Nome do Projeto
Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/10/2018 - 15/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O projeto de pesquisa “Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade” centra o foco em imagens e autoimagens que professores e crianças constroem no ambiente da Educação Infantil. A intenção é compreender as formas como crianças e professores de Educação Infantil interagem e produzem sentidos sobre a ação, mapeando quais tabus reverberam ou são desconstruídos por estes sujeitos. A problemática desta pesquisa pode ser expressa no seguinte sentido: quais imagens as crianças produzem de si mesmas, das outras crianças e de seus professores de Educação Infantil? Quais imagens os professores promovem sobre si mesmos e seu trabalho nas relações com as crianças? Estas questões nortearão a elaboração desta investigação, num mapeamento, na região sul do Rio Grande do Sul, de imagens construídas por crianças e professores em contextos de Educação Infantil e que dizem respeitos a seus processos formativos. Em diálogo com as crianças, as certezas, os valores, as emoções vêm à tona e podem ser pouco a pouco redimensionados, dissolvidos na simplicidade dos mecanismos que sustentam o adulto. Abrir-se para as diferenças e para rever-se no espelho das relações humanas é uma experiência que pode ser difícil para o adulto.

Objetivo Geral

- Compreender as formas como crianças e professores de Educação Infantil interagem e produzem sentidos sobre a ação, mapeando quais tabus reverberam ou são desconstruídos por estes sujeitos;
- Identificar saberes e crenças mobilizados pelos professores da Educação Infantil para o trabalho com as crianças;
- Identificar saberes e crenças que as crianças expressam sobre si mesmas, sobre as outras crianças, sobre seu professor, sobre a vida e as organizações sociais em que estão;
- Discutir os processos de institucionalização da infância contemporânea, assim como os limites e as possibilidades das intervenções pedagógicas nos ambientes de Educação Infantil;
- Dar visibilidade aos processos de desenvolvimento pessoal e profissional que ocorrem nas relações entre adultos e crianças nos ambientes de Educação Infantil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA LONDERO ALMEIDA215/04/201915/09/2021
BRUNA IASMIN ATHAIDE DE CAMPOS DA CUNHA115/10/201803/01/2019
Bruna Cardoso Acunha2001/01/202130/04/2021
CRISLAINE ANICETO JARDIM BRISOLARA115/10/201803/01/2019
DAIANE LILGE VIEIRA215/04/201915/09/2021
DYULIA AMANDA DE SOUZA PINHEIRO2001/04/202130/06/2021
ELISA DOS SANTOS VANTI227/10/202015/09/2021
ELIZANDRA BEILFUSS HAUDT2001/02/202131/03/2021
FABIANE WEBER DA SILVA115/10/201815/09/2021
IZADORA FEIJO DA SILVA2001/05/202131/07/2021
JANAÍNA GONÇALVES ALVES115/10/201815/09/2021
JANE MARIA FURTADO DE CERQUEIRA115/10/201803/01/2019
JULIANA MARQUES DE FARIAS427/10/202015/09/2021
Juliana Lemes Ribeiro215/04/201915/09/2021
LAIS RIBEIRO SOLER403/01/201915/09/2021
MARTA NORNBERG415/10/201815/09/2021
MIRIAN DOS SANTOS CARVALHO2001/07/202131/08/2021
PAOLA CASSURIAGA SANDIM2001/06/202031/07/2020
RAFAELLE BANDEIRA RANGEL115/10/201815/09/2021
RENAN CARDOZO GOMES DA SILVA215/10/201815/09/2021
RENATA AIRES DE FREITAS215/04/201915/09/2021
RITA DE CASSIA TAVARES MEDEIROS815/10/201815/09/2021
ROGERIO COSTA WURDIG403/01/201915/09/2021
TAMARA INSAURIAGA BUENO2001/09/202031/01/2021
TANIA THEREZINHA BERMUDEZ MARTINS115/10/201803/01/2019
TATIANE MENA SILVEIRA MELGARES427/10/202015/09/2021
TATIARA TIMM DE CARVALHO HERREIRA115/10/201803/01/2019
VALÉRIA REGINA MELO MARTINS115/10/201803/01/2019
ZENAIDE SILVA PINTO115/10/201815/09/2021

Página gerada em 23/12/2024 01:36:03 (consulta levou 0.293024s)