Nome do Projeto
Sei desenhar: sobre a potência da linguagem do desenho na formação docente em Artes Visuais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 04/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O desenho é uma linguagem artística universal que possui uma natureza específica em sua forma de comunicar conceitos, imagens, ideias, espaços, através de determinados suportes e instrumentos. Somos atraídos pelo desenho na infância, desde o movimento das garatujas até a formação de conceitos, pois "ao desenhar, o mundo torna-se presente em nós" (DERDYK, 1989, p. 241). As vivências da criança com o desenho perpassadas pelas experiências (ou falta delas) no espaço escolar apontam para certa compreensão da linguagem na vida adulta. Saber ou não saber desenhar implica em considerar objetivos, materiais e técnicas, finalidades, processos e práticas e, também, repertórios do campo, sentidos, subjetividades. Esse projeto objetiva investigar teoria e prática para pensar o desenho e compreender essa linguagem para a formação docente em Artes Visuais.

Objetivo Geral

Refletir sobre a linguagem do desenho e desenvolver processos e práticas artísticas considerando potências, enfrentamentos técnicos e a relação entre arte e vida.

Justificativa

A necessidade desse projeto de pesquisa advém de conversas, processos e práticas de desenho ofertados nas disciplinas Fundamentos do Desenho I e II para estudantes ingressantes do curso de Artes Visuais - Licenciatura. No decorrer de minha prática pedagógica percebi a compreensão discente a respeito da linguagem do desenho, a qual diz respeito à falta de ensino e de aprendizagem às suas especificidades durante a vida escolar. A expressão "não sei desenhar" faz-se presente na sala de aula. A partir de investigações e de seminários, o foco visa lidar com enfrentamentos técnicos e subjetivos e buscar subverter pré-conceitos a partir de uma transformação conceitual, "sei desenhar".

Metodologia

Encontros teóricos com apresentação de slides, projeção de vídeos, práticas de leitura e discussão de textos;
investigação de processos e práticas de desenho; seminários sobre a linguagem do desenho para a formação docente em Artes Visuais.

Indicadores, Metas e Resultados

Objetiva-se ampliar o referencial teórico-metodológico dos estudantes em relação à linguagem do desenho, promover discussão sobre processos e práticas artísticas, subverter pré-conceitos sobre o saber desenhar e refletir sobre o desenho para a formação docente em Artes Visuais.

Página gerada em 10/07/2025 04:30:51 (consulta levou 0.281335s)