Nome do Projeto
TURNO 2 – PESQUISA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 31/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de pesquisa busca promover estudos avançados sobre a dança em corpos maduros, focando em bailarinos com média de idades entre 40 e 60 anos e utilizando como técnica de base o ballet clássico em atravessamentos com outras possibilidades cênicas e coreográficas. O projeto tem uma abordagem metodológica de pesquisa guiada pela prática, a qual será desenvolvida pelo imbricamento no processo criativo em dança. Para isso, serão realizados estudos teóricos junto à pesquisa artística, na busca de construir processos criativos que resultem em composições coreográficas, fomentando a criação em dança nos diferentes corpos disponíveis para a ação proposta. Ao longo da pesquisa, pretende-se desenvolver a criação de grupo de estudos específico, a montagem e realização de espetáculos ou obras coreográficas, a produção de escritas inéditas, além de ações diversas de compartilhamento da pesquisa.
Objetivo Geral
Promover estudos avançados sobre a dança em corpos maduros, com média de idades entre 40 e 60 anos, utilizando como técnica de base o ballet clássico em atravessamentos com outras possibilidades cênicas e coreográficas. Serão realizados estudos teóricos junto à pesquisa artística, na busca de construir processos criativos que resultem em composições coreográficas, fomentando a criação em dança nos diferentes corpos disponíveis para a ação proposta.
Justificativa
Este projeto de pesquisa busca compreender as reais potencialidades de corpos envelhecidos, junto ao desejo de mantê-los ativos enquanto bailarinos maduros. Assim, por ser, até o momento, um território considerado à margem dos grandes interesses da dança cênica ocidental, ao questionar os padrões corporais estabelecidos na sociedade contemporânea, a pesquisa oferece um potencial para múltiplos direcionamentos, mostrando relevância e originalidade com o tema apresentado.
Ao mesmo tempo, a partir de pesquisas prévias, sabe-se que o campo existente apresenta um potencial criativo, mas falta, ainda, um projetar-se ao novo, provocando, subvertendo, desestabilizando os padrões impostos pela sociedade e, assim, produzindo obras com pessoas mais velhas, com a mesma qualidade de outros trabalhos em dança. A pouca produção acadêmica a respeito, em comparação com outras áreas do campo artístico, demostra a importância de ser realizada uma investigação artística em dança voltada para bailarinos com mais de 40 anos de idade.
Além disso, a criação de espaços de debate para disseminação de saberes-fazeres provenientes da dança produzida com bailarinos maduros, são extremamente relevantes, provocando reflexões sobre o que o envelhecimento pode fazer pela dança, e não, apenas, o que a dança pode fazer pelo envelhecimento, invertendo a lógica dos estudos mais tradicionais voltados para essa área. Dessa forma, estudos sobre a dança cênica relacionada ao envelhecimento potencializam uma pedagogia da diversidade e da maturidade corporal com os corpos dançantes, bastante necessária de ser evidenciada.
Ao mesmo tempo, a partir de pesquisas prévias, sabe-se que o campo existente apresenta um potencial criativo, mas falta, ainda, um projetar-se ao novo, provocando, subvertendo, desestabilizando os padrões impostos pela sociedade e, assim, produzindo obras com pessoas mais velhas, com a mesma qualidade de outros trabalhos em dança. A pouca produção acadêmica a respeito, em comparação com outras áreas do campo artístico, demostra a importância de ser realizada uma investigação artística em dança voltada para bailarinos com mais de 40 anos de idade.
Além disso, a criação de espaços de debate para disseminação de saberes-fazeres provenientes da dança produzida com bailarinos maduros, são extremamente relevantes, provocando reflexões sobre o que o envelhecimento pode fazer pela dança, e não, apenas, o que a dança pode fazer pelo envelhecimento, invertendo a lógica dos estudos mais tradicionais voltados para essa área. Dessa forma, estudos sobre a dança cênica relacionada ao envelhecimento potencializam uma pedagogia da diversidade e da maturidade corporal com os corpos dançantes, bastante necessária de ser evidenciada.
Metodologia
O projeto está situado metodologicamente como pesquisa guiada pela prática, a qual será desenvolvida pelo imbricamento no processo criativo em dança, junto aos estudos teóricos realizados. Conforme Haseman (2015), muitos pesquisadores que realizam este tipo de pesquisa, não iniciam o projeto de pesquisa com a consciência de “um problema”, mas se deixam levar por aquilo que é melhor descrito como “um entusiasmo da prática”. “A pesquisa guiada-pela-prática é intrinsecamente empírica e vem à tona quando o pesquisador cria novas formas artísticas para performance e exibição.” (BRAD HASEMAN, 2015, p.44)
A produção de dados será realizada através de registros em diário de processo, bem como entrevistas, observações e gravações de vídeo. A análise dos dados acontece como decorrência do processo, emergindo das criações artísticas. A mesma passará pelas etapas de vivências e experimentações; tabulação dos resultados e escrita reflexiva sobre a prática artística em dança.
Assim, a metodologia pode ser descrita em formas complementares, em respeito ao perfil qualitativo da pesquisa, sendo conduzida primordialmente pela prática artística, realizada durante todo o processo de estudo. O projeto é composto por ações diversas interligando pesquisa e extensão:
1 - Prática artística com experimentações criativas e de composição em dança. (ênfase em pesquisa)
2 – Revisão bibliográfica e escrita reflexiva; (ênfase em pesquisa)
3 - Processo de criação e pesquisa em dança. (ênfase em pesquisa)
4 – Montagem de coreografias e/ou espetáculos de dança como resultado da pesquisa artística. (ênfase em pesquisa)
5 - Produção e apresentação das obras coreográficas. (ênfase em extensão)
5 - Produção de escrita acadêmica sobre a pesquisa realizada. (ênfase em pesquisa)
A produção de dados será realizada através de registros em diário de processo, bem como entrevistas, observações e gravações de vídeo. A análise dos dados acontece como decorrência do processo, emergindo das criações artísticas. A mesma passará pelas etapas de vivências e experimentações; tabulação dos resultados e escrita reflexiva sobre a prática artística em dança.
Assim, a metodologia pode ser descrita em formas complementares, em respeito ao perfil qualitativo da pesquisa, sendo conduzida primordialmente pela prática artística, realizada durante todo o processo de estudo. O projeto é composto por ações diversas interligando pesquisa e extensão:
1 - Prática artística com experimentações criativas e de composição em dança. (ênfase em pesquisa)
2 – Revisão bibliográfica e escrita reflexiva; (ênfase em pesquisa)
3 - Processo de criação e pesquisa em dança. (ênfase em pesquisa)
4 – Montagem de coreografias e/ou espetáculos de dança como resultado da pesquisa artística. (ênfase em pesquisa)
5 - Produção e apresentação das obras coreográficas. (ênfase em extensão)
5 - Produção de escrita acadêmica sobre a pesquisa realizada. (ênfase em pesquisa)
Indicadores, Metas e Resultados
INDICADORES e METAS:
O projeto espera, ao longo dos 3 anos, atingir as seguintes metas:
1) Organização de um grupo de estudos práticos em dança com corpos maduros.
2) Realização de residências artísticas com propostas diversificadas de trabalho técnico, cênico e somático.
3) Criação da Turno 2 Cia de Dança da UFPEL.
4) Desenvolvimento de atividades de criação e composição coreográfica
5) Estudos teórico-reflexivos relacionados com a prática artística desenvolvida.
6) Produção e submissão de artigos em periódicos indexados.
7) Produção e apresentação de trabalhos em eventos artístico-científicos.
8) Estreia de obra(s) cênica(s) em dança, com circulação por cidades gaúchas.
9) Formação de público voltado às produções com bailarinos maduros.
10) Promoção de estudos e pesquisas no campo da dança com corpos maduros, visando a experimentação de processos criativos e produção/difusão de conhecimentos artístico e acadêmico.
RESULTADOS:
O projeto busca ampliar e intensificar sua presença na universidade e na comunidade, através da produção e divulgação de material (teórico e prático) original sobre a dança cênica realizada com corpos amadurecidos, junto ao fomento das artes da cena voltadas a este grupo específico, contribuindo com o campo de estudos em dança.
O projeto espera, ao longo dos 3 anos, atingir as seguintes metas:
1) Organização de um grupo de estudos práticos em dança com corpos maduros.
2) Realização de residências artísticas com propostas diversificadas de trabalho técnico, cênico e somático.
3) Criação da Turno 2 Cia de Dança da UFPEL.
4) Desenvolvimento de atividades de criação e composição coreográfica
5) Estudos teórico-reflexivos relacionados com a prática artística desenvolvida.
6) Produção e submissão de artigos em periódicos indexados.
7) Produção e apresentação de trabalhos em eventos artístico-científicos.
8) Estreia de obra(s) cênica(s) em dança, com circulação por cidades gaúchas.
9) Formação de público voltado às produções com bailarinos maduros.
10) Promoção de estudos e pesquisas no campo da dança com corpos maduros, visando a experimentação de processos criativos e produção/difusão de conhecimentos artístico e acadêmico.
RESULTADOS:
O projeto busca ampliar e intensificar sua presença na universidade e na comunidade, através da produção e divulgação de material (teórico e prático) original sobre a dança cênica realizada com corpos amadurecidos, junto ao fomento das artes da cena voltadas a este grupo específico, contribuindo com o campo de estudos em dança.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA MARIA DA SILVA | |||
Aline Xavier Leal | |||
CARMEN ANITA HOFFMANN | |||
CLAUDILENE CASTRO DE LIMA | |||
CRISTIANO SILVA DA ROSA | 3 | ||
CRISTOPHER RIBEIRO DE RIBEIRO | |||
DANIELA FERREIRA DE SOUZA | |||
DANIELA LLOPART CASTRO | 19 | ||
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 14 | ||
FILIPE IRACET FRANCO | |||
KAREN DA CONCEIÇÃO MOREIRA | |||
KARINA DA COSTA DA SILVA | |||
LUCAS BEZERRA FURTADO | |||
LUCAS BEZERRA FURTADO | |||
MARCELO SILVA DA SILVA | 5 | ||
Marco Aurelio da Cruz Souza | |||
NATALIA CRISTINA DE CAMARGO | |||
PEDRO JOSÉ SANCHES FILHO | |||
PEDRO JOSÉ SANCHES FILHO | |||
REBECA DA CUNHA RECUERO | 10 | ||
RONALDO LUIZ CARAMAO GARCIA | |||
RONALDO LUIZ CARAMÃO GARCIA | |||
Sabrina Sias Silveira | |||
VICTOR HENRIQUE MEDRONHA DA SILVA | |||
VICTOR JÚLIO MARTINS DE FRANÇA | |||
VICTOR TECHERA SILVEIRA | |||
VITHÓRIA SILVA OLEIRO |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Matrículas dos Cursos | R$ 19.200,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 19.200,00 |