Nome do Projeto
Coletivo Hildete Bahia: Diversidade e Saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/10/2019 - 30/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O presente projeto objetiva realizar atividades de educação em saúde com escolares sobre diversidade e saúde. Além disso, também tem por objetivo ampliar a discussão sobre temas relacionados as práticas sociais e de saúde da comunidade negra, quilombola, indígena, LGBTQI+, e da saúde mental dos estudantes. As atividades serão realizadas por acadêmicos do curso de enfermagem que participam do Coletivo Hildete Bahia fundado em 13 de maio de 2019. Estão previstas reuniões, encontros, mesas redondas e demais eventos promovidos pelo coletivo Hildete Bahia em parceria com outros coletivos e com núcleos da própria UFPel.
Objetivo Geral
Realizar atividades de educação em saúde com escolares da rede pública do município de Pelotas e também rodas de conversa com acadêmicos, servidores e professores da Faculdade de Enfermagem da UFPEL sobre diversidade e saúde.
Justificativa
A justificativa para a realização deste projeto de extensão consiste em institucionalizar as atividades do coletivo Hildete Bahia que desde maio de 2019 se organizou para discutir pautas relacionadas a saúde das comunidades comunidade negra, quilombola, indígena, LGBTQI+, e da saúde mental. Isso se deve pela urgência de discutir dentro e fora dos espaços da Faculdade de Enfermagem as especificidades do cuidado a saúde de comunidades que historicamente foram excluídas das politicas públicas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem prevêm que “A formação do Enfermeiro deve atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento” (BRASIL, 2001, p.: 03).
Temos interesse de ampliar a discussão da legislação dentro do próprio perojeto pedagogico do curso a respeito das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira, Africana e Indígena, nos termos da Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis Nº 10.639/2003 e N° 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004), aos Direitos Humanos (Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, conforme disposto no Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.
Nos interessa ainda discutir sobre a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT) instituída pela Portaria nº 2.836, de 1º de dezembro de 2011 que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem prevêm que “A formação do Enfermeiro deve atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento” (BRASIL, 2001, p.: 03).
Temos interesse de ampliar a discussão da legislação dentro do próprio perojeto pedagogico do curso a respeito das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira, Africana e Indígena, nos termos da Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis Nº 10.639/2003 e N° 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004), aos Direitos Humanos (Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, conforme disposto no Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.
Nos interessa ainda discutir sobre a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT) instituída pela Portaria nº 2.836, de 1º de dezembro de 2011 que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
Metodologia
Serão realizadas reuniões semanais do Coletivo Hildete Bahia para acompanhamento e organização das atividades de extensão. Espera-se realizar atividades de educação em saúde com escolares do ensino fundamental (6 ao 15 anos) e ensino médio sobre a saúde e a diversidade como cidadania e qualidade de vida.
Também serão realizadas rodas de conversa e mesas redondas de discussão sobre as as práticas sociais e de saúde da comunidade negra, quilombola, indígena, LGBTQI+, e da saúde mental dos estudantes dentro da Faculdade de Enfermagem com estudantes, servidores e professores.
Em toda data comemorativa oriunda dos movimentos sociais estaremos realizando rodas de conversa com palestrantes vinculados ao coletivo Hildete Bahia e palestrantes externos ao coletivo que tenham lugar de fala sobre o tema a ser discutido e debatido.
Também serão realizadas rodas de conversa e mesas redondas de discussão sobre as as práticas sociais e de saúde da comunidade negra, quilombola, indígena, LGBTQI+, e da saúde mental dos estudantes dentro da Faculdade de Enfermagem com estudantes, servidores e professores.
Em toda data comemorativa oriunda dos movimentos sociais estaremos realizando rodas de conversa com palestrantes vinculados ao coletivo Hildete Bahia e palestrantes externos ao coletivo que tenham lugar de fala sobre o tema a ser discutido e debatido.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos utilizar como indicadores taxas de satisfação sobre os assuntos abordados mediando aplicação de Escala Likert de avaliação de satisfação.
Esperamos como principais resultados que ocorra a ampliação e discussão sobre as temáticas abordadas tanto nas escolas publicas de ensino fundamental e de ensino médio, assim como na própria comunidade da Faculdade de Enfermagem. Que as especificidades em saúde das populações negra, quilombola, indígena, LGBTQI+, e da saúde mental possam ser tomadas como frentes de respeito, ética, com vistas a integralidade do cuidado.
Esperamos como principais resultados que ocorra a ampliação e discussão sobre as temáticas abordadas tanto nas escolas publicas de ensino fundamental e de ensino médio, assim como na própria comunidade da Faculdade de Enfermagem. Que as especificidades em saúde das populações negra, quilombola, indígena, LGBTQI+, e da saúde mental possam ser tomadas como frentes de respeito, ética, com vistas a integralidade do cuidado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIZE RUTZ PORTO | |||
ALICE MORALES DOS SANTOS | |||
AMANDA BARTH GOMES | |||
ANA CÂNDIDA MARTINS BÁLSAMO | |||
ANA CÂNDIDA MARTINS BÁLSAMO | |||
ANA CÂNDIDA MARTINS BÁLSAMO | |||
ANA PAULA MOUSINHO TAVARES | 2 | ||
CAROLINE DE LIMA PAZ | |||
CHAIANY MIKAELA BILHALVA BICA | |||
Christiele Lopes da luz | |||
DEISI CARDOSO SOARES | 3 | ||
DÁKNY DOS SANTOS MACHADO | |||
EMANOELE MARQUES SOUZA | |||
GIOVANA MACHADO XAVIER | |||
HELCIO FERNANDES BARBOSA JÚNIOR | |||
HELENA DA CRUZ CAMPELO | |||
HELENA DOS SANTOS CARDOSO | |||
INAÊ DUTRA VALÉRIO | |||
IZABELLE CARVALHO QUITETE | |||
IZAURA DE OLIVEIRA | |||
JESSICA DA SILVA SCHUG | |||
JOÃO PEDRO BOTELHO PINTO | |||
JOÃO PEDRO BOTELHO PINTO | |||
JOÃO PEDRO BOTELHO PINTO | |||
JULIANA SANTOS DOS SANTOS | |||
JULIANE PORTELLA RIBEIRO | |||
KAREN SOARES PORTO | |||
KEICY KEMENI KOSCHIER SUCHARD | |||
KIARA TEIXEIRA PINHEIRO | |||
LETIANE BORGES CANEZ | |||
LETIANE BORGES CANEZ | |||
LETIANE BORGES CANEZ | |||
LISIANE DA CUNHA MARTINS DA SILVA | |||
LISIANE DA CUNHA MARTINS DA SILVA | |||
LUCIANE PRADO KANTORSKI | 12 | ||
MARCIA MONKS JAEKEL | |||
MARINA SOARES MOTA | 168 | ||
MATHEUS DOS SANTOS RODRIGUES | |||
MATHEUS TASSO MADRUGA | |||
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA | 151 | ||
MILENE DO NASCIMENTO PEREIRA | |||
MIRIAN QUÊNIA COSTA DA ROSA | |||
MIRIAN QUÊNIA COSTA DA ROSA | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 4 | ||
POLIANA FARIAS ALVES | |||
POLIANA FARIAS ALVES | 36 | ||
RAFAELA VICTÓRIA DA ROCHA FERREIRA SILVA | |||
RAPHAELA FARIAS FERREIRA | |||
RAQUEL SILVEIRA RITA DIAS | 2 | ||
RENATA VIEIRA AVILA | |||
RENATA VIEIRA AVILA | |||
RICHARD FARIAS SOARES | |||
RICHARD FARIAS SOARES | |||
ROBSON MONCKES BARBOSA | |||
RODRIGO LARANJEIRA | |||
RODRIGO PAIVA DA ROSA | |||
SIAN LUIZ CARVALHO DOS SANTOS | |||
SIAN LUIZ CARVALHO DOS SANTOS | |||
TATIANE TORNA GARCIA | |||
TAÍS ALVES FARIAS | |||
TAÍS ALVES FARIAS | |||
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA | 12 | ||
VANESSA DUTRA CHAVES | |||
VANESSA DUTRA CHAVES | |||
VANESSA DUTRA CHAVES | |||
VITÓRIA PERES TREPTOW | |||
VITÓRIA PERES TREPTOW | |||
WENDEL FARIAS RODRIGUES | |||
WILSON TEIXEIRA DE ÁVILA | |||
ÉMERSON GERARD DA SILVA RAMIRES | |||
ÍRIA RAMOS OLIVEIRA | |||
ÍRIA RAMOS OLIVEIRA | |||
ÍRIA RAMOS OLIVEIRA |