Nome do Projeto
UFPel na Fenadoce 2023
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/05/2023 - 30/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
A Feira Nacional do Doce - Fenadoce - é um evento anual promovido pelo Centro de Diretores Lojistas da cidade de Pelotas, cujo foco é promover a cultura doceira no seu potencial de geração de renda, emprego e desenvolvimento social. O evento, que vem ocorrendo regularmente desde 1986, recebeu no ano de 2022 cerca de 313 mil visitantes, dentre os quais pessoas dos países vizinhos e de outros estados do Brasil. Além da comercialização dos produtos referentes ao doce, há intensa atividade cultural e de entretenimento. Na Feira, outras instituições educativas se fazem presentes. O estande da UFPel colocará suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão em contato com este público amplo e diversificado que o visitará. Oferecendo oficinas, atividades culturais e ações referentes à ciência, o contato contribuirá para divulgar a produção acadêmica, os cursos de graduação e pós-graduação e os setores educativos que estão à disposição da sociedade. A ocupação do estande de modo a mantê-lo ativo com a oferta de ações diversificadas, objetiva atingir a divulgação, integração e interatividade com o público, assim como, gerar interesse pela Instituição e fomentar a imagem de uma universidade aberta, acolhedora e integrada à comunidade.

Objetivo Geral

Divulgar a produção acadêmica da UFPel, bem como os seus cursos de graduação e pós-graduação e os setores educativos que estão à disposição da sociedade, fazendo uso de atividades integradoras e interativas com o público.

Justificativa

A participação da UFPel na Feira Nacional do Doce (Fenadoce), que ocorrerá de 02 a 18 de junho de 2023 no Centro de Eventos, em Pelotas, proporcionará tanto à instituição a oportunidade de divulgar suas ações quanto ao público da feira a oportunidade de conhecer projetos, participar de ações e descobrir mais sobre o que é produzido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O espaço do estande foi oferecido sem custo financeiro para a UFPel como contrapartida pelas ações desenvolvidas em três principais frentes: o controle de qualidade dos doces, o Festival Gastronômico e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Seja visitando o estande da instituição, seja consultando uma informação turística ou provando das delícias gastronômicas da Feira, o público encontrará a UFPel.
Liderado pelo curso de Química de Alimentos, o controle de qualidade estará presente em todos os turnos, acompanhando diretamente o trabalho das docerias e orientando sobre boas práticas na produção e apresentação das iguarias. O Festival Gastronômico,organizado pelo curso de Gastronomia, apresentará aulas-show valorizando a culinária regional em um espaço gastronômico próprio, onde o público pode acompanhar o desenvolvimento das receitas e degustar o resultado. E a proposta do Centro de Atendimento ao Turista, organizado pelo curso de Turismo, é oferecer todo o suporte de orientações sobre a Fenadoce, suas ações e espaços, e também sobre o município e a estrutura turística local, como hotelaria e entretenimento.

Metodologia

Organização do estande com agenda diária de atividades realizadas por grupos de docentes, alunos e técnicos vinculados aos grupos de pesquisa, ou de ensino ou de extensão ou oriundos de programas especiais.
As atividades são alternadas conforme disponibilidade dos grupos e de agenda do estande.
Todas atividades são abertas à comunidade.
As atividades do Festival Gastronômico, Centro de Atendimento ao Turista e do Controle de Qualidade dos Doces serão organizadas pelas respectivas coordenações dos cursos envolvidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de estudantes, TAs e docentes: estimativa de 300.
Número de atividades: estimativa de 60 ações.
Número de visitantes no estande: estimativa de 10% dos visitantes da Fenadoce.

Resultados esperados:
Divulgação da produção acadêmica.
Divulgação e informação sobre os cursos de graduação e de pós-graduação da UFPel
Apresentação dos setores educativos que estão à disposição da sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA18
DANIELA DA SILVA PIEPER4
DENILTO MACIEL DIAS
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS8
ELIANA SILVEIRA DA COSTA
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO4
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA
GUSTAVO DIAS FERREIRA4
ISABELLI DA SILVA VIEIRA MARQUES
LETICIA SILVA DUTRA ZIMMERMANN4
MATEUS SCHMECKEL MOTA18
NADIA NAJARA KRUGER ALVES4
RAQUEL SILVEIRA RITA DIAS4
TERENA SOUZA DA SILVA4

Página gerada em 26/04/2024 07:24:17 (consulta levou 0.235805s)