Nome do Projeto
Direito & Arte: estratégias pedagógicas para a democratização do conhecimento jurídico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto propõe a conexão entre os Programas de Pós-Graduação em Direito e Educação e respectivas graduações, as graduações em Gestão Pública, em Teatro, em Dança e em Design de Jogos, centralizando as atividades na elaboração de estratégias e produtos pedagógicos para o ensino jurídico por meio do direito & arte. Para isto, contará com uma fundamentação teórica que trate de pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, Introdução ao Direito, direitos constitucionais e direito & arte. Prevê, igualmente, o desenvolvimento de aprendizagens e práticas em didática, voltadas para o ensino jurídico, tanto em cursos de graduação da UFPel quanto para a comunidade escolar da rede de ensino público de Pelotas e região.
Objetivo Geral
Elaborar estratégias e produtos inovadores para o ensino do direito a partir da conexão entre direito & arte, a fim de construir vivências na pedagogia jurídica e na democratização do conhecimento jurídico.
Justificativa
A literatura especializada ressalta que, apesar de o ensino do direito ter, por muito tempo, fundamentado-se em tradicionais métodos pedagógicos, agora volta-se para a construção de alternativas contemporâneas de relações de ensino e aprendizagem (LEITE, 2014; GHIRARDI, 2009; RODRIGUES, JUNQUEIRA, 2000). Tendo isso em mente, identifica-se a necessidade de construir, a partir de leituras tanto da área da educação quanto do direito e da arte, estratégias inovadoras para este campo, direcionando olhares à didática e à pedagogia jurídica. Com isso, pretende-se democratizar conhecimento jurídicos em cursos de graduação d UFPel. Com vistas à curricularização da extensão, também se prevê a atuação junto à comunidade escolar do ensino público de Pelotas e região.
Metodologia
a) Revisão teórica em estudos curriculares, didática no ensino superior, pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, direito & arte, noções introdutórias do direito e direitos constitucionais;
b) Elaboração de estratégias de ensino e de produtos necessários à sua implementação, em co-produção entre estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos envolvidos;
c) Aplicação dessas inovações em salas de aula dos cursos envolvidos e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino na cidade de Pelotas e região;
d) Desenvolvimento de saberes e vivências didáticas a todos e todas as participantes do projeto.
b) Elaboração de estratégias de ensino e de produtos necessários à sua implementação, em co-produção entre estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos envolvidos;
c) Aplicação dessas inovações em salas de aula dos cursos envolvidos e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino na cidade de Pelotas e região;
d) Desenvolvimento de saberes e vivências didáticas a todos e todas as participantes do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Até o final do projeto, se pretende:
a) A elaboração de, pelo menos, 40 estratégias inovadoras para a pedagogia jurídica e de produtos necessários à sua implementação;
b) A aplicação, pelos estudantes e docentes, dessas inovações em salas de aula das graduações e pós-graduações envolvidas no projeto e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino de Pelotas e região;
c) A publicação de, pelo menos, 05 artigos sobre a temática em periódicos e revistas especializadas;
d) A apresentação e publicação do desenvolvimento e dos resultados do projeto em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
a) A elaboração de, pelo menos, 40 estratégias inovadoras para a pedagogia jurídica e de produtos necessários à sua implementação;
b) A aplicação, pelos estudantes e docentes, dessas inovações em salas de aula das graduações e pós-graduações envolvidas no projeto e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino de Pelotas e região;
c) A publicação de, pelo menos, 05 artigos sobre a temática em periódicos e revistas especializadas;
d) A apresentação e publicação do desenvolvimento e dos resultados do projeto em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CLARA CORREA HENNING | 4 | ||
ARION ESCORSIN DE GODOY | |||
Ari Ricardo Ávila Schuller | |||
BRUNA FLORES PRATES | |||
CAROLINA HÖHN FALCÃO | |||
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 4 | ||
Eponina Vitola Boeira | |||
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA | 4 | ||
FELIPE MARQUES COUTO | |||
GIULIANNA CARVALHO DE CASTRO SENE | |||
LARA VEIRAS COLLARES | |||
LUCAS PACHECO BRUM | |||
Laura Braga Gotuzzo | |||
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES | 4 | ||
MARIA CECILIA LOREA LEITE | 4 | ||
MARIA DE FÁTIMA MURIAS BARBOZA | |||
MARIA EDUARDA XAVIER PAIXÃO | |||
NATÁLIA FERREIRA DA CUNHA | |||
PEDRO CONTE JARDIM | |||
PLÍNIO BERTANTE GONÇALVES | |||
THAIS BONATO GOMES | |||
THAIS SOARES DA ROSA | |||
THAÍSSA OLIVEIRA PINHEIRO | |||
THIAGO PAPALEO SOUTO | |||
THUÍNI LUIZI RIGATTI | |||
TIAGO OLÍMPIO DA SILVA | |||
VICTÓRIA DAS NEVES PORTO |