Nome do Projeto
O fazer teatral e a transposição didática: travessia como lugar da experiência
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
31/07/2020 - 31/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A proposta de pesquisa teórico-prática propõe realizar uma investigação sobre/através dos procedimentos vinculados à formalização do trabalho do ator para então examinar em que medida estes procedimentos podem servir como matrizes à prática pedagógica. O projeto pretende se configurar tanto como um espaço de investigação teórico-prática acerca dos alicerces formativos do trabalho do ator, como também ser um espaço crítico-reflexivo sobre os dispositivos metodológicos a serem estabelecidos pelos discentes/artistas/futuros formadores na transposição didática dessa investigação, seja no âmbito formal ou informal. Uma pesquisa que se propõe provocar o discente/artista/futuro formador a experienciar e problematizar as questões práticas e teóricas envolvidas no percurso da formação do ator e na transposição didática deste elemento do fazer teatral. Os meios criativos e pedagógicos acionados pelos partícipes na partilha dos conhecimentos se constituirão como o material a ser aprofundado e debatido durante todo o projeto, que reúne uma complexa rede de etapas. O campo dessa pesquisa teatral e pedagógica abarca ações de pesquisa, de ensino e de extensão. Logo, o partícipe atravessa um processo de investigação teórica e prática que servirá como experimentação à transposição didática através de ações de ensino e de extensão. Os procedimentos que fundamentaram a formação do ator e a serem pesquisados estão associados a duas tradições emblemáticas da arte do ator ocidental. Se por um lado tempos a arte retórica e da oratória como mecanismos constituintes da arte da representação do ator inglês entre os séculos XV e XVII, por outro lado temos o "sistema" e o método de análise pela ação criado pelo mestre russo Konstantin Stanislávski na Rússia no início do século XX a refundir os preceitos que redefiniriam a arte do ator não mais sob a égide da representação, mas sim pela arte da vivência. Para atravessar o percurso da pesquisa que abarca a teoria e a prática dessa mesma teoria será relevante acessar as referências bibliográficas que registraram os princípios desses modos de atuação tão distintos, tais como a Retórica e a Retórica das Paixões de Aristóteles; o Livro 6, capítulo II da Instituto Oratória de Quintiliano (Comoedus); o Sistema e o Método da Análise Ativa ou Análise pela Ação de Stanislávski e Maria Knébel. Entendemos que a pesquisa e suas etapas, intrinsecamente coordenadas e relacionadas, se somam ao Projeto Pedagógico do Curso de Teatro - Licenciatura pois aprofundam tanto o processo de vivência dos discentes no tocante ao trabalho do ator através de procedimentos de tradição, como enriquecem sua formação no que concerne à experimentação da transmissão do saber teatral ao elaborar e efetivar a transposição didática deste conhecimento a outras pessoas.

Objetivo Geral

Proporcionar um espaço de pesquisa teórico-prático sobre os princípios que regeram o trabalho do ator e a transposição didática desse mesmo fazer em espaços formais e informais. Aprofundar o conhecimento no campo da arte retórica e da oratória; estudar as nuances diferencias dos conceitos e dos procedimentos correspondentes à arte da representação do período do final da Idade Média e início do Moderno tais como Playing, Acting e Personating; examinar algumas peças da dramaturgia shakespeareana; investigar a teoria e a prática do sistema e método de análise pela ação de Konstantin Stanislavski e dos processos envolvidos na arte da vivência que se contrapõem à arte da representação são os eixos mobilizadores deste projeto de pesquisa, que abarca ações de ensino e de extensão. Cada etapa é mobilizadora na medida em que se propõe ampliar as potencialidades dos partícipes envolvidos; de instaurar um lugar possível de experiência através do fazer e fruir teatral suscitando a criação de subjetividades e, consequentemente, fortalecer a formação acadêmica dos discentes/artistas/futuros formadores.

Específicos:
- Pesquisar a teoria aristotélica da Retórica e da Retórica das Paixões ao lado da teoria e prática do Instituto Oratória de Quintiliano no território do fazer teatral e da prática docente;
- Estudar o modo de preparação dos espetáculos e dos atores ingleses no final do período medieval e início do elisabetano e jacobino, em especial o dos atores da companhia do dramaturgo inglês William Shakespeare;
- Investigar os procedimentos práticos subjacentes aos conceitos Playing, Acting e Personating na arte da representação do ator inglês;
- Realizar os seminários teórico-práticos entre os discentes do Centro de Artes;
- Analisar pela ação as situações-chaves de algumas peças shakespereanas ancoradas no sistema e método de Konstantin Stanislavski;
- Promover a análise, a reflexão e a decupação dos procedimentos produzidos no decorrer do processo visando à transposição didática desse conhecimento entre os discentes do grupo, do Colegiado de Teatro, nas escolas e outros espaços não convencionais;
- Ajudar os pesquisadores envolvidos na produção dos eventos/encontros teatrais a partir dos procedimentos decupados no processo;
- Realizar as ações de caráter extensionista;
- Reunir os diários de experiência e apresentar os relatos dos partícipes através dos conhecimentos investigados;
- Incentivar a participação dos alunos do grupo de pesquisa na Jornada Acadêmica Integrada no sentido de promover o exercício acadêmico de troca de conhecimento;
- Produzir os relatórios da pesquisa;
- Escrever artigos para publicação.

Justificativa

Este projeto de pesquisa foi estruturado pensando em aliar interesses particulares com as necessidades pedagógicas que perpassam o Projeto Pedagógico do Colegiado de Teatro-Licenciatura. Interesses particulares que estão vinculados à pesquisa sobre a arte do ator, o fazer e o fruir teatral e os processos envolvidos na prática pedagógica sobre e através desses saberes.
Conceber o projeto implicou refletir sobre minha formação acadêmica; sobre a pesquisa desenvolvida nos anos dedicados ao Mestrado e ao Doutorado e, especialmente, sobre as experiências no campo da docência nas universidades que atuei tal como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, agora, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Refletir os caminhos trilhados para poder identificar lacunas pontuais que subjazem à formação discente/artista/futuro formador nesta instituição e, de alguma forma, somar ao corpo docente uma diferença de todo modo integradora. Neste sentido, o projeto se alicerça no desejo de cooperar para o aprofundamento da formação dos discentes não apenas no âmbito da pesquisa acadêmica como no âmbito da esfera profissional. Isto é, enriquecer a formação alinhada aos desafios próprios do mundo exterior à academia.
O intuito está em provocar os discentes a explorarem os princípios que fundamentaram o trabalho do ator nas companhias inglesas entre os séculos XV e XVII e nos estúdios teatrais russos no final do século XIX e início do XX. Princípios estes que estão calcados na retórica artistótélica, na arte da oratória quintiliana, na prática de análise pela ação (Études) criada por Konstantin Stanislávski e realizada por sua discípula: Maria Knébel. Um projeto de pesquisa que está alinhado com as disciplinas de História e Teoria do Teatro, Ética Teatral, Práticas de Atuação e Montagem e com a área pedagógica do curso. Contemplando assim, as três áreas que constituem o eixo do Projeto Pedagógico do Curso de Teatro-Licenciatura.
Entendemos esse campo teatral de tradição longínqua como uma prática relevante na área do ensino de teatro e que se constitui por um processo de ensino-aprendizagem que lhe é intrínseco e potencialmente profundo em sua experienciação. Para a pesquisa que se inicia, num momento crítico de pandemia e da história da humanidade, o número de integrantes será limitado. O projeto prevê a produção sistemática de eventos/seminários/webconferências/oficinas preparadas pelos partícipes do grupo para investigarmos a transposição didática do processo que está sendo vivenciado na pesquisa. Da vivência no processo à criação de um espaço que oportuniza refletir a prática pedagógica a partir de uma tradição repleta de regras e convenções formais, bem como as trocas decorrentes do processo que enriquecem a formação discente e consequentemente estabelece uma ponte com a comunidade no sentido de extensão desse conhecimento produzido na instituição.

Metodologia

Para esta pesquisa teórica de caráter bibliográfico e também prática-investigativa recorreremos às obras de Aristóteles, Quintiliano, Konstantin Stanislávski e os estudos críticos sobre estas obras. Os estudos teóricos da autora do projeto que circundam a arte do ator inglês do século XV ao XVII também serão fontes da pesquisa, dando especial atenção aos procedimentos de atuação que subjazem os estudos sobre as nuances diferenciais dos conceitos Acting, Playing e Personating. A base textual para a experimentação prática, que define os Études, elegeremos acontecimentos fundamentais de algumas peças de William Shakespeare. Atravessar um processo criativo como lugar da experiência é basilar para o trabalho do ator e futuro formador na área de Licenciatura teatral. Compreender através do “trabalho sobre si” os processos orgânicos mobilizados pelo ator; entender os procedimentos que constituem sua preparação através da vivência dos desafios implicados ampliam o repertório do discente. Adensar o conhecimento através do Sistema e do Método de Análise pela Ação de Stanislávski, assim como jogar com os preceitos retóricos e da oratória quintiliana são alguns dos caminhos possíveis para o fortalecimento deste repertório. Assim, ele poderá ser desafiado a criar, a partir da experiência pessoal, as matrizes de trabalho para o ensino de teatro e, primeiramente, para as ações extensionistas na etapa subsequente. Esta última etapa do projeto de pesquisa seria fruto dessa travessia. Investir na pesquisa, no ensino e na partilha do conhecimento produzido seriam os eixos norteadores da proposta. É importante ressaltar que formaremos um grupo inicialmente pequeno em número de participantes (4) e que os primeiros exercícios de partilha do conhecimento serão realizados mensalmente entre os colegas do Colegiado para que a troca seja ampla e convoque a crítica a respeito do que está sendo produzido a partir da pesquisa. Neste sentido, o processo de decantar as informações sobre os eventos/encontros/seminários/webconferências realizados pelos discentes com seus colegas contribuirão às (re) formulações sobre como melhor estruturar o planejamento e à transposição didática quando a etapa das ações extensionistas começarem.

Indicadores, Metas e Resultados

Quanto aos resultados e impactos esperados é possível vislumbrar a ampliação das referências teóricas dos discentes/artistas/futuros formadores sobre o trabalho do ator, bem com a potencialização da criação em processos cênicos e pedagógicos que envolverão a problematização da transposição didática; sem deixar de notar que a expansão de conhecimento dos modos de se pensar a instauração da experiência constituem uma travessia geradora de subjetividades, de contribuição à autonomia dos discentes para decidirem os melhores caminhos ao ocupar o lugar como professor de ensino de teatro. A expectativa é instigá-los a refletir sobre e através da prática para enriquecer a teoria e vice-versa. No novo contexto em que estamos involuntariamente compelidos a viver devido à pandemia, percebemos o quão relevante será repensar os meios a serem concebidos para se fazer teatro e se ensinar os conteúdos teatrais. Dessa forma, a pesquisa levará em consideração os desafios intrínsecos a esse contexto nos mobilizando à nos reinventarmos. Estimular a autonomia na pesquisa e nas ações extensionistas dos discentes/artistas/futuros formadores, provocá-los ao enriquecimento de seus repertórios pessoais adensados pela literatura, teoria e história teatral; impulsioná-los a elaborar suas matrizes de trabalho através do trabalho do ator que vivenciaram. Um investimento profícuo no processo formativo por transportar conhecimento no seu ‘fazer. O fazer como processo, como travessia, como lugar da experiência e adensamento de nossa subjetividade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIEL PÔRTO DIAS
ALICE PEREIRA BUCHWEITZ
ALINE CASTAMAN38
ALLISON LOURENCO DOS SANTOS
ANA LAURA BIANCHINI
ANDERSON BARBOSA SOARES
ANDRISA KEMEL ZANELLA2
ANGÉLICA ROCHA DA VEIGA
ANIELLE GOMES NUNES
Angelo Marcelo Adams dos Passos
BIANCA OLIVEIRA DA SILVA
BRENDA SENEME GOBBI
BRUNO PETER OLIVEIRA
Bárbara Scola Lopes da Cunha
CANDIDA REIS CANIELAS
CARLA SILVA ARAUJO
CATARINA LEITE RASSIER
CLAUDIA LEMES GIGANTE
CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS
DANIEL FURTADO SIMOES DA SILVA20
DARA FERREIRA FUCOLO
Dayanna Michelle Canon Perez
EDUARDA GARCIA BENTO
EDUARDA PEREIRA
ESTELA DAMIAN CORREA
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA20
FELIPE CREMONINI DE LEON
FERNANDA VIEIRA FERNANDES20
GISELLE MOLON CECCHINI20
GRAZIELLE RAMOS BESSA
Gustavo Angelo Dias20
HÊNRICA DA SILVA FERREIRA
JOÃO VITOR SOARES
JULIA DE PEREIRA PEREIRA
KAROLINA DA ROSA MENDES
KELVIN MARUM MACHADO
LARISSA MAURANO MOREIRA DA SILVA
LAWRIEN OLIVEIRA DE FREITAS
LETICIA CONTER DA CUNHA
LETICIA GOMES E MELO
LORENA GOULART ZANETTI
LOUIS MACEDO WOTTER
LUARA DIAS FERNANDES
LUCAS BEZERRA FURTADO
LUIZA LOUZADA DOS REIS
Lavínia Silvares Fiorussi
MAIARA SILVEIRA DE OLIVEIRA
MANOEL GILDO ALVES NETO2
MARIA AMELIA GIMMLER NETTO2
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS
MARINA DE OLIVEIRA23
MILENA DE CASTRO VAZ
MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN20
Manuela Tatiana Garcia
NATALIA FERREIRA SOUZA
NAYLSON RODRIGUES COSTA
NEY ROBERTO VATTIMO BRUCK20
PATRICIA CASTRO CARDONA
PAULA PEREIRA PINTO18
PAULO JOSE GERMANY GAIGER20
RAFAEL PARDO DE OLIVEIRA CRUZ
RODRIGO LEAL DIAS
ROSEMAR GOMES LEMOS20
Renata Peil Pinhatti
Ricardo Cardoso
Stefanie Liz Polidoro20
TATIANA DUARTE CUBA
THALLES ECHEVERRY FEIJÓ
VANESSA CALDEIRA LEITE20
VICTORIA LAUTERBACH AMORIM
VINICIUS LOPES MACHADO
WESLEY GOULART COITINHO

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