Resumo
ATUAÇÃO: Professora, Orientadora, Pesquisadora ? Bacharelado e PPG Artes Visuais / Centro de Artes, UFPel (desde 2010). Na Graduação, atua em disciplinas de leitura e produção de textos ensaísticos, explora a palavra escrita e a aquisição da linguagem poética, a descrição da prática poético-visual, a descoberta de sentidos poético-visuais; na FAUrb e no Curso de Jornalismo, História da Arte Contemporânea; no Curso de Antropologia, Lingüística Geral. No PPG-AV: Percursos, narrativas, descrições: mapas poéticos, e A leitura Crítica: modos de ver, modos de ler, modos de escrever. De 1992 a 2012, atuou nos Cursos de Letras, UFPel, em disciplinas do Campo da Literatura, Narrativas Curtas e Poesia (em língua portuguesa, moderna e contemporânea ? estudos comparados entre produção literária/sistema literário/construção do território imaginário nacional), Literatura Infantil, Ensino da Literatura, Poéticas Contemporâneas no Brasil, Estágio Obrigatório; e em disciplinas do Campo da Lingüística, Semântica, Estilística, Morfologia, Lingüística Geral, Estudos do Texto, Semiótica. Poeta, escreve poesia e prosa poética; desenha; projeta e cria objetos-ambientes verbo-voco-visuais, com som e luz; projeta e constrói ?casas-ateliês de si?. Gasta longas horas em seu jardim. PESQUISA, com temas associados, tendo como base teórica o pensamento discursivo-literário de Franz Kafka, e o pensamento teórico-reflexivo de G.Agamben, H.Arendt, R.Barthes, W.Benjamin, M.Blanchot; e de teóricos da nova filosofia francesa. TEMAS: a produção poético-visual crítico-contemporânea e a construção da realidade; o lugar criado (entre o privado e o público) e a produção de sentidos; a construção do ?pequeno território? e a potência da criação; o território da página escrita; escrita como biografismo; aquisição da linguagem e a expressão do corpo; leitura e cognição (semiótica perceptiva); linguagem e limites da expressão; arte e tecnologia. ÁREAS: Arte Contemporânea; Literatura e Outras Poéticas; Literatura Brasileira Contemporânea, com ênfase em: poesia anos 70/2010; poesia concreta; Ana Cristina Cesar; Paulo Leminski; João Cabral de Melo Neto; Oswald de Andrade; Clarice Lispector; Osman Lins; Sergio Sant?Anna; Aldyr Garcia Schlee; Vitor Ramil; Arte e Loucura (Arthur Bispo do Rosário); Literatura Infantil (o livro infantil; a leitura; imagem e palavra no livro). Líder de grupo de pesquisa multidisciplinar, Artefatos para leitura e construção do ?pequeno território". Coordenadora de projetos de pesquisa de longa duração: Viagens e lugares: mapas antropológicos, literários, turísticos, com prof. Dr. Edgar Barbosa Neto (Antropologia/FaE, UFMG); Poéticas contemporâneas: produção de leitura, produção de escritura, produção de sentidos. CARREIRA: Professora concursada área de Lingüística e Estudos do Texto, UFPel, Centro de Letras / Centro de Artes (atual, desde 1992). Secretária Municipal de Cultura, Pelotas-RS (Gestão PT-FP, 2001-2004). Professora substituta (Lingüística, Semântica e Estilística), Curso de Letras, UFPel (1991-1992). Professora de Francês para Crianças, Curso Tour de Babel, Pelotas ? RS (1988-1992). FORMAÇÃO: Licenciatura em Letras (Português/Francês, Línguas e Literaturas), UFPel (1988); Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFPel (1994); Mestrado em Letras ? Lit. Brasileira, IL, UFRGS (1997), prof. dr. Michel Peterson, "Leitura caleidoscópica do movimento do livro A educação pela pedra, de JCMNeto"; Doutorado em Letras ? Lit. Comparada, IL, UFRGS (2002), prof. dr. Michel Peterson, e prof. dr. Luís Augusto Fischer, Estesias ("ensaio contra" o pensamento acadêmico assertivo, sobre dez poéticas no Brasil Contemporâneo, suas constelações e reconfigurações, e sobre a conquista de uma dicção, como mulher, professora, intelectual e pesquisadora, decorrente de movimentos autorais e exploratórios, visando novos sentidos). Estágio Pós-doutoral, NUPILL, UFSC (2010), prof. dr. Alckmar Luís dos Santos, A voz e a cena na Poesia Brasileira Contemporânea ]1970-2010[.
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Mestrado em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997)
Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Pelotas, 1994)
Graduação em Licenciatura Em Letras (Universidade Federal de Pelotas, 1988)
Áreas de atuação
Artes - POÉTICAS VISUAIS
Letras - Literatura Brasileira
Lingüística - Estudos da linguagem
Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo - Teoria do Urbanismo
Antropologia - Antropologia Urbana
Letras - Ensino da literatura
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
OBJETOCOISA: reflexões sobre a criação e produção de materialidade na arte | 01/12/2019 | 01/12/2023 | 1 | |
MODELA Pelotas V | 01/04/2019 | 31/08/2020 | 1 | |
Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas | 10/05/2013 | 11/05/2015 | 2 | |
Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas | 01/08/2020 | 31/03/2029 | 4 | |
MULHERES INSCREVEM: poéticas feministas nas artes visuais | 15/02/2024 | 15/12/2026 | 2 | |
Sei desenhar: sobre a potência da linguagem do desenho na formação docente em Artes Visuais | 04/03/2024 | 04/03/2026 | 1 | |
Viagens e lugares: mapas, topologias e linhas de fuga, configurações antropológico-poético-visuaisCOORDENADOR DO PROJETO | 01/06/2021 | 01/06/2025 | 12 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
7 artes que curam | 27/05/2020 | 31/07/2021 | 8 | |
NUCLEO DE MUSICA POPULAR - Fase II | 11/03/2019 | 31/12/2020 | 1 | |
Exposições do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo | 22/10/2018 | 10/02/2020 | 4 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | M1 | PENSAMENTO CRÍTICO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS POÉTICAS VISUAIS CONTEMPORÂNEAS Horários
| 47+13 | Artes (Mestrado acadêmico) | ||||||
2024/2 | M2 | ANÁLISE DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | T1 | HISTÓRIA DAS ARTES Horários
| 36+0 | Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | 1 | A LEITURA CRÍTICA: MODOS DE VER, MODOS DE LER, MODOS DE ESCREVER Horários
| 68+0 | Artes (Doutorado) | ||||||
2024/1 | 1 | PERCURSOS, NARRATIVAS, DESCRIÇÕES: MAPAS POÉTICOS Horários
| 51+17 | Artes (Mestrado acadêmico) | ||||||
2024/1 | T1 | TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | T2 | TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | T1 | PRODUÇÃO TEXTUAL EM ARTES Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M1 | PENSAMENTO CRÍTICO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS POÉTICAS VISUAIS CONTEMPORÂNEAS Horários
| 51+17 | |||||||
2023/2 | M1 | ANÁLISE DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | T1 | TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.