Nome do Projeto
Docência na contemporaneidade: movimentos em tempos de pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2020 - 30/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A partir de meados de março foram suspensas as aulas nas redes pública e privada, em função da pandemia de COVID-19, gerando um quadro de escolas fechadas, alunos em casa, professores no ensino remoto. Os recursos tecnológicos estão sendo largamente utilizados: materiais digitais, orientações em redes sociais enviadas pelo professor para o acesso dos estudantes de forma assíncrona, videoaulas gravadas pelos professores, dentre outras possibilidades. O smartphone, outrora proibido, hoje se torna a principal mídia de interação entre escola, gestão, professores e alunos. Além disso, o envolvimento dos pais e responsáveis pelos alunos na realização das tarefas remotas demanda novas organizações no cotidiano das famílias. Nossa vida se dá em meio a telas, imagens e sons, o isolamento e a dispersão se tornam componentes indissociáveis nos processos de ensino e aprendizagem. Desta forma, propomos diálogos com os(as) professores(as) das escolas e da universidade, com alunas e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Especialização em Artes da UFPel, como também dos(as) integrantes dos grupos de pesquisas. Estes diálogos ou “lives” ocorrerão quinzenalmente. A partir destes diálogos serão propostos minicursos de formação, de acordo com a solicitação dos(as) professores(as) do ensino básico, dentro das temáticas a serem abordadas nas “lives”: tecnologias, ensino remoto e redes sociais, produção de vídeo, ensino de arte e cultura visual, dentre outros.

Objetivo Geral

Propiciar diálogos em forma de "lives", encontros e minicursos com os(as) professores(as) das escolas e comunidade acadêmica universitária que promovam a formação continuada dos(as) envolvidos(as).

Justificativa

A realização de atividades acadêmicas de extensão, em período de excepcionalidade, justifica-se pela necessidade emergente de formação continuada de professores, e entende-se que processos de diálogo entre escola e universidade são – e serão – cada vez mais urgentes, pela sua característica de interdependência e de processos de renovação de conceitos, práticas e procedimentos formativos.
Assim, a inclusão e o protagonismo de acadêmicos(as) dos diversos níveis (graduação, pós-graduação) nesta atividade acadêmica favorecerá o estabelecimento de novas interações, colaborando no ensino e pesquisa em torno do campo da formação de professores.

Metodologia

* Diálogos e discussões temáticas propostas pelos integrantes da Linha de Formação de Professores, do PPGE, desta Instituição, por meio da realização de “lives” em plataforma digital.
* Realização de minicursos de formação continuada.

Indicadores, Metas e Resultados

Estímulo às trocas acadêmicas que visam contribuir para o campo da formação de professores(as) em contexto de excepcionalidade.
Desenvolvimento do protagonismo dos acadêmicos do PPGE na construção de propostas de “lives” temáticas e minicursos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GURGEL PONTES
ALESSANDRA GURGEL PONTES
ANDRÉIA HAUDT DA SILVA
CLEANDRO STEVÃO TOMBINI
Cláudia Rekowsky Bistrichi
DAIANE LEAL DA CONCEIÇÃO
FABIANA LOPES DE SOUZA
FLÁVIA DEMKE ROSSI
Laura Sacco dos Anjos Torres
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE2
MARCIO NASCIMENTO DA SILVA
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO2
MARIA ISABEL DA CUNHA
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI5
MARTA NORNBERG2
VALDIRENE HESSLER BREDOW
VERONICA DE LIMA
VÂNIA DAL PONT PEREIRA DA SILVA

Página gerada em 26/04/2024 17:48:52 (consulta levou 0.171251s)