
Resumo
Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1990), Especialização em Educação Pré-escolar pela Universidade Católica de Pelotas (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). No período de 1987 a 2005 atuou como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública e privada da região sul do Rio Grande do Sul. No ano de 1998, iniciou sua experiência no Ensino Superior atuando como professora nos cursos de Pedagogia nas disciplinas de Educação Infantil na UNISC - Universidade da Santa Cruz do Sul, UnoChapecó - Universidade Comunitária de Chapecó - SC, FADEP - Faculdade de Pato Branco - PR e Universidade Católica de Pelotas - UCPel - RS e como coordenadora pedagógica durante a implementação da Faculdade do SENAC - Pelotas - RS. Desde 2005 é professora adjunta e com dedicação exclusiva da UFPEL - Universidade Federal de Pelotas, atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia e Especialização em Educação Infantil . No período foi membro do GPCIEI - Grupo de Pesquisa: Cultura, Infância e Educação Infantil e CEIHE - Centro de Investigação em História da Educação. Atuou como pesquisadora associada à ABDEPP - Associação Brasileira para a Pesquisa e Divulgação da Pedagogia Freinet e como membro da Rede Sul de Educadores Freinet. Colaborou também como professora autora no Curso de Pedagogia a Distância da IESDE - Brasil; UFPEL; UNIPAMPA e UAB. Atualmente atua como professora orientadora dos estágios supervisionados em Educação Infantil e como professora pesquisadora do Grupo de Pesquisa LABforma - Laboratório de Formação e Estudos da Infância e do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Pedagogia UFPel. Autora dos livros Lições da Infância: reflexões sobre a História da Educação Infantil e A Infância Dura a Vida Inteira.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 1998)
Especialização em Especialização Em Educação Pré Escolar (Universidade Católica de Pelotas, 1995)
Graduação em Curso de Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 1990)
Áreas de atuação
Tópicos Específicos de Educação - Educação Pré-Escolar
Fundamentos da Educação - História da Educação
Planejamento e Avaliação Educacional - Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2021/2 | P1 | PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA Horários
| 0+90 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | M1 | PRÁTICAS EDUCATIVAS III Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2021/2 | T1 | MATERIAIS INSTRUCIONAIS Horários
| 72+0 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2021/2 | M1 | T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2021/1 | M1 | PRÁTICAS EDUCATIVAS III Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2021/1 | P1 | PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA | 0+116 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2020/2 | M1 | PRÁTICAS EDUCATIVAS III Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2020/2 | M1 | T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2020/2 | P1 | PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA Horários
| 0+90 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.