Nome do Projeto
Direito & Arte: estratégias pedagógicas para a democratização do conhecimento jurídico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto propõe a conexão entre os Programas de Pós-Graduação em Direito e Educação e respectivas graduações, as graduações em Gestão Pública, em Teatro, em Dança e em Design de Jogos, centralizando as atividades na elaboração de estratégias e produtos pedagógicos para o ensino jurídico por meio do direito & arte. Para isto, contará com uma fundamentação teórica que trate de pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, Introdução ao Direito, direitos constitucionais e direito & arte. Prevê, igualmente, o desenvolvimento de aprendizagens e práticas em didática, voltadas para o ensino jurídico, tanto em cursos de graduação da UFPel quanto para a comunidade escolar da rede de ensino público de Pelotas e região.

Objetivo Geral

Elaborar estratégias e produtos inovadores para o ensino do direito a partir da conexão entre direito & arte, a fim de construir vivências na pedagogia jurídica e na democratização do conhecimento jurídico.

Justificativa

A literatura especializada ressalta que, apesar de o ensino do direito ter, por muito tempo, fundamentado-se em tradicionais métodos pedagógicos, agora volta-se para a construção de alternativas contemporâneas de relações de ensino e aprendizagem (LEITE, 2014; GHIRARDI, 2009; RODRIGUES, JUNQUEIRA, 2000). Tendo isso em mente, identifica-se a necessidade de construir, a partir de leituras tanto da área da educação quanto do direito e da arte, estratégias inovadoras para este campo, direcionando olhares à didática e à pedagogia jurídica. Com isso, pretende-se democratizar conhecimento jurídicos em cursos de graduação d UFPel. Com vistas à curricularização da extensão, também se prevê a atuação junto à comunidade escolar do ensino público de Pelotas e região.

Metodologia

a) Revisão teórica em estudos curriculares, didática no ensino superior, pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, direito & arte, noções introdutórias do direito e direitos constitucionais;
b) Elaboração de estratégias de ensino e de produtos necessários à sua implementação, em co-produção entre estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos envolvidos;
c) Aplicação dessas inovações em salas de aula dos cursos envolvidos e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino na cidade de Pelotas e região;
d) Desenvolvimento de saberes e vivências didáticas a todos e todas as participantes do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Até o final do projeto, se pretende:
a) A elaboração de, pelo menos, 40 estratégias inovadoras para a pedagogia jurídica e de produtos necessários à sua implementação;
b) A aplicação, pelos estudantes e docentes, dessas inovações em salas de aula das graduações e pós-graduações envolvidas no projeto e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino de Pelotas e região;
c) A publicação de, pelo menos, 05 artigos sobre a temática em periódicos e revistas especializadas;
d) A apresentação e publicação do desenvolvimento e dos resultados do projeto em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO TROTT LONGARAY
ALANA DO ROSARIO DE PINHO
ALICE MOURA MATOS
ALVARO WANDEVELD CUNHA
AMANDA BASTOS VEDANA
ANA CAROLINE DA ROSA CARAMAO
ANA CLARA BINELLO VARGAS
ANA CLARA CORREA HENNING6
ANA JULIA NUNES MOREIRA
ANA LAURA ANTUNES BILIBIU
ARION ESCORSIN DE GODOY
ARTHUR KURZ HAX
Ari Ricardo Ávila Schuller
BEATRIZ HECKLER DA CUNHA
BEATRIZ SOUZA DALCIN
BERNARDO NUNES DE MOURA
BRENDA DOS SANTOS FLESCH
BRENDA LINK SIEVERT
BRUNA DE ABREU CARDOSO
BRUNA FLORES PRATES
BRUNA FLORES PRATES
BRUNA KERN CABRAL
BRUNA LIMA DE OLIVEIRA
CAMILA FARIAS RODRIGUES
CAMILA HARTWIG DE OLIVEIRA
CAROLINA HÖHN FALCÃO
CAROLINE DE OLIVEIRA LEITE
CAUE FERNANDO SOARES MARTINS
CHARLON REINALDO SILVA KURZ
DIOGO MORALES RIBEIRO DA SILVA
EDUARDO DE MORAES OLIVEIRA
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS4
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA4
FELIPE JARDIM HOFFMANN
FELIPE KERN CORREA
FERNANDA GOUVEIA LIMA
GABRIEL FERREIRA BOHLKE
GIULIA PAIVA REYES
GUILHERME ANDRADE HARTWIG
HELENA BATISTELLA CALDAS
HELENA ROCHA QUADRO
HENRIQUE FARIAS PRESTES ROSA
HENRIQUE HAMMES
HENRIQUE SOUZA DE DEUS
INEZITA SILVEIRA DA COSTA1
ISABELLA AGNELLO AGUIAR RIVERO
ISABELLA MELLO NESS
ISADORA OLIVEIRA SCHAUN
JEAN BERRO VERNIER
JENNIFER RAMOS FARIAS
JOANA BOTELHO MARRERO
JOANA DE ANDREA LOPES
JOAO GILBERTO OBELAR SOARES
JOAO PEDRO GROTH DOS SANTOS
JORDANA FARIAS SAN MARTINS
JULIA MARTINS OLIVEIRA
JÚLIA FÁTIMA GONÇALVES TORRES
LARA CORREA FREITAS
LARA VEIRAS COLLARES
LARISSA RIBEIRO GALHO
LARISSA VICTORIA DA SILVA MENDES
LAURA RODRIGUES DA CONCEICAO SOUZA
LEONARDO CONTI FRANCESCHI
LISIANE DOS SANTOS LEAO
LIVIA FANGEL DE MORAIS
LUCIMARA LIBARINO SILVA
LUIS FILIPE DE SOUZA BARBOSA
LUIZ HENRIQUE FLORES GONCALVES
LUIZA DOS SANTOS ALVES
LUIZE CARDOSO
Laura Braga Gotuzzo
MANOELA TEIXEIRA ALVES
MANUELLA BORDIGNON LEOPOLDO
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES4
MARIA CECILIA LOREA LEITE4
MARIA LUIZA CENZI RODRIGUES VIEIRA
MARIANNA SCHAUN MARTINS ABREU
MARINA DA SILVA PEREIRA
MARINA XAVIER THOMAZ
MARIO JUNIOR CONCEIÇÃO CARVALHO
MARIO JUNIOR CONCEIÇÃO CARVALHO
MATHEUS IBANEZ MELLO
MILENA LEAL SAMPAIO
MILENA NEVES SALDANHA
MURILO RADMANN WIENKE
MYLENA CAETANO PORCIUNCULA
Mariana Delminda Bernardes Utiyama
Milena Barbosa Pereira Ferreira
NICOLE HARTWIG SCHELLIN
OSVALDO FRANCISCO MEDEIROS DA SILVA
PEDRO MANSUR DUARTE BRITO
PEDRO RICKES LAGES
RAFAELA BOSENBECKER AGUIAR
RAI PAULO PAGOTTO
RAUL SALOMÃO DE SOUZA
RENATA BOM REIS DE SOUZA
ROBERTA VALESKA SANTANA VIEIRA
RODRIGO BARBOSA SILVEIRA
RUAN ALDRIGHI BARROS
SAMIRA LUCAS SILVEIRA
SOPHIA LOPES BOSENBECKER
STEFANNIE VITÓRIA DA SILVA
THAIS BONATO GOMES
THAÍSSA OLIVEIRA PINHEIRO
TIAGO OLÍMPIO DA SILVA
VICTORIA BORTOLOTTI LEMOS
VICTÓRIA DAS NEVES PORTO
VITOR ANGELO GONCALVES GOMES TOME
VITORIA CAROLINE BRIZOLARI DA SILVA
VITORIA MARTINS PEREIRA DA SILVA
YAGO JOSE VIEIRA RODRIGUES
YASMIN BIACHI PIOVESAN
YASMIN COSTA CORREA

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