Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360021
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudar aspectos psicológicos, cognitivos, afetivos e sociais, disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais relativos a prática profissional docente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Capacitar o aluno a compreender os conhecimentos da Psicologia da Educação na prática educativa.

Específicos:
-Reconhecer a Psicologia da Educação como ciência, a partir dos seus objetos, campos, métodos de estudo e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.
- Compreender as diferentes fases do desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo, relacionando-as a situações de aprendizagem.
- Identificar os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas da Psicologia da Educação e suas implicações à prática educativa.
- Fundamentar e compreender diferentes linhagens epistemológicas (empirista, apriorista e interacionista) e práticas pedagógicas (diretiva, não-diretiva e relacional) subjacentes a práticas educativas e a correntes teóricas da Psicologia.
- Caracterizar os papéis do professor em seu relacionamento com o aluno.
- Problematizar questões psicossociais e contemporâneas que atravessam a prática docente, tais como: diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, bullying, inclusão, entre outros temas emergentes.
- Desenvolver as habilidades de análise, síntese, elaboração pessoal e aplicação dos assuntos da psicologia de educação nas situações de aprendizagem.

Conteúdo Programático

I) Um breve olhar sobre a Psicologia
1.1 Compreensão histórica
1.2 Psicologia como ciência
1.3 Objeto(s) de estudo

2) Desenvolvimento humano
2.1 Aspectos gerais sobre o ciclo vital
2.2 Cultura e desenvolvimento humano
2.3 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento

3) Teorias Clássicas da Psicologia e sua relação com a Educação
3.1 Psicanalítica
3.2 Behaviorista
3.3 Construtivista
3.4 Sócio-histórica
3.5 Teorias contemporâneas

4)Temas emergentes relacionados ao contexto escolar e ao processo de ensino aprendizagem
4.1 Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa.
4.2 Bullying, agressividade
4.3 Inclusão x adaptação
4.4 Outros temas emergentes

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012.
  • SALVADOR, César Coll. Psicologia da Educação. MESTRES Mariana; GOÑI Javier, GALLART, Isabel Solé. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
  • BOCK, Ana M. B. FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2013.
  • PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2015.

Bibliografia Complementar:

  • CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2012.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
  • ILLERIS, Kunud. Teorias Contemporâneas de Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • KUPPER, Maria Cristina. Freud e a Educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione,1992.
  • OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998.
  • ROGOFF, Barbara. A Natureza Cultural do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T10 2019 / 2 35 30 Dança (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
NEY ROBERTO VATTIMO BRUCK
Professor responsável pela turma

T1 2019 / 2 40 35 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
DENISE MARCOS BUSSOLETTI
Professor responsável pela turma

T2 2019 / 2 40 31 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON
Professor responsável pela turma

T3 2019 / 2 42 33 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO
Professor responsável pela turma

T4 2019 / 2 44 40 Ciências Biológicas (Licenciatura)
Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
DENISE MARCOS BUSSOLETTI
Professor responsável pela turma

T5 2019 / 2 46 41 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MARIA SIMONE DEBACCO
Professor responsável pela turma

T6 2019 / 2 41 34 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
LUI NORNBERG
Professor responsável pela turma

T7 2019 / 2 41 40 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO
Professor responsável pela turma

T8 2019 / 2 40 37 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
MARIA SIMONE DEBACCO
Professor responsável pela turma

T9 2019 / 2 40 31 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Pedagogia (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Filosofia (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Artes Visuais (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Música (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Física (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO História (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO História (Bacharelado)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Francês (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Espanhol (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Alemão (Licenciatura)
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I Matemática (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Ciências Biológicas (Bacharelado)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Ciências Biológicas (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Química Industrial (Bacharelado)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Dança (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Química (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Educação Física (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 20/10/2019 05:57:17 (consulta levou 0.222524s)