Nome do Projeto
Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/04/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais pretende estabelecer parcerias para conservação e restauração de bens cultuais com a comunidade externa à Universidade Federal de Pelotas, possibilitando a outras instituições que desejam recuperar seus acervos, coleções particulares e públicas, objetos afetivos e artísticos, documentos históricos e obras de arte em geral.

Objetivo Geral

O projeto pretende realizar a restauração de acervos de instituições públicas e ou privadas, comunidade em geral da externa comunidade externa à UFPel.

Justificativa

O Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais promove valorização do patrimônio Cultural e artístico do estado do Rio Grande do Sul, principalmente da região sul do estado, tem como missão a recuperação dos acervos de instituições públicas e privadas da região, oportunizando a formação qualificada dos alunos dos Cursos de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Museologia da UFPel. A universidade devolve à região acervos que muitas vezes estão inacessíveis pela falta de cuidados e principalmente mão de obra qualificada nas instituições do interior do estado. O projeto tem a finalidade de gerar conhecimento sobre a conservação e restauração dos bens culturais, a partir da análise, observação e realização do processo de restauro propriamente dito das obras. Salvaguardar bens culturais que remetem memórias afetivas e culturais de um determinado período da história, que marcaram gerações. O projeto se justifica também, pela restauração para que possamos devolver a integridade física e a plasticidade das obras, utilizando todos os procedimentos técnicos da conservação/restauração.

Metodologia

Entende-se que estratégias, metodologias devem ser desenvolvidas para atender as metas, que implicam na formação complementar e ampliada dos alunos envolvidos, futuros profissionais que sairão preparados para atuar no mercado de trabalho e junto às instituições e museus da região, e possibilitam várias práticas que envolvam a comunidade e a universidade a fim de debater a preservação do patrimônio cultural.
O projeto busca a preservação do patrimônio cultural do estado do Rio Grande do Sul:
- Realização do acordo de cooperação entre a UFPel e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul;
- Escolha das obras que serão restauradas no projeto;
- Transporte das pinturas POA--Pelotas;
- Acompanhamento do transporte pela equipe da UFPel (PoA-Pelotas);
- Montagem do Laboratório Aberto à visitação do público para acompanhamento das obras restauradas pelo projeto;
- Restauração da Pintura - Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha;
- Restauração da Moldura da obra - Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha;
- Restauração da Pintura Fuga da Anita Garibaldi a cavalo;
- Restauração da Moldura da obra - Fuga da Anita Garibaldi a cavalo;
- Etapas do processo de restauração das Pinturas e suas molduras:
a) Realizar a documentação fotográfica das obras; b) Diagnosticar o estado de conservação; c) Realizar exames organolépticos e luzes especiais;d) Realizar exames pontuais e laboratoriais; e) Analisar a técnica construtiva das obras; f) Analisar a iconografia e iconologia das obras; g) Analisar a história das obras; realizar o processo de restauração das obras;
- Organizar a documentação primária gerada através do projeto;
- Elaborar um relatório sobre os processos de intervenção;
- Produção de um audiovisual sobre o projeto;
- Produção de um E-book sobre processo de restauração;
-Transporte das obras de Pelotas para Piratini;
-Acompanhamento do transporte pela equipe da UFPel (Pelotas- Piratini);
- Montagem das Molduras;
- Entrega oficial das pinturas ao Museu Histórico Farroupilha e à cidade de Piratini.

Indicadores, Metas e Resultados

Devolver a comunidade de Piratini e do Estado do Rio Grande do Sul duas pinturas restauradas: Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha e Fuga de Anita a cavalo juntamente com suas molduras.
Receber o publico para o acompanhamento do processo de restauração através de visitas agendas ao laboratório aberto;
Elaborar um relatório sobre os processos de intervenção;
Entrega Oficial das obras à cidade de Piratini;
Produção de um audiovisual sobre o projeto;
Produção de um E-book sobre processo de restauração;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON CARPINTER MOREIRA
ALBA INÊZ MACIEL
ANDREA LACERDA BACHETTINI29
ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI
BEATRIZ FERREIRA MELO
BRUNA CRISTINA GENTIL DOS SANTOS
CAROLINA GOMES NOGUEIRA
CICERO THIAGO DE OLIVEIRA BALTAZAR
DANIELE BALTZ DA FONSECA22
DANILO CALDEIRA GONCALVES
DARLENE VILANOVA SABANY
FABIO GALLI ALVES3
FELIPE FEHLBERG HERRMANN3
FRANCISCA FERREIRA MICHELON5
GILSON DE ASSIS CAMPBELLE MAIA
HELENA AMARAL GUEDES
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA
ISIS FOFANO GAMA
JOANA SOSTER LIZOTT1
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES4
KELI CRISTINA SCOLARI27
KERLLEN PERES CAVALHEIRO
LISIANE GASTAL PEREIRA
LUIZA BARBOSA BRUNELLI
LUIZA FABIANA NEITZKE DE CARVALHO2
MAGDA VILLANOVA NUNES
MARIA IDALINA FERREIRA MENDES
MARIO FERNANDO RAMOS MARQUES
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MATHEUS BLAAS BASTOS1
MATHEUS CRUZ4
Marisa Cedrez Bittencourt
NATHÂNIA MARIA DA SILVA
PAULA CATARINA BUENO
RAFAEL NOLASCO
RAYZA ROVEDA ATAIDES
RICARDO COELHO GONCALVES
ROBERTO HEIDEN3
ROGER FELIPE ROCHA VILELA
Renata Almeida Teles
SANDRA CEDREZ MACEDO OLIVEIRA
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI4
TARSIS RODRIGO GRADASCHI DA SILVA
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI2
VLADIMIR BESKOW VARGAS

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