Nome do Projeto
Sei desenhar: sobre a potência da linguagem do desenho na formação docente em Artes Visuais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 04/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O desenho é uma linguagem artística universal que possui uma natureza específica em sua forma de comunicar conceitos, imagens, ideias, espaços, através de determinados suportes e instrumentos. Somos atraídos pelo desenho na infância, desde o movimento das garatujas até a formação de conceitos, pois "ao desenhar, o mundo torna-se presente em nós" (DERDYK, 1989, p. 241). As vivências da criança com o desenho perpassadas pelas experiências (ou falta delas) no espaço escolar apontam para certa compreensão da linguagem na vida adulta. Saber ou não saber desenhar implica em considerar objetivos, materiais e técnicas, finalidades, processos e práticas e, também, repertórios do campo, sentidos, subjetividades. Esse projeto objetiva investigar teoria e prática para pensar o desenho e compreender essa linguagem para a formação docente em Artes Visuais.

Objetivo Geral

Refletir sobre a linguagem do desenho e desenvolver processos e práticas artísticas considerando potências, enfrentamentos técnicos e a relação entre arte e vida.

Justificativa

A necessidade desse projeto de pesquisa advém de conversas, processos e práticas de desenho ofertados nas disciplinas Fundamentos do Desenho I e II para estudantes ingressantes do curso de Artes Visuais - Licenciatura. No decorrer de minha prática pedagógica percebi a compreensão discente a respeito da linguagem do desenho, a qual diz respeito à falta de ensino e de aprendizagem às suas especificidades durante a vida escolar. A expressão "não sei desenhar" faz-se presente na sala de aula. A partir de investigações e de seminários, o foco visa lidar com enfrentamentos técnicos e subjetivos e buscar subverter pré-conceitos a partir de uma transformação conceitual, "sei desenhar".

Metodologia

Encontros teóricos com apresentação de slides, projeção de vídeos, práticas de leitura e discussão de textos;
investigação de processos e práticas de desenho; seminários sobre a linguagem do desenho para a formação docente em Artes Visuais.

Indicadores, Metas e Resultados

Objetiva-se ampliar o referencial teórico-metodológico dos estudantes em relação à linguagem do desenho, promover discussão sobre processos e práticas artísticas, subverter pré-conceitos sobre o saber desenhar e refletir sobre o desenho para a formação docente em Artes Visuais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADHAM GADELHA SA
ANA LARA MACHADO BORGES
ANDREA RAMALHO DE CARVALHO ALVES PEREIRA
Aline Nunes da Rosa
CAMILA SOARES COUTO
DEISY JAQUES RIBEIRO
DIEGO RODRIGO DA MATA RIBEIRO
EMANUEL COUTO SOARES
GIOVANNA CENTURIAO RIBEIRO
GUILHERME MONTEIRO DA SILVA
HELEN VOIGT BARRETO
HENRIQUE BERNARDI MOURA RIBEIRO
JOAO FRANCISCO MOREIRA DE AVILA
JOAO VICTOR DE CAMARGO SOUZA
LARISSA SILVA DE SOUZA
LEONARDO GUTERRES LOWENHAUPT
LISLAINE SIRSI CANSI3
LUCAS MORAES SALLES
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI1
MILTON RICARDO DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR
Marcelo Forte
RAQUEL AZAMBUJA SANTOS1
RENATA AZEVEDO REQUIAO1
SABINA VALLARINO SEBASTI
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN1
THALYA RIBEIRO GALON
Vitória Bressan Debom

Página gerada em 02/05/2024 17:32:37 (consulta levou 0.187494s)