Nome do Projeto
TENDÊNCIAS EPISTEMO-METODOLÓGICAS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARTE (2024-2027)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/04/2024 - 18/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Desde 1990 intensificam-se reflexões sobre pesquisa em arte na relação com a formação universitária e profissional de artistas, especialmente a partir das experiências nos Estados Unidos, Reino Unido e países escandinavos. No Brasil este debate, especialmente em artes cênicas, acontece mais significativamente desde 2015. No âmbito da Dança, entre 2004 e 2017 as graduações saltaram de 21 para 46 no país e contamos hoje com 1 Mestrado e 1 Doutorado Acadêmicos e 1 Mestrado Profissional na Universidade Federal da Bahia, 1 Mestrado Acadêmico na Universidade Federal do Rio de Janeiro e 1 Mestrado Profissional na Faculdade Angel Vianna. O interesse pela temática nasce de pesquisa de doutorado (defendida em 2013, no PPGAC/ UFBA, na qual foram estudadas teses em Artes Cênicas). Nesse contexto, desde 2010, desenvolvemos projeto de pesquisa cadastrado na UFPel e, após a conclusão da referida tese, inclusive já publicada em livro, a investigação, associada à formação estudantes, vem sendo desenvolvida no âmbito do estudo sobre as produções do campo (artísticas decorrentes da formação acadêmica, produção dos TCCs, monografias de especialização e dissertações de mestrado, bem como produções em eventos científicos e normativas que regem as publicações destas produções). A UFPel e seus cursos bem como as Universidades gaúchas com formação no campo das Artes/Dança, tem sido o contexto das ações de pesquisa dos últimos anos de desenvolvimento deste projeto. Temos desenvolvido proposta investigativa orientada pelos procedimentos metodológicos característico de Estudos de Caso e investigações de Metanálise. Ao mesmo tempo, temos identificado necessidade de, como procedimento metodológico preliminar e indispensável, desenvolver etapas de mapeamento e levantamento panorâmicos relativos aos contextos estudados ao mesmo tempo em que acabamos lidando com informações relativas aos e às agentes do campo (autores/as das produções, estudantes/profissionais do campo) sobre quem constatamos elementos relativos à sua atuação profissional e posição no mundo do trabalho. Por esta razão, esta nova versão do projeto intenta dar continuidade aos estudos relativos às epistemologias/metodologias de produção acadêmica do campo das Artes/Dança mas associa investimento na produção de dados a partir de estudos de diagnóstico (mapeamentos e levantamentos) que lidem com estas informações da atuação profissional dos agentes do campo da Arte/Dança ( produção de indicadores sociais, econômicos e artísticos na direção de investigações que analisem o perfil do/a trabalhador/a da arte/dança, as características do setor, se debrucem no cruzamento de categorias analíticas, tais como: formação, perfil socioeconômico e campo de atuação.

Objetivo Geral

Interessa-nos: 1) explorar e descrever especificidades relativas à produção acadêmica no campo, especialmente em termos epistemo-metodológicos; 2) identificar que quadros teóricos e escolhas metodológicas estão presentes nas produções; 3) Refletir sobre como vem sendo metodologicamente denominadas, orientadas e avaliadas produções artísticas em instituições universitárias na formação em Artes; e 4) Mapear cenários locais, nos campos educacional e cultural, desenvolvendo tecnologias de monitoramento, de consolidação de dados e de análises que gerem indicadores e diagnósticos (quantitativos e qualitativos) para o campo das Artes/Dança nas áreas artísticas e de formação. Além disso, o estudo oportuniza a ação autoreflexiva no que tange à atuação da docência superior no desempenho de funções didático-pedagógicas e de orientação. Ao mesmo tempo, favorece processos de qualificação dos espaços formativos de agentes na docência e/ou na atuação como artista e de políticas públicas de apoio ao setor artístico-cultural.

Justificativa

Componentes com os quais me envolvosão relativos a conteúdos de metodologia da pesquisa, elaboração de projeto e orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. O primeiro desdobramento que a tese permitiu foi trabalhar a temática nas aulas e na orientação de iniciação científica, buscando contribuir para desempenho de qualidade do aluno na produção intelectual (aqui entendida também a artística) desde os primeiros momentos da formação superior. Entre 2014 e 2016, participando das associações nacionais de pesquisadores ABRACE e ANDA, apresentei resultados desdobrados da tese na experiência com IC. Desde de 2016, coordeno na ANDA, um Comitê Temático denominado Relatos de Experiência com ou sem Demonstração Artística, espaço de comunicação de trabalhos ainda em fase de relatos e em busca de definir problematizações, especialmente aquelas que relatam pesquisas artísticas no espaço acadêmico. Tais associações têm buscado desenvolver espaços que deem oportunidade para apresentar trabalhos que fujam do formato tradicional da comunicação oral, a nosso ver, um sinal de que a problemática relativa à produção, divulgação e legitimação da pesquisa artística como conhecimento acadêmico permeia, mesmo que não de forma explícita, o campo universitário das artes cênicas. Foi também em 2016 que iniciei vínculo com o Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFPel (hoje PPGArtes) atuando como professora convidada (2016 e 2017) e ministrando a disciplina obrigatória Metodologia da Pesquisa em Artes a qual sigo vinculada como docente permanente (desde 2018). A experiência docente me tem mantido próxima à problematização sobre produção em Artes no espaço acadêmico. Por outro lado, desde 2021, atuo como Coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio na PREC/UFPel passando a me relacionar mais diretamente com demandas de políticas institucionais e públicas para o campo da Cultura bem com projetos e ações atravessados pela atuação docente e artística em arte na comunidade. Reflexões sobre pesquisa em arte na relação com a educação e com a formação acadêmica e profissional de artistas ampliaram-se e intensificam-se, especialmente a partir de experiências nos Estados Unidos, no Reino Unido e nos países escandinavos (BORGDORFF, 2010; BORGDORFF, 2017). É este mesmo autor, , professor de Teoria da Pesquisa nas Artes (Universidade de Leiden, Amsterdã, Holanda) que aponta as expressões ‘investigação nas artes’ e ‘investigação em e através das artes’ como etiquetas para a temática que, no período, começava a envolver os debates sobre pesquisa e prática artística em termos filosóficos, epistemológicos, metodológicos e políticos, discussões que, segundo ele, têm buscado entender, também, em que medida este tipo de investigação pode classificar-se como acadêmica e legítima na educação superior. Sua perspectiva é desenvolvida a partir de Frayling (1993) que teria introduzido a distinção entre os tipos de pesquisa em artes, identificando-os em três – ‘investigação dentro da arte’, ‘investigação para a arte’ e ‘investigação através da arte’ – em texto no qual discorre sobre investigação em arte e desenho. A partir desta classificação, Borgdorff (2010) propõe nova nomenclatura para a distinção: ‘investigação sobre as artes’, ‘investigação para as artes’ e ‘investigação nas artes’, ao mesmo tempo em que aponta que a literatura especializada, no período, já passa a usar novas expressões para o debate em tela. ‘Investigação baseada-na-prática’, ‘Investigação guiada-pela-prática’ e ‘prática como investigação’ (esta última objetivando diferenciar-se do que ele nomeia de ‘prática artística em si’) são apontados pelo autor como as nomenclaturas mais utilizadas. Na direção de projetar a pesquisa artística ao patamar acadêmico, Roldan (2012 apud ÁLVAREZ, 2014) aponta o reconhecimento de uma pluralidade de Metodologias Artísticas de Investigação, dentro das quais podem ser citadas Arte acadêmica de pesquisa, A/r/tografia, Investigação educativa baseada em artes, Investigação visual baseada nas artes e Investigação baseada nas artes, que mostram a existência de outros modos de conhecimento os quais, juntamente com outros modelos científicos, podem contribuir para iluminar problemas humanos e sociais, incluindo os do âmbito educacional e do campo das artes. Também de acordo com Candy (2006) ainda outras duas expressões associam-se ao universo das referências de pesquisa em artes: Practice-based Research (pesquisas baseadas em práticas) e Practice-led Research (pesquisa orientada para a prática). No Brasil, a ampliação do interesse pelo debate sobre pesquisa em arte, especialmente no que tange à discussão voltada ao campo das artes cênicas, parece acontecer de forma mais significativa por volta de 2015, a exemplo de Icle (2011), Fernandes (2014; 2015), Haseman (2015), Velardi (2015), Ramos (2015), Bacon e Midgelow (2015), Pérez Royo (2015) e do Volume 20, de 2016, da Revista Cena, que lidam com a temática através dos termos ‘prática como pesquisa’, ‘pesquisa performativa’, ‘pesquisa somático-performativa’ e ‘pesquisas das práticas performativas’, mas que, pelo que observamos, não trazem nas suas referências os autores aqui indicados inicialmente, ou seja, os teóricos que vêm fomentando a discussão ampliada do tema nos anos anteriores. Durante o período de elaboração da minha tese (2009 a 2013) referências foram escassas; sobre pesquisa em arte e em arte cênicas trabalhamos predominantemente com autores como Zamboni (1998) e Bião (2019; 2012). Observamos que o mais recente Documento de área de Artes da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior, publicado em 2019, mostra reflexões da comissão da área sobre esta discussão, tanto no que se refere à recomendação sobre as características dos trabalhos finais para fins de titulação como em relação ao panorama atual e futuro dos programas de pós-graduação profissionais. Sobre os tipos de trabalhos finais para aquisição dos títulos de mestre e doutor na área, a comissão faz as seguintes recomendações: Nos programas acadêmicos, os trabalhos finais devem necessariamente adotar o formato de dissertação (Mestrado) e tese (Doutorado), ainda que estas possam envolver apresentações de obra artística ou incluir experiências inovadoras de escrita poética, crítica ou histórico-artística; Nos PPG profissionais, podem ser considerados como produtos finais: artigos (ou conjunto de artigos), performances e obras artísticas acompanhadas de relatos de processos de criação artística, relatos de processos pedagógicos e formativos em artes, relatos de processos gerenciais de carreiras e instituições em artes, partituras, coreografias, curadorias, dramaturgia, outras formas de escrita literária, dissertação ou tese, realização de eventos artísticos e culturais, organização de mostras e feiras, planos de atuação didática, projetos para instituições escolares e culturais, produtos fonográficos e audiovisuais, softwares e games, entre outros que podem vir a ser propostos pelos programas, de acordo com sua área de atuação. (CAPES, 2019, p. 9). Mesmo distinguindo os tipos de trabalhos oriundos de cursos acadêmicos e profissionais, as recomendações mantêm a tradição de produção de teses e dissertações e de produção artística em ambos contextos, sem detalhar, pelo menos no documento, como estas produções poderiam estar relacionadas em cada caso. Quanto aos programas de pós-graduação profissionais, o texto relata que no período da avaliação quadrienal de 2014-2017 surgem os primeiros (seis) mestrados profissionais da área; em 2018 já são computados nove mestrados (CAPES, 2019) sem registros ainda de doutorados profissionais. Uma vez que tais cursos buscam problematizar e qualificar a atuação profissional dos agentes lidando, de forma direta, com a atividade principal do artista, a produção artística, o documento prevê que a área terá que lidar com inovações importantes como a criação do Doutorado profissional, reconhecendo que a ampliação do debate sobre pesquisa artística na pós-graduação necessita ser intensificado visto que [...] exige a definição clara e coerente do que se entende por pesquisa aplicada no campo artístico. Segundo a Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento da Capes, a pesquisa realizada pelos PPG divide-se em três categorias centrais: a pesquisa básica (voltada para o avanço do conhecimento, sem aplicabilidade imediata), a pesquisa estratégica (que acrescenta conhecimento como ferramenta para a solução de problemas práticos) e a pesquisa tecnológica (que desenvolve aplicações para conhecimentos já estabelecidos). As últimas duas categorias pertencem ao campo da pesquisa aplicada. (CAPES, 2019, p. 11). Na sequência, o documento menciona “pesquisa para as artes”, citando Henk Borgdorff (2012). Estas reflexões apontam que debater sobre produção acadêmica em Artes demanda ainda discussão mais intensificada no Brasil. E ainda: para além desta discussão acerca da produção acadêmica, as considerações apresentadas acima também criam terrenos para investir em práticas de mapeamento e levantamento que produzam indicadores sobre as atuações profissionais e as políticas de trabalho no campo, trazendo coerência ao que a ampliação do foco desta edição do projeto propõe. Por esta razão, nosso projeto passará a compor o Observatório Ibero-americano de Políticas para a Dança (OIAPODAN), ação colaborativa, liderada pelo Grupo de Pesquisa PROCEDA (UFBA/CNPq – Líder Profª Drª Lúcia Helena Alfredi de Matos), entre pesquisadores e instituições ibero-americanas interessados no monitoramento e análise das políticas e das realidades do contexto da atuação profissional em dança. O OIAPODAN já conta com núcleos de pesquisadores do Brasil, Portugal e Argentina. No núcleo Brasil, nosso projeto é braço no RS, unindo-se ao trabalho de propostas desenvolvidas nos seguintes estados: AM, BA, GO, MG e SP.

Metodologia

Trata-se de proposta investigativa orientada pelos procedimentos metodológicos característico de Estudos de Caso e investigações de Metanálise e a coleta de dados tem envolvido, além das produções acadêmicas mencionadas, anais de eventos científicos bem como normativas que regem as publicações destas produções.
Com a associação ao OIAPODAN, vislumbra-se investimento nas práticas metodológicas de pesquisas de diagnóstico, ou seja, realização de pesquisas aplicadas e básicas sobre o campo da Arte/Dança em termos de contextos do mundo do trabalho e de políticas para a área, o que também colabora na formação de pesquisadores que atuem nesse campo de investigação . Vale salientar que os observatórios são espaços que desempenham as funções de observação, de monitoramento e de realização de estudos de problemas de determinado setor social. Segundo Ruiz (2008, apud Soares, Ferneda e Prado, 2018, p.90) “os observatórios são instrumentos que abordam o caráter complexo e multifacetado dos fenômenos sociais, desenvolvendo investigações e análises sistemáticas para acompanhamento e fiscalização de situações políticas e públicas”. Com isso os observatórios se caracterizam por serem espaços de intercâmbio e construção de conhecimentos, de colaboração e de trabalho em rede. No campo da dança, torna-se inovadora a constituição de um observatório, articulado como uma rede de pesquisa ibero-americana, a qual possibilitará a criação de fluxos entre as singularidades, heterogeneidades, processualidades e complexidades do campo da dança existentes nos países participantes. Deste modo, o OIAPODAN surge da necessidade de efetivação de pesquisas diagnósticas sobre o campo da dança e do monitoramento das políticas culturais e educacionais direcionadas à área nos distintos países Ibero-americanos. Pretende-se adotar protocolos e métodos de pesquisa que poderão transitar entre metodologias quantitativas às pós-qualitativas, os quais serão definidos no coletivo da rede que fará parte do Observatório, visando o encontro de distintos campos de forças, de criação e de multiplicidades na pesquisa, assinalando a necessidade de diretrizes de natureza ético-estético-política no fazer pesquisa, atenta a necessidade de criação e busca de metodologias específicas para cada tipo de estudo que se pretenda construir. Assim, essa rede constituir-se-á por distintos fluxos e percursos, com as implicações epistemológicas, metodológicas e ontológicas, que propiciam conectar distintas territorialidades e intensividades no fazer/ criar pesquisa em dança.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto pretende seguir produzindo publicações acerca das problemáticas nas qual se debruça e vai passar a se debruçar (aqui relativamente à entrada no OIAPODAN), além de manter-se como espaço de formação acadêmica de estudantes e colaboradores pesquisadores referentemente às práticas de pesquisa e discussão de caminhos e procedimentos que deem conta e levem em consideração as especificidades dos fenômenos e processos que formam o campo das Artes/Dança, na direção do que vem sido desenvolvido desde 2010, a exemplo de:
Em 2013, defesa da tese Produção de conhecimento acadêmico em artes cênicas no Brasil: um exame de teses disponíveis entre 2007-2009, com subsequente publicação do livro Artes Cênicas no Brasil (2007-2009);
Atividades de IC, entre 2013 e 2014, voltadas para acesso e análise de dois Anais (III Encontro de Graduações em Dança do RS e III Salão de Dança do RS); Apresentação oral no VIII Congresso da ABRACE de 2014, dentro da programação da Jornada de Novos Pesquisadores, do resumo Produção acadêmica em Dança no RS: uma análise das publicações nas Licenciaturas em Dança, submetido também para publicação nos Anais, e que versou sobre os resultados obtidos com a análise citada;
Envio, de artigo para publicação nos ANAIS do IV Encontro Científico da Anda (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança), em setembro de 2015; Participação, com apresentação de Comunicação Oral, no 24º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, realizado entre os dias 21 a 26 de Setembro de 2015; Participação, com apresentação de Pôster, no VII Salão de Dança do RS, em setembro de 2015, na Universidade de Caxias do Sul;
Em 2016, também no âmbito da IC, a análise das normativas que regulamento a produção de TCCs nos cursos superiores em Dança no RS, com as seguintes produções: participação, com apresentação oral e publicação, no XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas (setembro/2016), com o resumo expandido Trabalhos de conclusão nos cursos superiores em dança: pesquisando as graduações do RS, além da elaboração e defesa de monografia de conclusão no Curso de Dança da UFPel (em fevereiro de 2017) Normativas para elaboração dos trabalhos de conclusão nos cursos de graduação em dança do RS: um estudo exploratório e panorâmico;
Em 2017-2018 o projeto foi contemplado com bolsa de IC da Fapergs e retomou o estudo com as produções no Centro de Artes da UFPel, gerando a comunicação oral e correspondente publicação em Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica da UFPel, em 2017, do resumo expandido Reflexões sobre produção acadêmica dos TCCs do Centro de Artes da UFPel: experiências de Iniciação Científica;
Em 2019, o projeto agregou a colaboração do Professor Pós-Doutor José Francisco Baroni, foi contemplado com bolsa de iniciação científica da FAPERGS e teve com ações voltadas para levantamento sobre produções e publicações de trabalhos acadêmicos na temática das artes circenses, além de desenvolver ações de IC voltadas à tabulação de dados para a tese de doutorado da Professora Daniela Llopart Castro, intitulada Dançar na Maturidade: experiências artísticas no sul do Brasil (tabulação das unidades de significado, codificando as falas dos entrevistados a partir da categorização organizada pelo Método de Análise Textual Discursiva);
Entre 2020, 2021 e 2022 o projeto agregou participação de pesquisadores/as e estudantes em diferentes níveis da formação acadêmica e vinculados não somente à UFPel mas também à UFRGS, o que permitiu desenvolver levantamento e análise das organizações metodológicas e temáticas dos TCC do Curso de dança da UFPel, levantamento de Programas de Pós-Graduação das Universidades do Rio Grande do Sul, com pesquisas direcionadas a temática Dança e gerando as seguintes publicações:
Artigo: AIRES, D.; DANTAS, M.; Resende, F. S.; CAMPOS DA MOTTA SANTOS, ELEONORA. Metodologias da pesquisa em dança no estado do Rio Grande do Sul: perspectivas ligadas à criação. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE). , v.26, p.01 - 22, 2023.
Capítulo de Livro: SANTOS, Eleonora Campos da Motta; AIRES, D.; ARRIECHE, L. E. A Universidade como espaço de formação de artistas da Dança? In: Tudo isto é Dança.1 ed.Salvador: Anda editora, 2021, v.1, p. 131-150.
Texto completo em Anais de Evento: SANTOS, Eleonora Campos da Motta; PINHEIRO, Grégory de Souza; GOMES, Isabela Corradi Vianna Simões. Trabalhos de conclusão no curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas: características e propostas de pesquisa a partir da análise dos resumos. In: ANAIS DO VI CONGRESSO DA ANDA , 2021, Salvador. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021. In: 6º Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA - 2ª Edição Virtual, 2021, Salvador.
Resumos expandidos em Anais de Evento (com respectiva apresentação de trabalho no evento): SANTOS, Wellington Aranha; AIRES, Daniel Silva; SANTOS, Eleonora C. da M.; RELATOS DA CORPORIFICAÇÃO DENTRO DAS TÉCNICAS DE DANÇA EM CONJUNTO A PRODUÇÃO DOS TCCS. In: XXX CIC - Congresso de Iniciação Científica na 7º SIIEPE - Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. 2021. In: XXX CIC - Congresso de Iniciação Científica na 7º SIIEPE - Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, 2021, Pelotas.
SINGULARIDADE: METODOLOGIAS DE PESQUISA EM ARTES E SUAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS. WELLINGTON ARANHA DOS SANTOS; LUANA ECHEVENGUÁ ARRIECHE; ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS; DANIELA LLOPART CASTRO. Apresenta oral. XXIX Congresso de Iniciação Científica da UFPel. 2020. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica da UFPel. 2020., 2020, Pelotas.
Em 2023, o projeto desenvolveu trabalho associado a outro projeto de pesquisa da UFPel, o projeto Turno 2, realizando levantamento de referências bibliográficas relativas a metodologias de pesquisa performativa e guiadas pela prática, também desdobrando as seguintes produções em nível de IC:
LIMA, Claudilene Castro de; SANTOS, Eleonora Campos da Motta. TENDÊNCIAS EPISTEMO-METODOLÓGICA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARTES: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO. In: ANAIS 1 ° CONGRESSO DOS PROJETOS UNIFICADOS DO CENTRO DE ARTES DA UFPEL In: UNIFICA - 1 ° CONGRESSO DOS PROJETOS UNIFICADOS DO CENTRO DE ARTES DA UFPEL, 2023, Pelotas.
LIMA, Claudilene Castro de; CASTRO, D. L.; SANTOS, Eleonora Campos da Motta. SOBRE MÉTODOS DE PESQUISA EM DANÇA: APRENDIZADOS ENTRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A PRODUÇÃO DO TCC. In: Anais do XXXII Congresso de Iniciação Científica na 9ª SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPEL In: XXXII Congresso de Iniciação Científica na 9ª SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPEL, 2023, Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Aline Xavier Leal
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS1

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