dança na formação de professores para o exercício da docência, se faz necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, suas especificidades: deve proporcionar as condições para a formação de um profissional envolvido com a produção do conhecimento, como também para o ensino da dança, utilizando-as como elemento de valorização da pessoa e da expressão corporal. Além das ações contínuas e prolongadas ao longo do Curso no que se refere ao ensino, tem-se a expectativa de que o acadêmico possa tomar para si com propriedade os elementos indispensáveis à pesquisa e a produção do conhecimento, em uma
articulação entre Arte e Ciência. O Curso compreende a pesquisa acadêmica como elemento transversal do currículo, concebendo-a como prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica.
Dentro de uma concepção de docência, dá ensejo à formação integral do professor capaz de construir possibilidades político-sociais de mudanças na sociedade; de contínua construção de sólidas bases de pesquisa e capacidade do permanente restabelecimento do saber em uma perspectiva que permita ter a dimensão do papel social da escola e da educação e da prevalência do domínio dos conteúdos da dança concernentes à educação básica, considerando seus aspectos didático-pedagógicos.
Objetivos
Geral:
Formar professores para ministrar aulas de Dança, a fim de atuar, sobretudo, na Educação Básica, além de diferentes espaços de ensino-aprendizagem. Propor a formação de educadores para o ensino de Dança, comprometidos com a pesquisa e a reflexão críticas, de modo a exercer sua práxis pedagógica baseada em princípios éticos e inclusivos do movimento humano.
Específicos:
- Possibilitar a formação de um profissional ético e reflexivo que elabore e promova experiências de ensino-aprendizagem no campo de conhecimento da dança, que busque enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e que contribua com a educação do sensível;
- Estimular o aluno a desenvolver uma consciência crítica, uma compreensão da identidade sociocultural, da historicidade e do seu papel como profissional docente na contemporaneidade;
- Trabalhar as atividades de ensino interligadas a projetos de pesquisa e extensão, de modo a:
1) contribuir para o desenvolvimento, expansão, fomento e difusão do campo de conhecimento artístico-educativo da dança;
2) ampliar a experiência e atuação do aluno e do professor para além da sala de aula;
3) desenvolver as capacidades pedagógicas e científico-investigativas dos futuros docentes;
- Promover a integração entre escola, sociedade e universidade através de projetos elaborados e realizados por alunos e professores;
- Promover, por meio de projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, o diálogo entre as diferentes linguagens artísticas e demais campos do conhecimento;
- Incentivar o aluno a produzir obras artísticas e a promover a formação de público com capacidade de apreciação estética de espetáculos e de aulas de dança, sobretudo no espaço escolar;
- Promover a práxis na elaboração dos planos pedagógicos das disciplinas, de modo a contribuir com a diminuição da dicotomia teoria e prática na atuação do futuro profissional.
- Desenvolver processos de ensino-aprendizagem em uma interlocução contributiva e em acordo com as dinâmicas que compreendem o cotidiano escolar, com suas múltiplas possibilidades de trabalho educativo que fundamenta e estrutura o conjunto de saberes da profissão docente.
Formar professores para ministrar aulas de Dança, a fim de atuar, sobretudo, na Educação Básica, além de diferentes espaços de ensino-aprendizagem. Propor a formação de educadores para o ensino de Dança, comprometidos com a pesquisa e a reflexão críticas, de modo a exercer sua práxis pedagógica baseada em princípios éticos e inclusivos do movimento humano.
Específicos:
- Possibilitar a formação de um profissional ético e reflexivo que elabore e promova experiências de ensino-aprendizagem no campo de conhecimento da dança, que busque enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e que contribua com a educação do sensível;
- Estimular o aluno a desenvolver uma consciência crítica, uma compreensão da identidade sociocultural, da historicidade e do seu papel como profissional docente na contemporaneidade;
- Trabalhar as atividades de ensino interligadas a projetos de pesquisa e extensão, de modo a:
1) contribuir para o desenvolvimento, expansão, fomento e difusão do campo de conhecimento artístico-educativo da dança;
2) ampliar a experiência e atuação do aluno e do professor para além da sala de aula;
3) desenvolver as capacidades pedagógicas e científico-investigativas dos futuros docentes;
- Promover a integração entre escola, sociedade e universidade através de projetos elaborados e realizados por alunos e professores;
- Promover, por meio de projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, o diálogo entre as diferentes linguagens artísticas e demais campos do conhecimento;
- Incentivar o aluno a produzir obras artísticas e a promover a formação de público com capacidade de apreciação estética de espetáculos e de aulas de dança, sobretudo no espaço escolar;
- Promover a práxis na elaboração dos planos pedagógicos das disciplinas, de modo a contribuir com a diminuição da dicotomia teoria e prática na atuação do futuro profissional.
- Desenvolver processos de ensino-aprendizagem em uma interlocução contributiva e em acordo com as dinâmicas que compreendem o cotidiano escolar, com suas múltiplas possibilidades de trabalho educativo que fundamenta e estrutura o conjunto de saberes da profissão docente.
Perfil do Egresso
O Licenciado em Dança constitui-se em um profissional apto a ministrar atividades educativas na área de Dança, no ensino do sistema formal (educação infantil, ensino fundamental e médio) e não formal, realizadas em escolas particulares ou públicas, academias, clubes, indústrias, empresas, centros comunitários, entre outros.
A formação desenhada neste Projeto Político Pedagógico tem o intuito de formar um professor que proponha ações artísticas na educação em dança, que seja mediador de experiências artístico-educacionais que contribuam com o fomento e a democratização da arte e da educação integral de homens e mulheres; que trabalhe no sentido da ampliação e diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Buscamos formar um profissional que saiba trabalhar com a alteridade, com a interdisciplinaridade, com a mediação e escuta sensíveis com as questões de classe social, etnia, orientação sexual, geração e, sobretudo, com o estatuto provisório do conhecimento científico.
A formação desenhada neste Projeto Político Pedagógico tem o intuito de formar um professor que proponha ações artísticas na educação em dança, que seja mediador de experiências artístico-educacionais que contribuam com o fomento e a democratização da arte e da educação integral de homens e mulheres; que trabalhe no sentido da ampliação e diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Buscamos formar um profissional que saiba trabalhar com a alteridade, com a interdisciplinaridade, com a mediação e escuta sensíveis com as questões de classe social, etnia, orientação sexual, geração e, sobretudo, com o estatuto provisório do conhecimento científico.
Competências e habilidades
Visando o perfil acima, espera-se que o futuro licenciado em Dança, ao final de seu processo de graduação esteja apto a:
Ministrar aulas de Dança na educação infantil e no ensino fundamental e médio do ensino do sistema formal, como também no ensino não formal;
Interferir na concepção educacional global das escolas, de modo incentivar práxis pedagógicas que visem a formação de um ser humano em suas dimensões cognitiva e sensível;
Qualificar e aprofundar as ações de dança nas escolas através de sua atuação comprometida e transformadora, implementando o processo de democratização do acesso ao conhecimento das manifestações artísticas;
Desenvolver atividades pedagógicas, no campo da dança, que estimulem a construção do conhecimento em artes, o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da capacidade criativa dos alunos;
Desenvolver diferentes experiências na linguagem específica da dança, a partir do contexto dos alunos, respeitando o desenvolvimento corporal, psicomotor e afetivo dos alunos;
Desenvolver atividades integradoras com outras áreas do conhecimento por meio da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinariedade;
Reconhecer e utilizar diferentes abordagens metodológicas ligadas ao ensino da dança, compreendendo a complexidade dos fenômenos artísticos e do ser humano;
Identificar, reconhecer, analisar e avaliar as produções em dança e incentivar o seu conhecimento;
Incentivar a produção em dança e sua problematização e contextualização nas escolas em que atuar;
Ter condição de usar uma linguagem corporal, demonstrando ter desenvolvido, na fase de formação profissional, seu potencial criativo e
técnico, com capacidade de reflexão crítica sobre sua própria atuação/produção;
Investir na sua própria formação como professor de dança, reconhecendo que esta deve ser continuada e permanente.
Ministrar aulas de Dança na educação infantil e no ensino fundamental e médio do ensino do sistema formal, como também no ensino não formal;
Interferir na concepção educacional global das escolas, de modo incentivar práxis pedagógicas que visem a formação de um ser humano em suas dimensões cognitiva e sensível;
Qualificar e aprofundar as ações de dança nas escolas através de sua atuação comprometida e transformadora, implementando o processo de democratização do acesso ao conhecimento das manifestações artísticas;
Desenvolver atividades pedagógicas, no campo da dança, que estimulem a construção do conhecimento em artes, o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da capacidade criativa dos alunos;
Desenvolver diferentes experiências na linguagem específica da dança, a partir do contexto dos alunos, respeitando o desenvolvimento corporal, psicomotor e afetivo dos alunos;
Desenvolver atividades integradoras com outras áreas do conhecimento por meio da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinariedade;
Reconhecer e utilizar diferentes abordagens metodológicas ligadas ao ensino da dança, compreendendo a complexidade dos fenômenos artísticos e do ser humano;
Identificar, reconhecer, analisar e avaliar as produções em dança e incentivar o seu conhecimento;
Incentivar a produção em dança e sua problematização e contextualização nas escolas em que atuar;
Ter condição de usar uma linguagem corporal, demonstrando ter desenvolvido, na fase de formação profissional, seu potencial criativo e
técnico, com capacidade de reflexão crítica sobre sua própria atuação/produção;
Investir na sua própria formação como professor de dança, reconhecendo que esta deve ser continuada e permanente.
Organização Curricular
O currículo foi pensado no sentido de valorizar as relações entre ensino-pesquisa, ensino-extensão, teoria-prática e professor-artista. A proposta é que, em cada disciplina, o professor não se restrinja aos conteúdos, mas que promova um processo investigativo de modo a construir e ampliar aquele campo de conhecimento, trabalhando dentro de uma abordagem metodológica que promova o diálogo.
Do mesmo modo que a Dança já reflete a interdisciplinaridade e a intertransculturalidade, este projeto também aponta para a necessidade da interdisciplinaridade e a relação com a diferença, criada no dia-a-dia das aulas, através de pontes entre práxis e metodologias de outras artes e ciências.
Assim, as ementas das disciplinas levam em conta o papel da arte-educação nos dias de hoje, ou seja, como um espaço para a ação humana, para a sensibilidade e para a imaginação. Contemplam a importância da arte do corpo, considerada como lugar de relações, de contato do indivíduo com sua identidade e historicidade.
Nesse sentido, os elementos disciplinares são convergentes e configuram-se em uma estrutura composta de saberes múltiplos que garantem o aprofundamento do caráter inter e transdisciplinar do próprio campo. Retomam, por vários pontos de vista, levando em conta o contexto brasileiro, questões como: Por que ensinar dança? O que ensinar? Quem pode ensinar? Como ensinar dança?
Todas as atividades previstas para a obtenção do grau de Licenciado em Dança estão organizadas ao longo de oito (08) semestres letivos ou quatro (04) anos, considerado o tempo ideal de integralização do curso. O Curso é vespertino, divide-se 06 créditos por tarde com o máximo de 30 créditos semanais sendo que, para fins desta proposta, seguindo orientação da instituição, consideramos que 01 crédito equivale a 01 aula de 50min.
O currículo se organiza a partir de três núcleos:
1. Formação Específica;
2. Formação Complementar;
3. Formação Livre.
Do mesmo modo que a Dança já reflete a interdisciplinaridade e a intertransculturalidade, este projeto também aponta para a necessidade da interdisciplinaridade e a relação com a diferença, criada no dia-a-dia das aulas, através de pontes entre práxis e metodologias de outras artes e ciências.
Assim, as ementas das disciplinas levam em conta o papel da arte-educação nos dias de hoje, ou seja, como um espaço para a ação humana, para a sensibilidade e para a imaginação. Contemplam a importância da arte do corpo, considerada como lugar de relações, de contato do indivíduo com sua identidade e historicidade.
Nesse sentido, os elementos disciplinares são convergentes e configuram-se em uma estrutura composta de saberes múltiplos que garantem o aprofundamento do caráter inter e transdisciplinar do próprio campo. Retomam, por vários pontos de vista, levando em conta o contexto brasileiro, questões como: Por que ensinar dança? O que ensinar? Quem pode ensinar? Como ensinar dança?
Todas as atividades previstas para a obtenção do grau de Licenciado em Dança estão organizadas ao longo de oito (08) semestres letivos ou quatro (04) anos, considerado o tempo ideal de integralização do curso. O Curso é vespertino, divide-se 06 créditos por tarde com o máximo de 30 créditos semanais sendo que, para fins desta proposta, seguindo orientação da instituição, consideramos que 01 crédito equivale a 01 aula de 50min.
O currículo se organiza a partir de três núcleos:
1. Formação Específica;
2. Formação Complementar;
3. Formação Livre.
Procedimentos e metodologias de ensino
Tomando como referência o Projeto Pedagógico da UFPel, compreende-se que o delineamento metodológico representa a tentativa de, a partir de ideias e princípios definidos, caminhar em direção a uma ação, estabelecendo a trajetória a ser seguida, através de suas várias etapas.
Ao estabelecer a compreensão crítica de que o ensino superior não se constitui em um sistema isolado e independente dos demais aspectos sociais e econômicos da sociedade, alguns elementos balizadores são apresentados como procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do C urso de Dança:
- a orientação das ações de ensino, pesquisa e extensão do curso voltadas à formação do professor-artista-pesquisador;
- a operação com interdisciplinaridade – objetivando maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais do futuro licenciado em dança;
- a implementação da transdisciplinaridade – objetivando um auxílio ao corpo discente quanto aos mecanismos adequados a um melhor desempenho acadêmico por parte dos professores do curso, através das diferentes atividades desenvolvidas;
- a flexibilização curricular – implementação de uma estrutura básica e um incremento e complementação através de múltiplas atividades de formação livre e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do curso, a partir de uma ação tutorada pela C omissão de Formação Livre e Complementar;
- a otimização prática – incrementando e viabilizando um maior contato do acadêmico com a realidade artística, pedagógica e escolar em dança na cidade e região;
- a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, eventos, cursos, oficinas e residências artísticas, participação em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, assistência não presencial e assessoria pedagógica
Ao estabelecer a compreensão crítica de que o ensino superior não se constitui em um sistema isolado e independente dos demais aspectos sociais e econômicos da sociedade, alguns elementos balizadores são apresentados como procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do C urso de Dança:
- a orientação das ações de ensino, pesquisa e extensão do curso voltadas à formação do professor-artista-pesquisador;
- a operação com interdisciplinaridade – objetivando maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais do futuro licenciado em dança;
- a implementação da transdisciplinaridade – objetivando um auxílio ao corpo discente quanto aos mecanismos adequados a um melhor desempenho acadêmico por parte dos professores do curso, através das diferentes atividades desenvolvidas;
- a flexibilização curricular – implementação de uma estrutura básica e um incremento e complementação através de múltiplas atividades de formação livre e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do curso, a partir de uma ação tutorada pela C omissão de Formação Livre e Complementar;
- a otimização prática – incrementando e viabilizando um maior contato do acadêmico com a realidade artística, pedagógica e escolar em dança na cidade e região;
- a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, eventos, cursos, oficinas e residências artísticas, participação em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, assistência não presencial e assessoria pedagógica
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Considerando que o processo de formação deve buscar atingir os objetivos propostos pelo curso e pelas disciplinas e garantir o desenvolvimento de competências profissionais, a avaliação destina-se à análise da aprendizagem dos futuros professores, favorecendo seu percurso e regulando as ações de sua formação. Não se tem por finalidade punir os que não alcançam o que se pretende, mas ajudar cada aluno a identificar melhor suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
Dessa forma, o conhecimento dos critérios utilizados e a análise dos resultados e dos instrumentos de avaliação e de auto-avaliação são fundamentais, uma vez que favorecem a consciência dos futuros professores de dança sobre o processo de aprendizagem. Isso possibilita ao aluno conhecer e reconhecer seus próprios métodos de pensar, utilizados para aprender, desenvolvendo a capacidade de regular a própria aprendizagem.
O domínio sobre os processos de apropriação do conhecimento de cada um permite ainda, quando partilhado no âmbito do trabalho coletivo, que todo o grupo dos professores em formação possa ser beneficiado, ampliando suas possibilidades de aprendizagem, por meio do intercâmbio entre diferentes formas de aprender.
Avaliar as competências profissionais no processo de formação é uma tarefa complexa. As competências para o trabalho coletivo têm importância igual à das competências mais propriamente individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes e, portanto, avaliar também essa aprendizagem é fundamental.
É importante que, durante o curso, o aluno seja avaliado quanto à sua capacidade de argumentação teórica, por meio de:
a) expressão verbal e escrita clara;
b) desenvolvimento de argumentos lógicos e coerentes sobre a importância da dança e seu ensino.
O aluno também deverá ser avaliado, durante o curso, quanto à sua capacidade de envolver-se com as questões técnico-artísticas da dança. A
área da dança implica um “saber fazer” que tem um valor tão importante quanto à reflexão teórica. Neste sentido para avaliar a apreensão do aluno dos distintos princípios e técnicas relacionados à dança e suas especificidades na educação, é necessário levar em conta:
c) domínio técnico-artístico do movimento, quando a disciplina o exigir;
d) domínio técnico-artístico da linguagem, quando a disciplina o exigir;
d) capacidade de ser espontâneo na relação com o movimento.
e) ampliação da complexidade na construção de cenas e coreografias individuais e em grupo;
f) desenvolvimento e ampliação de suas possibilidades de movimento e criatividade em atividades práticas e jogos propostos em aula.
Em qualquer um desses casos, o que se deve avaliar não é a quantidade de conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto. Portanto, os instrumentos de avaliação só cumprem com sua finalidade se puderem diagnosticar o uso funcional e contextualizado dos conhecimentos.
A avaliação do aluno (da aprendizagem) é também pensada como uma avaliação do professor (do ensino), coerente com uma abordagem metodológica dialógica, que busca desfazer a dicotomia ensino-aprendizagem.
No entanto, deve-se ressaltar que a avaliação já se inicia no processo de estudo e formação, pois o acompanhamento dos alunos deverá ser constante e resultar na constatação de dúvidas e conhecimentos que se desenvolvem ou apresentam em sala de aula.
Como a atuação do Licenciado em Dança é de natureza multidisciplinar, avaliar as competências profissionais no processo de formação é da mesma forma, uma tarefa diversificada. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais do que assimilação de conteúdos convencionais, existem muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar da aplicação de provas ser um método mais recorrente, o curso sempre que possível irá também se valer de outros métodos para a avaliação do aluno. Seguem, então, algumas possibilidades:
- Realização de Seminários em grupos;
- Reflexão a partir de temas pré-estabelecidos;
- Produção intelectual realizada a partir de pesquisa.
- Avaliação por meio de testes, questionários ou provas específicas;
- Análise com apresentação de parecer sobre trabalho desenvolvido em atividade em sala de aula ou em atividade extraclasse;
- mostra de composição de partituras de movimento/dança;
- apropriação psicofísica de questões técnicas de movimento/dança.
Sejam quais forem os métodos utilizados nos processos de avaliação dos alunos, eles deverão obedecer aos parâmetros de pontuação solicitados pela Universidade Federal de Pelotas.
Dessa forma, o conhecimento dos critérios utilizados e a análise dos resultados e dos instrumentos de avaliação e de auto-avaliação são fundamentais, uma vez que favorecem a consciência dos futuros professores de dança sobre o processo de aprendizagem. Isso possibilita ao aluno conhecer e reconhecer seus próprios métodos de pensar, utilizados para aprender, desenvolvendo a capacidade de regular a própria aprendizagem.
O domínio sobre os processos de apropriação do conhecimento de cada um permite ainda, quando partilhado no âmbito do trabalho coletivo, que todo o grupo dos professores em formação possa ser beneficiado, ampliando suas possibilidades de aprendizagem, por meio do intercâmbio entre diferentes formas de aprender.
Avaliar as competências profissionais no processo de formação é uma tarefa complexa. As competências para o trabalho coletivo têm importância igual à das competências mais propriamente individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes e, portanto, avaliar também essa aprendizagem é fundamental.
É importante que, durante o curso, o aluno seja avaliado quanto à sua capacidade de argumentação teórica, por meio de:
a) expressão verbal e escrita clara;
b) desenvolvimento de argumentos lógicos e coerentes sobre a importância da dança e seu ensino.
O aluno também deverá ser avaliado, durante o curso, quanto à sua capacidade de envolver-se com as questões técnico-artísticas da dança. A
área da dança implica um “saber fazer” que tem um valor tão importante quanto à reflexão teórica. Neste sentido para avaliar a apreensão do aluno dos distintos princípios e técnicas relacionados à dança e suas especificidades na educação, é necessário levar em conta:
c) domínio técnico-artístico do movimento, quando a disciplina o exigir;
d) domínio técnico-artístico da linguagem, quando a disciplina o exigir;
d) capacidade de ser espontâneo na relação com o movimento.
e) ampliação da complexidade na construção de cenas e coreografias individuais e em grupo;
f) desenvolvimento e ampliação de suas possibilidades de movimento e criatividade em atividades práticas e jogos propostos em aula.
Em qualquer um desses casos, o que se deve avaliar não é a quantidade de conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto. Portanto, os instrumentos de avaliação só cumprem com sua finalidade se puderem diagnosticar o uso funcional e contextualizado dos conhecimentos.
A avaliação do aluno (da aprendizagem) é também pensada como uma avaliação do professor (do ensino), coerente com uma abordagem metodológica dialógica, que busca desfazer a dicotomia ensino-aprendizagem.
No entanto, deve-se ressaltar que a avaliação já se inicia no processo de estudo e formação, pois o acompanhamento dos alunos deverá ser constante e resultar na constatação de dúvidas e conhecimentos que se desenvolvem ou apresentam em sala de aula.
Como a atuação do Licenciado em Dança é de natureza multidisciplinar, avaliar as competências profissionais no processo de formação é da mesma forma, uma tarefa diversificada. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais do que assimilação de conteúdos convencionais, existem muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar da aplicação de provas ser um método mais recorrente, o curso sempre que possível irá também se valer de outros métodos para a avaliação do aluno. Seguem, então, algumas possibilidades:
- Realização de Seminários em grupos;
- Reflexão a partir de temas pré-estabelecidos;
- Produção intelectual realizada a partir de pesquisa.
- Avaliação por meio de testes, questionários ou provas específicas;
- Análise com apresentação de parecer sobre trabalho desenvolvido em atividade em sala de aula ou em atividade extraclasse;
- mostra de composição de partituras de movimento/dança;
- apropriação psicofísica de questões técnicas de movimento/dança.
Sejam quais forem os métodos utilizados nos processos de avaliação dos alunos, eles deverão obedecer aos parâmetros de pontuação solicitados pela Universidade Federal de Pelotas.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
O currículo que integra o presente Projeto Pedagógico, que já é resultado de um processo avaliativo e reflexivo obtido mediante as experiências tidas com a implantação e execução do PPC anterior, redimensiona e amplia a área de pesquisa dentro do curso, inclusive com a criação de mais disciplinas específicas para o tema, com a intenção de qualificar o perfil de pesquisador do licenciando e mesmo projetar a inserção no ambiente de pós-graduação futuramente.
O percurso de pesquisa dentro do curso segue um eixo próprio iniciando com a disciplina de Técnicas de Leitura e Produção de Textos, logo no primeiro semestre, e segue com as disciplinas de Metodologia e Prática de Pesquisa I, Metodologia e Prática de Pesquisa II, Projeto em Dança, Trabalho de Conclusão de Curso I e finaliza com Trabalho de Conclusão de Curso II, no último semestre. Tais disciplinas específicas encontram-se articuladas às demais do curso, uma vez que se entende que a concepção de pesquisa é transversal e deve estar articulada com as demais dimensões epistemológicas que compõem o núcleo formativo, com ênfase especial para as concepções pedagógica e artística que orientam a formação do licenciado em dança.
Ainda neste sentido, o Curso de Dança-Licenciatura opera segundo três grandes eixos epistemológico-conceituais, entendidos aqui como Linhas de Atuação do Curso, que são: a) Formação Docente: professor-pesquisador-artista; b) Poéticas do Corpo; e, c) Processos históricos, culturais e políticos, que são também as linhas do Grupo de Pesquisa “Dança e Educação”, inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, do qual fazem parte todos os docentes do curso. Estas linhas orientam a produção de conhecimento que se vinculam às disciplinas específicas de pesquisa, mas também às demais que integram a grade curricular, onde o quadro de docentes insere-se mediante sua área de atuação de ensino dentro do curso e, por consequência, também mediante sua produção de pesquisa e extensão.
A intenção de estabelecer Linhas de Atuação para o Curso de Dança-Licenciatura, além de organizar e sistematizar a produção de conhecimento realizada pelo curso, bem como orientar a condução dos trabalhos de conclusão, também é de criar uma base epistemológica que subsidie e se integre com o futuro Programa de Pós-Graduação, que pretende ser criado na área. Tais linhas serão tomadas como ponto de partida para a criação de Linhas de Pesquisa para o PPG.
Seguindo este raciocínio, cabe destacar que o Curso de Dança-Licenciatura da UFPel é um curso novo na instituição, tendo formado, até o final do ano de 2013, apenas duas turmas, que resultam num total de 13 licenciados. Por ser um curso novo, o mesmo ainda encontra-se em processo de qualificação infra-estrutural, tanto no que se refere às demandas espaciais e de equipamentos, quando de recursos humanos.
Tendo, então, como referência este cenário, vale mencionar que ainda não foi criado um curso de pós-graduação específico na área de dança. Deste modo, o que tem sido feito em prol dos egressos, e mesmo atuais alunos interessados em ingressar em algum curso de pós-graduação, é um encaminhamento para os Programas de Pós-Graduação já existentes na instituição, articulados com áreas afins, tais como Educação e Artes Visuais, ou mesmo para cursos de pós-graduação em Dança que são oferecidos por outras instituições, até que seja possível realizar a integração com um PPG vocacionado para a dança, que deve ser implementado no futuro.
O percurso de pesquisa dentro do curso segue um eixo próprio iniciando com a disciplina de Técnicas de Leitura e Produção de Textos, logo no primeiro semestre, e segue com as disciplinas de Metodologia e Prática de Pesquisa I, Metodologia e Prática de Pesquisa II, Projeto em Dança, Trabalho de Conclusão de Curso I e finaliza com Trabalho de Conclusão de Curso II, no último semestre. Tais disciplinas específicas encontram-se articuladas às demais do curso, uma vez que se entende que a concepção de pesquisa é transversal e deve estar articulada com as demais dimensões epistemológicas que compõem o núcleo formativo, com ênfase especial para as concepções pedagógica e artística que orientam a formação do licenciado em dança.
Ainda neste sentido, o Curso de Dança-Licenciatura opera segundo três grandes eixos epistemológico-conceituais, entendidos aqui como Linhas de Atuação do Curso, que são: a) Formação Docente: professor-pesquisador-artista; b) Poéticas do Corpo; e, c) Processos históricos, culturais e políticos, que são também as linhas do Grupo de Pesquisa “Dança e Educação”, inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, do qual fazem parte todos os docentes do curso. Estas linhas orientam a produção de conhecimento que se vinculam às disciplinas específicas de pesquisa, mas também às demais que integram a grade curricular, onde o quadro de docentes insere-se mediante sua área de atuação de ensino dentro do curso e, por consequência, também mediante sua produção de pesquisa e extensão.
A intenção de estabelecer Linhas de Atuação para o Curso de Dança-Licenciatura, além de organizar e sistematizar a produção de conhecimento realizada pelo curso, bem como orientar a condução dos trabalhos de conclusão, também é de criar uma base epistemológica que subsidie e se integre com o futuro Programa de Pós-Graduação, que pretende ser criado na área. Tais linhas serão tomadas como ponto de partida para a criação de Linhas de Pesquisa para o PPG.
Seguindo este raciocínio, cabe destacar que o Curso de Dança-Licenciatura da UFPel é um curso novo na instituição, tendo formado, até o final do ano de 2013, apenas duas turmas, que resultam num total de 13 licenciados. Por ser um curso novo, o mesmo ainda encontra-se em processo de qualificação infra-estrutural, tanto no que se refere às demandas espaciais e de equipamentos, quando de recursos humanos.
Tendo, então, como referência este cenário, vale mencionar que ainda não foi criado um curso de pós-graduação específico na área de dança. Deste modo, o que tem sido feito em prol dos egressos, e mesmo atuais alunos interessados em ingressar em algum curso de pós-graduação, é um encaminhamento para os Programas de Pós-Graduação já existentes na instituição, articulados com áreas afins, tais como Educação e Artes Visuais, ou mesmo para cursos de pós-graduação em Dança que são oferecidos por outras instituições, até que seja possível realizar a integração com um PPG vocacionado para a dança, que deve ser implementado no futuro.
Acompanhamento de Egressos
Com o intuito de realizar um acompanhamento efetivo destes egressos do Curso, o Colegiado tem mantido um cadastro de dados atualizado com os contatos de todos os alunos formados, com vistas à manutenção permanente da comunicação com os mesmos, por meio de ferramentas via web.
A continuidade de vínculo dos egressos com o curso e com a instituição tem se mostrado efetiva à medida que a maioria dos alunos tem retornado à universidade para participar de atividades de extensão, palestras, cursos e outras ações, com vistas à sua formação continuada.
Entendemos que este mecanismo de acompanhamento dos egressos pode e deve ser ampliado qualificado, especialmente por considerar que o número de alunos a serem formados nos próximos anos será ainda maior e merece submeter-se a ferramentas mais complexas e de maior alcance. Outros modos de acompanhamento também devem vislumbrar o acesso dos egressos em cursos e programas de pós-graduação, assim como a inserção dos mesmos em escolas públicas e privadas, companhias de dança, organizações não-governamentais e demais campos de atuação profissional para o licenciado em dança formado pela UFPel.
Por outro lado, o Colegiado do Curso compreende também que esta tarefa de acompanhamento não deve ser apresentada de modo isolado dentro da instituição, sendo missão exclusiva do Colegiado e/ou Secretaria do Curso, mas deve compor um mapeamento mais complexo e abrangente a ser realizado pela universidade, cumprindo com um pressuposto básico do ensino superior que é o de compreender sua inserção e a inserção de seus egressos no mercado de trabalho e na sociedade de um modo geral, com a intenção de refletir sobre a pertinência, o alcance, a adequação e a qualidade de sua atuação enquanto universidade, seja na formação profissional, ética, humana e cidadã a que se propõe.
A continuidade de vínculo dos egressos com o curso e com a instituição tem se mostrado efetiva à medida que a maioria dos alunos tem retornado à universidade para participar de atividades de extensão, palestras, cursos e outras ações, com vistas à sua formação continuada.
Entendemos que este mecanismo de acompanhamento dos egressos pode e deve ser ampliado qualificado, especialmente por considerar que o número de alunos a serem formados nos próximos anos será ainda maior e merece submeter-se a ferramentas mais complexas e de maior alcance. Outros modos de acompanhamento também devem vislumbrar o acesso dos egressos em cursos e programas de pós-graduação, assim como a inserção dos mesmos em escolas públicas e privadas, companhias de dança, organizações não-governamentais e demais campos de atuação profissional para o licenciado em dança formado pela UFPel.
Por outro lado, o Colegiado do Curso compreende também que esta tarefa de acompanhamento não deve ser apresentada de modo isolado dentro da instituição, sendo missão exclusiva do Colegiado e/ou Secretaria do Curso, mas deve compor um mapeamento mais complexo e abrangente a ser realizado pela universidade, cumprindo com um pressuposto básico do ensino superior que é o de compreender sua inserção e a inserção de seus egressos no mercado de trabalho e na sociedade de um modo geral, com a intenção de refletir sobre a pertinência, o alcance, a adequação e a qualidade de sua atuação enquanto universidade, seja na formação profissional, ética, humana e cidadã a que se propõe.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001621 | ANATOMIA E CINESIOLOGIA NA DANÇA | Obrigatória | 4 | 60 |
05001620 | EXPRESSÃO CORPORAL | Obrigatória | 4 | 60 |
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
05000795 | INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE | Obrigatória | 2 | 30 |
20000262 | LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | Obrigatória | 4 | 60 |
05001622 | PEDAGOGIA DA DANÇA I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001623 | ANÁLISE DO MOVIMENTO | Obrigatória | 4 | 60 |
17350230 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP) | Obrigatória | 4 | 60 |
05001624 | ESTUDOS HISTÓRICOS EM DANÇA I | Obrigatória | 4 | 60 |
09020067 | FISIOLOGIA APLICADA À DANÇA | Obrigatória | 3 | 45 |
05001625 | PEDAGOGIA DA DANÇA II05001622 - PEDAGOGIA DA DANÇA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001626 | DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
05001628 | DANÇA, TEORIA E CONHECIMENTO | Obrigatória | 4 | 60 |
05001627 | ESTUDOS HISTÓRICOS EM DANÇA II | Obrigatória | 4 | 60 |
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
05001629 | PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DANÇA I | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001630 | COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I05001623 - ANÁLISE DO MOVIMENTO | Obrigatória | 4 | 60 |
05001631 | CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADES | Obrigatória | 4 | 60 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
05001633 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES | Obrigatória | 4 | 60 |
05001632 | PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS05001622 - PEDAGOGIA DA DANÇA I | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001634 | COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II05001630 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
05001635 | DANÇA E BRASILIDADE | Obrigatória | 4 | 60 |
05001636 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL05001632 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS | Obrigatória | 8 | 120 |
05001637 | PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS FINAIS05001625 - PEDAGOGIA DA DANÇA II | Obrigatória | 4 | 60 |
05001638 | PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA05001633 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001639 | ANÁLISE CÊNICA E FORMAÇÃO DE PÚBLICO PARA DANÇA | Obrigatória | 4 | 60 |
05001642 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL05001637 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS FINAIS | Obrigatória | 8 | 120 |
05001640 | MÚSICA E MOVIMENTO | Obrigatória | 4 | 60 |
05001641 | PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DANÇA II05001629 - PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DANÇA I | Obrigatória | 5 | 75 |
05001643 | PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO05001625 - PEDAGOGIA DA DANÇA II | Obrigatória | 4 | 60 |
05001644 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC I05001638 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001646 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO05001643 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO | Obrigatória | 8 | 120 |
05001645 | MONTAGEM CÊNICA I05001634 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
05001647 | PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL05001625 - PEDAGOGIA DA DANÇA II | Obrigatória | 4 | 60 |
05001648 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC II05001644 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC I | Obrigatória | 8 | 120 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001649 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL05001647 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Obrigatória | 8 | 120 |
05001651 | MONTAGEM CÊNICA II05001645 - MONTAGEM CÊNICA I | Obrigatória | 8 | 120 |
05001650 | PANORAMA PROFISSIONAL E MUNDO DO TRABALHO EM DANÇA05001636 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL05001642 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL05001634 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II05001638 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA | Obrigatória | 4 | 60 |
66
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001681 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 14 | 210 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001662 | LABORATÓRIO DE DANÇA: ARTE DA PERFORMANCE I | Optativa | 4 | 60 |
05001655 | LABORATÓRIO DE DANÇA: BALÉ CLÁSSICO I | Optativa | 4 | 60 |
05001663 | LABORATÓRIO DE DANÇA: CAPOEIRA I | Optativa | 4 | 60 |
05001658 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇA JAZZ I | Optativa | 4 | 60 |
05001654 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇA PARA A TELA I | Optativa | 4 | 60 |
05001660 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS CONTEMPORÂNEAS I | Optativa | 4 | 60 |
05001653 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS DE MATRIZES TRADICIONAIS INTERNACIONAIS I | Optativa | 4 | 60 |
05001657 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS DE SALÃO I | Optativa | 4 | 60 |
05001659 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS MODERNAS I | Optativa | 4 | 60 |
05001656 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS NEGRAS I | Optativa | 4 | 60 |
05001652 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS I | Optativa | 4 | 60 |
05001661 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS URBANAS I | Optativa | 4 | 60 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1052
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: Rogers Rocha Horários
| T3 | 30 | 5 |
Versão do Currículo: 1053
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: Rogers Rocha Horários
| T3 | 30 | 5 |
Versão do Currículo: 1167
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: Rogers Rocha Horários
| T3 | 30 | 5 |
Versão do Currículo: 1320 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001623 - ANÁLISE DO MOVIMENTOProfessor responsável pela turma: MARIA FONSECA FALKEMBACH Horários
| M1 | 23 | 25 | ||||||
05001624 - ESTUDOS HISTÓRICOS EM DANÇA IProfessor responsável pela turma: DANIELA LLOPART CASTRO Horários
| M1 | 21 | 25 | ||||||
09020067 - FISIOLOGIA APLICADA À DANÇAProfessor responsável pela turma: FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA Horários
| T1 | 25 | 24 | ||||||
05001625 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIProfessor responsável pela turma: ROBSON TEIXEIRA PORTO Horários
| M1 | 25 | 21 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001630 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IProfessor responsável pela turma: DANIELA LLOPART CASTRO Horários
| M1 | 15 | 13 | ||||||
05001631 - CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADESProfessor responsável pela turma: MARIA FONSECA FALKEMBACH Horários
| M1 | 20 | 22 | ||||||
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: Rogers Rocha Horários
| T3 | 30 | 5 | ||||||
05001633 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTESProfessor responsável pela turma: REBECA DA CUNHA RECUERO Horários
| M1 | 25 | 13 | ||||||
05001632 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAISProfessor responsável pela turma: JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA Horários
| M1 | 20 | 11 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001639 - ANÁLISE CÊNICA E FORMAÇÃO DE PÚBLICO PARA DANÇAProfessor responsável pela turma: REBECA DA CUNHA RECUERO Horários
| M1 | 30 | 9 | ||||||
05001642 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALProfessor responsável pela turma: FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO Horários
| M1 | 10 | 10 | ||||||
05001642 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALProfessor responsável pela turma: Marco Aurelio da Cruz Souza Horários
| M2 | 10 | 10 | ||||||
05001640 - MÚSICA E MOVIMENTOProfessor responsável pela turma: Gustavo Angelo Dias Horários
| M1 | 15 | 10 | ||||||
05001641 - PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DANÇA IIProfessor responsável pela turma: CARMEN ANITA HOFFMANN Horários
| 1 | 35 | 10 | ||||||
05001643 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NO ENSINO MÉDIOProfessor responsável pela turma: ROBSON TEIXEIRA PORTO Horários
| M1 | 22 | 13 | ||||||
05001644 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC IProfessor responsável pela turma: ANA CRISTINA RIBEIRO SILVA Horários
| P1 | 12 | 10 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001648 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC IIProfessor responsável pela turma: Thiago Silva de Amorim Jesus Horários
| P1 | 20 | 15 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001649 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILProfessor responsável pela turma: ROBSON TEIXEIRA PORTO Horários
| M1 | 10 | 1 | ||||||
05001649 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILProfessor responsável pela turma: ANDRISA KEMEL ZANELLA Horários
| M2 | 10 | 5 | ||||||
05001651 - MONTAGEM CÊNICA II Horários
| P1 | 10 | 2 | ||||||
05001650 - PANORAMA PROFISSIONAL E MUNDO DO TRABALHO EM DANÇAProfessor responsável pela turma: Thiago Silva de Amorim Jesus Horários
| T1 | 15 | 15 |
Complementares
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001660 - LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS CONTEMPORÂNEAS IProfessor responsável pela turma: ALEXANDRA GONCALVES DIAS Horários
| P1 | 30 | 26 | ||||||
05001659 - LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS MODERNAS IProfessor responsável pela turma: CARMEN ANITA HOFFMANN Horários
| P1 | 30 | 20 | ||||||
05001652 - LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS IProfessor responsável pela turma: Thiago Silva de Amorim Jesus Horários
| P1 | 30 | 15 | ||||||
05001661 - LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS URBANAS IProfessor responsável pela turma: ANA CRISTINA RIBEIRO SILVA Horários
| P1 | 30 | 27 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001680 - LABORATÓRIO DE DANÇA: CAPOEIRA IIProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| P1 | 30 | 12 | ||||||
05001669 - TÓPICOS ESPECIAIS EM DANÇA IIIProfessor responsável pela turma: FÁTIMA YASKA ANTUNES SILVA Horários
| P1 | 15 | 10 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ALICE DA FONSECA BARZ | 2024 | 1 |
ALICE GARCIA DE ARAUJO | 2024 | 1 |
Aline Xavier Leal | 2024 | 1 |
ANA CAROLINA DE LIMA BARRETO | 2024 | 1 |
ANTONELLA LIMA ALTAFIM | 2024 | 1 |
CRISTOPHER RIBEIRO DE RIBEIRO | 2024 | 1 |
DAIANE DOMINGUES RAMIRES | 2024 | 1 |
EDUARDA CASTANHEIRA MADEIRA | 2024 | 1 |
GUSTAVO DA CUNHA ORTIZ | 2024 | 1 |
ISABEL URTASSUM DA SILVA ROSA | 2024 | 1 |
JAY GUIMARÃES PORTO | 2024 | 1 |
JOAO MARCELO DE AVILA VARASCHIN | 2024 | 1 |
MARIA EDUARDA DA SILVA BARRETO | 2024 | 1 |
MARIANA DE JULIO | 2024 | 1 |
MARIANY RAMIRES FLORES | 2024 | 1 |
MARIELI CAMPOS LOPES | 2024 | 1 |
MARLY BORGATTO DE CCASA | 2024 | 1 |
PRISCILA COUTO DOS SANTOS | 2024 | 1 |
RAISSA BARBOZA BERNEIRA | 2024 | 1 |
ROBERT DIAS DOS SANTOS | 2024 | 1 |
Viviane Goulart Medina | 2024 | 1 |
Felicia Bauer Mascarenhas de Souza Teixeira | 2023 | 2 |
GABRIELLE FREITAS TEIXEIRA | 2023 | 2 |
ALICE DOS SANTOS GOMES | 2023 | 1 |
CAMILA RIBEIRO BATISTA | 2023 | 1 |
ISABELLE DA ROSA ALBUQUERQUE | 2023 | 1 |
ISADORA MARTEN BRIAO | 2023 | 1 |
LIVIA LEAL DOS SANTOS | 2023 | 1 |
NATIELE MEIRELLES MARTINS | 2023 | 1 |
NICOLAS FLORES PEDROSO | 2023 | 1 |
PAULO VICTOR BRITO DA SILVA | 2023 | 1 |
ANA CAROLINA BENELLI VALIM | 2022 | 1 |
BRUNA MOREIRA DE OLIVEIRA | 2022 | 1 |
ERIKA LOPES DUARTE | 2022 | 1 |
EVELIN DE OLIVEIRA PINTO | 2022 | 1 |
GABRIEL ALVES DA SILVA AMANCIO | 2022 | 1 |
MARIA EDUARDA DA CUNHA LEMOS | 2022 | 1 |
NATHALIA SILVA CARVALHO | 2022 | 1 |
NATHANAEL PERES MARTINS | 2022 | 1 |
RAFAELLA DE CANTES DEGANI | 2022 | 1 |
RAIANE NICOLE RIBEIRO PALHARES | 2022 | 1 |
VITORIA CAMARGO BILHARVA | 2022 | 1 |
ANA CAROLINA FREITAS SILVA | 2021 | 1 |
BEATRIZ LARA BUCHWISER SILVA PEDRASSANI | 2021 | 1 |
EDUARDA DA SILVA GARCIA | 2021 | 1 |
FILIPE IRACET FRANCO | 2021 | 1 |
FRANCINE SAMPAIO DE SOUZA | 2021 | 1 |
IZADORA SOUTO LAMAS | 2021 | 1 |
JOANA BOTELHO MARRERO | 2021 | 1 |
JULIA CRISTINA CARDOSO | 2021 | 1 |
KAREN HARTWIG DA SILVA | 2021 | 1 |
MARIANA MARTINS DA PIA | 2021 | 1 |
NATALI SANTOS TASCHETTI | 2021 | 1 |
RENATA BOM REIS DE SOUZA | 2021 | 1 |
EMANUELLE DA SILVA BELASQUEM | 2020 | 1 |
JEAN DORNELLES CHAGAS | 2020 | 1 |
LAURA RODRIGUES DA CONCEICAO SOUZA | 2020 | 1 |
LUIZA RANGEL MORESCO | 2020 | 1 |
MARESSA DA ROSA GOMES BITTENCOURT | 2020 | 1 |
MARLON EDUARDO BRUNETTA | 2020 | 1 |
MATHEUS IBANEZ MELLO | 2020 | 1 |
RACHEL CAMPOS ALBAINI DA SILVA | 2020 | 1 |
TAIANY GLORIA DA ROSA | 2020 | 1 |
YAGO JOSE VIEIRA RODRIGUES | 2020 | 1 |
ANDERSON ROBERTO CRUZ DA SILVEIRA | 2019 | 1 |
ANTONELLA DE AQUINO SILVEIRA | 2019 | 1 |
ISADORA BEATRIZ DE SOUZA GIL | 2019 | 1 |
LAIS GOULARTE RUSCH | 2019 | 1 |
NATALIA CRISTINA DE CAMARGO | 2019 | 1 |
RAMONA DE ALMEIDA FREITAS | 2019 | 1 |
BIANCA BESSA CORREA | 2018 | 1 |
CAROLINE DA SILVA VILLAR | 2018 | 1 |
DAIANE GONÇALVES MOLINA | 2018 | 1 |
DANIELA FERREIRA DE SOUZA | 2018 | 1 |
MACLEI RIBEIRO MOTAS | 2018 | 1 |
PALOMA ALVES GOVEIA | 2017 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ALEXANDRA RODRIGUES LATUADA | 2008 | 2012 |
GESSI DE ALMEIDA KÖNZGEN | 2008 | 2012 |
JACIARA JORGE | 2008 | 2012 |
TAÍS CHAVES PRESTES | 2008 | 2012 |
ALEX SANDER SILVEIRA DE ALMEIDA | 2008 | 2013 |
CARLOS EDUARDO MOTTA MACHADO | 2009 | 2013 |
DÉBORA PINHEIRO DAMASCENO | 2009 | 2013 |
JAQUELINE SILVA VIGORITO | 2009 | 2013 |
KARINA SILVEIRA AZEVEDO | 2009 | 2013 |
MAIARA CRISTINA MORAES GONCALVES | 2009 | 2013 |
MÔNICA CORRÊA DE BORBA BARBOZA | 2008 | 2013 |
TAUANA OXLEY PEREIRA | 2009 | 2013 |
THOMAS PORTO MARINHO | 2009 | 2013 |
THUANI CERONI SILVEIRA | 2009 | 2013 |
ANA TERESA GARCIA DE SOUZA | 2010 | 2014 |
ÂNDERSON LUÍS MATEUS SANTOS | 2010 | 2014 |
ÂNDREA RODRIGUES DA SILVA | 2010 | 2014 |
ANDRESSA RODRIGUES CORRÊA | 2011 | 2014 |
EMILAINE ROSALES CAMPOS | 2011 | 2014 |
JOSIANE DA MOTA PEREIRA | 2009 | 2014 |
LETíCIA GABRIELA LUPINACCI | 2011 | 2014 |
LUCIANA RASSWEILER DE CAMPOS | 2011 | 2014 |
LUCIANO MELLO COSTA | 2008 | 2014 |
REJANETE VIEIRA | 2009 | 2014 |
SANDRA DIAS DA SILVA | 2011 | 2014 |
ALLAN MOSCON ZAMPERINI | 2011 | 2015 |
DÉBORA SOUTO ALLEMAND | 2008 | 2015 |
HELENA THOFEHRN LESSA | 2010 | 2015 |
JAINNE CRISTINA PAES LADEIRA | 2011 | 2015 |
LISIÊ COELHO DE SOUZA | 2011 | 2015 |
LUANA ECHEVENGUÁ ARRIECHE | 2010 | 2015 |
VANESSA ROCHA DE OLIVEIRA | 2011 | 2015 |
ANDRESSA DA SILVA BITENCOURT | 2008 | 2016 |
ANDRINE PORCIUNCULA NEUTZLING | 2011 | 2016 |
CLEYCE SILVA COLINS | 2011 | 2016 |
DÉBORA CARDOSO DA SILVA | 2011 | 2016 |
DENISE FERREIRA DOS ANJOS | 2009 | 2016 |
JANINE LOPES OTT | 2011 | 2016 |
JULIANA DE MORAES COELHO | 2010 | 2016 |
JULIE DE FREITAS SALDANHA | 2011 | 2016 |
KAREN DOMINGUES RODRIGUES | 2010 | 2016 |
ROBSON TEIXEIRA PORTO | 2013 | 2016 |
TAÍS BASTOS BOTELHO ARRIETA | 2011 | 2016 |
TAISON FURTADO DUARTE | 2011 | 2016 |
ALICE BRAZ ITURRIET | 2009 | 2017 |
CAROLINE RIBEIRO PAZ | 2014 | 2017 |
ÉRIKA MACEDO TAVARES | 2013 | 2017 |
JÉSSICA OLIVEIRA DE CARVALHO | 2014 | 2017 |
KELLY SOUZA SILVA | 2013 | 2017 |
MARIA EDUARDA DE SOUZA TEJADA SAYÃO | 2014 | 2017 |
MIRIAM BROCKMANN GUIMARÃES | 2011 | 2017 |
BELIZA GONZALES ROCHA | 2015 | 2018 |
CAROLINA MARTINS PORTELA | 2015 | 2018 |
DAVID FERREIRA VIEIRA | 2013 | 2018 |
IVANIA SILVA DE OLIVEIRA | 2015 | 2018 |
JANAINA BRUNA DOS SANTOS MOREIRA | 2014 | 2018 |
JOICE SOARES RODRIGUES | 2014 | 2018 |
KEITY MACHADO LEMKE | 2015 | 2018 |
LARISSA BASSOLS BRISOLARA MARQUES | 2014 | 2018 |
LIDIANE DOMINGUES RODRIGUES | 2012 | 2018 |
MARINA TIMM MEDEIROS | 2015 | 2018 |
RAMON DE OLIVEIRA GRANADO | 2015 | 2018 |
RAQUEL GUE RITA | 2014 | 2018 |
REBECA PEREIRA SAN MARTINS | 2013 | 2018 |
RENAN DE VARGAS BRIÃO | 2015 | 2018 |
ROBSON BORDIGNON PÓLVORA | 2015 | 2018 |
THAYNARA GARCIA DE OLIVEIRA | 2014 | 2018 |
BRENDA FURTADO PIO | 2010 | 2019 |
BRUNA MONTEIRO BAES GARCIAS | 2014 | 2019 |
CAROLINA PINTO DA SILVA | 2014 | 2019 |
CINTIA PEREIRA FERNANDES | 2016 | 2019 |
CÍNTIA QUINTANA MENDES | 2015 | 2019 |
DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL | 2016 | 2019 |
FRANCIELE SERPA COSTA | 2017 | 2019 |
GEOVANA SILVA DE CARVALHO | 2013 | 2019 |
JOÃO LUCAS DA CRUZ | 2013 | 2019 |
KATHLEN IANDRA SILVA PRESTES | 2016 | 2019 |
LÍSIA JESSICA MACHADO PEIXOTO | 2011 | 2019 |
NAIANE RIBEIRO ROSA | 2014 | 2019 |
SHAIANE BEATRIZ DOS SANTOS | 2016 | 2019 |
YANE BUENO CAETANO | 2016 | 2019 |
CLÉSIS NIARA LARROSSA PAIVA | 2009 | 2020 |
GRÉGORY DE SOUZA PINHEIRO | 2015 | 2020 |
JANIEL VEGA BITENCOURT | 2016 | 2020 |
NAYANE MACHADO LIMA DE MELO | 2016 | 2020 |
BRUNO BLOIS NUNES | 2018 | 2021 |
DEIVID GARCIA VIEGAS | 2014 | 2021 |
EDERSON ZANETI VERGARA | 2017 | 2021 |
EDUARDO MARTINS BEMFICA | 2015 | 2021 |
INDA RULIO BAJAR | 2016 | 2021 |
ISABELA CORRADI VIANNA SIMÕES GOMES | 2016 | 2021 |
LUDMILA DE LIMA COUTINHO | 2016 | 2021 |
SARAH BEATRICE ABDALLA GROHMANN BARBOSA | 2017 | 2021 |
YASMIN PEREIRA FARIAS | 2016 | 2021 |
Alêxander Christopher Pereira Garcia | 2018 | 2022 |
Anielle Gomes Nunes | 2018 | 2022 |
BIANCA MENDES ASCARI | 2018 | 2022 |
BRUNO LEMOS BRITTO | 2017 | 2022 |
DENILSON COSSERES FERREIRA | 2011 | 2022 |
ISABELLE RODRIGUES ALVES | 2019 | 2022 |
JANETE RODRIGUES DA SILVA | 2017 | 2022 |
JEFERSON LEONARDO MANFRONI CABRAL | 2018 | 2022 |
JOÃO VITOR DA COSTA REIS | 2019 | 2022 |
KAREN DA CONCEIÇÃO MOREIRA | 2018 | 2022 |
KARINA BADIA FONSECA | 2015 | 2022 |
KARINA DA COSTA DA SILVA | 2018 | 2022 |
MARIA BEATRIZ BORGES CONCEIÇÃO | 2016 | 2022 |
ROSÂNGELA DA ROSA DOMINGUES | 2013 | 2022 |
SARAH LEÃO LOPES | 2018 | 2022 |
STEPHÂNIA FITARONI BATISTA LENGRUBER | 2017 | 2022 |
TAINÁ MADRUGA ROMERO | 2017 | 2022 |
VICTOR TECHERA SILVEIRA | 2016 | 2022 |
DÉBORA DA SILVA MENDES | 2016 | 2023 |
FRANCINE DA SILVA LEMOS | 2018 | 2023 |
JÚLIA HENRIQUES COSTA | 2018 | 2023 |
RITA DE CÁSSIA BECKER SILVEIRA DE AVILA | 2014 | 2023 |
SIDINÉIA MILANO GARCIA | 2015 | 2023 |
THIAGO REZENDE DE AVILA | 2018 | 2023 |
VICTOR JÚLIO MARTINS DE FRANÇA | 2019 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Coronel Alberto Rosa, 62 Central dos Colegiados - Sala 301 - 3º andar
96010-770 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Central dos Colegiados - Sala 301 do Bloco 1 - 8h às 12h e 13h às 17h. - (53) 3284-5518
- clique para ver o e-mail
- @danca.ufpel/
- /danca.ufpel