Nome do Projeto
Tatá - núcleo de dança-teatro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/09/2018 - 20/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O Tatá – Núcleo de Dança-Teatro se constitui como um grupo de criação artística. Tem como foco a criação de obras cênicas para apresentação em escolas e espaços da comunidade de Pelotas e região, principalmente escolas públicas. Desde 2009, o grupo já realizou duas montagens “Tatá Dança Simões” e “Terra de Muitos Chegares”. Esses trabalhos foram apresentados em mais de 40 espaços diferentes cada um. Este projeto tem como foco a estreia e circulação do novo trabalho do grupo: “Quando você me toca”. O projeto, com duração de dois anos, é composto de ações de manutenção do grupo e suas obras artísticas, bem como das ações de circulação, que implicam produção executiva e apresentações.

Objetivo Geral

Este projeto objetiva contribuir com o fomento da criação em dança contemporânea e com a democratização do acesso à arte e à educação estética. Portanto, visa a formação de público em arte contemporânea, em específico a dança-teatro e a performance.

Justificativa

A partir da premissa de que arte é educação, propõe promover a troca das criações que desenvolve com a comunidade, contribuindo com o processo de apropriação e desenvolvimento de valores éticos e estéticos através da fruição da arte contemporânea. Desde essa perspectiva, entende-se que para construir uma educação de qualidade, necessita de arte de qualidade. Assim, prima pela valorização da qualidade artística e pelo trânsito entre universidade-escola promovido pelas proposições artísticas e educativas de artistas contemporâneos presentes na universidade.
“Quando você me toca”, nova montagem do grupo Tatá, é construído a partir de questões sobre o toque e o contato entre alunos que emergiram na pesquisa de doutorado da professora Maria Falkembach sobre a dança como componente curricular no Ensino Básico. Os dados produzidos naquele momento desencadearam o desenvolvimento de pesquisa artística na montagem de uma obra. Assim, este projeto de extensão está articulado com o projeto de Pesquisa “Produção do corpo-sujeito nas práticas de dança”, ambos coordenados pela professora Maria Falkembach.
“Quando você me toca” apresenta questões urgentes sobre corpo, gênero, afeto, violência e censura. Esses temas são trabalhados numa linguagem que transita entre a dança-teatro e a performance, tendo como norte a comunicação com o público escolar. Embora busque afirmar a importância do contato afetivo, do carinho, da ternura e do toque como fonte de vida, o trabalho apresenta essas ideias de modo complexo e aberto. Mostra, portanto, a ambiguidade das relações. A obra se apresenta, então, como um disparador de sensações e reflexões sobre temas que, embora muitas vezes não façam parte do currículo oficial, circulam nas práticas escolares. Evidencia questões imprescindíveis na constituição do sujeito contemporâneo.

Metodologia

O projeto é composto por diferentes ações que se interrelacionam, abaixo descritas.

1 – Ensaios, treinamento e investigação de linguagem artística: Encontros semanais (duas vezes por semana de três horas) para preparação corporal do grupo, processo de criação e ensaios. Hoje o grupo é composto por seis alunos dos cursos de Dança – Licenciatura e de Teatro – Licenciatura e pela coordenadora. Esta etapa também conta com a participação de professores colaboradores que se integram na investigação da linguagem artística do grupo.

2 – Processo de criação da obra cênica: Esta ação se relaciona com a anterior, porém destaca a elaboração da articulação de todos os elementos que compõe a dramaturgia da obra e que implicam na participação de outros artistas e colaboradores do projeto: trilha sonora, figurino, vídeo, iluminação, elementos cênicos e fotografia.

3 – Articulação com os espaços de apresentação: Contatos com as escolas e espaços da comunidade, apresentação do projeto e definição da agenda de apresentações do grupo.

O contato com as escolas e espaços da comunidade (teatros, associações, CTGs) irá privilegiar os caminhos institucionais existentes na UFPEL, por exemplo: contatos articulados com as ações do PIBID UFPEL; contatos por via da comissão de integração do Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica; contatos a partir de Programas de Extensão de Desenvolvimento Social da Região Sul.


4 – Produção executiva da circulação: Trata-se do gerenciamento das apresentações do trabalho: conhecer o espaço de apresentação; definir com a escola melhor horário e turmas de alunos; preparação do local de apresentação a partir das necessidades da obra (som e luz, cenário, espaço mínimo); agendamento de transporte para o grupo.

5 – Divulgação: divulgações nos meios de comunicação das apresentações.

6 – Circulação: Apresentação da obra artística em escolas em Pelotas, escolas de cidades da região de Pelotas, espaços cênicos de Pelotas e região, eventos de arte, pesquisa e extensão promovidos pela UFPEL e outras universidades.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados aqui são apresentados por ano:

Em 2018:
1) Estreia da obra “Quando você me toca”
2) Apresentações da obra
- 2 apresentações na sala de espetáculo Carmem Biasoli, dos cursos de Dança e de Teatro (aberta a comunidade); participação na Olimpíada de Filosofia.

- 5 escolas de Pelotas.

Em 2019:
3) apresentações da obra:
- 20 escolas de Pelotas e região
- 5 espaços da comunidade de Pelotas e região
- 5 eventos acadêmicos
4) 3 apresentações de trabalho acadêmico em eventos
5) produção de 1 artigo a partir dos dados do projeto

Em 2020
6) apresentações da obra
- 20 escolas de Pelotas e região
- 5 espaços da comunidade de Pelotas e região
- 5 eventos acadêmicos
7) 3 apresentações de trabalho acadêmico em eventos
8) produção de 1 artigo a partir dos dados do projeto

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA GONCALVES DIAS2
ANGELITA HENTGES
BIANCA MENDES ASCARI
CARLA SILVA ARAÚJO
CAROLINA PINTO DA SILVA
CATIA FERNANDES DE CARVALHO2
CLAUDIO BAPTISTA CARLE48
CRISTIANO MATTOS DA CUNHA
CÍCERO NEY PEREIRA DE OLIVEIRA
EVELIN CRISTINE SUCHARD AIRES
GESSI DE ALMEIDA KÖNZGEN
GUILHERME CARVALHO DA ROSA2
INDA RULIO BAJAR
JOÃO LUCAS DA CRUZ
JÉSSICA NADYNE AGUIAR OLIVEIRA
LEANDRO ERNESTO MAIA4
LUCAS FERREIRA SALGADO
MANOEL GILDO ALVES NETO4
MARIA FONSECA FALKEMBACH60
MARIELDA BARCELLOS MEDEIROS
RAYSSA DE OLIVEIRA FONTOURA
SARAH LEÃO LOPES
STEPHÂNIA FITARONI BATISTA LENGRUBER
VITALINO DIAS NETO

Página gerada em 26/04/2024 13:04:15 (consulta levou 0.205456s)