Nome do Projeto
Experiências docentes em Pedagogia Jurídica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/04/2023 - 24/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto objetiva construir experiências em práticas docentes inovadoras em conteúdos jurídicos, seja no curso de direito ou em outros cursos de graduação, seja na comunidade e geral.
Objetivo Geral
Construir, coletivamente, práticas e experiências inovadoras na pedagogia jurídica.
Justificativa
Pretende-se possibilitar vivências coletivas em práticas docentes inovadoras relacionadas a conteúdos jurídicos. Ainda que o Curso de Direito forme bacharéis, entende-se importante a criação de espaços de formação pedagógica especialmente tendo em vista a importância da comunicabilidade didática entre os e as futuras profissionais e a comunidade em geral. Igualmente importante é o fato de que a preparação para a docência em direito é preponderantemente realizada em cursos de pós-graduação, ainda que uma quantidade mínima desses cursos preveja uma disciplina específica em ensino do direito ou pedagogia jurídica. Desta forma, objetiva-se a construção coletiva de estratégias pedagógicas entre todas as pessoas participantes do projeto, ressaltando-se, enfim, que o currículo do Curso de Direito da UFPel possui uma disciplina de "Pedagogia Jurídica: práticas inovadoras no ensino do direito" que subsidiará o presente projeto com aprofundamento teórico junto aos e às participantes.
Metodologia
Os e as participantes do projeto realizarão:
1) Estudos sistematizados sobre ensino do direito e pedagogia jurídica;
2) Oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras;
3) Sob supervisão do corpo docente do projeto, as e os participantes, em duplas (formadas por uma/um discente de graduação e outra/o discente de pós-graduação) realizarão em atividades relacionadas ao ensino do direito, seja no curso de direito, seja em atuações em outros cursos de graduação e/ou na comunidade em geral;
4) Elaboração de planos de trabalho e relatórios sobre suas atuações;
5) Diálogo sistemático entre todas e todos os participantes para troca de repertórios de atuação.
1) Estudos sistematizados sobre ensino do direito e pedagogia jurídica;
2) Oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras;
3) Sob supervisão do corpo docente do projeto, as e os participantes, em duplas (formadas por uma/um discente de graduação e outra/o discente de pós-graduação) realizarão em atividades relacionadas ao ensino do direito, seja no curso de direito, seja em atuações em outros cursos de graduação e/ou na comunidade em geral;
4) Elaboração de planos de trabalho e relatórios sobre suas atuações;
5) Diálogo sistemático entre todas e todos os participantes para troca de repertórios de atuação.
Indicadores, Metas e Resultados
1) Participação de no mínimo 75% de encontros do grupo de estudos em pedagogia jurídica;
2) 2 oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras por semestre de duração do projeto;
3) Entrega, pelas duplas, de plano de trabalho para cada atividade realizada;
4) Participação de cada dupla de participantes em, no mínimo, 2 atividades pedagógicas por semestre;
5) Participação de cada dupla das rodas de conversas bimensais sobre as práticas realizadas para a troca de experiências e construções coletivas de estratégias pedagógicas inovadoras na pedagogia jurídica;
6) Entrega de 1 relatório final a cada semestre;
7) Publicação anual pelas duplas de, pelo menos, um produto advindo da experiência (artigo em periódico acadêmico, capítulo de livro, produto didático para disponibilização à comunidade em geral, etc.)
2) 2 oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras por semestre de duração do projeto;
3) Entrega, pelas duplas, de plano de trabalho para cada atividade realizada;
4) Participação de cada dupla de participantes em, no mínimo, 2 atividades pedagógicas por semestre;
5) Participação de cada dupla das rodas de conversas bimensais sobre as práticas realizadas para a troca de experiências e construções coletivas de estratégias pedagógicas inovadoras na pedagogia jurídica;
6) Entrega de 1 relatório final a cada semestre;
7) Publicação anual pelas duplas de, pelo menos, um produto advindo da experiência (artigo em periódico acadêmico, capítulo de livro, produto didático para disponibilização à comunidade em geral, etc.)
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRO MELO CORREA | |||
AMANDA DO NASCIMENTO RODRIGUES | |||
ANA CLARA CORREA HENNING | 13 | ||
Ari Ricardo Ávila Schuller | |||
BERNARDO NUNES DE MOURA | |||
BRENDA LINK SIEVERT | |||
BRUNA FLORES PRATES | |||
BRUNO ROTTA ALMEIDA | 1 | ||
CAROLINE SRYNCZYK DA SILVA | |||
CHARLON REINALDO SILVA KURZ | |||
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 1 | ||
GABRIEL SANTOS ROCHA | |||
GABRIELA SOUZA GOMES | |||
GABRIELA VON FRÜHAUF FIRME | |||
ISABELLA AGNELLO AGUIAR RIVERO | |||
ISADORA SILVEIRA BOERI | |||
JÚLIA FÁTIMA GONÇALVES TORRES | |||
KARINA FERREIRA SILVEIRA | |||
LEONARDO CONTI FRANCESCHI | |||
LISIANE DOS SANTOS LEAO | |||
LUCAS SEGA FERRAS VIEIRA | |||
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES | 2 | ||
MARIA CECILIA LOREA LEITE | 4 | ||
MARIA DAS GRACAS PINTO DE BRITTO | 3 | ||
MARINA DA SILVA PEREIRA | |||
MATHEUS SOARES DE SOARES | |||
MYLENA CAETANO PORCIUNCULA | |||
Mariana Delminda Bernardes Utiyama | |||
RENATHYANE DE ARMAS MACHADO | |||
RODRIGO BARBOSA SILVEIRA | |||
STEFANNIE VITÓRIA DA SILVA | |||
Silvia Maria Corrêa Vieira | |||
THAÍSSA OLIVEIRA PINHEIRO | |||
THUÍNI LUIZI RIGATTI | |||
VALMOR SCOTT JUNIOR | 1 | ||
VICTORIA BORTOLOTTI LEMOS | |||
VICTÓRIA DAS NEVES PORTO | |||
VITORIA MARTINS PEREIRA DA SILVA | |||
VIVIAN DINIZ DE CARVALHO |