Nome do Servidor
MARTA NORNBERG
Matrícula SIAPE
1813922
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
17/08/2010
Data de ingresso na UFPel
17/08/2010
Data de ingresso no cargo
17/08/2010
Cargo
Professor do Magistério Superior/Assoc./Tit.
Classe / Nível
7 / 702
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutorado em Educação (2008), com a tese Palpitações indizíveis: o lugar do cuidado na formação de professores, e Mestrado em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). É docente do curso de Pedagogia, na área de Teoria e Prática Pedagógica. Desde 2011, atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPEL). É coordenadora da Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas. É pesquisadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Aquisição Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Coordenou projeto de pesquisa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (Programa Obeduc/Capes, Edital 2012). Atualmente desenvolve o projeto Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docente (Universal CNPq, Edital 2018) É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- Pq2. Atuou como consultora em projeto de pesquisa coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização (GEPALFA/CNPq da Universidade de Passo Fundo), desenvolvido em parceria com a UEL, UFMG, UERGS e UFPel (Financiamento Programa Pesquisador Gaúcho da FAPERGS). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR), que reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa da UFPEL, IFSUL-RS, UFSC, FURB, PUCPR, UNINTER, UEPG, desenvolvendo atividades de produção e investigação acadêmica. É pesquisadora do Projeto Interinstiitucional Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. Associada da ANPED membro e ad-hoc do GT 8 Formação de professores. É membro de comissão editorial e revisora de vários periódicos científicos. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEL (2013-2015) e integrou a comissão de avaliação quadrienal da Capes (2017). Tem experiência na área de Educação, realizando atividades de Pesquisa e Ensino com ênfase em Formação de Professores e Teoria e Prática Pedagógica. Orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado em educação, desenvolvendo estudos sobre os seguintes temas: formação docente; prática de ensino; docência; anos iniciais, educação infantil e infância; educação e escola pública; ética do cuidado e instituições; planejamento e avaliação de processos educativos. E-mail: martanornberg0@gmail.com

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição, 1997)
Graduação em Educação Cristã (Faculdade EST, 1994)

Áreas de atuação

Educação - Formação de professores
Educação - Ensino-Aprendizagem
Educação - Educação Infantil e Infância
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Educação - Política e gestão de processos educacionais
Educação - Fundamentos da Educação

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docenteCOORDENADOR DO PROJETO01/03/201928/02/20238
Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade15/10/201815/09/20214
OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)COORDENADOR DO PROJETO01/08/201930/09/20204
OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)COORDENADOR DO PROJETO01/08/201731/07/20198
OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)COORDENADOR DO PROJETO27/08/201331/07/20178
A FONOLOGIA E A ORTOGRAFIA EM DADOS DE ESCRITA INICIAL25/05/202029/12/202342
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID25/08/201820/01/20202
Seminário de Práticas Educativas - Estágio de Docência23/07/201827/07/201820
VI SEMINÁRIO PIBID-UFPEL A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL16/10/201719/10/20174
Seminário de Práticas Educativas - Estágio de Docência14/08/201718/08/201720
Encontros da Pedagogia: integração e formação22/05/201708/07/20172
Programa de Residência Pedagógica da UFPel09/03/202028/02/20244
O trabalho público de servidores públicos na educação16/11/202030/12/20224
Diálogos Formativos II: enfoques teórico-metodológicos da linha de formação de professores 15/03/202123/12/20212
Diálogos Formativos: pesquisas e experiências docentes25/08/202009/12/20204
O papel do Estado em tempos de pandemia24/06/202025/09/2020
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
Docência na contemporaneidade: movimentos em tempos de pandemia01/09/202030/12/20212
Formação continuada para as professoras e professores da rede pública municipal do Capão do Leão: planejamento e organização do ciclo de alfabetização30/08/201930/08/20215
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico03/02/202021/07/20212
Brinquedoteca da FAE07/05/201819/07/2021
III SENPE - "Pesquisa, Docência e Conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário"30/11/202014/12/202024
Vida de professor: experiências de autoformação e redes de desenvolvimento humano01/04/201931/03/20206
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógicoCOORDENADOR DO PROJETO07/05/201802/02/20201
9º Encontro da Ripefor: A investigação sobre formação e práticas docentes na região Sul: avanços e perspectivas dos e para os grupos de pesquisa da RIPEFORCOORDENADOR DO PROJETO01/04/201931/05/20191
Formação dos professores das classes de apoio pedagógico da rede pública municipal de Pelotas18/09/201830/03/201912
Seminário Pesquisa e Práticas em discussão II01/09/201830/09/201824
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Interdisciplinar02/01/201730/12/201712
II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetizaçãoCOORDENADOR DO PROJETO25/09/201729/12/20171

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2020/201PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
0+1Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2020/271L. D.: FORMAÇÃO DE PROF.: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE NÓVOA E SHULMAN
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
3+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2020/2T2ENSINO-APRENDIZAGEM.CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO VII
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
2020/2M4T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
54+36Pedagogia (Licenciatura)
2020/2P4PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
0+90Pedagogia (Licenciatura)
2020/1T72ENSINO-APRENDIZAGEM.CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO VII
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
72+0Pedagogia (Licenciatura)
2019/2M2T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18+36Pedagogia (Licenciatura)
2019/2DTS.A.: PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Horários
ManhãTardeNoite
SAB09:40 - 10:30
10:30 - 11:20
11:20 - 12:10
3+0Educação (Doutorado)

* CH - na Graduação indica a carga horária no período; na Pós-Graduação indica a carga horária semanal.

Página gerada em 15/04/2021 11:08:59 (consulta levou 1.414552s)