Nome do Projeto
Fórum Social: Difusão e Acompanhamento das Comunidades
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/03/2021 - 30/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Trabalho
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O Fórum Social iniciou as suas atividades em 2017 como um órgão suplementar da PREC, com a finalidade de aproximar a comunidade externa e a universidade através de um espaço de discussão e proposição de políticas de extensão, assim como de promoção de ações conjuntas entre ambas. Este projeto objetiva organizar as atividades do Fórum Social, dando continuidade ao projeto anterior, promovendo e registrando as iniciativas oriundas da construção coletiva entre os representantes dos movimentos sociais organizados e a UFPel, para o atendimento e encaminhamento de demandas da cidade de Pelotas, bem como para a compreensão do papel social da universidade enquanto instituição pública, comprometida com a formação de cidadãos conscientes, com a realidade social na qual está inserida e com a promoção de mudanças desta realidade visando a melhoria na qualidade de vida das pessoas e os avanços da sociedade.

Objetivo Geral

Organizar as atividades de difusão e organização do Fórum Social, bem como propiciar espaços de diálogo e promoção de iniciativas para o atendimento/encaminhamento de demandas da cidade, através do encontro dos saberes e fazeres da comunidade e da universidade, materializada na construção coletiva das ações propostas.

Justificativa

O Fórum Social é um órgão consultivo, composto por representantes da sociedade civil organizada que em conjunto propõem políticas, ações e projetos a serem realizados através da união dos saberes e fazeres da comunidade e da academia. Para que as atividades deste órgão sejam efetivas e transformadoras da realidade das comunidades e dos indivíduos que as compõem, faz-se necessário a organização e a difusão das suas atividades. Portanto, justifica-se pela necessidade de ampliar os mecanismos de participação social, formação dos indivíduos, promoção da livre expressão e salvaguarda dos direitos básicos de seus membros, assim como a necessidade do bem estar do homem enquanto ser individual e coletivo.

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio de reuniões periódicas com os membros do Fórum. Em um primeiro momento em ambientes virtuais e, após as restrições impostas pela pandemia, nos mais diversos locais disponibilizados pelos participantes. A ideia é que os encontros presenciais ocorram nas sedes das representações obedecendo um sistema de rodízio definido pelos envolvidos e estabelecido de acordo com pauta da cada reunião.
Na medida do possível e respeitando às orientações para o enfrentamento da pandemia, serão propostas atividades de atendimento às demandas identificadas no Fórum, ou para ele direcionadas, além da realização de eventos e/ou cursos com uma abordagem pertinente ao aprofundamento das questões levantadas e debatidas pelo representantes dos movimentos sociais organizados e que sejam de interesse da comunidade em geral.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se dar continuidade a efetiva participação dos membros do Fórum, contando com um número expressivo de representantes em cada reunião promovida. Bem como, avançar o debate sobre as possibilidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que habitam as comunidades pelotenses e as como a universidade pode contribuir cumprindo a sua função social.
A promoção de eventos, cursos e atividades em geral direcionadas ao aprofundamento dos diálogos estabelecidos nas reuniões e ao atendimento de demandas, também se configura como uma das metas do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA VARGAS DE VARGAS
AMANDA SOSA PACHECO
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA2
DENILTO MACIEL DIAS
ELIANA SILVEIRA DA COSTA
ERLANE ALVES DOS SANTOS
GUSTAVO DIAS FERREIRA2
JULIANA GOULART NOGUEIRA
JÉSSICA CRISTINA ALVES
MIRELLA ENCARNAÇÃO DA COSTA
RAQUEL SILVEIRA RITA DIAS4
Samuel Pedro da Silva
VAGNER LEMOS BORGES

Página gerada em 29/03/2024 08:50:36 (consulta levou 0.150996s)