Nome do Projeto
III ENCONTRO DO CEPE - EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2021 - 07/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O evento visa dar continuidade às atividades do Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE, que já realiza investigações próprias e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras. O evento vai discutir e debater a respeito da educação no atual contexto pandêmico e as implicações para a Educação Básica, em especial para o currículo, a gestão e o trabalho docente. As atividades visam atender demandas da comunidade acadêmica de graduação, pós-graduação e docentes da rede pública de ensino.
Objetivo Geral
Objetivo geral: Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da educação no atual contexto pandêmico e as implicações para a Educação Básica, em especial para o currículo, a gestão e o trabalho docente.
Objetivo específico: Divulgar pesquisas sobre educação e pandemia na educação brasileira e internacional, com especial atenção ao currículo, à gestão e ao trabalho docente; Trocar experiências com outros países, em especial, Espanha e Inglaterra, por meio da participação de pesquisadores desses países; Consolidar o CEPE- Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região; Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.
Objetivo específico: Divulgar pesquisas sobre educação e pandemia na educação brasileira e internacional, com especial atenção ao currículo, à gestão e ao trabalho docente; Trocar experiências com outros países, em especial, Espanha e Inglaterra, por meio da participação de pesquisadores desses países; Consolidar o CEPE- Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região; Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.
Justificativa
O evento contempla a previsão das atividades de extensão do Centro de Estudos – CEPE, que se propõe a organizar um evento anual para divulgar pesquisas, publicações, atividades articuladas com escolas e com a formação de docentes da Educação Básica. No contexto atual de Pandemia, julgamos importante a universidade manter esse tipo de atividade, em formato remoto e virtual, mesmo que de forma reduzida em
relação às versões anteriores, para manter contato com pesquisadores, comunidade universitária e docentes da rede pública. A temática do evento versa sobre um tema da atualidade: a educação em meio à pandemia, visando, assim, contribuir para a construção de novos conhecimentos. Entende-se que esse é um debate central na atual conjuntura, tendo em vista os desafios que estão sendo enfrentados nas escolas. Assim, entende-se que o tema precisa ser profundado e melhor debatido, confrontado com as pesquisas desenvolvidas nas universidades e programas de pós-graduação. Nossos grupos de pesquisa, agora organizados no CEPE, possuem experiência em pesquisas sobre o tema envolvido, especialmente no que tange à gestão, ao currículo e ao trabalho docente.
relação às versões anteriores, para manter contato com pesquisadores, comunidade universitária e docentes da rede pública. A temática do evento versa sobre um tema da atualidade: a educação em meio à pandemia, visando, assim, contribuir para a construção de novos conhecimentos. Entende-se que esse é um debate central na atual conjuntura, tendo em vista os desafios que estão sendo enfrentados nas escolas. Assim, entende-se que o tema precisa ser profundado e melhor debatido, confrontado com as pesquisas desenvolvidas nas universidades e programas de pós-graduação. Nossos grupos de pesquisa, agora organizados no CEPE, possuem experiência em pesquisas sobre o tema envolvido, especialmente no que tange à gestão, ao currículo e ao trabalho docente.
Metodologia
Nesta edição, basicamente a metodologia envolverá palestras e mesas transmitidas por webconferências, com debates online e manutenção dos vídeos em site do próprio evento.
O evento acontecerá nos dias 05, 12 e 19 de novembro de 2021, das 14h30min às 16h30min, contando com a participação de um palestrante internacional no primeiro encontro, dois palestrantes (um brasileiro e um estrangeiro) no segundo encontro e mais dois palestrantes (brasileiros) no terceiro encontro. O evento será transmitido por meio do Youtube. Haverá 30min de exposição de cada painelista e depois serão respondidas questões do chat do Youtube.
Dia 05/11/2021 - Desigualdades educacionais em tempos de pandemia -
Dr. Tristan McCowan (UCL Institute of Education - Londres/Inglaterra)
Dia 12/11/2021 - Novas tecnologias educacionais em tempos de pandemia -
Dr. Pedro Pedro Bolea (Universidade de Barcelona, Espanha)
Dra. Raquel Goulart Barreto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Dia 19/11/2021 - Educação ambiental em tempos de pandemia -
Dr. Henri Acselrad (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Dra. Eugênia Antunes Dias (Universidade Federal de Pelotas)
O evento acontecerá nos dias 05, 12 e 19 de novembro de 2021, das 14h30min às 16h30min, contando com a participação de um palestrante internacional no primeiro encontro, dois palestrantes (um brasileiro e um estrangeiro) no segundo encontro e mais dois palestrantes (brasileiros) no terceiro encontro. O evento será transmitido por meio do Youtube. Haverá 30min de exposição de cada painelista e depois serão respondidas questões do chat do Youtube.
Dia 05/11/2021 - Desigualdades educacionais em tempos de pandemia -
Dr. Tristan McCowan (UCL Institute of Education - Londres/Inglaterra)
Dia 12/11/2021 - Novas tecnologias educacionais em tempos de pandemia -
Dr. Pedro Pedro Bolea (Universidade de Barcelona, Espanha)
Dra. Raquel Goulart Barreto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Dia 19/11/2021 - Educação ambiental em tempos de pandemia -
Dr. Henri Acselrad (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Dra. Eugênia Antunes Dias (Universidade Federal de Pelotas)
Indicadores, Metas e Resultados
Agregar conhecimento aos campos de estudo sobre políticas educacionais, currículo, trabalho docente e gestão;
Contribuir para o campo das políticas educacionais, identificando os principais atores e suas agendas para a educação;
Contribuir para as escolas e para as comunidades escolares no sentido de fornecer subsídios para suas tomadas de decisão;
Agregar conhecimentos metodológicos para as pesquisas no campo das políticas educacionais;
Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e da Europa.
Contribuir para o campo das políticas educacionais, identificando os principais atores e suas agendas para a educação;
Contribuir para as escolas e para as comunidades escolares no sentido de fornecer subsídios para suas tomadas de decisão;
Agregar conhecimentos metodológicos para as pesquisas no campo das políticas educacionais;
Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e da Europa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO | 8 | ||
DIEGO NASCIMENTO DA COSTA | |||
EUGENIA ANTUNES DIAS | 3 | ||
IANA GOMES DE LIMA | |||
KÊNIA DE FREITAS FERREIRA | |||
MARIA CLARA SILVA AZEVEDO | |||
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA | |||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 8 |