Nome do Projeto
Diálogos Formativos II: enfoques teórico-metodológicos da linha de formação de professores
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 23/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Realizamos um Projeto de Ensino atendendo aos calendários "Alternativo" e "Remoto" e tivemos uma excelente avaliação entre os participantes, surgindo a proposta de continuidade do trabalho realizado com outro enfoque. Fizemos encontros virtuais e seguiremos nessa forma, tendo em vista a incerteza em relação ao que acontecerá em termos de saúde pública no nosso país. Assim, entendemos ser mais prudente planejar esse Projeto na forma referida. Infelizmente permanecemos em situação de pandemia devido ao COVID 19.
Daremos sequência ao nosso propósito de realizar ações que mitiguem possíveis impactos desse momento de excepcionalidade e estamos premidas a ressignificar práticas, formulações teóricas, processos metodológicos, como também, rever os princípios epistemológicos que norteiam o campo do conhecimento da formação de professores.
Ratificaremos nosso trabalho colegiado estimulando a reflexão, a formação e o diálogo, entre as pessoas integrantes da Linha de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPel, como também dos e das integrantes dos grupos de pesquisas das professoras da respectiva Linha.
A proposta consubstancia-se em encontros virtuais mensais no período de março a dezembro. Serão: "Lives", discussões temáticas, apresentações de pesquisas e de experiências na/com a docência. A ênfase estará centrada no aporte teórico e metodológico utilizado nas pesquisas dos grupos e suas orientadoras.
Objetivo Geral
Propor ações mediadoras que estimulem reflexões da comunidade acadêmica, especialmente aquela da Linha de formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UFPel, acerca do campo "Formação de Professores(as)", com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas pelos integrantes dessa Linha.
Justificativa
A importância em realizar atividades acadêmicas relacionadas aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, em período de excepcionalidade, como o atual, justifica-se por diversos motivos. A necessária inclusão de acadêmicos(as) dos diversos níveis (graduação, pós-graduação) em atividades acadêmicas. Além disso, temos como foco estimular as relações interpessoais, favorecendo o acolhimento dos acadêmicos(as) e dos docentes, mesmo que de maneira virtual. Especificamente no tocante ao campo da formação de professores(as), destacamos a relevância em pensar a constituição deste campo diante dos urgentes desafios ora postos, buscando recursos teórico-metodológicos que contribuam para fundamentar nossas reflexões e ou ações em princípios científicos. Temos como ênfase para o momento, como dito anteriormente, compreender, mapear, refletir acerca dos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas pelos integrantes dessa Linha, visando, inclusive, um possível ajuste na ementa da mesma, junto ao PPGE.
Metodologia
* Encontros mensais de forma virtual.
* Apresentações de pesquisas e de experiências na/com a docência (com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas pelos integrantes dessa Linha).
* Análise e realização de "Lives".
* Apresentações de pesquisas e de experiências na/com a docência (com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas pelos integrantes dessa Linha).
* Análise e realização de "Lives".
Indicadores, Metas e Resultados
Adensar ações acadêmicas diversas que contribuam para o campo da formação de professores(as).
Acolhimento e incentivo da construção dialógica da pós-graduação em relação ao campo teórico da formação de professores(as) e, especificamente, na Linha de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPel.
Análises e reflexões acerca dos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas na Linha.
Acolhimento e incentivo da construção dialógica da pós-graduação em relação ao campo teórico da formação de professores(as) e, especificamente, na Linha de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPel.
Análises e reflexões acerca dos aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas desenvolvidas na Linha.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA LONDERO ALMEIDA | |||
ALINE GONÇALVES DE MOURA | |||
ALINE QUANDT KLUG | |||
ARITA MENDES DUARTE | |||
CAROLINA BARCELOS DUARTE | |||
CLAUDIA ESCALANTE MEDEIROS | |||
Cláudia Rekowsky Bistrichi | |||
CÁTIA SIMONE RIBEIRO BARCELLOS | |||
DAIANE DA SILVA GOMES | |||
DAIANE LEAL DA CONCEIÇÃO | |||
DARLISE NUNES FERREIRA | |||
DOUGLAS ORTIZ HAMERMÜLLER | |||
DÉBORA WENDLER DE ANDRADE | |||
FERNANDA PONS MADRUGA | |||
GEORGINA HELENA XAVIER LIMA | 2 | ||
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA | |||
IGOR RADTKE BEDERODE | |||
JOICE MIRAPALHETE FABRA | |||
JOSIANE JARLINE JÄGER | |||
JULIANA ANDRADE LUND | |||
JULIANA BITTENCOURT GARCIA | |||
JULIANA MARQUES DE FARIAS | |||
JÔNIA TÍRCIA PARENTE JARDIM ALBUQUERQUE | |||
LARISSA SOARES PRIEBE | |||
LEONARDO PINHEIRO DE ANDRADE | |||
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | |||
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ | |||
LUIS FELIX DE BARROS VIEIRA ROCHA | |||
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE | 2 | ||
MARA BEATRIZ NUNES GOMES | |||
MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ | |||
MARCIO NASCIMENTO DA SILVA | |||
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO | 2 | ||
MARIA ISABEL DA CUNHA | |||
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI | 2 | ||
MARTA NORNBERG | 2 | ||
MILENA VENZKE KAADT | |||
NILTON JOSÉ NEVES CORDEIRO | |||
RENAN CARDOZO GOMES DA SILVA | |||
SHAIANE PIZANI SILVEIRA | |||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 2 | ||
SIMONE TEIXEIRA BARRIOS | |||
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES | |||
TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
TATIANE MENA SILVEIRA MELGARES | |||
VALDIRENE HESSLER BREDOW | |||
VIVIANE COSTA RODRIGUES | |||
VÂNIA DAL PONT PEREIRA DA SILVA |