Nome do Projeto
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL IMAGENS DA JUSTIÇA, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO JURÍDICA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/07/2023 - 08/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O V Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica constitui-se um evento científico interdisciplinar que tem o objetivo de propiciar conhecimentos e oportunizar o debate sobre a produção científica que tem sido desenvolvida no campo do currículo, particularmente aquela articulada à temática das imagens e/ou da Educação jurídica. O evento visa, ainda, a formação de novos pesquisadores e de novos docentes, bem como contribuir para a qualificação do campo educacional em todos os níveis de educação, e para estabelecer e consolidar vínculos entre nossos grupos de pesquisa com pesquisadores nacionais e estrangeiros e seus coletivos de investigação. Este Seminário é proposto com base no Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq “Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica: um estudo comparativo”. Nesta investigação damos continuidade ao trabalho realizado no âmbito do Projeto Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica, em que estudamos produções imagéticas de estudantes e de docentes de cinco cursos de Direito de universidades públicas, quatro do Brasil e uma de Angola. O foco na formação jurídica das universidades participantes da investigação está voltado a propiciar contribuições para um processo que incentive a promoção de maior justiça social. Desde sua origem, o evento caracteriza-se como importante parceria entre unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas, a Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e a Faculdade de Direito, juntamente com o Mestrado em Direito. Ao longo desta trajetória, a parceria foi estendida também para a FURG, incluindo a Faculdade de Direito - Programa de Mestrado em Direito e Justiça Social e, atualmente, também o PPGEA - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental. O Seminário será sediado na Faculdade de Direito da UFPel, no período de 23 a 25 de agosto de 2023, contando com a participação de investigadores nacionais e estrangeiros, por meio de Conferências, Palestras e Mesas Redondas. Está prevista, também, a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, professores de Educação superior e Educação básica, assim como de profissionais da área, em Grupos Temáticos, por meio de inscrições, na forma de comunicações, ou, ainda de ouvintes. No âmbito desses Grupos, além dos temas focalizados em edições anteriores, contamos com novos, que emergiram do próprio desenvolvimento da pesquisa, como, acesso à justiça e meio ambiente. Concorre para a promoção deste evento a repercussão positiva do Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica em suas quatro primeiras edições. É preciso registrar, ainda, que o evento se constituiu em um espaço de forte estímulo ao estudo de imagens como elementos de análise sobre o currículo, assim como de incentivo ao desenvolvimento de análises sobre o currículo do curso de direito, no entrecruzamento dos temas imagens da justiça e educação jurídica. Converge, igualmente, para a promoção deste evento, a relevância da temática e sua abordagem inovadora. São pouco frequentes os estudos de abordagem qualitativa que se dediquem à análise de imagens nesta área de conhecimento e, raros, os que articulam tal análise ao estudo do currículo de cursos de formação jurídica.

Objetivo Geral

O V Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica - cujo tema eleito para esta quinta edição é Justiça e(m) imagens: resistências democráticas contemporâneas - tem como objetivo propiciar conhecimentos e oportunizar o debate sobre a produção científica que tem sido desenvolvida no campo do currículo, particularmente aquela articulada à temática das imagens e/ou da educação jurídica, com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação superior e da educação básica, bem como de profissionais da área, na perspectiva de contribuir para a consolidação da rede internacional de pesquisa gerada nas quatro primeiras edições do evento. Considera-se que a abordagem das imagens no currículo do curso de Direito é inovadora e poderá alavancar relevantes debates para a educação jurídica, assim como para outras áreas das ciências humanas e sociais. O evento pretende, ainda, oportunizar o intercâmbio de pesquisadores nacionais e estrangeiros, incentivando a cooperação em pesquisas sobre a temática focalizada no evento e ampliando potencialidades de cooperação entre grupos nacionais e internacionais de trabalho.

Justificativa

Considerando a política de crescimento qualitativo e quantitativo estabelecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, assim como pelo Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado, entendemos pertinente propor a realização do V Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, que contribuirá na perspectiva da consecução de nosso objetivo fundamental de formação de novos pesquisadores e de novos docentes, da qualificação do campo educacional em todos os níveis de educação, de estabelecimento e de consolidação de vínculos entre nossos grupos de pesquisa com pesquisadores nacionais e estrangeiros e seus coletivos de investigação. Este Seminário é proposto com base no Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq “Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica: um estudo comparativo”, por meio do qual nos propomos a explorar o acervo de imagens da justiça resultante de pesquisas anteriormente desenvolvidas, como elemento de estudo para a investigação sobre o currículo e a pedagogia jurídica. Pela sua potência, estamos realizando uma análise comparativa entre as produções de docentes e de discentes de diferentes instituições. Para tanto, organizamos os termos da variação composicional com que são identificadas similaridades e diferenças entre essas imagens da justiça. Concorre para a promoção deste evento a repercussão altamente positiva do Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica em suas quatro edições anteriores, na perspectiva dos objetivos propostos. É preciso registrar, ainda, que o evento se constituiu em um espaço de forte estímulo ao estudo de imagens como elementos de análise sobre o currículo, assim como de incentivo ao desenvolvimento de análises sobre o currículo do curso de direito, no entrecruzamento dos temas imagens da justiça e educação jurídica. Converge igualmente para a promoção deste evento, a relevância da temática e sua abordagem inovadora, pois são pouco frequentes os estudos de abordagem qualitativa que se dediquem à análise de imagens nesta área de conhecimento e, particularmente raros, os que se proponham a articular tal análise ao estudo do currículo de cursos de formação jurídica.

Metodologia

O V Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica contará com a participação de conferencistas nacionais e estrangeiros, por meio de Conferências, Palestras e Mesas Redondas. Está prevista, também, a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, professores de educação superior e educação básica, assim como de profissionais da área, por meio de inscrição como participantes sem ou com apresentação de trabalhos, estes na forma de comunicações. No momento da inscrição, deverá ser indicado o Grupo Temático proposto para a apresentação do trabalho. As comunicações submetidas ao evento serão analisadas e selecionadas pelo Comitê Científico, para serem apresentados nos Grupos Temáticos do evento, a saber, 1. Currículo, conhecimento e práticas pedagógicas; 2. Imagens, Relações de gênero e Currículos; 3. Gestão, currículo, inclusão e políticas educativas; 4. Ensino Jurídico e Acesso à Justiça; 5. Imagens da Justiça; 6. Poéticas e Direito: Artes Visuais, Memória, Literatura e Mídias; 7. Meio Ambiente, Justiça e Imagens; 8. Constituição, Justiça Social e Imagens.

Indicadores, Metas e Resultados

- Contar com participação de representantes de todos os níveis da educação: graduação,
pós-graduação e educação básica.
- Publicar Anais do evento no formato digital;
- Rediscutir currículos de cursos direito;
- Discutir outras perspectivas curriculares contemporâneas;
- Realizar intercâmbios entre pesquisadores nacionais e estrangeiros;
- Realizar intercâmbios e cooperação com a educação básica.

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