Nome do Projeto
Janelas do feminino
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/05/2020 - 13/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Projeto de Pesquisa JANELAS DO FEMININO é um desdobramento, uma renovação e continuidade do projeto “Gênero e Teatro: processos artístico-sociológicos”. O diálogo entre o feminino e o teatro, as relações históricas e a contemporaneidade serão investigados através do estudo teórico, histórico, bibliográfico, biográfico e empírico, entre diferentes opções e escolhas, buscando, também, desenvolver processos criativos de composição cênica. Intervenções, performances, esquetes, espetáculos nos ambientes acadêmicos e do município são parte substancial da pesquisa, conformando seu compromisso com a extensão.
Objetivo Geral
Investigar o diálogo entre o feminino e o teatro, identificar relações históricas e contemporâneas; desenvolver processos criativos propondo a composição plástica e sua apresentação nos ambitos acadêmicos e da cidade; participar de publicações, seminários e congressos, com os materiais de estudos e reflexão, da memória, dos trabalhos plásticos, etc.
Justificativa
O teatro é um processo de expressão, educação e desenvolvimento humano que enfatiza o potencial humanista, semeador da consciência estética, crítica e ética. Mostra outras imagens da realidade que permitem sua compreensão. É um espaço rico e imensurável de (re)criação. A arte e o teatro traduzem a realidade humana em formas que invocam a mobilização dos sentidos e o intelecto, provocando a reflexão aguda da experiência da vida.
O teatro explora o desconhecido, o que é ignorado, o que não é percebido ou o que não se tolera revelar. O que é dito “normal e habitual” nem sempre é conhecido e refletido. No palco, a rotina e o hábito sofrem uma mudança de registro: saltam da “normalidade” para tocar a sensibilidade e o pensamento.
O Projeto de Pesquisa JANELAS DO FEMININO objetiva investigar a presença do feminino no teatro e suas relações históricas e contemporâneas; e desenvolver processos criativos propondo a composição plástica e sua apresentação para o público acadêmico e em geral. É um projeto de pesquisa em teatro no qual os temas do feminino, da cultura, da história, da sociologia, do processo criativo e da composição estética, entre outros, conformam o seu fazer. O teatro se debruça sobre os diversos e diferentes âmbitos humanos, resignifica relações e fenômenos, revela o que está oculto, o que não se permite ou não se quer ver.
O feminino, em síntese, se relaciona aos diferentes papéis definidos historicamente e sócio-culturalmente às mulheres (e aos homens). Contudo, ao longo da trajetória civilizatória, o abismo de desigualdade e injustiça que os dividi, lança as mulheres de quase todas as partes do mundo à condição de pobreza, impotência, sofrimento e submissão. As tradições e heranças culturais conformam com as diversas religiões, os meios de perpetuação da injustiça em relação às mulheres. Onde o machismo impera (falocracia), e é em todos os países pobres, como o Brasil, a pobreza, a injustiça e a desigualdade tendem a cravar mais fundas as suas raízes. No Brasil, a tela da condição feminina tem tons cinza e tristes. Embora alguns avanços, a maior parte das mulheres, especialmente as mais pobres, sofrem todo o tipo de coerção, sujeição, injustiça e violência. Os índices de violência contra a mulher são estarrecedores, em pleno século XXI. Nas Instituições ainda predomina o pensamento masculinista, o que dificulta, em parte, as ações e projetos políticos que possam mudar esta realidade. A ascensão e multiplicação das igrejas neopentecostais tendem a aumentar e a aprofundar o abismo da iniquidade.
Os índices de desenvolvimento humano e o avanço civilizatório dependem do fim da desigualdade de gênero. Nesse sentido, a Universidade deve se colocar como protagonista de ações e projetos de ensino, extensão e pesquisa que venham ao encontro de uma sociedade justa e fraterna. A pesquisa, em especial, se aponta como um processo cardinal para que avanços nestes âmbitos humanos sejam sentidos.
O teatro explora o desconhecido, o que é ignorado, o que não é percebido ou o que não se tolera revelar. O que é dito “normal e habitual” nem sempre é conhecido e refletido. No palco, a rotina e o hábito sofrem uma mudança de registro: saltam da “normalidade” para tocar a sensibilidade e o pensamento.
O Projeto de Pesquisa JANELAS DO FEMININO objetiva investigar a presença do feminino no teatro e suas relações históricas e contemporâneas; e desenvolver processos criativos propondo a composição plástica e sua apresentação para o público acadêmico e em geral. É um projeto de pesquisa em teatro no qual os temas do feminino, da cultura, da história, da sociologia, do processo criativo e da composição estética, entre outros, conformam o seu fazer. O teatro se debruça sobre os diversos e diferentes âmbitos humanos, resignifica relações e fenômenos, revela o que está oculto, o que não se permite ou não se quer ver.
O feminino, em síntese, se relaciona aos diferentes papéis definidos historicamente e sócio-culturalmente às mulheres (e aos homens). Contudo, ao longo da trajetória civilizatória, o abismo de desigualdade e injustiça que os dividi, lança as mulheres de quase todas as partes do mundo à condição de pobreza, impotência, sofrimento e submissão. As tradições e heranças culturais conformam com as diversas religiões, os meios de perpetuação da injustiça em relação às mulheres. Onde o machismo impera (falocracia), e é em todos os países pobres, como o Brasil, a pobreza, a injustiça e a desigualdade tendem a cravar mais fundas as suas raízes. No Brasil, a tela da condição feminina tem tons cinza e tristes. Embora alguns avanços, a maior parte das mulheres, especialmente as mais pobres, sofrem todo o tipo de coerção, sujeição, injustiça e violência. Os índices de violência contra a mulher são estarrecedores, em pleno século XXI. Nas Instituições ainda predomina o pensamento masculinista, o que dificulta, em parte, as ações e projetos políticos que possam mudar esta realidade. A ascensão e multiplicação das igrejas neopentecostais tendem a aumentar e a aprofundar o abismo da iniquidade.
Os índices de desenvolvimento humano e o avanço civilizatório dependem do fim da desigualdade de gênero. Nesse sentido, a Universidade deve se colocar como protagonista de ações e projetos de ensino, extensão e pesquisa que venham ao encontro de uma sociedade justa e fraterna. A pesquisa, em especial, se aponta como um processo cardinal para que avanços nestes âmbitos humanos sejam sentidos.
Metodologia
A metodologia pode ser descrita em formas complementares, em respeito ao perfil qualitativo da pesquisa (teórica-plástica):
• Leituras, estudos teóricos, biografias, fatos do momento, dramaturgia, do feminino, história, religião, políticas públicas para mulheres, cultura e sociedade (realizados em grupo ou individualmente a partir da delegação de tarefas); grupo de discussão sobre o feminino e o teatro;
• Montagem e apresentação de cenas, esquetes e/ou espetáculos teatrais como resultado da pesquisa teórica e plástica;
• Intervenções teatrais em espaços públicos como parte da experimentação teórico-plástica;
• Memorial descritivo e de imagens do processo de pesquisa;
• Leituras, estudos teóricos, biografias, fatos do momento, dramaturgia, do feminino, história, religião, políticas públicas para mulheres, cultura e sociedade (realizados em grupo ou individualmente a partir da delegação de tarefas); grupo de discussão sobre o feminino e o teatro;
• Montagem e apresentação de cenas, esquetes e/ou espetáculos teatrais como resultado da pesquisa teórica e plástica;
• Intervenções teatrais em espaços públicos como parte da experimentação teórico-plástica;
• Memorial descritivo e de imagens do processo de pesquisa;
Indicadores, Metas e Resultados
• Ao desvelar as diferentes relações entre o feminino e o teatro em contextos históricos e contemporâneos, contribuir, de maneira sistemática e diligente, com a discussão do tema do feminino e com a criação de políticas públicas justas em relação às mulheres;
• A partir de sua inserção no projeto, estimular a estudante a descobrir potenciais que possam contribuir para sua conduta ética e política como cidadão, pesquisador, docente e ator/atriz;
• Criar um espaço permanente de pesquisa teórica e plástica;
• Criar um espaço de discussão sobre o feminino e o teatro;
• Partilhar por meio de apresentações de fragmentos de processos e de montagens, publicações e participações seminários e congressos, os estudos e avanços da pesquisa teórica-plástica;
• Realizar intervenções teatrais nos espaços da Universidade e da cidade propondo a reflexão contundente.
Quanto aos resultados esperados, o projeto deseja ampliar e intensificar sua presença na universidade e na cidade (escolas, praças, eventos, etc.) através das intervenções plásticas. De modo semelhante, a participação em congressos, seminários, cursos e em publicações.
• A partir de sua inserção no projeto, estimular a estudante a descobrir potenciais que possam contribuir para sua conduta ética e política como cidadão, pesquisador, docente e ator/atriz;
• Criar um espaço permanente de pesquisa teórica e plástica;
• Criar um espaço de discussão sobre o feminino e o teatro;
• Partilhar por meio de apresentações de fragmentos de processos e de montagens, publicações e participações seminários e congressos, os estudos e avanços da pesquisa teórica-plástica;
• Realizar intervenções teatrais nos espaços da Universidade e da cidade propondo a reflexão contundente.
Quanto aos resultados esperados, o projeto deseja ampliar e intensificar sua presença na universidade e na cidade (escolas, praças, eventos, etc.) através das intervenções plásticas. De modo semelhante, a participação em congressos, seminários, cursos e em publicações.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AGATHA FRANCINE NERY PERES | |||
ALEXANDRA GONCALVES DIAS | |||
ESTELA DAMIAN CORRÊA | |||
GISELLE MOLON CECCHINI | 8 | ||
JANETE RODRIGUES DA SILVA | |||
KAROLINA DA ROSA MENDES | |||
LEANDRO ERNESTO MAIA | 2 | ||
LETÍCIA CONTER DA CUNHA | |||
LUIZA LOUZADA DOS REIS | |||
MARIA FONSECA FALKEMBACH | 6 | ||
MARINA DE OLIVEIRA | 6 | ||
PAULO JOSE GERMANY GAIGER | 8 | ||
RAYSSA DE OLIVEIRA FONTOURA | |||
SHAIANE MOLINA DA LUZ |