Nome do Projeto
Experiências docentes em Pedagogia Jurídica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/04/2023 - 24/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto objetiva construir experiências em práticas docentes inovadoras em conteúdos jurídicos, seja no curso de direito ou em outros cursos de graduação, seja na comunidade e geral.

Objetivo Geral

Construir, coletivamente, práticas e experiências inovadoras na pedagogia jurídica.

Justificativa

Pretende-se possibilitar vivências coletivas em práticas docentes inovadoras relacionadas a conteúdos jurídicos. Ainda que o Curso de Direito forme bacharéis, entende-se importante a criação de espaços de formação pedagógica especialmente tendo em vista a importância da comunicabilidade didática entre os e as futuras profissionais e a comunidade em geral. Igualmente importante é o fato de que a preparação para a docência em direito é preponderantemente realizada em cursos de pós-graduação, ainda que uma quantidade mínima desses cursos preveja uma disciplina específica em ensino do direito ou pedagogia jurídica. Desta forma, objetiva-se a construção coletiva de estratégias pedagógicas entre todas as pessoas participantes do projeto, ressaltando-se, enfim, que o currículo do Curso de Direito da UFPel possui uma disciplina de "Pedagogia Jurídica: práticas inovadoras no ensino do direito" que subsidiará o presente projeto com aprofundamento teórico junto aos e às participantes.

Metodologia

Os e as participantes do projeto realizarão:
1) Estudos sistematizados sobre ensino do direito e pedagogia jurídica;
2) Oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras;
3) Sob supervisão do corpo docente do projeto, as e os participantes, em duplas (formadas por uma/um discente de graduação e outra/o discente de pós-graduação) realizarão em atividades relacionadas ao ensino do direito, seja no curso de direito, seja em atuações em outros cursos de graduação e/ou na comunidade em geral;
4) Elaboração de planos de trabalho e relatórios sobre suas atuações;
5) Diálogo sistemático entre todas e todos os participantes para troca de repertórios de atuação.

Indicadores, Metas e Resultados

1) Participação de no mínimo 75% de encontros do grupo de estudos em pedagogia jurídica;
2) 2 oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras por semestre de duração do projeto;
3) Entrega, pelas duplas, de plano de trabalho para cada atividade realizada;
4) Participação de cada dupla de participantes em, no mínimo, 2 atividades pedagógicas por semestre;
5) Participação de cada dupla das rodas de conversas bimensais sobre as práticas realizadas para a troca de experiências e construções coletivas de estratégias pedagógicas inovadoras na pedagogia jurídica;
6) Entrega de 1 relatório final a cada semestre;
7) Publicação anual pelas duplas de, pelo menos, um produto advindo da experiência (artigo em periódico acadêmico, capítulo de livro, produto didático para disponibilização à comunidade em geral, etc.)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRO MELO CORREA
AMANDA DO NASCIMENTO RODRIGUES
ANA CLARA CORREA HENNING13
BERNARDO NUNES DE MOURA
BRENDA LINK SIEVERT
BRUNA FLORES PRATES
BRUNO ROTTA ALMEIDA1
CAROLINE SRYNCZYK DA SILVA
CHARLON REINALDO SILVA KURZ
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS1
GABRIEL SANTOS ROCHA
GABRIELA SOUZA GOMES
GABRIELA VON FRÜHAUF FIRME
ISABELLA AGNELLO AGUIAR RIVERO
ISADORA SILVEIRA BOERI
Julia Fátima Gonçalves Torres
KARINA FERREIRA SILVEIRA
LEONARDO CONTI FRANCESCHI
LISIANE DOS SANTOS LEAO
LUCAS SEGA FERRAS VIEIRA
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES2
MARIA CECILIA LOREA LEITE4
MARIA DAS GRACAS PINTO DE BRITTO3
MARINA DA SILVA PEREIRA
MATHEUS SOARES DE SOARES
MYLENA CAETANO PORCIUNCULA
Mariana Delminda Bernardes Utiyama
RENATHYANE DE ARMAS MACHADO
RODRIGO BARBOSA SILVEIRA
STEFANNIE VITÓRIA DA SILVA
Silvia Maria Corrêa Vieira
THAÍSSA OLIVEIRA PINHEIRO
THUÍNI LUIZI RIGATTI
VALMOR SCOTT JUNIOR1
VICTORIA BORTOLOTTI LEMOS
VICTÓRIA DAS NEVES PORTO
VITORIA MARTINS PEREIRA DA SILVA
VIVIAN DINIZ DE CARVALHO

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