Nome do Projeto
Acervo Mestra Griô Sirley Amaro
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 20/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Buscamos contribuir com as reflexões sobre sistematização, salvaguarda e preservação dos elementos que compõem o acervo particular da Mestra Griô Sirley Amaro. A Mestra foi reconhecida pela Universidade Federal de Pelotas como Doutora Honoris Causa no ano de 2019, diante de sua larga contribuição no campo da Artes Populares. Carnavalesca desde sua infância, como ela mesmo dizia, toda sua vida foi entrelaçada com a cultura popular e com a tradição oral, assim no ano de 2007 a Mestra foi reconhecida pelo Ministério da Cultura a partir do Programa Cultura Viva, como Mestra Griô, desde então acentuou-se sua participação na comunidade pelotense com suas oficinas e vivências griôs, atividades que a Mestra desenvolvia promovendo a cultura negra bem como sua relação com as Artes. Com seu falecimento no ano de 2020, a família deixou seu acervo sob responsabilidade dos pesquisadores da UFPel que trabalhavam diretamente com a Mestra. Destaca-se que este acervo é composto por fotografias digitais e analógicas, fantasias carnavalescas, recortes de jornais dentre outros elementos gráficos que registram a trajetória da Mestra Griô ao longo de toda sua vida. Para que possamos tornar público o acesso aos elementos deste acervo, faz-se necessária sua organização, catalogação bem como a reflexão de estratégias que contribuam ativamente para o amplo acesso deste material. Destaca-se a importância de reconhecer e salvaguardar esse material como uma fonte histórica dos saberes e fazeres do povo negro na cidade de Pelotas, bem como o protagonismo de uma mulher, negra, periférica que mesmo com vários marcadores sociais da diferença ocupou seu lugar de destaque e contribuiu ativamente com a cultura e com a arte na cidade de Pelotas.

Objetivo Geral

Organizar, através da higienização, catalogação e armazenamento o acervo particular da Mestra Griô Sirley Amaro.

Justificativa

O acervo abordado por esse projeto necessita de atenção imediata, visto que se faz necessária sua higienização e melhor acondicionamento, a fim de proporcionar sua conservação adequada. Diante da profícua contribuição da Mestra Griô Sirley Amaro para a cultura popular, especificamente para o campo das Artes Populares na cidade de Pelotas/RS, a organização deste material coloca-se como uma oportunidade de continuar a recontar a história desta cidade pelos objetos pessoais desta reconhecida Mestra.
Soma-se ainda neste sentido, a necessidade de tornar público parte deste material para que outros pesquisadores tenham acesso aos bens que compõem este acervo, bem como a UFPel também possa contribuir com a manutenção e salvaguarda do patrimônio imaterial da cidade de Pelotas. Destacando ainda a relevância social desse conjunto documental, visto que ele pode ser tomado como forma de registro e resistência dos saberes e fazeres do povo negro, singularizado na figura da Mestra Griô Sirley Amaro, e em suas práticas que abordam a cultura popular, valorizando o desta forma a história da cidade e do povo negro de Pelotas.

Metodologia

Primeiramente será realizado o inventário dos itens que compõem o acervo e sua pré-catalogação a partir de suas características físicas (Fantasias carnavalescas; fotografias físicas; fotografias digitais; elementos impressos; etc); Em seguida, iniciaremos o processo de higienização detalhada de cada documento, utilizando material adequado, de acordo com suas especificidades. Neste momento será verificado a necessidade de uma intervenção restauradora, a qual se recorrerá ao auxílio de profissionais habilitados.
Após a higienização passaremos ao processo de digitalização do acervo como forma de registrar o material, bem como de tornar o acesso mais amplo possível, realizando assim a construção de um catálogo descritivo a fim de facilitar sua consulta. Por fim, serão realizadas ações de divulgação do acervo, produzindo exposições com parte do material, bem como a divulgação das potencialidades para pesquisas e eventuais consultas por toda a comunidade, acadêmica ou não-acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se, como meta, oferecer à comunidade acadêmica e comunidade em geral o acervo da Mestra Griô Sirley Amaro perfeitamente higienizado, organizado e pronto para consulta, pesquisa e possível reprodução.
Considerando-se o conteúdo relevante desse acervo, destaca-se como meta a realização, de exposições temáticas sobre a atuação da Mestra junto às Artes Populares na cidade de Pelotas através dos documentos catalogados.
Como resultados esperados, deseja-se contribuir com a formação dos estudantes envolvidos no projeto, fomentando pesquisas específicas envolvendo as temáticas tratadas pelo presente acervo em diferentes níveis, como graduação e pós-graduação, bem como a construção de ferramentas que contribuam para a efetivação da lei 10.639/03 tanto no espaço da UFPel, bem como na Educação Básica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA
AMANDA FERREIRA MOREIRA
ANA PAULA SIGA LANGONE
CARLOS EDUARDO AVILA BAUER
DAVID LIMA CONDE
DENISE MARCOS BUSSOLETTI74
Dilermando Martins Freitas
EDGAR SIQUEIRA DO NASCIMENTO
ENDRIGO SILVA DE ANDRADE
Endrigo Lourenço Pereira
Endrigo Lourenço Pereira
Evelin Nascimento Lima
FABIANE RODRIGUES MORAES
FELIPE DA SILVA MARTINS94
GABRIEL PINHEIRO FREITAS
GABRIELA MARQUES DE LARA
GIOVANA LEVORCI SANTANA
JHONE LUGAO LIMA
JULIA MARIA NEUTZLING SCHULZ
JULIANA AIDE BORTOLOTTI
KEWIN YAMANI MARTINS SCHUSTER
LARISSA TAVARES MARTINS50
LEANDRO MOREIRA HERNANDES JUNIOR
LUCAS FERREIRA SANTOS DE MELO
MARCELO HANSEN MADAIL
PAULO ROBERTO DOS SANTOS
PAULO SAULO ALVES BERNARDES
TACIANA ROCHA CASANOVA KURZ
THALITA FERREIRA MOREIRA

Página gerada em 29/04/2024 00:24:47 (consulta levou 0.236075s)