Nome do Projeto
COLETIVO MEIAOITO: INVESTIGAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE TÉCNICAS TEATRAIS E SISTEMATIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA A CENA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
14/03/2022 - 06/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A linha de pesquisa TÉCNICAS DE ATUAÇÃO NO TRABALHO DA ATRIZ E DO ATOR tem como objetivo a construção e estabelecimento de um ambiente que proporcione a pesquisa de atuação em seu sentido mais amplo, da personagem, da cena, do espetáculo, da performance, da intervenção cênica, da improvisação e de possibilidades que possam se descortinar permeados pelo estudo teórico-prático sobre a linguagem do teatro contemporâneo. Entendendo o corpo “como ferramenta de trabalho da atriz e do ator”, hora em presença em ensaios e treinamentos, hora em presença na cena, a pesquisa busca, também, aprofundar e ampliar o movimento, o gesto, a expressão significativas e, nesse sentido, abrir diálogo intenso com as demais artes da cena, a dança, o circo e a performance, bem como, com outras áreas de expressão artísticas. Como uma instância importante, a comunhão e apresentação de processos de trabalho e de espetáculos.

Objetivo Geral

Investigar, potencializar e aprimorar o trabalho do ator/atriz através de técnicas de atuação e desenvolvê-las na experimentação e construção de cenas, performances, intervenções cênicas e espetáculos, considerando o corpo do ator e da atriz “como ferramentas de trabalho” e de presença cênica.

Justificativa

Há décadas, a busca coletiva por uma identidade artística através da investigação de diferentes técnicas tem norteado a pesquisa de diversos grupos que mantêm a arte teatral viva.
Um dos pressupostos básicos que possibilitam uma investigação teórico-prática de processos formadores de uma poética teatral, é a oportunidade de desenvolver uma pesquisa continuada promovida por um ambiente potencializador do coletivo.
Dessa forma, a arte teatral pode ser como um processo transformador e catalisador de potências latentes e em movimento, no qual o ator/atriz é o sujeito da criação em conexão com o seu entorno e com outras artes, emissor e receptor. A linha de pesquisa TÉCNICAS DE ATUAÇÃO NO TRABALHO DA ATRIZ E DO ATOR objetiva investigar, através de uma prática coletiva, técnicas de atuação que possibilitem aos artistas envolvidos, a sistematização de uma poética própria.
Compreendendo a importância de promover espaços propícios para a pesquisa em teatro, este projeto busca construir um ambiente onde estudantes/artistas de diferentes áreas poderão desenvolver, de forma contínua, um processo prático/teórico acerca das técnicas de atuação na criação contemporânea.
Sobremaneira, o desenvolvimento de um grupo de pesquisa em teatro, espaço e tempo de criação, onde seus membros consigam pesquisar, refletir sobre processos, sistematizar, revelar e dialogar com outras formas de fazer teatral, com diferentes dramaturgias, com outras artes e realidades, pode abrir caminhos e ser estímulo para o fazer teatral como expressão humana primordial e fundamental.

Nesse sentido, a comunhão e apresentação de processos, cenas e espetáculos para e com diferentes comunidades conformam um âmbito da pesquisa fundamental: a interlocução e as trocas com as comunidades, com os artistas, com outros estudantes etc.
O espaço pedagógico de compartilhamento e troca sobre a pesquisa, bem como do diálogo constante com outros campos de conhecimento que alimentem e promovam nosso pensamento artístico e crítico, é uma escolha fundamental, especialmente, porque se está em um espaço acadêmico de formação, de ensino, extensão e pesquisa.

Metodologia

A metodologia da pesquisa pode ser descrita em formas híbridas de investigação através da utilização dos meios cartográficos e rizomáticos sugeridos por Gilles Deleuze visando os seguintes passos:

• Estudos teóricos sobre conceitos operantes no trabalho do ator/atriz, dramaturgias contemporâneas, discussões sobre o corpo e suas manifestações através da pesquisa em grupo;
• Montagem e apresentação de espetáculos, cenas e performances resultantes da pesquisa teórico-prática;
• Busca de redes de conexão que promovam a troca e compartilhamento das pesquisas realizadas em espaços como festivais, mostras , congressos e outros meios de diálogos;
• Compartilhamento da pesquisa com a comunidade em geral através de oficinas e mostras de processo ou apresentação de espetáculos, bem como descrição de processos por meio de diários artísticos.

Indicadores, Metas e Resultados

• Por meio da pesquisa teórico-prática sobre as técnicas de atuação e a sua aplicação prática, formular uma metodologia própria que se adeque à realidade contemporânea;
• A partir do compartilhamento das experiências realizadas no projeto, fomentar a aproximação de estudantes e da comunidade com a pesquisa sobre e pelo teatro;
• Descobrir as potencialidades que as trocas de vivências entre artistas de diferentes localidades e áreas podem exercer sobre o trabalho realizado;
• Criar um espaço permanente de pesquisa contínua;
• Promover um ambiente propício à discussão sobre teatro e o trabalho do ator/atriz;
• Partilhar a pesquisa por meio de apresentações de espetáculos, mostras de processos e participação em seminários, festivais e outros espaços que promovam a discussão sobre a práxis teatral;
• Contribuir com o campo por meio da produção e divulgação de textos científicos;
• Realizar e promover encontros entre pesquisadores da cena que busquem a realização de um trabalho contínuo e em permanente diálogo com as diferentes frentes do teatro contemporâneo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AGATHA FRANCINE NERY PERES
ALEXANDRA GONCALVES DIAS2
ANA LAURA BIANCHINI
BRENDON TORRES DE MIRANDA
ELIZIANE HERNANDES DA FONSECA
GABRIEL DOS SANTOS FALKENBERG
KAROLINA DA ROSA MENDES
LUARA DIAS FERNANDES
LUCAS RIBEIRO GALHO
LUIZA LOUZADA DOS REIS
MATHEUS GOULART ALVES
NATALI SANTOS TASCHETTI
PAULO JOSE GERMANY GAIGER3

Página gerada em 26/04/2024 13:08:24 (consulta levou 0.145595s)