Nome do Projeto
VIII Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão - Encontro de Saberes: Pluriversidade e Meio Ambiente
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/06/2022 - 30/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
No ano de 2022 a 8a. edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão tem como temática Encontro de Saberes: Pluriversidade e Meio Ambiente. A temática é oriunda da conjunção de vários fatores que entendemos serem urgentes para a reflexão na universidade. Em primeiro lugar, a necessidade de, após um contexto de grave pandemia mundial, rever práticas sustentáveis que são imprescindíveis para a vida em sociedade, em busca de uma sintonia, humana, empática, solidária, entre as pessoas, que possam gerar ações propositivas em prol do planeta e, como consequência, modificar práticas insustentáveis para a vida no mesmo. Assim, o meio ambiente deve ser pauta constante, se quisermos um futuro para as próximas gerações. Ligado a isso, vemos como premente a valorização de todas as culturas, o que implica valorizar saberes populares e fazeres que, muitas vezes, se perdem no tempo, sobrepostos por práticas sociais ou econômicas, valorizar saberes e fazeres relacionados a experiências sociais advindas de práticas não-acadêmicas, crenças, linguagens, profissões próprias de comunidades locais que possam inspirar novas formas de economia criativa e solidária, por exemplo, e dar voz, valorizando e fortalecendo todas as etnias e culturas. Enfim, a pluriversidade, conceito defendido por Boaventura de Souza Santos, em que “conhecimento pluriversitário promove os saberes ecológicos, plurais e contra-hegemônicos” (2015) e As epistemologias do sul – ao privilegiar conhecimentos (sejam eles científicos ou artesanais/práticos/populares/empíricos) que surgem das lutas contra a dominação – são parte dessa transformação epistemológica. Do meu ponto de vista, uma nova, polifónica, universidade (ou melhor, pluriversidade) pode emergir à medida em que esta transformação se desenrola. (2015) A busca por epistemologias do Sul também tem sido vivenciada no movimento decolonial promovido por pesquisadores latino-americanos, tais como Catherine Walsh, Walter Mignolo, Aníbal Quijano, e já tem experiências efetivadas como, por exemplo, a Pluriversidade Amawtay Wasi, no Equador. Assim, este ano, o tema que une os cinco congressos em pauta (Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação) se volta a dar visibilidade aos saberes e fazeres acadêmicos em prol de uma valorização da sustentabilidade em ações para o meio ambiente; a pluriversidade que valorize os diversos saberes como integradores da formação pessoal e profissional e o encontro de saberes, que aponta para a dimensão do reconhecimento dos fazeres e saberes populares como necessários ao desenvolvimento social e ao conhecimento integrador.

Objetivo Geral

Confirmar e enfatizar o papel da universidade como instituição pública, destacando-se seu compromisso social, científico e político com os temas prementes da atualidade.
- Promover a divulgação das produções acadêmicas da UFPel, interna e externamente, de modo que a comunidade se veja cada vez mais próxima e participe dos processos de ensino, pesquisa, extensão e inovação que desenvolvemos;
- Aproximar e integrar a comunidade universitária dos cursos de graduação e pós-graduação por meio do tema da Semana Integrada, incentivando o compartilhamento, trocas e debates sobre conteúdos, experiências e resultados que assinalem a produção do conhecimento universitário em todas as suas dimensões.
- Refletir sobre as ações que a instituição vem promovendo e que produzem impacto real na solução de problemas sociais, econômicos, histórico-culturais
- Refletir e potencializar as atuais e outras possibilidades inter e transdisciplinares, desenvolvendo novas propostas inovadoras.

Justificativa

É fato que a educação é transformadora de sociedades que visam crescer em conhecimento, cultura, economia e em todos os campos que possam atender socialmente sua população. Sendo assim, sabedores de nosso compromisso social, enquanto universidade pública, queremos refletir sobre o momento atual, à luz das demandas sociais, científicas e políticas que estão diretamente relacionadas com este compromisso, preservando o princípio da racionalidade, assim como estimulando a integração dos saberes científicos com saberes populares, valorizando as reflexões e propostas que atentem para a sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.

Metodologia

A SIIEPE conta com quatro comissões: 1) Coordenação Geral, 2) Comissão de Edital, Inscrição e Certificação, 3) Comissão de Infraestrutura e 4) Comissão de Arte e Divulgação.
Os congressos e encontros são desenvolvidos por cada pró-reitoria correspondente e as ações integradoras pelas comissões, que também em atividades de apoio (edital, salas, inscrições, espaços de apresentações culturais, equipamentos, manutenção do site, contatos, divulgação, definições dos horários, entre outros). O evento no formato presencial com algumas palestras on-line. Cada congresso opta pela produção dos seus anais. Outras atividades são previstas nas ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se o aumento da participação da comunidade universitária. Há Metas específicas de cada Congresso e Encontro.
Os indicadores são:
Número de trabalhos inscritos
Número de trabalhos apresentados
Número de debatedores
Número de estudantes monitores voluntários
Número de servidores envolvidos
Número de alunos envolvidos
Número de ações desenvolvidas
Metas das apresentações científicas
Número de participantes de outras instituições
Número de ouvintes

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADALICE ANDRADE KOSBY1
ADRIANO LUIS HECK SIMON4
ALINE ACOSTA MATHIES1
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA1
ANA CAROLINA TAVARES LEITE SILVEIRA
ANDRE LUIS BARCELLOS1
ANGELA GALVAN DE LIMA40
CAMILLA RAQUEL FLORES BORGES
CARINE DAHL CORCINI1
CARLA PIRES TAVARES1
CHIRLE DE OLIVEIRA RAPHAELLI40
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ1
CRISTINA ROTTA ASSIS1
DIEGO VIEIRA BRAGA1
DIORGENES YURI LEAL DA ROSA1
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS1
EMERSON DE SOUZA MADEIRA1
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO5
EVANDRO DOTTO DIAS1
FELIPE DE SOUZA MARQUES1
FELIPE MARTINS BANDEIRA
FLAVIO FERNANDO DEMARCO1
GABRIELA DA ROSA PETZINGER
GILBERTO D'ÁVILA VARGAS1
GIULLI PACHECO DE OLIVEIRA
GUSTAVO DIAS FERREIRA1
GUSTAVO MADRUGA RICKES1
GUSTAVO MAIA SOUZA1
HELEN MONTES VIEIRA1
HELENA FARIAS MATTOS
HENRIQUE AVILA VIANNA1
JANETE VALADÃO DA ROSA MONTEIRO
JOAO PEDRO OTEIRO CORREA
JOCASTA SOARES DOS SANTOS1
JONATHA BURLE BARROSO SOTORIVA LIMA
JULIA DE OLIVEIRA ISLABAO1
JULIA VALERIO DA CRUZ
JULIA VELASCO MARTINS
JULIO CARLOS BALZANO DE MATTOS1
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA
KARINA PERALDO DA SILVA
LAURA GUERREIRO SILVA
LUCAS MATHEUS NERY DOS SANTOS
LUCAS MELLO NESS1
MARCOS BRITTO CORREA1
MARIA DE FATIMA COSSIO1
MATEUS SCHMECKEL MOTA1
MICHAEL ABRANTES KERR1
NATANIEL WYSE DE OLIVEIRA
NEDILANDY SILVEIRA CLEFF
OREMA CENÍ CORRÊA PEREIRA XAVIER
PABLO DE CHIARO ROSA1
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS4
RAFAEL DE OLIVEIRA BATISTA
RAFAEL PACHON ELIAS1
RAFAEL VETROMILLE DE CASTRO1
ROBERTA SALDIVIA COSTA
RODRIGO DA SILVA VITAL1
RUBIA FLORES ROMANI4
SAMIRA GUERREIRO SILVA
SILVANA PAIVA ORLANDI7
TAINARA MÜLLER GARCIA2
TIAGO VENZKE VAHL1
URSULA ROSA DA SILVA7
VALENTINE COSTA SINNOTT
VINICIUS FARIAS CAMPOS1
VITORIA PIVATTO

Página gerada em 29/03/2024 04:59:31 (consulta levou 0.561221s)