Nome do Projeto
PRODUÇÃO E POLÍTICAS CULTURAIS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/04/2023 - 30/04/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O presente projeto de pesquisa busca investigar o campo da produção cultural no que tange às políticas públicas para o setor. Considera o fazer artístico e a produção cultural como profissões, mercado cultural, cadeia produtiva e economia da Cultura. Através da atuação como observatório, busca-se subsidiar a elaboração e gestão de projetos culturais e formulação de políticas públicas por meio do planejamento cultural, mapeamento, formulação de indicadores e de estudos para captação e financiamento de projetos, ações, iniciativas e agentes culturais.
Objetivo Geral
Produzir reflexão, diagnósticos, indicadores e balizadores para o desenvolvimento de políticas públicas no âmbito Municipal, Estadual e Federal.
Justificativa
O Campo da Produção Cultural e a Classe Artística constituem um braço significativo da Indústria Criativa. Segundo o Observatório Itaú Cultural, sob orientação do pesquisador Leandro Valiatti, a "cultura representou 3,11% do PIB em 2020, – o que equivale a R$ 230,14 bilhões dos R$ 7,4 trilhões movimentados pela economia no período".
Segundo dados levantados pelo pesquisador Társon Núñez, do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul, a Economia Criativa gera mais empregos do que o setor calçadista e automobilístico, ficando atrás somente da Construção Civil (Portal G1 RS, 10/12/2019).
É possível identificar a centralidade e a transversalidade que a produção artística (publicações, espetáculos, gravação, edição e mixagem de som, criação e interpretação) exerce no Fluxograma da Cadeia Criativa no Brasil, a partir dos estudos realizados pela Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro (Firjan), conforme seu relatório de mapeamento da indústria criativa. (https://www.firjan.com.br/EconomiaCriativa/downloads/MapeamentoIndustriaCriativa.pdf?fbclid=IwAR2WQKrnoV1CHRpnxe2W__y9eUUS6EwFKnZ4IPSutqRwIqFyGSkXN_nhWlw).
Em pesquisa anterior, intitulada "Poetics of Song: Songwriting Habitus in the Creative Process of Brazilian Music" (Maia, 2019), Doutorado/Bath Spa University, abordou os conceitos de Habitus, Campo e Capital (Bourdieu, 1977, 1993), no âmbito da produção musical, em especial de cancionistas. O trabalho abordou, entre outros aspectos, os mecanismos de posicionamento, legitimação, valoração e consagração, identificando que os capitais culturais se articulam de forma dinâmica e autônoma neste campo específico, numa economia, por vezes, “reversa”, onde mecanismos simbólicos e econômicos correm em paralelo.
Elemento intrínseco do universo da cultura, a arte é central como ação humana sobre o mundo, em sua grande complexidade de linguagens, dizeres, lugares de fala e manifestações. Exemplificando
através da Música – na verdade Músicas: essa área representa uma parte significativa deste universo que abrange desde o professor de instrumento, o artesão, o DJ, o colecionador, passando por infinitos
estilos, circuitos e modos de produção. Cada segmento artístico possui uma infinidade de profissionais para além dos artistas: a chamada cadeia produtiva.
Perspectivas Culturais Glocais
O termo glocal articula os entrecruzamentos entre contextos globais e interesses locais (OJALA e VÄKEVÄ, 2015, p. 90), característicos da contemporaneidade, sobretudo na ambiguidade de termos como "autencidade" e "reprodução" no campo da música popular. Não cabe aqui promover exaustiva reflexão, mas salientar que o cenário de produção cultural apresenta esta ambiguidade em seu cerne: mesmo apresentando uma pujante produção local (Pelotas, em 2019, lançou mais de 20 Cds e EPs, Ian Ramil já conquistou o Grammy Latino com álbum lançado pelo selo pelotense Escápula Records), artistas seguem fora dos meios de comunicação num contexto onde a indústria musical gera bilhões, mas concentra 90% de seu mercado em três grandes conglomerados: a Warner, a Sony e a Universal (SUMAN, 2016, p. 331). Em grande parte, tal hegemonia não é apenas fruto de mera popularidade ou empreendedorismo, mas de uma agressiva campanha de ocupação econômica e simbólica dos meios de comunicação de massa e plataformas digitais pelos conglomerados.
Estudo recente indica a importância da comunicação pública na formação do habitus musical e indicadores da construção de capital cultural no âmbito da música popular (Maia, 2019), chamando a atenção para a importância de estabelecer mecanismos de consagração e produção para além daqueles restritos aos Top Hits, as mais tocadas, as mais "pedidas", financiadas pelo mecanismo conhecido como 'Jabá' (SUMAN, 2016).
Desta forma, é cada vez mais imperativa a atuação das universidades no campo da cultura, contribuindo na construção de imaginários e de subjetividades. Neste contexto, a produção musical é parte fundamental de uma indústria criativa que possibilita desenvolver alternativas ao discurso hegemônico que desconsidera os aspectos e vocações locais. Apesar de seu significativa impacto econômico, a cultura representa um campo em crescimento, que contribui para o desenvolvimento sustentável e saudável, envolvendo identidades, manifestações e formas de vida.
Por fim, cabe salientar a importância deste projeto para subsidiar o poder público na aplicação de políticas emergenciais, elaboração de editais e formas de participação da sociedade civil na construção de mecanismos de financiamento, fomento, produção e salvaguarda cultural.
Segundo dados levantados pelo pesquisador Társon Núñez, do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul, a Economia Criativa gera mais empregos do que o setor calçadista e automobilístico, ficando atrás somente da Construção Civil (Portal G1 RS, 10/12/2019).
É possível identificar a centralidade e a transversalidade que a produção artística (publicações, espetáculos, gravação, edição e mixagem de som, criação e interpretação) exerce no Fluxograma da Cadeia Criativa no Brasil, a partir dos estudos realizados pela Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro (Firjan), conforme seu relatório de mapeamento da indústria criativa. (https://www.firjan.com.br/EconomiaCriativa/downloads/MapeamentoIndustriaCriativa.pdf?fbclid=IwAR2WQKrnoV1CHRpnxe2W__y9eUUS6EwFKnZ4IPSutqRwIqFyGSkXN_nhWlw).
Em pesquisa anterior, intitulada "Poetics of Song: Songwriting Habitus in the Creative Process of Brazilian Music" (Maia, 2019), Doutorado/Bath Spa University, abordou os conceitos de Habitus, Campo e Capital (Bourdieu, 1977, 1993), no âmbito da produção musical, em especial de cancionistas. O trabalho abordou, entre outros aspectos, os mecanismos de posicionamento, legitimação, valoração e consagração, identificando que os capitais culturais se articulam de forma dinâmica e autônoma neste campo específico, numa economia, por vezes, “reversa”, onde mecanismos simbólicos e econômicos correm em paralelo.
Elemento intrínseco do universo da cultura, a arte é central como ação humana sobre o mundo, em sua grande complexidade de linguagens, dizeres, lugares de fala e manifestações. Exemplificando
através da Música – na verdade Músicas: essa área representa uma parte significativa deste universo que abrange desde o professor de instrumento, o artesão, o DJ, o colecionador, passando por infinitos
estilos, circuitos e modos de produção. Cada segmento artístico possui uma infinidade de profissionais para além dos artistas: a chamada cadeia produtiva.
Perspectivas Culturais Glocais
O termo glocal articula os entrecruzamentos entre contextos globais e interesses locais (OJALA e VÄKEVÄ, 2015, p. 90), característicos da contemporaneidade, sobretudo na ambiguidade de termos como "autencidade" e "reprodução" no campo da música popular. Não cabe aqui promover exaustiva reflexão, mas salientar que o cenário de produção cultural apresenta esta ambiguidade em seu cerne: mesmo apresentando uma pujante produção local (Pelotas, em 2019, lançou mais de 20 Cds e EPs, Ian Ramil já conquistou o Grammy Latino com álbum lançado pelo selo pelotense Escápula Records), artistas seguem fora dos meios de comunicação num contexto onde a indústria musical gera bilhões, mas concentra 90% de seu mercado em três grandes conglomerados: a Warner, a Sony e a Universal (SUMAN, 2016, p. 331). Em grande parte, tal hegemonia não é apenas fruto de mera popularidade ou empreendedorismo, mas de uma agressiva campanha de ocupação econômica e simbólica dos meios de comunicação de massa e plataformas digitais pelos conglomerados.
Estudo recente indica a importância da comunicação pública na formação do habitus musical e indicadores da construção de capital cultural no âmbito da música popular (Maia, 2019), chamando a atenção para a importância de estabelecer mecanismos de consagração e produção para além daqueles restritos aos Top Hits, as mais tocadas, as mais "pedidas", financiadas pelo mecanismo conhecido como 'Jabá' (SUMAN, 2016).
Desta forma, é cada vez mais imperativa a atuação das universidades no campo da cultura, contribuindo na construção de imaginários e de subjetividades. Neste contexto, a produção musical é parte fundamental de uma indústria criativa que possibilita desenvolver alternativas ao discurso hegemônico que desconsidera os aspectos e vocações locais. Apesar de seu significativa impacto econômico, a cultura representa um campo em crescimento, que contribui para o desenvolvimento sustentável e saudável, envolvendo identidades, manifestações e formas de vida.
Por fim, cabe salientar a importância deste projeto para subsidiar o poder público na aplicação de políticas emergenciais, elaboração de editais e formas de participação da sociedade civil na construção de mecanismos de financiamento, fomento, produção e salvaguarda cultural.
Metodologia
A metodologia congrega uma combinação de abordagens, combinando a) o levantamento de estudos anteriores, b) o mapeamento de realidades locais; c) estudos de caso d) sistematização e formulação de políticas públicas.
Parte-se do levantamento de estudos anteriores, incluindo o já mencionado relatório Firjan, assim como os relatórios de acompanhamento do Plano Nacional de Cultura (RUBIM, 2019), sobretudo a análise e avaliação qualitativa das metas e o monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC, 2018), com ênfase no Mapeamento da Dança do RS (https://sites.google.com/view/mapeamentodancars). O mapeamento das realidades locais adaptará o questionário da Dança no RS para sua aplicação na Cidade de Pelotas/RS, com a possibilidade de atuação também em outras cidades da região, a partir da articulação do Fórum Social UFPEL. Haverá análise e complementação do Mapa Cultural Pelotas (http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/), com o estabelecimento de estudos de caso. Os casos fornecerão aspectos complementares à abordagem quantitativa, tendo em vista a necessidade de ouvir os agentes do setor. A sistematização dar-se-á em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Pelotas no âmbito da realização das Pré-Conferências, Conferência Municipal de Cultura, Eleição de Conselheiros e processo de redação do Plano Municipal de Cultura e acompanhamento de seu processo de legislação e aplicação, avaliando o impacto nas políticas públicas.
Parte-se do levantamento de estudos anteriores, incluindo o já mencionado relatório Firjan, assim como os relatórios de acompanhamento do Plano Nacional de Cultura (RUBIM, 2019), sobretudo a análise e avaliação qualitativa das metas e o monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC, 2018), com ênfase no Mapeamento da Dança do RS (https://sites.google.com/view/mapeamentodancars). O mapeamento das realidades locais adaptará o questionário da Dança no RS para sua aplicação na Cidade de Pelotas/RS, com a possibilidade de atuação também em outras cidades da região, a partir da articulação do Fórum Social UFPEL. Haverá análise e complementação do Mapa Cultural Pelotas (http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/), com o estabelecimento de estudos de caso. Os casos fornecerão aspectos complementares à abordagem quantitativa, tendo em vista a necessidade de ouvir os agentes do setor. A sistematização dar-se-á em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Pelotas no âmbito da realização das Pré-Conferências, Conferência Municipal de Cultura, Eleição de Conselheiros e processo de redação do Plano Municipal de Cultura e acompanhamento de seu processo de legislação e aplicação, avaliando o impacto nas políticas públicas.
Indicadores, Metas e Resultados
1. Criar mecanismos, metodologias e plataformas para mapear e observar a área de produção cultural, produção executiva e elaboração de projetos como campo;
2. Compreender o Campo de Produção Cultural e como se relacionam os elos da Cadeia Produtiva da Cultura;
3. Informar-se sobre as discussões relacionadas às Políticas Públicas para o Setor, em âmbito Municipal, Estadual e Federal;
4. Articular-se com atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito da indústria criativa da UFPEL
Como resultados, espera-se:
* A realização de um Plano de Cultura da UFPEL
* a Realização de Pré-Conferências Municipais de Cultura
* a Ampliação dos Sistemas Municipais de Cultura no âmbito da Zona Sul do RS.
* Sistematização e o acompanhamento das discussões para Elaboração dos Planos Municipais de Cultura
* A publicação de estudos (artigos acadêmicos, livros e outras formas de publicação), subsidiando a formulação de políticas públicas
* A sistematização de instrumentos de avaliação em Arte e Cultura
* A criação de projetos culturais de impacto na vida profissional de agentes do setor
2. Compreender o Campo de Produção Cultural e como se relacionam os elos da Cadeia Produtiva da Cultura;
3. Informar-se sobre as discussões relacionadas às Políticas Públicas para o Setor, em âmbito Municipal, Estadual e Federal;
4. Articular-se com atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito da indústria criativa da UFPEL
Como resultados, espera-se:
* A realização de um Plano de Cultura da UFPEL
* a Realização de Pré-Conferências Municipais de Cultura
* a Ampliação dos Sistemas Municipais de Cultura no âmbito da Zona Sul do RS.
* Sistematização e o acompanhamento das discussões para Elaboração dos Planos Municipais de Cultura
* A publicação de estudos (artigos acadêmicos, livros e outras formas de publicação), subsidiando a formulação de políticas públicas
* A sistematização de instrumentos de avaliação em Arte e Cultura
* A criação de projetos culturais de impacto na vida profissional de agentes do setor
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA DA ROSA BANDEIRA | 1 | ||
ANA PAULA LONARDI DE SOUZA (ANAADI) | |||
ANDRE LUIS FERREIRA MACHADO | 4 | ||
Adriana Pacheco Sperandir | |||
Alvaro Santi | |||
Anelize Carriconde | |||
BERNARD REHERMANN LOUREIRO DA SILVA | |||
BRUNA KLEIN COLUCCI | |||
BRUNA MOREIRA DE OLIVEIRA | |||
BRUNO EVANGELISTA DOS SANTOS | |||
Bruno Rosa do Nascimento | |||
CHRISTOPHER LEMOS LEITE | |||
Cecília Rheingantz Silveira | |||
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 2 | ||
EMERSON WRAGUE DA CRUZ | 12 | ||
Eduardo Guedes Pacheco | |||
FÁBIO ABBUD DA SILVA | |||
GERSON CARDOSO PINTO | |||
GUINTER TLAIJA LEIPNITZ | |||
IGOR TADEU BAGGIO DA SILVA | |||
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES | 4 | ||
JOÃO MARCOS NOLTE MARTINS | |||
JUAN CARLOS PINANGO CONTRERAS | |||
JULIE VANESSA SCHIAVON PINTO | |||
Juliana Sueli Sehn | |||
Julio Chagas Pitthan | |||
Kátia Salib Deffaci | |||
LEANDRO ERNESTO MAIA | 26 | ||
LORENA BETÂNIA OLIVEIRA FONTES | |||
Leandro de Paula Neto | |||
MARCIO DE SOUZA | 1 | ||
MARIA FONSECA FALKEMBACH | 2 | ||
MARILIA BRANDÃO AMARO DA SILVEIRA | |||
MILENA ELEUSINA FAGUNDES DE ASSUNÇÃO | |||
Marcelo Barros de Borba | 4 | ||
Marco Antonio Moreira Xavier | |||
Mario Cesar Tressoldi | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 6 | ||
PABLO DE LIMA PINEYRO | |||
PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA | 1 | ||
PHELIPE CESAR MORAES LIMA | |||
Patrícia Campos Agel | |||
Paulo Ricardo Gonçalves Peixoto | |||
Pedro Corrêa de Figueiredo | |||
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | 5 | ||
RITA DE CÁSSIA PEREIRA DA SILVA MAUCH | |||
RODRIGO MARTINS FARIAS | |||
RÉGIS AGUIAR DUTRA | 2 | ||
SULIMAR FONSECA DE SOUZA | |||
SÁ DE MORAES PRETTO | |||
Tarson Nunez |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Prestação de Serviço | R$ 338.684,58 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339033 - Passagens de Despesas de Locomoção | R$ 50.000,00 |
399032 - Material de Distribuição Gratuita | R$ 20.000,00 |
339030 - Material de Consumo | R$ 1.500,00 |
339020 - Auxílio Financeiro a Pesquisador | R$ 50.000,00 |
339018 - Auxílio Financeiro a Estudantes | R$ 35.000,00 |
339014 - Diária Pessoa Civil | R$ 20.000,00 |
449052 - Equipamentos e Material Permanente | R$ 25.000,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 137.184,58 |