Nome da Atividade
EXPRESSÃO CORPORAL I
CÓDIGO
05000287
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Percepção de si e do outro pelo e no movimento; exploração das possibilidades e limitações de cada corpo em movimento e sua expressividade. Presença cênica.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Ampliar a percepção do aluno sobre si e sobre seu o movimento;- Ampliar as possibilidades de movimento do aluno;
- Desenvolver processos de investigação de si mesmo;
- Conhecer fundamentos da preparação corporal para o trabalho em artes cênicas;
- Ampliar a expressividade do aluno por via do movimento corporal;
- Desenvolver a presença cênica.
Conteúdo Programático
- Jogos de movimento-improvisação;
- Processo de investigação de si mesmo;
- Eu-corpo e minhas limitações e possibilidades;
- Preparação corporal para o trabalho em artes cênicas: aquecimento, alongamento, alinhamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação corporal;
- Corpo como espaço de expressividade;
- Corpo dilatado e presença cênica.
- Processo de investigação de si mesmo;
- Eu-corpo e minhas limitações e possibilidades;
- Preparação corporal para o trabalho em artes cênicas: aquecimento, alongamento, alinhamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação corporal;
- Corpo como espaço de expressividade;
- Corpo dilatado e presença cênica.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BERTHERAT, Thérèse e BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.
- LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
Bibliografia Complementar:
- AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
- GONÇALVES, Maria Augusta. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. São Paulo: Papirus, 2001, 2009, 2011.
- MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
- MIRANDA, Regina. Para incluir todos os corpos. In KALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.
- STOKOE, Patrícia. Expressão corporal na pré-escola. São Paulo: Summus, 1987.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 34 | 30 |
Teatro (Licenciatura) Horários
|
GISELLE MOLON CECCHINI Professor responsável pela turma |