Nome do Projeto
7 artes que curam
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/05/2020 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O projeto "7 artes que curam" é um projeto unificado com ênfase em extensão que não descuida das ações ligadas ao ensino (com a orientação de alunos em projetos de design) e de pesquisa (com a produção em grupo e orientação aos alunos na construção de textos acadêmicos que reflitam a experiência obtida). No que se refere à extensão o projeto atua como uma oportunidade de divulgar a toda a comunidade, de modo remoto via rede social Instagram através de vídeos, um número significativo de conferências de professores do Centro de Arte com o tema específico de de apresentar, de modo oral e com a exposição de imagens, sete artes de suas áreas de atuação que fazem a diferença no enfrentamento de situações de crise como a que o mundo está vivendo em 2020.

Objetivo Geral

Apresentar conferências realizadas de modo remoto por professores do Centro de Artes sobre artes que podem curar a humanidade em tempos de crise.

Justificativa

Face aos tempos de confinamento que estamos vivendo percebemos que o que têm nos salvado, e curado, é o encontro com a arte; deste modo, e com a interrupção das atividades ligadas ao ensino, pensamos que o Centro de Artes poderia disponibilizar a comunidade em geral não suas disciplinas mas parte do trabalho de seus próprios professores sob o ponto de vista de uma temática que com certeza vai ao encontro dos interesses coletivos uma vez que as artes envolvidas no projeto se referem a todas as possibilidades artísticas disponíveis no CA como pinturas, esculturas, gravura,s desenhos, HQs, fotografias, fimes, animações, audiovisuais, cartazes, tipografias, identidades visuais, ilustrações, livros de história da arte, livros-objeto, performances, danças, peças de teatro, músicas, cantores, corais, etc.

Metodologia

Quatro principais etapas metodológicas compõem o projeto e caracterizam suas principais ações: 1) Convidar os professores do CA focos do projeto; 2) Desenvolver material de design e gerir a rede social instagram; 3) Proporcionar a visualização dos vídeos e imagens propriamente ditos, ação principal do projeto e 4) Produzir e orientar os alunos no que se refere à pesquisa cientifica decorrente da experiencia de ensino e de extensão.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto "7 artes"t em como meta atingir o maior número possível de pessoas da comunidade em geral, da região bem como de todos os países de língua portuguesa, e tal alcance é muito facilmente obtido uma vez que as visualizações são evidentes. Como a proposição é de vídeos e não de lives o material reunido estará, para sempre, na página do instagram relativa ao projeto a fim de futuras procuras. Outrossim almejamos instrumentalizar o aluno em design e em gestão da rede social escolhida e orientar as pesquisas acadêmicas dali resultantes.

Página gerada em 24/04/2024 09:35:54 (consulta levou 0.378420s)