Nome do Servidor
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO
Matrícula SIAPE
420885
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
18/11/1986
Data de ingresso na UFPel
18/11/1986
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Cargo
Professor do Magistério Superior/Classe/Tit.
Classe / Nível
8 / 801
Titulação
Doutorado
Função / Unidade
Diretor / Faculdade de Educação
CHEFE DE DEPARTAMENTO / Departamento de Ensino
Gratificação / Data inicial
CD-03 / 03/11/2020
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Álvaro Moreira Hypolito possui Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin - Madison. É Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas, onde exerceu a função de Pró-Reitor de Graduação. Atualmente é o Diretor da Faculdade de Educação. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas da UFPel. Publicou 73 artigos em periódicos especializados e 48 trabalhos em Anais de eventos. Possui 37 capítulos de livros e 14 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Orientou 14 trabalhos de dissertação de mestrado e 18 teses de doutorado, duas como co-orientador. Supervisionou sete estágios de Pós-doutorado. Participou de vários projetos de pesquisa, atua em 3 projetos de pesquisa. Colabora em conselhos editoriais de vários periódicos. É co-editor da revista Currículo sem Fronteiras (A1). Participa da REDESTRADO, na coordenação nacional e como membro efetivo da rede na América Latina. É filiado nas associações nacionais ANPEd, ANPAE e ABdC. Participa da AERA como membro efetivo e da WERA. Foi Professor Visitante na UFMG, onde atua como pesquisador do GESTRADO e de Redes de Investigação Internacionais com várias universidades nacionais e internacionais. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão e Gerencialismo. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Gênero, Globalização e Identidade.

Formação acadêmica

Doutorado em Curriculum and Instruction (University of Wisconsin - Madison, 2004)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais, 1994)
Especialização em Especialização Em Educação Educação e Sociedade (Universidade Federal de Pelotas, 1989)
Graduação em Licenciatura Curta Em Educação Artística (Universidade Federal de Pelotas, 1981)
Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 1982)

Áreas de atuação

Administração Educacional - Administração de Sistemas Educacionais
Currículo - Teoria Curricular
Tópicos Específicos de Educação - Trabalho Docente

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
TRABALHO DOCENTE, CURRÍCULO E GESTÃOCOORDENADOR DO PROJETO01/03/201928/02/20214
REDES POLÍTICAS E NOVA GOVERNANÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA Base Nacional Comum CurricularCOORDENADOR DO PROJETO01/05/201831/10/20192
Curricularização da Educação Ambiental na UFPEL: uma análise a partir das concepções e das práticas curriculares dos cursos de graduaçãoCOORDENADOR DO PROJETO01/08/201831/07/20194
REORGANIZAÇÃO GERENCIALISTA NA ESCOLA: Gestão, Currículo e Trabalho DocenteCOORDENADOR DO PROJETO08/05/201805/12/20182
Curricularização da Educação Ambiental na UFPEL: uma análise a partir das concepções e das práticas curriculares dos cursos de graduaçãoCOORDENADOR DO PROJETO22/05/201731/07/20184
REORGANIZAÇÃO GERENCIALISTA NA ESCOLA: Gestão, Currículo e Trabalho DocenteCOORDENADOR DO PROJETO04/05/201507/05/20182
A produção da Educação Física escolar: aproximações e afastamentos com o dispositivo da esportivização.17/12/201516/12/20162
A produção da Educação Física escolar: aproximações e afastamentos com o dispositivo da esportivização.17/12/201516/12/20162
Práticas de Gestão Hospitalar Contemporâneas: Governando Sujeitos e Moldando Condutas05/10/201405/10/20152
Práticas de Gestão Hospitalar Contemporâneas: Governando Sujeitos e Moldando Condutas05/10/201405/10/20152
Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação): redes políticas e efeitos na formação docente20/05/202130/04/20251
Políticas para a Educação Básica em tempos de PandemiaCOORDENADOR DO PROJETO08/06/202031/12/20224
TRABALHO DOCENTE, CURRÍCULO E GESTÃOCOORDENADOR DO PROJETO15/05/202031/12/20222
Educação Ambiental e Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de formação inicial de professores e professoras da UFPEL18/06/202031/12/20212
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
XIX Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciatura em Matemática - UFPel06/11/201830/11/20183
II Encontros da Pedagogia: integração e formação18/09/201713/11/20172
Encontros da Pedagogia: integração e formação22/05/201708/07/20172
Programa de Monitoria da UFPEL01/04/201901/03/20231
O papel do Estado em tempos de pandemia24/06/202025/09/20208
Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente: pesquisas em diálogo 22/06/202014/09/20208
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
III SENPE - "Pesquisa, Docência e Conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário"COORDENADOR DO PROJETO30/11/202014/12/20204
I Encontro do CEPE - Políticas Conservadoras na Educação BásicaCOORDENADOR DO PROJETO29/10/201920/12/20192
IV Congresso Internacional de Pedagogia Universitária e Didática de Direito 07/11/201809/11/20182
Memória, Identidade e Patrimônio: uma proposta de Educação Patrimonial para as Escolas Quilombolas de Pelotas/RSCOORDENADOR DO PROJETO15/06/201730/06/20181
III Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica18/10/201720/10/20172

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2021/271SEMINÁRIO AVANÇADO: ESTADO, CURRÍCULO E REFORMAS EDUCATIVAS
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
Química (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2021/285PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2021/186PRÁTICA DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2021/171SEMINÁRIO DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
51+0Educação (Doutorado)
2021/171S.A. GOVERNANÇA, REDES POLÍTICAS E EDUCAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2021/1T4EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Física (Licenciatura)
Todos Os Cursos
2020/215PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2020/271S.A. REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL,GESTÃO E TRABALHO DOCENTE
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2020/2M1TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA V
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
0+0Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Página gerada em 16/10/2021 05:30:14 (consulta levou 5.671030s)