
Resumo
Raquel Silveira Rita Dias - Neta de Dona Idaura e filha de Neiva. E para sempre Mãe de Dandara! Mulher Preta Odara, fundadora e integrante da coordenação, intérprete-criadora no Centro Ação Social, Cultural e Educacional- Odara. Licenciada em Educação Física, Especialista e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Doutora em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde- Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Técnica em Assuntos Educacionais UFPel/PREC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: dança afro, racismo, educação, infância, dança, diversidade, diferenças, educação física, relações étnico-raciais, arte-cultura e movimento. Integrou a Coordenação do Projeto LADAIA-Laboratório de Decolonialidade em Ações e Resistências UFPRETA/UFPel. Integrou o grupo de pesquisadoras no projeto OMO KÉKÈRÉ Primeira Infância de Terreiro da UFPel/UFRGS/RENAFRO. Atua no Coletivo de Danças Negras na cidade de Pelotas. Integra o Projeto de Extensão Aqualtune Nibi. Algumas experiências artísticas de um corpo de mulher negra dançante, um corpo contador de história: Participação como intérprete-criadora no Grupo de Dança do Colégio Municipal Pelotense-1992-1994; atuação no Grupo de Dança Universitária-GRUD/UFPel; Coordenadora e coreógrafa do Grupo de Dança Dandara (1996-1998); atuação no Centro Coreográfico do Theatro Sete Abril (1996-1998), Grupo Quórum (1996-1998); Companhia de Dança Afro Daniel Amaro (1996-1999); Atuação em filmes: Neto Perde Sua Alma (2001), Integrante da equipe coreográfica e de direção/produção do espetáculo Negra Pelotas Simuniê, e Concerto Campestre (2005).Atuação na Companhia de Danças Brasileiras Abambaé-Dança/Centro de Artes UFPel, na videodança Kaô - Da Cor da Terra (2022) Espetáculo de Dança nas edições do Festival CABOBU (2000/2023) . Atuação no Filme Alvo Súbito-Cinema/Centro de Artes/UFPel(2024)
Formação acadêmica
Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2006)
Especialização em Cultura Escolar, Infância e Séries Iniciais (Universidade Federal de Pelotas, 2000)
Graduação em Licenciatura Em Educação Física (Universidade Federal de Pelotas, 1998)
Áreas de atuação
Tópicos Específicos de Educação - Educação em Periferias Urbanas
Tópicos Específicos de Educação - Educação em Periferias Urbanas
Tópicos Específicos de Educação - Educação em Periferias Urbanas
Tópicos Específicos de Educação - Educação em Periferias Urbanas
Tópicos Específicos de Educação - Educação em Periferias Urbanas
Tópicos Específicos de Educação - Educação em Periferias Urbanas
Tópicos Específicos de Educação - Educação em Periferias Urbanas
Tópicos Específicos de Educação - Educação em Periferias Urbanas
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Programa de Gestão de Desempenho (PGD)
Plano de trabalho do servidor para o período de 01/03/2025 a 31/03/2025:
Atividade | Horas | Quant. | Modalidade |
---|---|---|---|
Organizar eventos | 8 | 1 | PRESENCIAL |
Criar, atualizar e acompanhar etapas de editais | 10 | 1 | TELETRABALHO |
Atuar em projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação ou de desenvolvimento institucional | 20 | 1 | PRESENCIAL |
Atuar em projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação ou de desenvolvimento institucional | 20 | 1 | TELETRABALHO |
Prestar atendimento à comunidade interna ou externa | 20 | 1 | PRESENCIAL |
3. Consolidar a participação da UFPel junto a órgãos públicos e entidades da sociedade civil em âmbito local, regional e nacional. | 10 | 1 | PRESENCIAL |
2. Manter e fortalecer o diálogo com a comunidade local. | 18 | 1 | PRESENCIAL |
3. Fortalecer os projetos nas diferentes áreas temáticas da extensão (Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho). | 20 | 1 | PRESENCIAL |
2. Manter e fortalecer o diálogo com a comunidade local. | 16 | 1 | TELETRABALHO |
Atuar em projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação ou de desenvolvimento institucional | 10 | 1 | TELETRABALHO |