Nome do Projeto
O trabalho público de servidores públicos na educação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/11/2020 - 30/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Os serviços públicos, prestados pelas diversas modalidades de agências estatais, sejam na esfera federal, estadual ou municipal, são alvos, nos nossos dias, de violentos ataques, promovidos pelos teóricos e partidários do liberalismo. Entrincheirados em governos, organizações políticas, veículos de comunicação de massa, representações empresariais, entre outras tantas ferramentas, buscam a promoção da ideologia do “necessário” afastamento do Estado para a garantia de ambiente saudável para o desenvolvimento da economia. Em uma falsa argumentação da excessiva carga que os serviços públicos causam aos orçamentos dos governos, prega-se a emergência de um processo de desregulamentação da economia, bem como do alívio nos custos estatais, prioritariamente localizada nas folhas de pagamentos das remunerações dos seus servidores públicos. O discurso mascara o grave comprometimento das arrecadações com os pagamentos dos serviços da dívida pública, bem como o passivo histórico com grande fatia da população de um país que acumula, em toda a sua trajetória de “independência”, problemas decorrentes do agravamento do processo de desigual distribuição da riqueza interna. O empobrecimento de grande contingente da população gera a necessidade de apoio do Estado, através de políticas públicas, em especial nas áreas Saúde, Segurança, Moradia, Assistência Social e Educação. O presente projeto busca aprofundar as análises e os debates acadêmicos necessários, sobre os Serviços Públicos, com vistas ao estreitamento dos consensos com as camadas sociais mais carentes da sua oferta.
Objetivo Geral
Realizar, por meio de ações de ensino e extensão, estudos analíticos e discussões sobre a relevância do trabalho dos servidores públicos da área da educação, buscando a promoção de maior sintonia nos debates com a fatia da sociedade usuária destes serviços.
Justificativa
O serviço público cumpre um papel fundamental, em qualquer nação, para assegurar que direitos, garantidos constitucionalmente, sejam materializados em políticas e ações. O servidor público atende os interesses do conjunto da população e não de grupos, indivíduos ou frações da sociedade que almejem o atendimentos de vontades particulares.
Este projeto justifica-se pela necessidade de aprofundar estudos e compreensões sobre o papel e a relevância do servidor público tanto dentro quanto fora da universidade. A escassez de discussões e reflexões sobre o tema é uma das principais razões que motiva a realização deste projeto.
Aprofundar estudos é análises faz-se necessário em um momento de profundos ataques ao serviço público no país e de divulgação de dados e informações, em especial na grande mídia, que nem sempre são condizentes com a realidade e com a importância do trabalho realizado por esses trabalhadores.
Este projeto justifica-se pela necessidade de aprofundar estudos e compreensões sobre o papel e a relevância do servidor público tanto dentro quanto fora da universidade. A escassez de discussões e reflexões sobre o tema é uma das principais razões que motiva a realização deste projeto.
Aprofundar estudos é análises faz-se necessário em um momento de profundos ataques ao serviço público no país e de divulgação de dados e informações, em especial na grande mídia, que nem sempre são condizentes com a realidade e com a importância do trabalho realizado por esses trabalhadores.
Metodologia
Para a consecução do projeto serão realizadas ações de ensino e extensão. Enquanto perdurarem as orientações de distanciamento social, as atividades serão desenvolvidas de forma remota com o uso de ferramentas virtuais.
Nas ações de ensino serão realizados estudos, leituras e reuniões de discussão.
Nas ações de extensão serão também realizados estudos, leituras e discussões, porém abertos à comunidade interessada no tema.
Nas ações de ensino serão realizados estudos, leituras e reuniões de discussão.
Nas ações de extensão serão também realizados estudos, leituras e discussões, porém abertos à comunidade interessada no tema.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com o projeto:
- ampliar a discussão sobre o papel e a relevância do servidor público na educação;
- aprofundar entendimentos e argumentos sobre as características do trabalho realizado por esses servidores;
- fomentar o debate sobre o tema, tanto dentro quanto fora da universidade.
- ampliar a discussão sobre o papel e a relevância do servidor público na educação;
- aprofundar entendimentos e argumentos sobre as características do trabalho realizado por esses servidores;
- fomentar o debate sobre o tema, tanto dentro quanto fora da universidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRA DOMINGUES | |||
ALEXANDRE LEMOS VIEIRA | |||
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | 4 | ||
ANDRÉ LUIS MACEDO CARUSO | |||
ANTONIO CARLOS PORTO SILVEIRA JUNIOR | |||
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA | 4 | ||
Armando Alves de Oliveira05 | |||
BEATRIZ FRANCHINI | 4 | ||
BRUNO SOUZA GARCIA | |||
CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DA SILVA | 4 | ||
CARMEN BEATRIZ LUBKE UCKER | |||
CAROLINE CENO MACHADO | |||
CESAR DE LIMA DE MELO | |||
CRISTINA PINTO DE ALMEIDA | |||
Cleiton Duarte Huch | |||
Danielle Lisboa da Silva | |||
Dilermando Martins Freitas | |||
DÉBORA AVENDANO DE VASCONCELLOS SINOTI | |||
DÉBORA AVENDANO DE VASCONCELLOS SINOTI | |||
ELAINE DA SILVA NEVES | |||
ELIANA GOMES BENDER | |||
EUGENIA ANTUNES DIAS | 4 | ||
Evandro de Godoi | |||
FABIANA CELENTE MONTIEL | |||
FILIPE ALMEIDA PEDRA | |||
FRANCINE COUTO DE OLIVEIRA WEYMAR | |||
Francisca Tainara Eugenio da Silva | |||
FÁTIMA DE LURDES BARCELLOS DA ROSA | |||
GABRIELA DAMBROS | 4 | ||
GERALDO SOUZA MORAES | |||
GIANE SILVA DA SILVA | |||
GIANE SILVA DA SILVA | |||
GIOVANNI FELIPE ERNST FRIZZO | |||
GISELE RAMOS LIMA | |||
GUILHERME BRANDT DE OLIVEIRA | |||
Gilberto Pedroso | |||
HELENITA DA SILVEIRA KRUGER | |||
HENRIQUE ANDRADE FURTADO DE MENDONCA | 44 | ||
ILIS ANGELA WICKBOLDT MANETTI | |||
IZAC DE SOUSA BELCHIOR | |||
Isadora Cabreira da Silva | |||
Isadora Cabreira da Silva | |||
JOICE PEREIRA DA SILVA | |||
JOSIANE JARLINE JÄGER | |||
JOSÉ RICARDO VIEIRA NOGUEIRA | |||
LELIA NEGRINI DINIZ | 4 | ||
LUCAS PESSOA PEREIRA | |||
LUCIANA MARINS NOGUEIRA PEIL | |||
Luis Eduardo dos Santos Celente | |||
MARA BEATRIZ NUNES GOMES | 4 | ||
MARA REJANE VIEIRA OSORIO | 4 | ||
MARCELO SILVA DA SILVA | |||
MARI REGINA ROCHA JANKE | |||
MARIA HELOÍSA CANAL | |||
MARIA REGINA CAETANO COSTA | 5 | ||
MARILIZA DOS SANTOS GOMES | |||
MARTA NORNBERG | 4 | ||
MICHELLE PIRES SILVEIRA | |||
Marcelo Paula de Melo | |||
Marcia Aparecida Jacomini | |||
Maristela da Silva Souza | |||
Mayara Cristina Vargas | |||
NADJA REGINA SOUSA MAGALHÃES | |||
NATALI PERES DE OLIVEIRA | |||
PEDRO ÁTILA MOREIRA SIMÕES | |||
PRISCILA BORGES SILVEIRA | |||
REGIANA BLANK WILLE | 5 | ||
RENATA BRAUNER FERREIRA | |||
RODRIGO TRESOLDI GIOVANAZ | |||
SAMANTHA DE SOUZA GUTERRES | |||
SIMONE SILVEIRA DA SILVA | |||
SINVAL MARTINS FARINA | |||
Silvia da Costa Tambara | |||
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES | |||
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA | |||
Thaiane da Silva D'Avila | |||
VALDELAINE DA ROSA MENDES | 5 |