Nome do Projeto
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 31/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa do MEC-Capes para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura (que estejam na primeira metade do curso) e promove a inserção destes estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola, também estes bolsistas do programa. Este Projeto de Ensino - PIBID-UFPEL (2020-2024) - vincula-se ao Edital Capes N. 02/2020, cumprindo os critérios da nova política de formação de professores, lançada pelo MEC neste ano.

Objetivo Geral

Promover a integração entre a educação superior e a educação básica, favorecendo a qualificação da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da UFPEL.

Justificativa

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participa, desde o edital Capes/Pibid/FNDE 2007, da execução de projetos do Pibid envolvendo, inicialmente, por indicação deste primeiro edital, as licenciaturas da área de Ciências (Química, Física e Ciências Biológicas) e de Matemática (compondo-se o Pibid I). Já a partir do edital n. 02/2009, integraram-se os cursos de História, Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia, Letras e Teatro (constituindo-se o Pibid II -Humanidades). Com o edital n. 01/2011, além da renovação dos projetos do Pibid I, foram inseridas as licenciaturas de Dança, Geografia, Matemática-Noturno, Artes Visuais e Música (formando o Pibid III - Ciências, Matemática e GeoArtes). A última licenciatura ainda não inserida no programa, Educação Física, integrou-se ao projeto Pibid II a partir do edital n. 01/2012. Deste modo, todas as licenciaturas presenciais da UFPel envolveram-se com o Pibid, tendo em vista que o subprojeto Letras integrou alunos das diferentes linguagens, Português, Inglês, Francês e Espanhol. O curso de Matemática por possuir o curso diurno no campus do Capão do Leão e o curso noturno no campus sede, participou com dois subprojetos.
Em 2013, a Capes lança o edital n. 061/2013 que exigiu que em cada instituição tivesse um único projeto institucional, envolvendo diferentes subprojetos - áreas, pensado para um período de quatro anos. Para o edital n. 061/2013, cujo projeto institucional teve vigência de março de 2014 a fevereiro de 2018, unificaram-se os dois projetos Pibid anteriores, com as atividades sendo realizadas em três blocos: anos iniciais; anos finais do ensino fundamental; ensino médio. Cada um destes blocos foi coordenado por um coordenador de gestão, sob coordenação institucional do professor Verno Kruger.
Em 2018, a Capes lançou o Edital 07/2018, com redução significativa no número de bolsas e com alterações na proposta do programa como, os licenciandos devem estar cursando a primeira metade do curso e o limite de bolsa é de 18 meses; a nova configuração de subprojetos com núcleos de 24 bolsistas, 3 supervisores e 1 coordenador de área; o incentivo a participação de alunos e professores voluntários no programa, o cadastro das escolas parceiras realizado pela SEDUC-RS e SMED-Pelotas, entre outras alterações. Com este edital, a UFPEL teve uma diminuição de quase 50% de bolsistas de iniciação à docência, bem como no número de supervisores (que é proporcional ao número de alunos bolsistas). Foi preciso adequar a proposta pedagógica do PIBID-UFPel a este edital, de modo que os projetos interdisciplinares que aconteciam nas escolas nos editais anteriores, não foram possíveis de serem realizados com este novo projeto, em virtude da nova configuração e seleção das escolas.
Com muitos avanços percebidos e desafios a serem vencidos ainda, este programa tem um legado muito importante para a formação inicial e continuada de professores na UFPEL.

Metodologia

Nas escolas, os alunos realizarão as ações de iniciação à docência, iniciando pelo diagnóstico da realidade escolar, buscando aproximação com o cotidiano das escolas públicas, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos os professores, o que potencializará a reflexão sobre o contexto em que elas estão inseridas. Serão acompanhados por um professor da educação básica, denominado supervisor, e orientados por um docente do curso de licenciatura, denominado coordenador de área.
Os subprojetos irão atuar em articulação com os dois eixos transversais que compõem o projeto institucional:
a) Eixo transversal de formação didático-pedagógica geral, que correspondem as seguintes ações:
- estudos e discussões sobre os textos legais;
- estudos teóricos-metodológicos e discussões sobre diferentes temas relacionados à educação;
- encontros semanais do subprojeto;
- encontros semanais nas escolas;
- encontros mensais de coordenadores de área com a coordenação institucional, bem como reuniões ampliadas com todossupervisores e representantes dos alunos de iniciação à docência;
b) Eixo transversal de formação didático-pedagógica integrada, que correspondem a uma ou mais ações de cada subprojeto para:
- contribuição com a qualificação do curso de licenciatura e dos alunos não participantes do projeto de iniciação à docência;
- colaboração entre os subprojetos, através de oficinas, workshops ou minicursos, que tratem de temas transversais e/ou de interesse comum entre as diferentes áreas de conhecimento (uso da língua portuguesa, ética, inclusão, diversidade, questões étnico-raciais, educação ambiental, gestão democrática, profissão docente, e outros temas relevantes);
- elaboração de projetos integrados e/ou interdisciplinares nas escolas, quando houver demanda e oportunidade;
- formação continuada de professores em serviço, em parceria com a 5ª CRE da SEDUC/RS e com a SMEd-Pelotas

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final deste projeto de ensino, pretende-se que PIBID da UFPel tenha propiciado:
- avanços significativos na qualificação da formação inicial dos licenciandos que chegarão nos estágios supervisionados do curso, com capacidade crítico-reflexiva sobre a profissão docente, com apropriação das metodologias de ensino e de aprendizagem, com domínio da leitura e da escrita, com maior compreensão da dinâmica do sistema escolar;
- valorização e interesse pela profissão docente;
- propostas de inovações metodológicas e recursos didáticos para as diferentes áreas do conhecimento e componentes curriculares da educação básica;
- incentivo a formação continuada dos professores da educação básica;
- reconhecimento e a valorização dos cursos de licenciatura perante os demais cursos da instituição;
- socialização dos resultados e aprendizagens através de apresentação de trabalhos em eventos científicos e publicação de artigos em periódicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GASPAROTTO16
ALESSANDRO CURY SOARES
ALEXANDRA GONCALVES DIAS8
ALINE SOARES ARAUJO
ALZIRA YAMASAKI8
AMANDA PRANKE
ANA CAROLINE ASSUNÇÃO BLANCO
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA10
ANDRESSA SOARES BENTO
ANDREZA DUARTE DE MATTOS
ANDRIZE RAMIRES COSTA8
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES8
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES8
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA
CARINA NEITZKE IVEN
CAROLINE LEAL BONILHA8
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA8
CLARISSE VIEIRA DA SILVA MAGALHAES4
CRIS ELENA PADILHA DA SILVA
Cristiane Antonia Hauschild Johann
DANIELE PEREIRA FERREIRA
EDUARDO CASARA NUNES
EDUARDO MARKS DE MARQUES8
ELISA DOS SANTOS VANTI2
ELISABETE DA COSTA LEAL8
FABIO ANDRE SANGIOGO20
FERNANDA PUGLIA VIEIRA DIAS
FRANCELE DE ABREU CARLAN8
FRANCINE NUNES DE SOUZA
FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGAS8
GABRIELA DAMBROS4
GABRIELA SOARES DA ROSA
HUGO LEONARDO DE OLIVEIRA
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI
JULIENE LOPES COSTA
KARINA GIACOMELLI8
KELLY WENDT8
LARA DILELIO ALVES
LELIA NEGRINI DINIZ12
LENON MORALES ABEIJON
LETICIA LOPES FELIX
LETÍCIA REHBEIN JESKE
LISIANE SIAS MANKE8
LIZ CRISTIANE DIAS4
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA8
LUANA DURANTE OLIVEIRA
Lavínia Borges Cardoso
Leonidas Barbosa de Almeida
Luis Eduardo dos Santos Celente
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE8
MARCIO XAVIER BONORINO FIGUEIREDO8
MARCUS VINICIUS SPOLLE16
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS
MARIANA DA ROCHA MANKE
MICHAEL MARRONI PIRES
MIRIAN DOS SANTOS CARVALHO
Maria Laura Almeida Pereira
Marta Cristina Cezar Pozzobon8
PAULO JOSE GERMANY GAIGER8
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR8
RAFAEL CAVAGNOLI8
RAQUEL PERES MACÊDO
REGIANA BLANK WILLE8
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ8
ROBLEDO LIMA GIL8
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO8
Rafael Gonçalves da Silveira
TAMIRES DE MOURA AMARAL
VANESSA CALDEIRA LEITE8
VANESSA PEREIRA ALVES

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