Nome do Projeto
Sei desenhar: sobre a potência da linguagem do desenho na formação docente em Artes Visuais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 04/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O desenho é uma linguagem artística universal que possui uma natureza específica em sua forma de comunicar conceitos, imagens, ideias, espaços, através de determinados suportes e instrumentos. Somos atraídos pelo desenho na infância, desde o movimento das garatujas até a formação de conceitos, pois "ao desenhar, o mundo torna-se presente em nós" (DERDYK, 1989, p. 241). As vivências da criança com o desenho perpassadas pelas experiências (ou falta delas) no espaço escolar apontam para certa compreensão da linguagem na vida adulta. Saber ou não saber desenhar implica em considerar objetivos, materiais e técnicas, finalidades, processos e práticas e, também, repertórios do campo, sentidos, subjetividades. Esse projeto objetiva investigar teoria e prática para pensar o desenho e compreender essa linguagem para a formação docente em Artes Visuais.
Objetivo Geral
Refletir sobre a linguagem do desenho e desenvolver processos e práticas artísticas considerando potências, enfrentamentos técnicos e a relação entre arte e vida.
Justificativa
A necessidade desse projeto de pesquisa advém de conversas, processos e práticas de desenho ofertados nas disciplinas Fundamentos do Desenho I e II para estudantes ingressantes do curso de Artes Visuais - Licenciatura. No decorrer de minha prática pedagógica percebi a compreensão discente a respeito da linguagem do desenho, a qual diz respeito à falta de ensino e de aprendizagem às suas especificidades durante a vida escolar. A expressão "não sei desenhar" faz-se presente na sala de aula. A partir de investigações e de seminários, o foco visa lidar com enfrentamentos técnicos e subjetivos e buscar subverter pré-conceitos a partir de uma transformação conceitual, "sei desenhar".
Metodologia
Encontros teóricos com apresentação de slides, projeção de vídeos, práticas de leitura e discussão de textos;
investigação de processos e práticas de desenho; seminários sobre a linguagem do desenho para a formação docente em Artes Visuais.
investigação de processos e práticas de desenho; seminários sobre a linguagem do desenho para a formação docente em Artes Visuais.
Indicadores, Metas e Resultados
Objetiva-se ampliar o referencial teórico-metodológico dos estudantes em relação à linguagem do desenho, promover discussão sobre processos e práticas artísticas, subverter pré-conceitos sobre o saber desenhar e refletir sobre o desenho para a formação docente em Artes Visuais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADHAM GADELHA SA | |||
ANA LARA MACHADO BORGES | |||
ANDREA RAMALHO DE CARVALHO ALVES PEREIRA | |||
Aline Nunes da Rosa | |||
CAMILA SOARES COUTO | |||
DEISY JAQUES RIBEIRO | |||
DIEGO RODRIGO DA MATA RIBEIRO | |||
EMANUEL COUTO SOARES | |||
GIOVANNA CENTURIAO RIBEIRO | |||
GUILHERME MONTEIRO DA SILVA | |||
HELEN VOIGT BARRETO | |||
HENRIQUE BERNARDI MOURA RIBEIRO | |||
JOAO FRANCISCO MOREIRA DE AVILA | |||
JOAO VICTOR DE CAMARGO SOUZA | |||
LARISSA SILVA DE SOUZA | |||
LEONARDO GUTERRES LOWENHAUPT | |||
LISLAINE SIRSI CANSI | 3 | ||
LUCAS MORAES SALLES | |||
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI | 1 | ||
MILTON RICARDO DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR | |||
Marcelo Forte | |||
RAQUEL AZAMBUJA SANTOS | 1 | ||
RENATA AZEVEDO REQUIAO | 1 | ||
SABINA VALLARINO SEBASTI | |||
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN | 1 | ||
THALYA RIBEIRO GALON | |||
Vitória Bressan Debom |