
Resumo
Atriz e pesquisadora. Professora Adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Doutora em Teoria da Literatura pelo programa de Pós-Graduação em Letras, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tese intitulada: "Palavra encena ato em canto; palavra em cena, ato encanto: uma leitura da poética da Cia. Teatro Balagan em Prometheus - a tragédia do fogo". Mestre em Teoria da Literatura, pelo PPGL, PUCRS (2009). Dissertação intitulada: "Lucrécia Borgia: um drama no oceano de Victor Hugo". Especialista em Teoria do Teatro Contemporâneo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002): "Meyerhold e a formação de um novo ator". Possui Graduação em Artes Cênicas, Bacharelado em Interpretação Teatral pela UFRGS (1994). Foi professora do Departamento de Artes Cênicas ? Instituto de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS (2000-2001, 2004-2005), onde ministrou as disciplinas de Interpretação Teatral, Atuação, Improvisação, Laboratório de Técnicas Corporais, Expressão Vocal e orientou Estágios de atuação. Como atriz, atuou em espetáculos como: "A fonte", direção e adaptação de Luiz Arthur Nunes; "Escurial", de Michel de Guelderode, direção de Maria Thaís Lima Santos; "Um homem é um homem", de Bertold Brecht, direção de Irene Britzke; "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo, direção de Adriane Mottola; "As núpcias de Teodora" e "A ronda do lobo", de Ivo Bender, direção de Décio Antunes; entre outras. Adaptou, atuou e dirigiu e o espetáculo "Pantagruel" (1993/94) ? resultado do projeto ?A Bufonaria no Realismo Grotesco de Rabelais"; atuou e fez assistência de direção de Roberto Oliveira em "O Barão das árvores", de Ítalo Calvino (1998); dirigiu o espetáculo Danke (2004/2005/2012). Tem experiência nas áreas de Teatro e Letras, com ênfase em Técnicas Corporais e Vocais, Atuação Teatral, Teorias do Teatro e do Drama.
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017)
Mestrado em Programa de Pòs-Graduação em Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009)
Especialização em Teoria do Teatro Contemporâneo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001)
Graduação em Artes Cênicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1994)
Graduação em Artes Plásticas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Em andamento)
Graduação em ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES (Universidade de São Paulo, Em andamento)
Áreas de atuação
Artes - Artes Cênicas
Artes - Teatro
Teatro - Interpretação Teatral
Artes - Teorias do teatro
Letras - Teoria Literária
Teatro - Direção Teatral
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Gênero e teatro: processos artístico-sociológicos | 27/05/2019 | 18/12/2020 | 8 | |
ARTE CONTEMPORÂNEA, PROCESSOS DE CRIAÇÃO E PSICANÁLISE: SAGRADO, AFETOS E SEGREDOS | 01/08/2020 | 01/08/2024 | 0 | |
Janelas do feminino | 18/05/2020 | 13/12/2023 | 5 | |
O fazer teatral e a transposição didática: travessia como lugar da experiência | 31/07/2020 | 31/08/2022 | 20 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Núcleo de Teatro da UFPELCOORDENADOR DO PROJETO | 08/01/2020 | 24/11/2024 | 8 | |
Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI | 24/04/2017 | 21/08/2024 | 18 | |
Coral UFPel | 28/04/2017 | 07/01/2024 | 38 | |
Coral UFPel | 28/04/2017 | 07/01/2024 | ||
LADAIA - Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas | 14/04/2020 | 14/04/2022 | ||
Núcleo de Teatro da UFPEL | 06/05/2019 | 07/01/2020 | 8 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
VIII Seminário de estágios do Curso de Teatro da UFPel | 08/11/2021 | 13/11/2021 | 3 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2022/2 | M1 | PRÁTICAS DE ATUAÇÃO IV Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | P1 | MONTAGEM TEATRAL II Horários
| 0+108 | Teatro (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2022/2 | T1 | PROJETO EM TEATRO I (TCC I) Horários
| 36+0 | Teatro (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2022/2 | T1 | PROJETO EM TEATRO II (TCC II) Horários
| 36+0 | Teatro (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2022/1 | M1 | EXPRESSÃO VOCAL I Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | M2 | EXPRESSÃO VOCAL I Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | M2 | PRÁTICAS DE ATUAÇÃO III Horários
| 18+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | T1 | PROJETO EM TEATRO I (TCC I) | 36+0 | Teatro (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2022/1 | T1 | PROJETO EM TEATRO II (TCC II) | 72+0 | Teatro (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2021/2 | M3 | EXPRESSÃO CORPORAL II Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | M1 | EXPRESSÃO VOCAL II Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2021/2 | M1 | ENCENAÇÃO TEATRAL I Horários
| 72+72 | Teatro (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2021/2 | T2 | PROJETO EM TEATRO II (TCC II) | 72+0 | Teatro (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.