Nome do Projeto
Grupo de Estudo do CENG: Projeto Exatas Diversidades Afro Indígena
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/04/2022 - 30/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O Grupo de Estudo Exatas Diversidades Afro Indígena Brasileiras (Grupo de Estudo ProEDAI) parte da integração de professores, técnicos administrativos e estudantes que entendem da necessidade de apoiar, monitorar e auxiliar na formação dos alunos do Centro de Engenharias oriundos das políticas de cotas raciais das modalidades L2, L6, L10 e L14, assim como, qualquer outro aluno que se sentir acolhido pelo grupo.
Objetivo Geral
O objetivo do Projeto de ensino Grupo de Estudo ProEDAI, tem como foco principal a integração dos alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14. Assim como incentivar e orientar os mesmo para que usufrua de todos os recursos disponíveis na UFPEL e que norteiam sua permanência na instituição até a conclusão do curso.
Justificativa
O impacto de um estudante, oriundos das cotas racias, principalmente os da modalidade L2 e L10, quando entra na universidade é muito grande, pois se deparam com uma estrutura institucional, na maioria das vezes, bem diferente da sua escola de ensino médio. Além disso, enfrenta problemas diversos inerentes a vida acadêmica e principalmente em cursos de engenharia.
A permanência destes estudantes na UFPel até a conclusão do curso é uma das grandes preocupações desta política de ações afirmativas, que estão focadas no acesso ao ensino superior público. Desta forma, este grupo de estudo tem o intuito de aumentar a taxa de permanência dos estudantes cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14.
Além disso, com os cortes nos recursos da educação para os próximos anos é fundamental que os atuais alunos atualmente cotistas estejam conscientes da importância dessas política de cotas para toda a sociedade brasileira. Para isso o Grupo de Estudo ProEDAI tem como meta conscientizar toda a comunidade acadêmica e principalmente os alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14 do papel desta política pública perante a sociedade.
A permanência destes estudantes na UFPel até a conclusão do curso é uma das grandes preocupações desta política de ações afirmativas, que estão focadas no acesso ao ensino superior público. Desta forma, este grupo de estudo tem o intuito de aumentar a taxa de permanência dos estudantes cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14.
Além disso, com os cortes nos recursos da educação para os próximos anos é fundamental que os atuais alunos atualmente cotistas estejam conscientes da importância dessas política de cotas para toda a sociedade brasileira. Para isso o Grupo de Estudo ProEDAI tem como meta conscientizar toda a comunidade acadêmica e principalmente os alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14 do papel desta política pública perante a sociedade.
Metodologia
A metodologia proposta para o desenvolvimento do projeto será baseada na organização de eventos e atividades pedagógicas, tais como, encontros de estudo, oficinas temáticas, palestras e desenvolvimento de planos de ação para atendimento de editais. A seguir apresenta-se a metodologia específica para cada ação:
Encontro de Estudos – Serão encontros de estudos direcionados e específicos para atendimento de demanda definida pelo grupo de estudantes atendidos pelo projeto. A tutoria destes estudos ficará a cargo de professores ou técnicos administrativos específicos da área.
Oficinas Temáticas – Serão encontros para atividades de troca de ideias, experiências e debates em torno das políticas públicas de ações afirmativas e temáticas culturais. A coordenação das oficinas deverão ser de responsabilidade de profissionais gabaritados na área e auxiliados por alunos do projeto.
Palestras – Encontro de estudantes para assistir apresentação de determinado tema específico das áreas de Engenharia ou de Políticas Afirmativas, abordado por um especialista da área.
Planos de Ação para atendimento de Editais - Encontro de capacitação , para estudantes atendidos pelo projeto, com o intuito de auxiliar na avaliação e atendimento de editais de seleção de bolsas, projetos, eventos , etc.
Reunião de acolhimento - Encontro de acolhimento com os novos alunos cotistas a cada início de semestre;
Levantamento e dados - Aquisição, análise e avaliação dos dados dos alunos cotistas do Centro de Engenharias.
Encontro de Estudos – Serão encontros de estudos direcionados e específicos para atendimento de demanda definida pelo grupo de estudantes atendidos pelo projeto. A tutoria destes estudos ficará a cargo de professores ou técnicos administrativos específicos da área.
Oficinas Temáticas – Serão encontros para atividades de troca de ideias, experiências e debates em torno das políticas públicas de ações afirmativas e temáticas culturais. A coordenação das oficinas deverão ser de responsabilidade de profissionais gabaritados na área e auxiliados por alunos do projeto.
Palestras – Encontro de estudantes para assistir apresentação de determinado tema específico das áreas de Engenharia ou de Políticas Afirmativas, abordado por um especialista da área.
Planos de Ação para atendimento de Editais - Encontro de capacitação , para estudantes atendidos pelo projeto, com o intuito de auxiliar na avaliação e atendimento de editais de seleção de bolsas, projetos, eventos , etc.
Reunião de acolhimento - Encontro de acolhimento com os novos alunos cotistas a cada início de semestre;
Levantamento e dados - Aquisição, análise e avaliação dos dados dos alunos cotistas do Centro de Engenharias.
Indicadores, Metas e Resultados
Atender e Integrar o máximo de Alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14 matriculados no centro de engenharias.
Auxiliar na diminuição da evasão e aumentar o percentual de formandos de alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14 do CENG.
Aumentar a participação de Alunos cotistas da modalidade L2 e L10 em projetos de pesquisa e extensão.
Auxiliar na diminuição da evasão e aumentar o percentual de formandos de alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14 do CENG.
Aumentar a participação de Alunos cotistas da modalidade L2 e L10 em projetos de pesquisa e extensão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA DE SOUZA GOMES | |||
ADRIANA DE SOUZA GOMES | 10 | ||
ALESSANDRO BARCELOS FLORES | |||
ANDERSON ALEXANDRE DIAS SANTOS | |||
AYRTON MATTOS DE CAMPOS | |||
BARBARA CALIXTO DOS SANTOS | |||
CRISTIANA VIGORITO AFONSO | |||
DORA ELISA DUARTE DA ROCHA | |||
DULCINEIA ESTEVES SANTOS | |||
EDENILTON TEIXEIRA NUNES | |||
EDUARDO DA SILVA E SILVA | |||
ELIANA DUARTE DA ROCHA | |||
Evelin Nascimento Lima | |||
FERNANDA SANTANA DOS SANTOS | |||
GERSON MACHADO ROSA | |||
GILSON SIMOES PORCIUNCULA | 4 | ||
GLADIS MARIA DE MARCOS FURTADO | |||
IGOR VINICIUS SOARES ALMEIDA | |||
JONAS FERNANDO MARTINS SANTOS | |||
JUAN CARLOS PINANGO CONTRERAS | |||
JULIA LOPES RODRIGUES | |||
LARISSA GOUVEA SOARES | |||
Lauro Araujo Leme | |||
MAIK CONCEICAO DIAS | |||
MARIA DE FÁTIMA DUARTE DOS SANTOS | |||
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS | |||
MARJANA FERREIRA MENDES | |||
MATHEUS PHILIPE LOURENCO DA COSTA | |||
MATHEUS PHILIPE LOURENCO DA COSTA | |||
MOISES RIBEIRO FERREIRA | |||
NATALIA FERREIRA CARDOZO | |||
NATALY IANE ANJOS OLIVEIRA | |||
NATHALIA MACHADO LINS BRUM | |||
RITA DE CASSIA TAVARES MEDEIROS | |||
ROSANA ROSA SOARES | |||
SARA ARRUDA DE OLIVEIRA | |||
VALENTINA MARQUES FAO |