Nome do Projeto
Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 01/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Esta pesquisa busca aprofundar as reflexões sobre a produção de publicações artísticas, partindo da constatação que este é um meio cada vez mais presente nas pesquisas em arte contemporânea. O que se observa inicialmente é que as produções contemporâneas, por se tratarem de pesquisas, que em sua maioria são processuais e muitas vezes dependente de ações, intervenções que demandam tempo, muitas vezes ocorre uma fragmentação do processo de criação. Frente a esta questão desenvolveu-se contundentemente a necessidade de "edição da experiência", assim como métodos de registro, memória e arquivamentos. Como conseqüência dessa "edição da experiência" criou-se uma série de procedimentos e meios relacionais, tanto sob o ponto de vista daquele que produz, como do leitor, espectador ou interator. (Salles, 2010). Ao se abordar o registro ou a edição do vivido, uma das formas mais adequadas parece ser o livro de artista, seja de caráter único ou múltiplo, também utilizado como estratégia de expansão e propagação dos trabalhos. O que se percebe é que esse interesse não é só no suporte, mas fundamentalmente pela potência poética e interativa. Há algo no espaço do livro que parece desencadear outras formas de experiência, as quais a arte parece saber encontrar. Essa pesquisa foi iniciada na UFPEL em 2013 e desde lá vem refletindo a potência do lugar livro e sua capacidade de acolher a criação via escrita, desenho, fotografia, escultura, pintura e etc, abrindo a produção para além dos meios, tornando o lugar-livro um lugar transdisciplinar que parece ser o lugar onde uma diversidade de novas experiências podem ser propostas.

Objetivo Geral

O presente projeto objetiva estabelecer reflexões acerca de publicações artísticas, tanto no que tange a observação de algumas produções, quanto aspectos históricos que as atravessam, bem como seu fazer material por parte de um determinado grupo de artistas. Objetiva-se ainda estender tais reflexões à comunidade, instaurando debates e promovendo, assim, um intercâmbio entre pesquisas artísticas, corpo docente e discente e público de modo geral.

Partindo da investigação, levantamento e análise reflexiva das produções inventariadas na arte contemporânea, propõe-se que concomitantemente o grupo articule relações possíveis com suas pesquisas pessoais na criação de livros demais publicações seja de únicos ou múltiplos. Esse é o grande objetivo, que a atuação no grupo colabore com o desenvolvimento das pesquisas discentes.

Também durante o processo de estudo, elaboração e análise, será parte integrante do trabalho no grupo a reflexão e apresentação dos resultados das pesquisas, assim como a participação de artistas convidados, em comunicações sobre as formas de atuação dos livros e publicações nos processos artísticos contemporâneos.

Justificativa

Optamos pela prorrogação e continuidade do projeto por percebermos a contribuição que esta exerce nos processos de pesquisas individuais do grupo de participantes e comunidade envolvida. Uma maior consciência desta espacialidade corrobora num entendimento das potências da escrita e da leitura, bem como o valor desse meio de criação tão pouco incentivado no nosso país.
Percebemos que para os diferentes cursos do Centro de Artes a criação de livros e publicações também corrobora a um encontro com sigo mesmo, na busca de uma voz pessoal, uma linguagem ou som próprios. Os livros demonstraram funcionar muito bem como ateliês portáteis, espaços de criação para o exercício de liberdade poética.

Metodologia

Encontros de análise de livros e publicações artísticas, seguidas de debates e de criação orientada. O exercício da escrita e da leitura são exigências metodológicas para o processo de criação de publicações bem como sua análise. A pesquisa ao acervo de publicações formado pelo grupo é parte fundamental bem como sua preservação.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos continuar com a pesquisa a contribuir no pensamento e produção de livros e publicações artísticas. Incentivando a escrita e a leitura no encontro com os processos de criação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DAVI MENDES DA RESSURREICAO
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES1
ELIVELTO ALVES DE SOUZA
FERNANDA FEDRIZZI LOUREIRO DE LIMA
HELENE GOMES SACCO2
Joana Schneider
URSULA ROSA DA SILVA1

Página gerada em 26/01/2021 18:45:15 (consulta levou 0.103720s)