Nome do Projeto
Sei desenhar: sobre a potência da linguagem do desenho na formação docente em Artes Visuais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 04/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O desenho é uma linguagem artística universal que possui uma natureza específica em sua forma de comunicar conceitos, imagens, ideias, espaços, através de determinados suportes e instrumentos. Somos atraídos pelo desenho na infância, desde o movimento das garatujas até a formação de conceitos, pois "ao desenhar, o mundo torna-se presente em nós" (DERDYK, 1989, p. 241). As vivências da criança com o desenho perpassadas pelas experiências (ou falta delas) no espaço escolar apontam para certa compreensão da linguagem na vida adulta. Saber ou não saber desenhar implica em considerar objetivos, materiais e técnicas, finalidades, processos e práticas e, também, repertórios do campo, sentidos, subjetividades. Esse projeto objetiva investigar teoria e prática para pensar o desenho e compreender essa linguagem para a formação docente em Artes Visuais.

Objetivo Geral

Refletir sobre a linguagem do desenho e desenvolver processos e práticas artísticas considerando potências, enfrentamentos técnicos e a relação entre arte e vida.

Justificativa

A necessidade desse projeto de pesquisa advém de conversas, processos e práticas de desenho ofertados nas disciplinas Fundamentos do Desenho I e II para estudantes ingressantes do curso de Artes Visuais - Licenciatura. No decorrer de minha prática pedagógica percebi a compreensão discente a respeito da linguagem do desenho, a qual diz respeito à falta de ensino e de aprendizagem às suas especificidades durante a vida escolar. A expressão "não sei desenhar" faz-se presente na sala de aula. A partir de investigações e de seminários, o foco visa lidar com enfrentamentos técnicos e subjetivos e buscar subverter pré-conceitos a partir de uma transformação conceitual, "sei desenhar".

Metodologia

Encontros teóricos com apresentação de slides, projeção de vídeos, práticas de leitura e discussão de textos;
investigação de processos e práticas de desenho; seminários sobre a linguagem do desenho para a formação docente em Artes Visuais.

Indicadores, Metas e Resultados

Objetiva-se ampliar o referencial teórico-metodológico dos estudantes em relação à linguagem do desenho, promover discussão sobre processos e práticas artísticas, subverter pré-conceitos sobre o saber desenhar e refletir sobre o desenho para a formação docente em Artes Visuais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE ERDMANN XAVIER
ANA ELISA SOUZA DA SILVA
ANA LARA MACHADO BORGES
ANDREI CESAR CORREA GONZALES
ANDREI VIGARANI DE VASCONCELOS
ANDRIELLY SILVA NUNES
ANDRÉ WINTER NOBLE
Aline Nunes da Rosa
BIANCA MATIAS SENA DA SILVA
CAMILE FERREIRA BARRETO
CECILIA DA SILVA BASSI
DANIELA SILVEIRA OLIVEIRA
DEISY JAQUES RIBEIRO
ENZO PEDROSO SILVA
FERNANDA MADRUGA KEGLIS
GIOVANNA CENTURIAO RIBEIRO
HELENE GOMES SACCO1
HENRIQUE BERNARDI MOURA RIBEIRO
JOAO VICTOR DE CAMARGO SOUZA
KALEB DE LIMA PEREIRA BELMONTE DE OLIVEIRA
KARINE CAVALHEIRO DE LIMA
KEURYN PINTO MIRAPALHETA
LISLAINE SIRSI CANSI15
LUCAS MORAES SALLES
LUCIA IARA AMARAL DA SILVA
LUIS EDUARDO POLLNOW RAASCH
LUISA RAMOS ALDRIGHI
LUIZA MIGUELIS CARUSO
Laleska Viegas Cantarelli Vieira
MARIA CLARA RADTKE GONCALVES
MARIA EDUARDA DE ALMEIDA GONCALVES
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI1
MARLISE BUCHWEITZ KLUG
MATHEUS DA COSTA NUNES
MIGUEL DE CASTRO CORREA
MIGUEL LISBOA FURTADO
Marcelo Forte
NADIA DA CRUZ SENNA1
NINA RANGEL DA CUNHA
RAFAELA PINTO NUNES
RAQUEL AZAMBUJA SANTOS5
RENATA AZEVEDO REQUIAO1
SABINA VALLARINO SEBASTI
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN1
THALYA RIBEIRO GALON
TIAGO VICENTE
Vitória Bressan Debom

Página gerada em 07/10/2024 09:08:40 (consulta levou 0.206610s)