
Resumo
Professora Adjunto III do Centro de Artes/UFPel, no Curso de Dança-Licenciatura. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA (2013) - Bolsista Fapesb. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança - UFBA (2008) - Bolsista Fapesb. Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI/UFPel) - colaboradora (2017-2018) e permanente (a partir de 2019) junto à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Coordenadora de Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Dança-Licenciatura no biênio 2013-15. É membro do Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante deste curso. Membro da ABRACE (Associação Brasileira dos Pesquisadores em Artes Cênicas) e da ANDA (Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança), tendo atuado na diretoria nas Gestões 2016-2018 e 2018-2010. É membro do grupo de Pesquisa ÔMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, certificado pela UFPel e CNPq em 2016. Coordena e colabora com projeto de pesquisa, atuando como orientadora de bolsistas e monitores voluntários de IC. Foi integrante do Grupo de Pesquisa CONES - MODELAGEM DA COMPLEXIDADE EM ARTES, HUMANIDADES E SAÚDE (UFBA), entre os anos de 2006-2013, grupo que passou, em 2014, a fazer parte do Grupo de Pesquisa ESTUDOS SOBRE A UNIVERSIDADE, cadastrado desde 2010 no CNPq, com liderança dos Prof. Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA) e Denise Maria Barreto Coutinho (UFBA). Foi representante da área de Artes no Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica/PRPPG - UFPel, entre 2013-2016. Foi assessora na PRPPG/UFPel junto à Direção de Pós-Graduação em 2016. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Articulação de Coordenadores de Cursos de Graduação, dentro da Coordenação de Pedagogia Universitária da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel e coordenadora adjunta do Colegiado do Curso de Dança. Atua como avaliadora em diferentes esferas, a exemplo de comissões científicas; periódicos da área de Artes; editais de fomento à projetos artísticos; e avaliação de materiais didáticos na área de Artes. Professora da técnica de balé clássico, ao longo de sua carreira atuou em escolas privadas de dança e em projetos sociais em Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e na Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (2008), função que desempenhou até ingressar na UFPel (agosto de 2010). Tem experiência e interesse na área de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, dança, balé clássico, história da dança, estudos sobre a universidade, o campo das artes na universidade brasileira, produção acadêmica em artes, avaliação em artes.
Formação acadêmica
Doutorado em Artes Cênicas (Conceito CAPES 6) (Universidade Federal da Bahia, 2013)
Mestrado em Dança (Universidade Federal da Bahia, 2008)
Especialização em Especialização de profissionais para Org 3° Setor (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Dança (Universidade Federal da Bahia, 2007)
Graduação em Direito (Universidade Federal de Pelotas, 1999)
Áreas de atuação
Artes
Artes - Dança
Educação
Artes - Metodologia da Pesquisa/Campo das Artes
Artes - Direito
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2020/2 | 61 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES Horários
| 2+0 | Artes Visuais (Mestrado acadêmico) | ||||||
2020/1 | T4 | LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Horários
| 72+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2020/1 | T61 | TÓPICOS ESPECIAS EM DANÇA VI Horários
| 54+0 | Dança (Licenciatura) Todos Os Cursos | ||||||
2020/1 | T71 | METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA II Horários
| 72+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2019/2 | T1 | HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA II Horários
| 72+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2019/2 | M1 | LABORATÓRIO DE BALÉ CLÁSSICO II Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2019/2 | P1 | TCC EM DANÇA II Horários
| 0+3 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2019/2 | 1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES Horários
| 2+0 | Artes Visuais (Mestrado acadêmico) |
* CH - na Graduação indica a carga horária no período; na Pós-Graduação indica a carga horária semanal.