Nome do Projeto
Direito & Arte: estratégias pedagógicas para a democratização do conhecimento jurídico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto propõe a conexão entre os Programas de Pós-Graduação em Direito e Educação e respectivas graduações, as graduações em Gestão Pública, em Teatro, em Dança e em Design de Jogos, centralizando as atividades na elaboração de estratégias e produtos pedagógicos para o ensino jurídico por meio do direito & arte. Para isto, contará com uma fundamentação teórica que trate de pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, Introdução ao Direito, direitos constitucionais e direito & arte. Prevê, igualmente, o desenvolvimento de aprendizagens e práticas em didática, voltadas para o ensino jurídico, tanto em cursos de graduação da UFPel quanto para a comunidade escolar da rede de ensino público de Pelotas e região.

Objetivo Geral

Elaborar estratégias e produtos inovadores para o ensino do direito a partir da conexão entre direito & arte, a fim de construir vivências na pedagogia jurídica e na democratização do conhecimento jurídico.

Justificativa

A literatura especializada ressalta que, apesar de o ensino do direito ter, por muito tempo, fundamentado-se em tradicionais métodos pedagógicos, agora volta-se para a construção de alternativas contemporâneas de relações de ensino e aprendizagem (LEITE, 2014; GHIRARDI, 2009; RODRIGUES, JUNQUEIRA, 2000). Tendo isso em mente, identifica-se a necessidade de construir, a partir de leituras tanto da área da educação quanto do direito e da arte, estratégias inovadoras para este campo, direcionando olhares à didática e à pedagogia jurídica. Com isso, pretende-se democratizar conhecimento jurídicos em cursos de graduação d UFPel. Com vistas à curricularização da extensão, também se prevê a atuação junto à comunidade escolar do ensino público de Pelotas e região.

Metodologia

a) Revisão teórica em estudos curriculares, didática no ensino superior, pedagogia jurídica, metodologias de ensino ativas, direito & arte, noções introdutórias do direito e direitos constitucionais;
b) Elaboração de estratégias de ensino e de produtos necessários à sua implementação, em co-produção entre estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos envolvidos;
c) Aplicação dessas inovações em salas de aula dos cursos envolvidos e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino na cidade de Pelotas e região;
d) Desenvolvimento de saberes e vivências didáticas a todos e todas as participantes do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Até o final do projeto, se pretende:
a) A elaboração de, pelo menos, 40 estratégias inovadoras para a pedagogia jurídica e de produtos necessários à sua implementação;
b) A aplicação, pelos estudantes e docentes, dessas inovações em salas de aula das graduações e pós-graduações envolvidas no projeto e junto à comunidade escolar da rede pública de ensino de Pelotas e região;
c) A publicação de, pelo menos, 05 artigos sobre a temática em periódicos e revistas especializadas;
d) A apresentação e publicação do desenvolvimento e dos resultados do projeto em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA CORREA HENNING4
ARION ESCORSIN DE GODOY
BRUNA FLORES PRATES
CAROLINA HÖHN FALCÃO
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS4
Eponina Vitola Boeira
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA4
FELIPE MARQUES COUTO
GIULIANNA CARVALHO DE CASTRO SENE
ISRAEL DAS NEVES PORTO
LARA VEIRAS COLLARES
LUCAS PACHECO BRUM
Laura Braga Gotuzzo
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES4
MARIA CECILIA LOREA LEITE4
MARIA DE FATIMA MURIAS BARBOZA
MARIA EDUARDA XAVIER PAIXAO
NATÁLIA FERREIRA DA CUNHA
PEDRO CONTE JARDIM
PLINIO BERTANTE GONCALVES
THAIS BONATO GOMES
THAIS SOARES DA ROSA
THAÍSSA OLIVEIRA PINHEIRO
THIAGO PAPALEO SOUTO
THUINI LUIZI RIGATTI
TIAGO OLIMPIO DA SILVA

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