Nome do Projeto
				Direito & Arte: estratégias pedagógicas para a democratização do conhecimento jurídico
				
								Ênfase
				Ensino
				
								Data inicial - Data final
				01/09/2022 - 20/12/2024
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Sociais Aplicadas				
				
				
								Resumo
				O projeto propõe a conexão entre os Programas de Pós-Graduação em Direito e Educação e respectivas graduações, as graduações em Gestão Pública, em Teatro, em Dança e em Design de Jogos, centralizando as atividades na elaboração de estratégias e produtos pedagógicos para o ensino jurídico por meio do direito & arte. Para isto, contará com uma fundamentação teórica que trate de pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, Introdução ao Direito, direitos constitucionais e direito & arte. Prevê, igualmente, o desenvolvimento de aprendizagens e práticas em didática, voltadas para o ensino jurídico, tanto em cursos de graduação da UFPel quanto para a comunidade escolar da rede de ensino público de Pelotas e região.
				
				
				
			Objetivo Geral
Elaborar estratégias e produtos inovadores para o ensino do direito a partir da conexão entre direito & arte, a fim de construir vivências na pedagogia jurídica e na democratização do conhecimento jurídico.
						Justificativa
A literatura especializada ressalta que, apesar de o ensino do direito ter, por muito tempo, fundamentado-se em tradicionais métodos pedagógicos, agora volta-se para a construção de alternativas contemporâneas de relações de ensino e aprendizagem (LEITE, 2014; GHIRARDI, 2009; RODRIGUES, JUNQUEIRA, 2000). Tendo isso em mente, identifica-se a necessidade de construir, a partir de leituras tanto da área da educação quanto do direito e da arte, estratégias inovadoras para este campo, direcionando olhares à didática e à pedagogia jurídica. Com isso, pretende-se democratizar conhecimento jurídicos em cursos de graduação d UFPel. Com vistas à curricularização da extensão, também se prevê a atuação junto à comunidade escolar do ensino público de Pelotas e região.
						Metodologia
a) Revisão teórica em estudos curriculares, didática no ensino superior, pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, direito & arte, noções introdutórias do direito e direitos constitucionais;
b) Elaboração de estratégias de ensino e de produtos necessários à sua implementação, em co-produção entre estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos envolvidos;
c) Aplicação dessas inovações em salas de aula dos cursos envolvidos e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino na cidade de Pelotas e região;
d) Desenvolvimento de saberes e vivências didáticas a todos e todas as participantes do projeto.
						b) Elaboração de estratégias de ensino e de produtos necessários à sua implementação, em co-produção entre estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos envolvidos;
c) Aplicação dessas inovações em salas de aula dos cursos envolvidos e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino na cidade de Pelotas e região;
d) Desenvolvimento de saberes e vivências didáticas a todos e todas as participantes do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Até o final do projeto, se pretende:
a) A elaboração de, pelo menos, 40 estratégias inovadoras para a pedagogia jurídica e de produtos necessários à sua implementação;
b) A aplicação, pelos estudantes e docentes, dessas inovações em salas de aula das graduações e pós-graduações envolvidas no projeto e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino de Pelotas e região;
c) A publicação de, pelo menos, 05 artigos sobre a temática em periódicos e revistas especializadas;
d) A apresentação e publicação do desenvolvimento e dos resultados do projeto em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
						a) A elaboração de, pelo menos, 40 estratégias inovadoras para a pedagogia jurídica e de produtos necessários à sua implementação;
b) A aplicação, pelos estudantes e docentes, dessas inovações em salas de aula das graduações e pós-graduações envolvidas no projeto e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino de Pelotas e região;
c) A publicação de, pelo menos, 05 artigos sobre a temática em periódicos e revistas especializadas;
d) A apresentação e publicação do desenvolvimento e dos resultados do projeto em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ADRIANO TROTT LONGARAY | |||
| ALANA DO ROSARIO DE PINHO | |||
| ALICE MOURA MATOS | |||
| ALVARO WANDEVELD CUNHA | |||
| AMANDA BASTOS VEDANA | |||
| ANA CAROLINE DA ROSA CARAMAO | |||
| ANA CLARA BINELLO VARGAS | |||
| ANA CLARA CORREA HENNING | 6 | ||
| ANA JULIA NUNES MOREIRA | |||
| ANA LAURA ANTUNES BILIBIU | |||
| ARION ESCORSIN DE GODOY | |||
| ARTHUR KURZ HAX | |||
| Ari Ricardo Ávila Schuller | |||
| BEATRIZ HECKLER DA CUNHA | |||
| BEATRIZ SOUZA DALCIN | |||
| BERNARDO NUNES DE MOURA | |||
| BRENDA DOS SANTOS FLESCH | |||
| BRENDA LINK SIEVERT | |||
| BRUNA DE ABREU CARDOSO | |||
| BRUNA FLORES PRATES | |||
| BRUNA FLORES PRATES | |||
| BRUNA KERN CABRAL | |||
| BRUNA LIMA DE OLIVEIRA | |||
| CAMILA FARIAS RODRIGUES | |||
| CAMILA HARTWIG DE OLIVEIRA | |||
| CAROLINA HÖHN FALCÃO | |||
| CAROLINE DE OLIVEIRA LEITE | |||
| CAUE FERNANDO SOARES MARTINS | |||
| CHARLON REINALDO SILVA KURZ | |||
| DIOGO MORALES RIBEIRO DA SILVA | |||
| EDUARDO DE MORAES OLIVEIRA | |||
| ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 4 | ||
| FABIANE TEJADA DA SILVEIRA | 4 | ||
| FELIPE JARDIM HOFFMANN | |||
| FELIPE KERN CORREA | |||
| FERNANDA GOUVEIA LIMA | |||
| GABRIEL FERREIRA BOHLKE | |||
| GIULIA PAIVA REYES | |||
| GUILHERME ANDRADE HARTWIG | |||
| HELENA BATISTELLA CALDAS | |||
| HELENA ROCHA QUADRO | |||
| HENRIQUE FARIAS PRESTES ROSA | |||
| HENRIQUE HAMMES | |||
| HENRIQUE SOUZA DE DEUS | |||
| INEZITA SILVEIRA DA COSTA | 1 | ||
| ISABELLA AGNELLO AGUIAR RIVERO | |||
| ISABELLA MELLO NESS | |||
| ISADORA OLIVEIRA SCHAUN | |||
| JEAN BERRO VERNIER | |||
| JENNIFER RAMOS FARIAS | |||
| JOANA BOTELHO MARRERO | |||
| JOANA DE ANDREA LOPES | |||
| JOAO GILBERTO OBELAR SOARES | |||
| JOAO PEDRO GROTH DOS SANTOS | |||
| JORDANA FARIAS SAN MARTINS | |||
| JULIA MARTINS OLIVEIRA | |||
| JÚLIA FÁTIMA GONÇALVES TORRES | |||
| LARA CORREA FREITAS | |||
| LARA VEIRAS COLLARES | |||
| LARISSA RIBEIRO GALHO | |||
| LARISSA VICTORIA DA SILVA MENDES | |||
| LAURA BRAGA GOTUZZO | |||
| LAURA RODRIGUES DA CONCEIÇÃO SOUZA | |||
| LEONARDO CONTI FRANCESCHI | |||
| LISIANE DOS SANTOS LEAO | |||
| LIVIA FANGEL DE MORAIS | |||
| LUCIMARA LIBARINO SILVA | |||
| LUIS FILIPE DE SOUZA BARBOSA | |||
| LUIZ HENRIQUE FLORES GONCALVES | |||
| LUIZA DOS SANTOS ALVES | |||
| LUIZE CARDOSO | |||
| MANOELA TEIXEIRA ALVES | |||
| MANUELLA BORDIGNON LEOPOLDO | |||
| MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES | 4 | ||
| MARIA CECILIA LOREA LEITE | 4 | ||
| MARIA LUIZA CENZI RODRIGUES VIEIRA | |||
| MARIANA DELMINDA BERNARDES UTIYAMA | |||
| MARIANNA SCHAUN MARTINS ABREU | |||
| MARINA DA SILVA PEREIRA | |||
| MARINA XAVIER THOMAZ | |||
| MARIO JUNIOR CONCEIÇÃO CARVALHO | |||
| MARIO JUNIOR CONCEIÇÃO CARVALHO | |||
| MATHEUS IBANEZ MELLO | |||
| MILENA LEAL SAMPAIO | |||
| MILENA NEVES SALDANHA | |||
| MURILO RADMANN WIENKE | |||
| MYLENA CAETANO PORCIUNCULA | |||
| Milena Barbosa Pereira Ferreira | |||
| NICOLE HARTWIG SCHELLIN | |||
| OSVALDO FRANCISCO MEDEIROS DA SILVA | |||
| PEDRO MANSUR DUARTE BRITO | |||
| PEDRO RICKES LAGES | |||
| RAFAELA BOSENBECKER AGUIAR | |||
| RAI PAULO PAGOTTO | |||
| RAUL SALOMÃO DE SOUZA | |||
| RENATA BOM REIS DE SOUZA | |||
| ROBERTA VALESKA SANTANA VIEIRA | |||
| RODRIGO BARBOSA SILVEIRA | |||
| RUAN ALDRIGHI BARROS | |||
| SAMIRA LUCAS SILVEIRA | |||
| SOPHIA LOPES BOSENBECKER | |||
| STEFANNIE VITÓRIA DA SILVA | |||
| THAIS BONATO GOMES | |||
| THAÍSSA OLIVEIRA PINHEIRO | |||
| TIAGO OLÍMPIO DA SILVA | |||
| VICTORIA BORTOLOTTI LEMOS | |||
| VICTÓRIA DAS NEVES PORTO | |||
| VITOR ANGELO GONCALVES GOMES TOME | |||
| VITORIA CAROLINE BRIZOLARI DA SILVA | |||
| VITORIA MARTINS PEREIRA DA SILVA | |||
| YAGO JOSE VIEIRA RODRIGUES | |||
| YASMIN BIACHI PIOVESAN | |||
| YASMIN COSTA CORREA |