Nome do Projeto
Diálogos Formativos II: enfoques teórico-metodológicos da linha de formação de professores
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 23/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Realizamos um Projeto de Ensino atendendo aos calendários "Alternativo" e "Remoto" e tivemos uma excelente avaliação entre os participantes, surgindo a proposta de continuidade do trabalho realizado com outro enfoque. Fizemos encontros virtuais e seguiremos nessa forma, tendo em vista a incerteza em relação ao que acontecerá em termos de saúde pública no nosso país. Assim, entendemos ser mais prudente planejar esse Projeto na forma referida. Infelizmente permanecemos em situação de pandemia devido ao COVID 19. Daremos sequência ao nosso propósito de realizar ações que mitiguem possíveis impactos desse momento de excepcionalidade e estamos premidas a ressignificar práticas, formulações teóricas, processos metodológicos, como também, rever os princípios epistemológicos que norteiam o campo do conhecimento da formação de professores. Ratificaremos nosso trabalho colegiado estimulando a reflexão, a formação e o diálogo, entre as pessoas integrantes da Linha de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPel, como também dos e das integrantes dos grupos de pesquisas das professoras da respectiva Linha. A proposta consubstancia-se em encontros virtuais mensais no período de março a dezembro. Serão: "Lives", discussões temáticas, apresentações de pesquisas e de experiências na/com a docência. A ênfase estará centrada no aporte teórico e metodológico utilizado nas pesquisas dos grupos e suas orientadoras.

Objetivo Geral

Propor ações mediadoras que estimulem reflexões da comunidade acadêmica, especialmente aquela da Linha de formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UFPel, acerca do campo "Formação de Professores(as)", com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas pelos integrantes dessa Linha.

Justificativa

A importância em realizar atividades acadêmicas relacionadas aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, em período de excepcionalidade, como o atual, justifica-se por diversos motivos. A necessária inclusão de acadêmicos(as) dos diversos níveis (graduação, pós-graduação) em atividades acadêmicas. Além disso, temos como foco estimular as relações interpessoais, favorecendo o acolhimento dos acadêmicos(as) e dos docentes, mesmo que de maneira virtual. Especificamente no tocante ao campo da formação de professores(as), destacamos a relevância em pensar a constituição deste campo diante dos urgentes desafios ora postos, buscando recursos teórico-metodológicos que contribuam para fundamentar nossas reflexões e ou ações em princípios científicos. Temos como ênfase para o momento, como dito anteriormente, compreender, mapear, refletir acerca dos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas pelos integrantes dessa Linha, visando, inclusive, um possível ajuste na ementa da mesma, junto ao PPGE.

Metodologia

* Encontros mensais de forma virtual.
* Apresentações de pesquisas e de experiências na/com a docência (com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas pelos integrantes dessa Linha).
* Análise e realização de "Lives".

Indicadores, Metas e Resultados

Adensar ações acadêmicas diversas que contribuam para o campo da formação de professores(as).
Acolhimento e incentivo da construção dialógica da pós-graduação em relação ao campo teórico da formação de professores(as) e, especificamente, na Linha de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPel.
Análises e reflexões acerca dos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas na Linha.

Página gerada em 28/05/2025 23:55:11 (consulta levou 0.247093s)