Nome do Projeto
IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2023 - 30/11/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel no ano de 2023 traz a temática: “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”, e busca ampliar a reflexão a respeito da internacionalização no ensino superior, bem como apresentar, fortalecer e expandir as ações de cooperação da UFPel com parceiros internacionais. A SIIEPE ocorrerá de 20 a 24 de novembro de 2023.

Objetivo Geral

A SIIEPE pretende dar ênfase à promoção da internacionalização em casa, com o fortalecimento de uma política linguística (voltada ao multilinguismo) e de currículos internacionalizados, que valorizem a diversidade cultural no ambiente universitário e o estímulo à formação de cidadãos globais.
Nesse cenário, são postos alguns desafios como a educação e qualificação em tempos de globalização e pós-pandemia, transnacionalização, internationalization at home, políticas linguísticas inclusivas, cooperação interinstitucional, aprendizagem internacional virtual colaborativa, uso de línguas estrangeiras como meio de instrução, políticas para internacionalização e recursos para as atividades de internacionalização, dentre outros.

Justificativa

Ao considerar o cenário internacional de grandes transformações e desafios no que concerne ao ensino superior, ao conhecimento, à ciência, à cultura, às novas tecnologias, às demandas sociais e econômicas que precisam se inovar, a UFPel coloca-se no centro do debate avaliando as suas práticas e buscando inovações e metodologias para ampliar as suas atividades-fim de inovação, ensino, pesquisa e extensão, em um ambiente multicultural e internacionalizado.

Metodologia

A SIIEPE conta com quatro comissões: 1) Coordenação Geral, 2) Comissão de Edital, Inscrição e Certificação, 3) Comissão de Infraestrutura e 4) Comissão de Arte e Divulgação.
Os congressos e encontros são desenvolvidos por cada pró-reitoria correspondente e as ações integradoras pelas comissões, que também em atividades de apoio (edital, salas, inscrições, espaços de apresentações culturais, equipamentos, manutenção do site, contatos, divulgação, definições dos horários, entre outros). O evento no formato presencial com algumas palestras on-line. Cada congresso opta pela produção dos seus anais. Outras atividades são previstas nas ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se o aumento da participação da comunidade universitária. Há Metas específicas de cada Congresso e Encontro.
Os indicadores são:
Número de trabalhos inscritos
Número de trabalhos apresentados
Número de debatedores
Número de estudantes monitores voluntários
Número de servidores envolvidos
Número de alunos envolvidos
Número de ações desenvolvidas
Metas das apresentações científicas
Número de participantes de outras instituições
Número de ouvintes

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