
Resumo
Alexandra Dias é artista da dança. É Professora Adjunto DE da Universidade Federal de Pelotas/RS no Curso de Dança Licenciatura. Possui PhD em Dança pela University of Roehampton (Londres UK) com Bolsa CAPES de Doutorado Pleno no Exterior - DPE. Seu trabalho se baseia em processos de prática-como-pesquisa, tendo como ênfase o estudo do corpo e dos processos de composição coreográfica e montagem de esétáculo. Sua pesquisa tem como foco a dança solo e a antropofagia, abrangendo ainda temas como o corpo descolonizado, a performatividade e a educação somática. É Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Mestre em Artes Cênicas (Bolsa CAPES) pela mesma instituição (2009). Foi professora de dança na International People?s College na Dinamarca em 2004 e 2005. Pelo solo Assassino, dirigido por Irion Nolasco em 1999, recebeu o financiamento do FUMPROARTE (Prêmio de fomento da Prefeitura de Porto Alegre). Foi criadora do grupo Projeto Max, juntamente com os artistas André Mubarack e Michel Capeletti. Com o grupo, realizou o espetáculo MovimentoMínimoMovimentoMáximo que recebeu o financiamento do FUMPROARTE em 2004. Realizou também os trabalhos Os Perigos do Álcool (2006), e Quarto Escuro (2008). Criou o espetáculo Instruções para Abrir o Corpo Em Caso de Emergência (2007) que recebeu o Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança e também o FUMPROARTE em 2007. Por este trabalho, foi premiada com o Prêmio Açorianos de Melhor Produção. Realizou o projeto Instruções]Desdobramentos pelo qual recebeu o Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna em 2008. Participou da Cia. Espaço em Branco de Porto Alegre, atuando nos espetáculos Extinção e Andy/Edie, ambos dirigidos por João de Ricardo. Foi diretora da Cia. Olhar do Outro de Pelotas a qual recebeu financiamentos do PROCULTURA (Prêmio de Fomento da Prefeitura de Pelotas) para realização do espetáculo Olhar do Outro (2012) e pela circulação do espetáculo Palco de Feiras e o FAC (Prêmio de Fomento do Estado do Rio Grande do Sul), para realização do espetáculo Palco de Feiras (2014). Em Londres, dançou para Raphan Kebe, Jenny Hill, e Fernanda Mandagará. É integrante do coletivo ARTERIA ? artistas de dança em colaboração de Porto Alegre. É praticante da Técnica Alexander no Alexander Technique Studio de Karen Wentworth com sede em Londres. Apresentou seu solo BITCH em Londres nos teatros Michaelis Theatre and Jubilee Theatre em 2018 e 2020. É fundadora da OUTRO, empreitada de dança com sede na cidade de Pelotas/RS. É diretora do espetáculo e do videodança CÃES que recebeu financiamento do PROCULTURA de Pelotas para sua realização em 2019. É coordenadora do Núcleo de Dança e Teatro do PIBID UFPEL. É coordenadora dos projetos de extensão e pesquisa COREOLAB - Laboratório de Estudos Coreográficos e Antropofagias no Corpo e na Cena. Atua ainda como colaboradora voluntária da Organização PONTO Capoeira, que desenvolve trabalho de capoeira e artes negras em comunidades periféricas e quilombolas. É professora do Curso de Especialização em Artes da Universidade Aberta do Brasil.
Formação acadêmica
Doutorado em PhD in Dance (University of Roehampton, 2020)
Mestrado em Artes Cênicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009)
Graduação em Artes Cênicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999)
Áreas de atuação
Artes - Artes
Artes - Dança
Artes - Processos de Criação
Artes - Antropofagia
Artes - Performance
Artes - Professora de Artes (Teatro e Dança)
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Extensão | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Coreolab - Laboratório de Estudos CoreográficosCOORDENADOR DO PROJETO | 01/04/2019 | 19/01/2026 | 12 | |
Núcleo de Música Popular (NUMP) - FASE III | 12/04/2021 | 12/04/2025 | 8 | |
LADAIA - Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas | 14/04/2020 | 14/04/2022 | ||
Tatá - núcleo de dança-teatro | 19/09/2018 | 20/12/2020 | 2 | |
Pesquisa | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
COLETIVO MEIAOITO: INVESTIGAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE TÉCNICAS TEATRAIS E SISTEMATIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA A CENA | 14/03/2022 | 06/12/2024 | 2 | |
Antropofagias no Corpo e nas Artes da CenaCOORDENADOR DO PROJETO | 02/06/2021 | 01/06/2024 | 6 | |
Janelas do feminino | 18/05/2020 | 13/12/2023 | ||
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | 09/03/2020 | 31/03/2022 | 8 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2022/2 | M1 | COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | P1 | MONTAGEM DE ESPETÁCULO I Horários
| 0+72 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | M1 | MONTAGEM DE ESPETÁCULO II Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | 1 | METODOLOGIA DA PESQUISA VOLTADA PARA AS ÁREAS ARTÍSTICAS OU CULTURAIS Horários
| 0+0 | Artes (Especialização) | ||||||
2022/1 | M1 | COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | P1 | TCC EM DANÇA I Horários
| 0+9 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | M1 | COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | P1 | TCC EM DANÇA II Horários
| 0+9 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | M1 | LABORATÓRIO DE DANÇAS CONTEMPORÂNEAS Horários
| 18+54 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | M4 | MONTAGEM DE ESPETÁCULO II Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | M1 | EXPRESSÃO CORPORAL Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | M2 | DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | M1 | MONTAGEM DE ESPETÁCULO II Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | P1 | TCC EM DANÇA II Horários
| 0+18 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | M1 | COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II Horários
| 12+36 | Dança (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.