Nome do Projeto
Tem Ciência Preta Aqui
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este projeto, com ênfase em Ensino, tem como objetivo dar continuidade ao evento Tem Ciência Preta Aqui, realizado em 2023, ampliando os espaços de circulação e valorização das produções acadêmicas, culturais e artísticas de pessoas negras na UFPel e na região. Previsto para 2025, o Tem Ciência Preta Aqui II reunirá estudantes, docentes, técnicos e coletivos em um espaço formativo e plural, com apresentações acadêmicas, rodas de conversa, minicursos, atividades culturais e homenagens a personalidades negras locais. Também está prevista a publicação de um e-book reunindo as produções apresentadas, fortalecendo a memória coletiva e a difusão dos saberes produzidos no âmbito do evento.
Objetivo Geral
Os principais objetivos do Tem Ciência Preta Aqui II (TCPA II) são:
Objetivo Geral
Consolidar o Tem Ciência Preta Aqui II como um espaço acadêmico, científico e cultural voltado à valorização, difusão e reconhecimento das intelectualidades negras na UFPel e na região, fortalecendo práticas pedagógicas antirracistas e a circulação de saberes diversos no ensino superior.
Objetivos Específicos
Dar continuidade à experiência do TCPA I, ampliando a participação de estudantes, docentes, técnicos e coletivos negros no campo do ensino, da pesquisa e da extensão;
Promover a visibilidade das produções acadêmicas e artísticas de pessoas negras, em diferentes áreas do conhecimento, estimulando o intercâmbio interdisciplinar;
Incentivar a formação crítica por meio de rodas de conversa, minicursos, oficinas e debates sobre relações étnico-raciais no espaço acadêmico;
Valorizar a memória e a ancestralidade, prestando homenagens a personalidades negras que contribuíram para a história acadêmica, cultural e comunitária de Pelotas e região;
Estimular práticas pedagógicas inovadoras e antirracistas, reforçando o compromisso da universidade com a equidade racial;
Ampliar a difusão das produções apresentadas, por meio da publicação do E-book Tem Ciência Preta Aqui II, assegurando a preservação e circulação dos saberes produzidos.
Objetivo Geral
Consolidar o Tem Ciência Preta Aqui II como um espaço acadêmico, científico e cultural voltado à valorização, difusão e reconhecimento das intelectualidades negras na UFPel e na região, fortalecendo práticas pedagógicas antirracistas e a circulação de saberes diversos no ensino superior.
Objetivos Específicos
Dar continuidade à experiência do TCPA I, ampliando a participação de estudantes, docentes, técnicos e coletivos negros no campo do ensino, da pesquisa e da extensão;
Promover a visibilidade das produções acadêmicas e artísticas de pessoas negras, em diferentes áreas do conhecimento, estimulando o intercâmbio interdisciplinar;
Incentivar a formação crítica por meio de rodas de conversa, minicursos, oficinas e debates sobre relações étnico-raciais no espaço acadêmico;
Valorizar a memória e a ancestralidade, prestando homenagens a personalidades negras que contribuíram para a história acadêmica, cultural e comunitária de Pelotas e região;
Estimular práticas pedagógicas inovadoras e antirracistas, reforçando o compromisso da universidade com a equidade racial;
Ampliar a difusão das produções apresentadas, por meio da publicação do E-book Tem Ciência Preta Aqui II, assegurando a preservação e circulação dos saberes produzidos.
Justificativa
As universidades brasileiras, incluindo a UFPel, historicamente reproduzem práticas de exclusão e racismo estrutural que resultam no apagamento da produção intelectual e cultural negra. Nesse contexto, o Tem Ciência Preta Aqui II surge como uma resposta à necessidade urgente de consolidar espaços de visibilidade, valorização e reconhecimento das trajetórias acadêmicas e culturais de pessoas negras. O evento reafirma que a produção científica e artística negra é legítima, plural e indispensável para a construção de uma universidade mais democrática, diversa e representativa.
A proposta contribui diretamente para a implementação de políticas de equidade racial e para o fortalecimento de práticas pedagógicas antirracistas, em consonância com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, e a Lei 12.711/2012, que estabelece políticas de cotas no ensino superior. Ao articular ensino, pesquisa, extensão e cultura, o TCPA II promove uma formação crítica e cidadã, aproximando diferentes áreas do conhecimento e valorizando múltiplas formas de expressão, como a oralidade, a música, a dança, a literatura, o audiovisual e a performance.
Outro aspecto central do evento é a valorização da memória e da ancestralidade, expressa nas homenagens prestadas a personalidades negras que contribuíram para a história acadêmica, comunitária e cultural de Pelotas e do Brasil. A memória, nesse sentido, é reconhecida como território de resistência e inspiração para a continuidade da luta antirracista dentro e fora da universidade.
A proposta contribui diretamente para a implementação de políticas de equidade racial e para o fortalecimento de práticas pedagógicas antirracistas, em consonância com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, e a Lei 12.711/2012, que estabelece políticas de cotas no ensino superior. Ao articular ensino, pesquisa, extensão e cultura, o TCPA II promove uma formação crítica e cidadã, aproximando diferentes áreas do conhecimento e valorizando múltiplas formas de expressão, como a oralidade, a música, a dança, a literatura, o audiovisual e a performance.
Outro aspecto central do evento é a valorização da memória e da ancestralidade, expressa nas homenagens prestadas a personalidades negras que contribuíram para a história acadêmica, comunitária e cultural de Pelotas e do Brasil. A memória, nesse sentido, é reconhecida como território de resistência e inspiração para a continuidade da luta antirracista dentro e fora da universidade.
Metodologia
A metodologia do projeto da TCPA II é apresentada como um ciclo de planejamento → execução → registro → avaliação → continuidade, sempre orientado pelos valores civilizatórios afro-brasileiros (ancestralidade, oralidade, coletividade, solidariedade, circularidade, corporeidade), conforme os itens apresentados abaixo:
1. Planejamento Coletivo
Construção coletiva da programação, com reuniões periódicas entre comissão organizadora, coletivos negros, representantes estudantis, docentes e técnicos.
Definição colaborativa dos eixos temáticos, convidados e atividades.
Proposições de formulários para inscrição de propostas (resumos, oficinas, performances, feiras, etc.).
2. Organização em Grupos de Trabalho (GTs)
Divisão da equipe em GTs temáticos:
GT Científico (submissão e acolhimento de trabalhos);
GT Cultural (teatro, cinema, música, artes visuais, dança);
GT Comunicação (mídias sociais, cartazes, identidade visual, cobertura);
GT Logística (espaços, credenciamento, hospedagem de convidados, equipamentos);
GT Financeiro (apoios, parcerias e prestação de contas).
3. Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - Com Abordagem Transdisciplinar
Inserção de minicursos e oficinas vinculados a práticas pedagógicas antirracistas.
Espaços de divulgação científica (apresentação oral, audiovisual e performances).
Exposições, rodas de conversa e mostras culturais integradas à programação acadêmica.
Organização das apresentações em salas de multiconhecimentos, permitindo diálogos entre áreas diferentes (engenharia, saúde, artes, educação, ciências sociais, etc.).
Incentivo ao uso de múltiplas linguagens (oralidade, escrita, música, performance, audiovisual).
4. Registro e Sistematização
Produção de relatórios parciais de cada GT.
Registro audiovisual das atividades (fotografia, vídeo, entrevistas com participantes).
5. Avaliação Coletiva
Aplicação de questionários de avaliação com participantes, ouvintes e apresentadores.
Realização de uma roda final de avaliação entre os coletivos organizadores.
6. Continuidade - Circularidade do conhecimento
Sistematização das produções em E-book, com resumos, artigos, sinopses de vídeos e registros artísticos.
Definição de encaminhamentos para o TCPA III, garantindo a continuidade do projeto.
1. Planejamento Coletivo
Construção coletiva da programação, com reuniões periódicas entre comissão organizadora, coletivos negros, representantes estudantis, docentes e técnicos.
Definição colaborativa dos eixos temáticos, convidados e atividades.
Proposições de formulários para inscrição de propostas (resumos, oficinas, performances, feiras, etc.).
2. Organização em Grupos de Trabalho (GTs)
Divisão da equipe em GTs temáticos:
GT Científico (submissão e acolhimento de trabalhos);
GT Cultural (teatro, cinema, música, artes visuais, dança);
GT Comunicação (mídias sociais, cartazes, identidade visual, cobertura);
GT Logística (espaços, credenciamento, hospedagem de convidados, equipamentos);
GT Financeiro (apoios, parcerias e prestação de contas).
3. Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - Com Abordagem Transdisciplinar
Inserção de minicursos e oficinas vinculados a práticas pedagógicas antirracistas.
Espaços de divulgação científica (apresentação oral, audiovisual e performances).
Exposições, rodas de conversa e mostras culturais integradas à programação acadêmica.
Organização das apresentações em salas de multiconhecimentos, permitindo diálogos entre áreas diferentes (engenharia, saúde, artes, educação, ciências sociais, etc.).
Incentivo ao uso de múltiplas linguagens (oralidade, escrita, música, performance, audiovisual).
4. Registro e Sistematização
Produção de relatórios parciais de cada GT.
Registro audiovisual das atividades (fotografia, vídeo, entrevistas com participantes).
5. Avaliação Coletiva
Aplicação de questionários de avaliação com participantes, ouvintes e apresentadores.
Realização de uma roda final de avaliação entre os coletivos organizadores.
6. Continuidade - Circularidade do conhecimento
Sistematização das produções em E-book, com resumos, artigos, sinopses de vídeos e registros artísticos.
Definição de encaminhamentos para o TCPA III, garantindo a continuidade do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores, Metas e Resultados Esperados – TCPA II
Indicadores
Número de participantes (ouvintes, apresentadores, convidados externos).
Número de trabalhos submetidos e apresentados (resumos, resumos expandidos, performances, sinopses de vídeos/áudios).
Quantidade de minicursos, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais realizadas.
Diversidade de áreas do conhecimento representadas (ensino, saúde, engenharias, artes, ciências sociais, etc.).
Produção e publicação do E-book Tem Ciência Preta Aqui II.
Participação de coletivos negros e parceiros institucionais.
Alcance nas mídias sociais e meios de comunicação.
Metas
Reunir pelo menos 250 participantes entre ouvintes e apresentadores.
Receber mínimo de 150 submissões de trabalhos (resumos, artigos, performances e produtos culturais).
Realizar ao menos 3 minicursos/oficinas voltados às relações étnico-raciais e práticas pedagógicas antirracistas.
Contemplar 10 homenagens a personalidades negras que marcaram a trajetória acadêmica e cultural da região.
Publicar um E-book com cerca de 150 produções (científicas, artísticas e culturais).
Ampliar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação negros/as em atividades de protagonismo científico e cultural.
Garantir a participação de representantes de pelo menos 5 instituições externas (universidades, movimentos sociais, coletivos culturais).
Resultados Esperados
Consolidação do TCPA como espaço permanente de resistência e valorização da intelectualidade negra no âmbito acadêmico.
Ampliação da visibilidade das produções negras no ensino, pesquisa e extensão da UFPel.
Formação crítica de estudantes, docentes e técnicos em práticas pedagógicas antirracistas.
Registro e preservação das experiências em formato de E-book, garantindo memória e circulação do conhecimento.
Fortalecimento da integração universidade-comunidade, com maior participação de coletivos culturais, artistas e empreendedores negros.
Contribuição para a desconstrução do racismo acadêmico, por meio da ocupação de espaços de produção e difusão do conhecimento.
Estímulo à continuidade e expansão do evento para futuras edições (TCPA III e seguintes).
Indicadores
Número de participantes (ouvintes, apresentadores, convidados externos).
Número de trabalhos submetidos e apresentados (resumos, resumos expandidos, performances, sinopses de vídeos/áudios).
Quantidade de minicursos, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais realizadas.
Diversidade de áreas do conhecimento representadas (ensino, saúde, engenharias, artes, ciências sociais, etc.).
Produção e publicação do E-book Tem Ciência Preta Aqui II.
Participação de coletivos negros e parceiros institucionais.
Alcance nas mídias sociais e meios de comunicação.
Metas
Reunir pelo menos 250 participantes entre ouvintes e apresentadores.
Receber mínimo de 150 submissões de trabalhos (resumos, artigos, performances e produtos culturais).
Realizar ao menos 3 minicursos/oficinas voltados às relações étnico-raciais e práticas pedagógicas antirracistas.
Contemplar 10 homenagens a personalidades negras que marcaram a trajetória acadêmica e cultural da região.
Publicar um E-book com cerca de 150 produções (científicas, artísticas e culturais).
Ampliar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação negros/as em atividades de protagonismo científico e cultural.
Garantir a participação de representantes de pelo menos 5 instituições externas (universidades, movimentos sociais, coletivos culturais).
Resultados Esperados
Consolidação do TCPA como espaço permanente de resistência e valorização da intelectualidade negra no âmbito acadêmico.
Ampliação da visibilidade das produções negras no ensino, pesquisa e extensão da UFPel.
Formação crítica de estudantes, docentes e técnicos em práticas pedagógicas antirracistas.
Registro e preservação das experiências em formato de E-book, garantindo memória e circulação do conhecimento.
Fortalecimento da integração universidade-comunidade, com maior participação de coletivos culturais, artistas e empreendedores negros.
Contribuição para a desconstrução do racismo acadêmico, por meio da ocupação de espaços de produção e difusão do conhecimento.
Estímulo à continuidade e expansão do evento para futuras edições (TCPA III e seguintes).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADENILDE SOUZA DOS PASSOS | |||
ADRIANA DE SOUZA GOMES | |||
CARLA SILVA DE AVILA | |||
CLAUDIO BAPTISTA CARLE | 4 | ||
DAIANA LOPES DIAS | |||
GILSON SIMOES PORCIUNCULA | 2 | ||
GIOVANNI DA SILVA NUNES | |||
JAKELINE ROSA DE OLIVEIRA | 4 | ||
KATIA GISLAINE BAPTISTA GOMES | |||
MAIK CONCEICAO DIAS | |||
MANOEL GILDO ALVES NETO | 4 | ||
MARIANA PORCIUNCULA PEDROZO | |||
MARINA SOARES MOTA | 4 | ||
PAULO VITOR LIMA PADILHA | |||
POLLYANE VIEIRA DA SILVA | |||
RAQUEL SILVEIRA RITA DIAS | |||
RITA DE CASSIA TAVARES MEDEIROS | 4 | ||
VERIDIANA MACHADO ROSA OLIVEIRA |