Nome do Projeto
Direito & Arte: estratégias pedagógicas para a democratização do conhecimento jurídico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto propõe a conexão entre os Programas de Pós-Graduação em Direito e Educação e respectivas graduações, as graduações em Gestão Pública, em Teatro, em Dança e em Design de Jogos, centralizando as atividades na elaboração de estratégias e produtos pedagógicos para o ensino jurídico por meio do direito & arte. Para isto, contará com uma fundamentação teórica que trate de pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, Introdução ao Direito, direitos constitucionais e direito & arte. Prevê, igualmente, o desenvolvimento de aprendizagens e práticas em didática, voltadas para o ensino jurídico, tanto em cursos de graduação da UFPel quanto para a comunidade escolar da rede de ensino público de Pelotas e região.
Objetivo Geral
Elaborar estratégias e produtos inovadores para o ensino do direito a partir da conexão entre direito & arte, a fim de construir vivências na pedagogia jurídica e na democratização do conhecimento jurídico.
Justificativa
A literatura especializada ressalta que, apesar de o ensino do direito ter, por muito tempo, fundamentado-se em tradicionais métodos pedagógicos, agora volta-se para a construção de alternativas contemporâneas de relações de ensino e aprendizagem (LEITE, 2014; GHIRARDI, 2009; RODRIGUES, JUNQUEIRA, 2000). Tendo isso em mente, identifica-se a necessidade de construir, a partir de leituras tanto da área da educação quanto do direito e da arte, estratégias inovadoras para este campo, direcionando olhares à didática e à pedagogia jurídica. Com isso, pretende-se democratizar conhecimento jurídicos em cursos de graduação d UFPel. Com vistas à curricularização da extensão, também se prevê a atuação junto à comunidade escolar do ensino público de Pelotas e região.
Metodologia
a) Revisão teórica em estudos curriculares, didática no ensino superior, pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, direito & arte, noções introdutórias do direito e direitos constitucionais;
b) Elaboração de estratégias de ensino e de produtos necessários à sua implementação, em co-produção entre estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos envolvidos;
c) Aplicação dessas inovações em salas de aula dos cursos envolvidos e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino na cidade de Pelotas e região;
d) Desenvolvimento de saberes e vivências didáticas a todos e todas as participantes do projeto.
b) Elaboração de estratégias de ensino e de produtos necessários à sua implementação, em co-produção entre estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos envolvidos;
c) Aplicação dessas inovações em salas de aula dos cursos envolvidos e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino na cidade de Pelotas e região;
d) Desenvolvimento de saberes e vivências didáticas a todos e todas as participantes do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Até o final do projeto, se pretende:
a) A elaboração de, pelo menos, 40 estratégias inovadoras para a pedagogia jurídica e de produtos necessários à sua implementação;
b) A aplicação, pelos estudantes e docentes, dessas inovações em salas de aula das graduações e pós-graduações envolvidas no projeto e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino de Pelotas e região;
c) A publicação de, pelo menos, 05 artigos sobre a temática em periódicos e revistas especializadas;
d) A apresentação e publicação do desenvolvimento e dos resultados do projeto em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
a) A elaboração de, pelo menos, 40 estratégias inovadoras para a pedagogia jurídica e de produtos necessários à sua implementação;
b) A aplicação, pelos estudantes e docentes, dessas inovações em salas de aula das graduações e pós-graduações envolvidas no projeto e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino de Pelotas e região;
c) A publicação de, pelo menos, 05 artigos sobre a temática em periódicos e revistas especializadas;
d) A apresentação e publicação do desenvolvimento e dos resultados do projeto em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANO TROTT LONGARAY | |||
ALANA DO ROSARIO DE PINHO | |||
ALICE MOURA MATOS | |||
ALVARO WANDEVELD CUNHA | |||
AMANDA BASTOS VEDANA | |||
ANA CAROLINE DA ROSA CARAMAO | |||
ANA CLARA BINELLO VARGAS | |||
ANA CLARA CORREA HENNING | 6 | ||
ANA JULIA NUNES MOREIRA | |||
ANA LAURA ANTUNES BILIBIU | |||
ARION ESCORSIN DE GODOY | |||
ARTHUR KURZ HAX | |||
Ari Ricardo Ávila Schuller | |||
BEATRIZ HECKLER DA CUNHA | |||
BEATRIZ SOUZA DALCIN | |||
BERNARDO NUNES DE MOURA | |||
BRENDA DOS SANTOS FLESCH | |||
BRENDA LINK SIEVERT | |||
BRUNA DE ABREU CARDOSO | |||
BRUNA FLORES PRATES | |||
BRUNA FLORES PRATES | |||
BRUNA KERN CABRAL | |||
BRUNA LIMA DE OLIVEIRA | |||
CAMILA FARIAS RODRIGUES | |||
CAMILA HARTWIG DE OLIVEIRA | |||
CAROLINA HÖHN FALCÃO | |||
CAROLINE DE OLIVEIRA LEITE | |||
CAUE FERNANDO SOARES MARTINS | |||
CHARLON REINALDO SILVA KURZ | |||
DIOGO MORALES RIBEIRO DA SILVA | |||
EDUARDO DE MORAES OLIVEIRA | |||
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 4 | ||
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA | 4 | ||
FELIPE JARDIM HOFFMANN | |||
FELIPE KERN CORREA | |||
FERNANDA GOUVEIA LIMA | |||
GABRIEL FERREIRA BOHLKE | |||
GIULIA PAIVA REYES | |||
GUILHERME ANDRADE HARTWIG | |||
HELENA BATISTELLA CALDAS | |||
HELENA ROCHA QUADRO | |||
HENRIQUE FARIAS PRESTES ROSA | |||
HENRIQUE HAMMES | |||
HENRIQUE SOUZA DE DEUS | |||
INEZITA SILVEIRA DA COSTA | 1 | ||
ISABELLA AGNELLO AGUIAR RIVERO | |||
ISABELLA MELLO NESS | |||
ISADORA OLIVEIRA SCHAUN | |||
JEAN BERRO VERNIER | |||
JENNIFER RAMOS FARIAS | |||
JOANA BOTELHO MARRERO | |||
JOANA DE ANDREA LOPES | |||
JOAO GILBERTO OBELAR SOARES | |||
JOAO PEDRO GROTH DOS SANTOS | |||
JORDANA FARIAS SAN MARTINS | |||
JULIA MARTINS OLIVEIRA | |||
JÚLIA FÁTIMA GONÇALVES TORRES | |||
LARA CORREA FREITAS | |||
LARA VEIRAS COLLARES | |||
LARISSA RIBEIRO GALHO | |||
LARISSA VICTORIA DA SILVA MENDES | |||
LAURA RODRIGUES DA CONCEICAO SOUZA | |||
LEONARDO CONTI FRANCESCHI | |||
LISIANE DOS SANTOS LEAO | |||
LIVIA FANGEL DE MORAIS | |||
LUCIMARA LIBARINO SILVA | |||
LUIS FILIPE DE SOUZA BARBOSA | |||
LUIZ HENRIQUE FLORES GONCALVES | |||
LUIZA DOS SANTOS ALVES | |||
LUIZE CARDOSO | |||
Laura Braga Gotuzzo | |||
MANOELA TEIXEIRA ALVES | |||
MANUELLA BORDIGNON LEOPOLDO | |||
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES | 4 | ||
MARIA CECILIA LOREA LEITE | 4 | ||
MARIA LUIZA CENZI RODRIGUES VIEIRA | |||
MARIANNA SCHAUN MARTINS ABREU | |||
MARINA DA SILVA PEREIRA | |||
MARINA XAVIER THOMAZ | |||
MARIO JUNIOR CONCEIÇÃO CARVALHO | |||
MARIO JUNIOR CONCEIÇÃO CARVALHO | |||
MATHEUS IBANEZ MELLO | |||
MILENA LEAL SAMPAIO | |||
MILENA NEVES SALDANHA | |||
MURILO RADMANN WIENKE | |||
MYLENA CAETANO PORCIUNCULA | |||
Mariana Delminda Bernardes Utiyama | |||
Milena Barbosa Pereira Ferreira | |||
NICOLE HARTWIG SCHELLIN | |||
OSVALDO FRANCISCO MEDEIROS DA SILVA | |||
PEDRO MANSUR DUARTE BRITO | |||
PEDRO RICKES LAGES | |||
RAFAELA BOSENBECKER AGUIAR | |||
RAI PAULO PAGOTTO | |||
RAUL SALOMÃO DE SOUZA | |||
RENATA BOM REIS DE SOUZA | |||
ROBERTA VALESKA SANTANA VIEIRA | |||
RODRIGO BARBOSA SILVEIRA | |||
RUAN ALDRIGHI BARROS | |||
SAMIRA LUCAS SILVEIRA | |||
SOPHIA LOPES BOSENBECKER | |||
STEFANNIE VITÓRIA DA SILVA | |||
THAIS BONATO GOMES | |||
THAÍSSA OLIVEIRA PINHEIRO | |||
TIAGO OLÍMPIO DA SILVA | |||
VICTORIA BORTOLOTTI LEMOS | |||
VICTÓRIA DAS NEVES PORTO | |||
VITOR ANGELO GONCALVES GOMES TOME | |||
VITORIA CAROLINE BRIZOLARI DA SILVA | |||
VITORIA MARTINS PEREIRA DA SILVA | |||
YAGO JOSE VIEIRA RODRIGUES | |||
YASMIN BIACHI PIOVESAN | |||
YASMIN COSTA CORREA |