Nome do Projeto
COLETIVO MEIAOITO: INVESTIGAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA DE TÉCNICAS TEATRAIS E SISTEMATIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA A CENA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
14/03/2022 - 06/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A linha de pesquisa TÉCNICAS DE ATUAÇÃO NO TRABALHO DA ATRIZ E DO ATOR tem como objetivo a construção e estabelecimento de um ambiente que proporcione a pesquisa de atuação em seu sentido mais amplo, da personagem, da cena, do espetáculo, da performance, da intervenção cênica, da improvisação e de possibilidades que possam se descortinar permeados pelo estudo teórico-prático sobre a linguagem do teatro contemporâneo. Entendendo o corpo “como ferramenta de trabalho da atriz e do ator”, hora em presença em ensaios e treinamentos, hora em presença na cena, a pesquisa busca, também, aprofundar e ampliar o movimento, o gesto, a expressão significativas e, nesse sentido, abrir diálogo intenso com as demais artes da cena, a dança, o circo e a performance, bem como, com outras áreas de expressão artísticas. Como uma instância importante, a comunhão e apresentação de processos de trabalho e de espetáculos.
Objetivo Geral
Investigar, potencializar e aprimorar o trabalho do ator/atriz através de técnicas de atuação e desenvolvê-las na experimentação e construção de cenas, performances, intervenções cênicas e espetáculos, considerando o corpo do ator e da atriz “como ferramentas de trabalho” e de presença cênica.
Justificativa
Há décadas, a busca coletiva por uma identidade artística através da investigação de diferentes técnicas tem norteado a pesquisa de diversos grupos que mantêm a arte teatral viva.
Um dos pressupostos básicos que possibilitam uma investigação teórico-prática de processos formadores de uma poética teatral, é a oportunidade de desenvolver uma pesquisa continuada promovida por um ambiente potencializador do coletivo.
Dessa forma, a arte teatral pode ser como um processo transformador e catalisador de potências latentes e em movimento, no qual o ator/atriz é o sujeito da criação em conexão com o seu entorno e com outras artes, emissor e receptor. A linha de pesquisa TÉCNICAS DE ATUAÇÃO NO TRABALHO DA ATRIZ E DO ATOR objetiva investigar, através de uma prática coletiva, técnicas de atuação que possibilitem aos artistas envolvidos, a sistematização de uma poética própria.
Compreendendo a importância de promover espaços propícios para a pesquisa em teatro, este projeto busca construir um ambiente onde estudantes/artistas de diferentes áreas poderão desenvolver, de forma contínua, um processo prático/teórico acerca das técnicas de atuação na criação contemporânea.
Sobremaneira, o desenvolvimento de um grupo de pesquisa em teatro, espaço e tempo de criação, onde seus membros consigam pesquisar, refletir sobre processos, sistematizar, revelar e dialogar com outras formas de fazer teatral, com diferentes dramaturgias, com outras artes e realidades, pode abrir caminhos e ser estímulo para o fazer teatral como expressão humana primordial e fundamental.
Nesse sentido, a comunhão e apresentação de processos, cenas e espetáculos para e com diferentes comunidades conformam um âmbito da pesquisa fundamental: a interlocução e as trocas com as comunidades, com os artistas, com outros estudantes etc.
O espaço pedagógico de compartilhamento e troca sobre a pesquisa, bem como do diálogo constante com outros campos de conhecimento que alimentem e promovam nosso pensamento artístico e crítico, é uma escolha fundamental, especialmente, porque se está em um espaço acadêmico de formação, de ensino, extensão e pesquisa.
Um dos pressupostos básicos que possibilitam uma investigação teórico-prática de processos formadores de uma poética teatral, é a oportunidade de desenvolver uma pesquisa continuada promovida por um ambiente potencializador do coletivo.
Dessa forma, a arte teatral pode ser como um processo transformador e catalisador de potências latentes e em movimento, no qual o ator/atriz é o sujeito da criação em conexão com o seu entorno e com outras artes, emissor e receptor. A linha de pesquisa TÉCNICAS DE ATUAÇÃO NO TRABALHO DA ATRIZ E DO ATOR objetiva investigar, através de uma prática coletiva, técnicas de atuação que possibilitem aos artistas envolvidos, a sistematização de uma poética própria.
Compreendendo a importância de promover espaços propícios para a pesquisa em teatro, este projeto busca construir um ambiente onde estudantes/artistas de diferentes áreas poderão desenvolver, de forma contínua, um processo prático/teórico acerca das técnicas de atuação na criação contemporânea.
Sobremaneira, o desenvolvimento de um grupo de pesquisa em teatro, espaço e tempo de criação, onde seus membros consigam pesquisar, refletir sobre processos, sistematizar, revelar e dialogar com outras formas de fazer teatral, com diferentes dramaturgias, com outras artes e realidades, pode abrir caminhos e ser estímulo para o fazer teatral como expressão humana primordial e fundamental.
Nesse sentido, a comunhão e apresentação de processos, cenas e espetáculos para e com diferentes comunidades conformam um âmbito da pesquisa fundamental: a interlocução e as trocas com as comunidades, com os artistas, com outros estudantes etc.
O espaço pedagógico de compartilhamento e troca sobre a pesquisa, bem como do diálogo constante com outros campos de conhecimento que alimentem e promovam nosso pensamento artístico e crítico, é uma escolha fundamental, especialmente, porque se está em um espaço acadêmico de formação, de ensino, extensão e pesquisa.
Metodologia
A metodologia da pesquisa pode ser descrita em formas híbridas de investigação através da utilização dos meios cartográficos e rizomáticos sugeridos por Gilles Deleuze visando os seguintes passos:
• Estudos teóricos sobre conceitos operantes no trabalho do ator/atriz, dramaturgias contemporâneas, discussões sobre o corpo e suas manifestações através da pesquisa em grupo;
• Montagem e apresentação de espetáculos, cenas e performances resultantes da pesquisa teórico-prática;
• Busca de redes de conexão que promovam a troca e compartilhamento das pesquisas realizadas em espaços como festivais, mostras , congressos e outros meios de diálogos;
• Compartilhamento da pesquisa com a comunidade em geral através de oficinas e mostras de processo ou apresentação de espetáculos, bem como descrição de processos por meio de diários artísticos.
• Estudos teóricos sobre conceitos operantes no trabalho do ator/atriz, dramaturgias contemporâneas, discussões sobre o corpo e suas manifestações através da pesquisa em grupo;
• Montagem e apresentação de espetáculos, cenas e performances resultantes da pesquisa teórico-prática;
• Busca de redes de conexão que promovam a troca e compartilhamento das pesquisas realizadas em espaços como festivais, mostras , congressos e outros meios de diálogos;
• Compartilhamento da pesquisa com a comunidade em geral através de oficinas e mostras de processo ou apresentação de espetáculos, bem como descrição de processos por meio de diários artísticos.
Indicadores, Metas e Resultados
• Por meio da pesquisa teórico-prática sobre as técnicas de atuação e a sua aplicação prática, formular uma metodologia própria que se adeque à realidade contemporânea;
• A partir do compartilhamento das experiências realizadas no projeto, fomentar a aproximação de estudantes e da comunidade com a pesquisa sobre e pelo teatro;
• Descobrir as potencialidades que as trocas de vivências entre artistas de diferentes localidades e áreas podem exercer sobre o trabalho realizado;
• Criar um espaço permanente de pesquisa contínua;
• Promover um ambiente propício à discussão sobre teatro e o trabalho do ator/atriz;
• Partilhar a pesquisa por meio de apresentações de espetáculos, mostras de processos e participação em seminários, festivais e outros espaços que promovam a discussão sobre a práxis teatral;
• Contribuir com o campo por meio da produção e divulgação de textos científicos;
• Realizar e promover encontros entre pesquisadores da cena que busquem a realização de um trabalho contínuo e em permanente diálogo com as diferentes frentes do teatro contemporâneo.
• A partir do compartilhamento das experiências realizadas no projeto, fomentar a aproximação de estudantes e da comunidade com a pesquisa sobre e pelo teatro;
• Descobrir as potencialidades que as trocas de vivências entre artistas de diferentes localidades e áreas podem exercer sobre o trabalho realizado;
• Criar um espaço permanente de pesquisa contínua;
• Promover um ambiente propício à discussão sobre teatro e o trabalho do ator/atriz;
• Partilhar a pesquisa por meio de apresentações de espetáculos, mostras de processos e participação em seminários, festivais e outros espaços que promovam a discussão sobre a práxis teatral;
• Contribuir com o campo por meio da produção e divulgação de textos científicos;
• Realizar e promover encontros entre pesquisadores da cena que busquem a realização de um trabalho contínuo e em permanente diálogo com as diferentes frentes do teatro contemporâneo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AGATHA FRANCINE NERY PERES | |||
ALEXANDRA GONCALVES DIAS | 2 | ||
ANA LAURA BIANCHINI | |||
BRENDON TORRES DE MIRANDA | |||
ELIZIANE HERNANDES DA FONSECA | |||
GABRIEL DOS SANTOS FALKENBERG | |||
KAROLINA DA ROSA MENDES | |||
LUARA DIAS FERNANDES | |||
LUCAS RIBEIRO GALHO | |||
LUIZA LOUZADA DOS REIS | |||
MATHEUS GOULART ALVES | |||
NATALI SANTOS TASCHETTI | |||
PAULO JOSE GERMANY GAIGER | 3 |