Nome do Curso / Conceitos (*)
Física
Enade (2021)3CPC (2021)3
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
2900
Código e-MEC
14997
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
Nota do ENEM 2025/115214121430
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/117215131535
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 07 de 20 de julho de 1990.
Curso reconhecido pela Portaria nº 560 de 22/03/1999. Publicada no D.O.U. de 26/03/1999.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada na Seção 1, página 264 do D.O.U. de 28/12/2018.

Contextualização

O atual Curso de Licenciatura em Física (CLF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é o resultado de uma evolução do curso aprovado pelo Conselho Universitário desta universidade em 10 de julho de 1990 e criado pela Portaria Nº. 07/90. A justificativa original para sua criação foi a expressiva carência de professores com formação em Física na região da 5a Delegacia de Educação, atual 5a Coordenadoria Regional de Educação. Em 1991, foi realizado o primeiro processo seletivo (vestibular) e ingressou na UFPel a primeira turma do curso, composta por trinta alunos.

A implantação do Curso de Licenciatura em Física, além de suprir a deficiência de profissionais qualificados para o Ensino de Física nas escolas de segundo grau (Ensino Médio), visava alcançar dois outros objetivos: o primeiro, de ordem pedagógica, visava formar profissionais com sólidos conhecimentos em Física, de forma a permitir que seus egressos pudessem, se assim o desejassem, dar prosseguimento aos seus estudos em Nível de Pós-Graduação, qualificando-os como Pesquisadores em Física e/ou Professores Universitários; o segundo, de ordem funcional da UFPel, visava racionalizar a utilização de recursos humanos e materiais, uma vez que os departamentos do Instituto de Física e Matemática (IFM) já ofereciam um elevado número de disciplinas para outros cursos da Universidade.

Atualmente, o curso é qualificado com nota 4 no ENADE e apresenta boa estrutura de laboratórios didáticos e de pesquisa. Seu corpo docente é formado exclusivamente por professores doutores em regime de dedicação exclusiva que buscam constantemente a formação em excelências dos estudantes do Curso.
Também, os estudantes do Curso podem desenvolver várias atividades de formação acadêmica extracurricular, como Iniciação Científica, Programa de Educação Tutorial (PET) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).

 

Objetivos

 a) Geral

O Curso de Licenciatura em Física da UFPel tem por objetivo formar Professores de Física com conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes a um profissional capacitado para atuação no Ensino Médio, com capacidade de transformação, através da ação pedagógica baseada no método científico e na análise crítica da realidade.

b) Específicos

  • Oferecer um sólido embasamento teórico da Área da Física, envolvendo sua evolução histórica e suas aplicações;

  • Promover a capacitação pedagógica que permitirá aos licenciados assumir a condução do processo de ensino de forma adequada;

  • Desenvolver habilidades e competências inerentes à prática do Ensino de Física;

  • Desenvolver o comprometimento do Ensino de Física com o aprimoramento cultural que deve embasar o Ensino Fundamental e Médio;

  • Capacitar o licenciado de acordo com os conhecimentos produzidos na área de pesquisa em Ensino de Física, ou seja, os conhecimentos sobre novas abordagens, novas metodologias e novos conteúdos para o ensino da Física;

  • Contextualizar o curso de forma a manter o licenciado em contato com a realidade escolar, preparando-o para atuar nessa realidade;

  • Fornecer aos alunos a base para a formação de futuros pesquisadores e professores universitários.

 

Perfil do Egresso

Ao final do Curso, objetiva-se que o egresso do Curso de Licenciatura em Física da UFPel seja um profissional integrado no meio científico e social e que possua as seguintes características:

  1. domínio do conhecimento específico de Física com ênfase nos conceitos e leis básicas que constituem a ciência;
  2. capacidade de emprego de métodos matemáticos para a solução de problemas físicos;
  3. consciência da importância das ciências para a formação da cidadania, principalmente nas questões da integração do homem com o meio e a importância da preservação dos bens naturais;
  4. capacidade de trabalhar em equipe e de forma integrada com os colegas da sua e de outras áreas, no sentido de contribuir com a proposta pedagógica da escola na qual está inserido, favorecendo com isso uma aprendizagem multidisciplinar e significativa dos alunos;
  5. espírito crítico e abertura para investigação científica, com vistas ao aprimoramento dos conhecimentos específicos e didático-pedagógicos;
  6. familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificado, de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem, estando preparado para avaliar os resultados das ações empregadas;
  7. capacidade de observar cada aluno na busca por alternativas de ação de forma a levar os mesmos a desenvolverem-se plenamente, com base nos resultados das avaliações, atuando como motivador no desenvolvimento integral do estudante;
  8. capacidade de aprimoramento profissional, procurando atualizar conhecimentos e incorporar o uso de novas tecnologias, adaptando seu trabalho às novas demandas socioculturais;
  9. capacidade de aprimoramento e motivação para estudo individual e em grupo, visando à formação em níveis de pós-graduação.
 

Competências e habilidades

O Curso de Licenciatura em Física da UFPel, seguindo as orientações emitidas pelo Parecer CNE/CES 1.304/2001, procura desenvolver, de acordo com a formação de Físico-Educador, competências e habilidades que visem qualificar o exercício do magistério de Ensino Médio de seus egressos. Diante desse cenário, enumeram-se a seguir as seguintes competências:

  1. dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;

  2. descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;

  3. diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;

  4. manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;

  5. desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos;

  6. propor, elaborar, executar e avaliar novas práticas pedagógicas adequadas à realidade e ao contexto escolar do Ensino Médio e embasadas em referenciais teóricos consistentes com as linhas atuais de pesquisa em Ensino de Física.

 

O desenvolvimento das competências acima enumeradas está associado à aquisição de determinadas habilidades, as quais, segundo o Parecer CNE/CES 1.304/2001, dividem-se em habilidades gerais e específicas. Ciente dessa realidade o Curso de Licenciatura em Física procura proporcionar o desenvolvimento das seguintes habilidades:

a)Gerais

  • Utilizar a Matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;

  • resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;

  • propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;

  • concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e complexa;

  • utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;

  • utilizar os diversos recursos da Informática, dispondo de noções de linguagem computacional;

  • conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições ou em análise de dados (teóricos ou experimentais);

  • reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;

  • apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;

  • reconhecer os diferentes referenciais teóricos existentes para descrever os processos de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino de Física;

  • propor, elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas específicas e inovadoras consistentes com o contexto escolar e com os referenciais teóricos consagrados no Ensino de Física.

b)Específicas

  • O planejamento e o desenvolvimento de diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;

  • a elaboração ou adaptação de materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais.

O Curso ainda proporcionará uma série de vivências que tornam o processo educacional mais integrado. Ao final da formação o graduando terá:

  1. realizado experimentos em laboratórios;

  2. experiência com o uso de equipamentos de informática;

  3. realizado pesquisas bibliográficas, identificando e localizando fontes de informação relevantes;

  4. entrado em contato com ideias e conceitos fundamentais da Física e das Ciências, através da leitura de textos básico;

  5. sistematizado seus conhecimentos e seus resultados em um dado assunto através de, pelo menos, a elaboração de um artigo, comunicação ou relatório;

  6. entrado em contato com conceitos e teorias fundamentais dos referenciais teóricos que embasam o Ensino de Física;

  7. participado da elaboração e execução de atividades de Ensino de Física embasadas em práticas pedagógicas consistentes com os referenciais teóricos estudados.

 

Organização Curricular

http://wp.ufpel.edu.br/fisica-licenciatura/fluxograma/
 

Procedimentos e metodologias de ensino

 
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A filosofia do Curso de Licenciatura em Física está comprometida com a formação integral dos seus discentes. Esta formação deve privilegiar a produção de conhecimento e não apenas a mera transmissão desse. Fundamentada nesse princípio, surge a necessidade de que seja estabelecida uma comunicação multidirecional entre docentes e discentes durante o processo de ensino e aprendizagem. Essa comunicação deve ser mediada por tecnologias apropriadas. Neste cenário, o papel da prática pedagógica é definitivo para a promoção da sinergia entre o direcionamento dessas tecnologias, visando à produção de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação do Processo de Aprendizagem

Com este enfoque pedagógico, a proposta de aprendizagem será executada com aplicação das seguintes premissas:

  • Material didático-pedagógico em linguagem adequada e atualizada;

  • Atividades teóricas e práticas relevantes e contextualizadas;

  • Troca de experiências e interação social;

  • Uso de fontes de informação de qualidade;

  • Uso de tecnologia multimídia para interação;

  • Atividades teóricas interfaceadas com a prática.

As atividades disciplinares que são ministradas, em geral, por aulas expositivas, devem ser enriquecidas combinando-se com o uso de multimeios didáticos, de acordo com suas especificidades. Por isso, tal procedimento tradicional deverá ser progressivamente associado com outros tipos de atividades, tais como apresentação de seminários, produção de monografias, realização de trabalhos em grupo, produção de programas educacionais, criação e confecção de materiais e/ou equipamentos destinados a aulas experimentais e construção de projetos. As atividades práticas poderão ser ministradas junto aos Laboratórios LM 1, LMFMC, LMFT, LEMO 1, LEMO 2, LE, LNT e LEF 1 do Departamento de Física da UFPel, ou em campo, acompanhadas e supervisionadas por um docente.

A avaliação de cada disciplina é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, podendo variar em função das orientações contextuais dos docentes responsáveis por ministrá-las. A operacionalização e os critérios de avaliação estarão especificados no plano de ensino ou trabalho da disciplina, nos quais serão apontados os procedimentos avaliativos, que variam entre a aplicação tradicional de provas, até atividades múltiplas a critério dos docentes, como testes orais e escritos, listas de exercícios, trabalhos, seminários, projetos, relatórios e outras dinâmicas.


Processo de Avaliação do Projeto do Curso

Atualmente, a avaliação indireta dos objetivos do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Física é realizada empregando uma análise crítica dos resultados provenientes do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, estruturado pelo MEC e INEP, somada aos relatos provenientes dos egressos do Curso e do acompanhamento das atividades desenvolvidas durante os estágios supervisionados.

Além dos instrumentos de avaliação anteriores, o Curso de Licenciatura em Física da UFPel conta com o NDE. Esse desempenha um papel crítico no que se refere à execução do PPC com vistas à realização de ajustes e correções imediatas, além de promover avaliações periódicas sobre o PPC sempre que essas se mostrarem oportunas. O NDE deve ser responsável pela concepção do PPC desde a sua formulação, estendendo-se a sua implementação, execução e à análise dos resultados e impactos por ele produzidos. A realização desse tipo de atividade, contínua e sistemática, contribuirá para o fortalecimento do PPC. A proposição da avaliação a ser desenvolvida por esse núcleo vai além do mero procedimento burocrático de listagem de erros e acertos, ou seja, buscará um melhoramento contínuo por parte dos resultados do processo de formação do Físico Educador, comprometido no aprendizado social das organizações envolvidas neste campo profissional e promovendo a sistematização de informações que contribuirão para o aprimoramento do PPC.

 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Os estudantes do Curso podem participar de atividades de Iniciação Científica (IC) junto aos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis) - Mestrado e Doutorado - da UFPel. 
Ainda, os estudantes do Curso podem desenvolver seus trabalhos de IC junto aos Laboratórios do PPGFis,  a saber:

Laboratórios de pesquisa

Os laboratórios de pesquisa do Departamento de Física da UFPel viabilizam aos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física a possibilidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos nas disciplinas ao longo do Curso bem como oportunizar a ampliação da formação do estudante em áreas aplicadas da Física mediante a participação em pesquisa e desenvolvimento nas áreas descritas abaixo.

a) Laboratório de Supercondutividade:

Este laboratório desenvolve pequisas na área de supercondutividade e magnetismo, desde temperaturas criogênicas até altas temperaturas, em amostras monocristalinas, policristalinas sinterizadas, texturizadas e filmes finos. No momento, o laboratório conta com uma área de 60 m2.

b) Laboratório de Crescimento de Cristais Avançados e Fotônica

Este laboratório tem como objetivo crescer cristais via micro-ondas, em condições brandas de temperatura e tempo, com o intuito de obter nano e meso cristais, os quais são aplicados em células solares, LEDs e marcadores luminescentes. No momento, o laboratório conta com uma área de 30 m2.

c) Laboratório de Modelagem Computacional em Física de Altas e Médias Energias

Laboratório destinado à simulação computacional de altas e médias energias, para o estudo de Hádrons e demais partículas. No momento, o laboratório conta com uma área de 15 m2.

d) Laboratório de Modelagem Computacional em Sistemas Complexos

Este laboratório é utilizado para a pesquisa teórica em Física Estatística de sistemas da matéria condensada mole. No momento o laboratório conta com uma área de 15m2.

e) Laboratório de Alto Processamento de Física dos Plasmas

Este laboratório serve de suporte computacional para o processamento de alto desempenho e tratamento pré e pós-processamento, para o desenvolvimento dos projetos em Física dos Plasmas, bem como aos demais pesquisadores do Departamento de Física e Mestrado em Física. No momento, o laboratório conta com uma área de 15 m2.

f) Laboratório de Síntese e Caracterização de Materiais

Este laboratório destina-se ao estudo eletroquímico, eletrodeposição e intercalação de íons em filmes finos. Podem ser realizadas medidas típicas de corrente-tensão e voltametria cíclica. No momento, o laboratório conta com uma área de 36 m2.

 
 

Acompanhamento de Egressos

O Curso de Licenciatura em Física utiliza o acompanhamento do egresso como um mecanismo de acompanhamento da vida profissional dos egressos do Curso. O objetivo deste acompanhamento é auxiliar o Curso na construção de indicadores referentes à demanda da área de Física no Estado do RS e no Brasil, identificando áreas em crescimento e em desenvolvimento, a qualidade do profissional formado e a eficiência e a qualidade do Curso.

Essas informações auxiliarão no aperfeiçoamento do PPC, bem como promover o aperfeiçoamento continuado no processo de avaliação do Curso, a partir da identificação das necessidades dos egressos. Neste sentido, o acompanhamento do perfil do egresso tem como objetivos:

  1. manter o relacionamento e o vínculo do egresso com o Curso;
  2. verificar a inserção dos alunos no mercado de trabalho;
  3. identificar o perfil do egresso;
  4. criar ferramentas de avaliação do desempenho do egresso no mercado de trabalho;
  5. obter informações sobre a demanda do mercado de trabalho;
  6. obter subsídios para a adequação do PPC.

O Curso de Licenciatura em Física manterá contato com seus egressos, por exemplo, através de e-mails, eventos da área e da “homepage” do Curso e redes sociais. Ainda, a UFPel disponibiliza o portal do egresso, que é uma iniciativa institucional para acompanhamento de egressos.

 

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

  • Campus Universitário Capão do Leão, S/N Sala 305, 3º andar do prédio 05
    96001-970 Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    Seg. a Sex.: 8h às 12h / 13h às 17h
  • (53) 3275-7375
  • clique para ver o e-mail

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