Nome do Projeto
O trabalho público de servidores públicos na educação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/11/2020 - 30/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Os serviços públicos, prestados pelas diversas modalidades de agências estatais, sejam na esfera federal, estadual ou municipal, são alvos, nos nossos dias, de violentos ataques, promovidos pelos teóricos e partidários do liberalismo. Entrincheirados em governos, organizações políticas, veículos de comunicação de massa, representações empresariais, entre outras tantas ferramentas, buscam a promoção da ideologia do “necessário” afastamento do Estado para a garantia de ambiente saudável para o desenvolvimento da economia. Em uma falsa argumentação da excessiva carga que os serviços públicos causam aos orçamentos dos governos, prega-se a emergência de um processo de desregulamentação da economia, bem como do alívio nos custos estatais, prioritariamente localizada nas folhas de pagamentos das remunerações dos seus servidores públicos. O discurso mascara o grave comprometimento das arrecadações com os pagamentos dos serviços da dívida pública, bem como o passivo histórico com grande fatia da população de um país que acumula, em toda a sua trajetória de “independência”, problemas decorrentes do agravamento do processo de desigual distribuição da riqueza interna. O empobrecimento de grande contingente da população gera a necessidade de apoio do Estado, através de políticas públicas, em especial nas áreas Saúde, Segurança, Moradia, Assistência Social e Educação. O presente projeto busca aprofundar as análises e os debates acadêmicos necessários, sobre os Serviços Públicos, com vistas ao estreitamento dos consensos com as camadas sociais mais carentes da sua oferta.

Objetivo Geral

Realizar, por meio de ações de ensino e extensão, estudos analíticos e discussões sobre a relevância do trabalho dos servidores públicos da área da educação, buscando a promoção de maior sintonia nos debates com a fatia da sociedade usuária destes serviços.

Justificativa

O serviço público cumpre um papel fundamental, em qualquer nação, para assegurar que direitos, garantidos constitucionalmente, sejam materializados em políticas e ações. O servidor público atende os interesses do conjunto da população e não de grupos, indivíduos ou frações da sociedade que almejem o atendimentos de vontades particulares.
Este projeto justifica-se pela necessidade de aprofundar estudos e compreensões sobre o papel e a relevância do servidor público tanto dentro quanto fora da universidade. A escassez de discussões e reflexões sobre o tema é uma das principais razões que motiva a realização deste projeto.
Aprofundar estudos é análises faz-se necessário em um momento de profundos ataques ao serviço público no país e de divulgação de dados e informações, em especial na grande mídia, que nem sempre são condizentes com a realidade e com a importância do trabalho realizado por esses trabalhadores.

Metodologia

Para a consecução do projeto serão realizadas ações de ensino e extensão. Enquanto perdurarem as orientações de distanciamento social, as atividades serão desenvolvidas de forma remota com o uso de ferramentas virtuais.
Nas ações de ensino serão realizados estudos, leituras e reuniões de discussão.
Nas ações de extensão serão também realizados estudos, leituras e discussões, porém abertos à comunidade interessada no tema.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com o projeto:
- ampliar a discussão sobre o papel e a relevância do servidor público na educação;
- aprofundar entendimentos e argumentos sobre as características do trabalho realizado por esses servidores;
- fomentar o debate sobre o tema, tanto dentro quanto fora da universidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA DOMINGUES
ALEXANDRE LEMOS VIEIRA
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS4
ANDRÉ LUIS MACEDO CARUSO
ANDRÉ LUIS MACEDO CARUSO
ANTONIO CARLOS MARTINS DA CRUZ6
ANTONIO CARLOS PORTO SILVEIRA JUNIOR
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA4
Armando Alves de Oliveira05
BEATRIZ FRANCHINI4
BRUNO SOUZA GARCIA
CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DA SILVA4
CARMEN BEATRIZ LUBKE UCKER
CAROLINE CENO MACHADO
CESAR DE LIMA DE MELO
CESAR DE LIMA MELLO
CRISTINA PINTO DE ALMEIDA
Cleiton Duarte Huch
Danielle Lisboa da Silva
Dilermando Martins Freitas
DÉBORA AVENDANO DE VASCONCELLOS SINOTI
DÉBORA AVENDANO DE VASCONCELLOS SINOTI
ELAINE DA SILVA NEVES
ELIANA GOMES BENDER
EUGENIA ANTUNES DIAS4
Evandro de Godoi
FABIANA CELENTE MONTIEL
FILIPE ALMEIDA PEDRA
FILIPE ALMEIDA PEDRA
FRANCINE COUTO DE OLIVEIRA WEYMAR
Francisca Tainara Eugenio da Silva
FÁTIMA DE LURDES BARCELLOS DA ROSA
GABRIELA DAMBROS4
GERALDO SOUZA MORAES
GIANE SILVA DA SILVA
GIANE SILVA DA SILVA
GIANE SILVA DA SILVA
GIOVANNI FELIPE ERNST FRIZZO
GISELE RAMOS LIMA
GUILHERME BRANDT DE OLIVEIRA
Gilberto Pedroso
HELENITA DA SILVEIRA KRUGER
HENRIQUE ANDRADE FURTADO DE MENDONCA16
ILIS ANGELA WICKBOLDT MANETTI
IZAC DE SOUSA BELCHIOR
Isadora Cabreira da Silva
Isadora Cabreira da Silva
JOICE PEREIRA DA SILVA
JOSIANE JARLINE JÄGER
JOSÉ RICARDO VIEIRA NOGUEIRA
LELIA NEGRINI DINIZ4
LEONARDO LEMOS SILVEIRA
LUCAS PESSOA PEREIRA
LUCIANA MARINS NOGUEIRA PEIL
Luciane da Silva Martins
Luis Eduardo dos Santos Celente
MARA BEATRIZ NUNES GOMES4
MARA REJANE VIEIRA OSORIO4
MARCELO SILVA DA SILVA
MARI REGINA ROCHA JANKE
MARIA REGINA CAETANO COSTA17
MARILIZA DOS SANTOS GOMES
MARTA NORNBERG4
MICHELLE PIRES SILVEIRA
MICHELLE PIRES SILVEIRA
Maicon Dourado Bravo
Marcelo Paula de Melo
Marcia Aparecida Jacomini
Maria José de Sousa
Maristela da Silva Souza
Mayara Cristina Vargas
NADJA REGINA SOUSA MAGALHÃES
NATALI PERES DE OLIVEIRA
Nildo Domingos Ouriques
PEDRO ÁTILA MOREIRA SIMÕES
PRISCILA BORGES SILVEIRA
REGIANA BLANK WILLE5
RENATA BRAUNER FERREIRA
RODRIGO TRESOLDI GIOVANAZ
Rodrigo Vieira de Ávila
SAMANTHA DE SOUZA GUTERRES
SIMONE SILVEIRA DA SILVA
SINVAL MARTINS FARINA
Silvia da Costa Tambara
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA
Thaiane da Silva D'Avila
Thais Fabiana Coletto
VALDELAINE DA ROSA MENDES
ÁLVARO VEIGA JÚNIOR

Página gerada em 19/12/2024 06:36:56 (consulta levou 0.363013s)