Nome da Atividade
EXPRESSÃO CORPORAL I
CÓDIGO
05000287
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Percepção de si e do outro pelo e no movimento; exploração das possibilidades e limitações de cada corpo em movimento e sua expressividade. Presença cênica.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Ampliar a percepção do aluno sobre si e sobre seu o movimento;
- Ampliar as possibilidades de movimento do aluno;
- Desenvolver processos de investigação de si mesmo;
- Conhecer fundamentos da preparação corporal para o trabalho em artes cênicas;
- Ampliar a expressividade do aluno por via do movimento corporal;
- Desenvolver a presença cênica.

 

Objetivos Específicos:

1. Conhecer a história da formação corporal do ator: primeira
metade do século XX;
2. Experimentar o corpo que somos considerando alguns
aspectos básicos de anatomia e cinesiologia;
3. Conhecer a função do aquecimento, do alongamento, do
alinhamento, do fortalecimento, do relaxamento e da
coordenação corporal no trabalho do profissional de teatro;
4. Realizar exercícios práticos que proporcionem o
aquecimento corporal, o alongamento, o alinhamento, o
fortalecimento, o relaxamento assim como a coordenação do
movimento e coloquem o aluno frente às suas possibilidades e
limitações;
5. Estudo e prática de danças circulares de diferentes culturas
e sua relação com elementos rituais ligados aos ciclos do
meio-ambiente, como forma de conexão com a natureza e
educação ambiental;
6. Simbologia do movimento, representando sua ligação com
espaço e meio-ambiente;
7. Instrumentalizar o aluno para a composição de ações
através dos fatores do movimento estudados por Rudolf Laban.

Conteúdo Programático

- Jogos de movimento-improvisação;
- Processo de investigação de si mesmo;
- Eu-corpo e minhas limitações e possibilidades;
- Preparação corporal para o trabalho em artes cênicas: aquecimento, alongamento, alinhamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação corporal;
- Corpo como espaço de expressividade;
- Corpo dilatado e presença cênica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009
  • BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator – dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/UNICAMP, 1995
  • BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4ª.edição. São Paulo: Summus, 1998
  • LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus editorial, 1978
  • MIRANDA, Regina. Para incluir todos os corpos. In KALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003. p. 216-225.

Bibliografia Complementar:

  • BERTHERAT, Thérèse e BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 2001
  • LOBO, Lenora e NAVAS, Cássia. Teatro do movimento – um método para o intérprete criador. Brasília: LGE, 2007
  • STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança – dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012
  • MIRANDA, Regina. Para incluir todos os corpos. In KALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

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