Nome da Atividade
EXPRESSÃO CORPORAL II
CÓDIGO
05000288
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Preparação corporal do aluno/professor/ator com vistas ao desenvolvimento das possibilidades expressivas. Construção de rotinas de trabalho. Estudo das possibilidades práticas de aplicação dessas rotinas na sala de aula
Objetivos
Objetivo Geral:
1. Conhecer a história da formação corporal do ator na segunda metade do século XX até a contemporaneidade;2. Realizar e estudar exercícios como rotina de trabalho corporal;
3. Mediar o aluno para a composição de partituras de ações e de cenas curtas apropriando-se do conhecimento adquirido;
4. Ampliar e aprofundar a compreensão de corpo;
5. Desenvolver a percepção do corpo cênico: pensamento, ação, espaço e tempo;
6. Desenvolver a criatividade e a capacidade de improvisação corporal;
7. Desenvolver noções de ritmo, fortalecimento, equilíbrio, habilidades, elasticidade e atenção corporais;
8. Desenvolver as “escutas” do corpo: sensibilidade e reflexão;
9. Compreender o corpo e a expressão corporal nos espaços de educação formal e informal.
Objetivos Específicos:
1. Conhecer a história da formação corporal do ator: segundametade do século XX até a contemporaneidade;
2. Experimentar o corpo que somos considerando os
aspectos básicos de anatomia e cinesiologia;
3. Estudo e vivência de práticas corporais com raízes afrobrasileiras
e indígenas;
4. Realizar e estudar exercícios que podem ser apropriados
como rotina de trabalho corporal;
5. Mediar o aluno para a composição de partituras de ações e
de cenas curtas apropriando-se do conhecimento adquirido.
Conteúdo Programático
- Percepção e escutas do corpo;
- Exercícios: corpo expressivo, texto, espaço e tempo;
- Noções de Laban, Stokoe, Barba, Dalcroze e outros;
- O corpo em sala de aula. Abordagens pedagógicas para corpos em distintas faixas geracionais;
- Conhecimento e análise de situações pedagógicas: aulas simuladas, estudos de caso, relatos de professores, produção de material pedagógico etc.
- Exercícios: corpo expressivo, texto, espaço e tempo;
- Noções de Laban, Stokoe, Barba, Dalcroze e outros;
- O corpo em sala de aula. Abordagens pedagógicas para corpos em distintas faixas geracionais;
- Conhecimento e análise de situações pedagógicas: aulas simuladas, estudos de caso, relatos de professores, produção de material pedagógico etc.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.
- BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator – dicionário de antropologia teatral. São Paulo: HUCITEC/UNICAMP, 1995.
- BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4ª.edição. São Paulo: Summus, 1998.
- BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 2001
- GONÇALVES, Maria Augusta. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. São Paulo: Papirus, 1994.
Bibliografia Complementar:
- FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007
- DANTAS, Mônica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: UFRGS, 1999
- LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
- SILVA, Ana Márcia. Corpo, Ciência e Mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Florianópolis: UFSC, 2001
- STOKOE, Patrícia. Expressão corporal na pré-escola. São Paulo: Summus, 1987