Nome do Projeto
OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
A temática deste projeto é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental). Seu objetivo é de acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PACTO, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças. Para seu desenvolvimento, três são os focos de análise: dados do Inep-Censo Escolar, do Inep-IDEB, da Provinha do Brasil e da Avaliação Universal (3º ano); produções escritas das crianças do ciclo de alfabetização; materiais de sistematização resultantes do processo de formação continuada realizado com os professores alfabetizadores, pela UFPel, de acordo com as ações do PACTO. A metodologia de organização das atividades de formação continuada e a análise do processo seguem os pressupostos da pesquisa-ação. Para a análise da base de dados do INEP (Censo Escolar, Avaliação Anual Universal dos alunos concluintes do 3º ano, Provinha Brasil) os pressupostos da análise qualitativa serão utilizados. Com o projeto, espera-se a qualificação dos professores alfabetizadores, ampliando estratégias de ensino e de intervenção pedagógica voltadas para a garantia dos processos de aprendizagem da escrita no ciclo de alfabetização. Bem como, espera-se a observação de melhorias nos índices relativos ao processo de aquisição da escrita, especialmente nas turmas em que foram coletadas as produções, comparados aos dados anteriores do Censo Escolar/IDEB.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PACTO, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças.
Objetivos específicos:
- Mapear e organizar os dados de desempenho em leitura e escrita dos municípios da região meridional do estado do Rio Grande do Sul, a partir dos dados do INEP, que participarão das atividades de formação do PACTO, desenvolvidas pela UFPel.
- Analisar os resultados das avaliações anuais universais, realizadas pelo INEP, para os concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental.
- Discutir os resultados decorrentes da Provinha Brasil, aplicada às crianças do 2º ano, nas formações realizadas pelo Pacto, com os orientadores de estudos e professores cursistas, a fim de construir estratégias de intervenção pedagógica.
- Sistematizar aspectos decorrentes do processo de formação continuada dos professores mediante análise de dados qualitativos que serão coletados durante as etapas de formação presencial dos professores alfabetizadores.
- Coletar textos produzidos pelas crianças, ao longo do ciclo de alfabetização, para monitorar seu processo de construção do sistema de escrita alfabética verificando de que forma as intervenções pedagógicas propostas pelos professores alfabetizadores, participantes do Pacto, incidem no processo de aquisição da escrita.
- Verificar de que forma os materiais e recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação às escolas de Educação Básica estão sendo utilizados e que estratégias de ensino (situações didáticas) estão sendo organizadas. (O PACTO prevê a distribuição de um conjunto de obras complementares para estudo pelo professor, livros de literatura infantil para crianças e jogos didáticos).
Acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PACTO, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças.
Objetivos específicos:
- Mapear e organizar os dados de desempenho em leitura e escrita dos municípios da região meridional do estado do Rio Grande do Sul, a partir dos dados do INEP, que participarão das atividades de formação do PACTO, desenvolvidas pela UFPel.
- Analisar os resultados das avaliações anuais universais, realizadas pelo INEP, para os concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental.
- Discutir os resultados decorrentes da Provinha Brasil, aplicada às crianças do 2º ano, nas formações realizadas pelo Pacto, com os orientadores de estudos e professores cursistas, a fim de construir estratégias de intervenção pedagógica.
- Sistematizar aspectos decorrentes do processo de formação continuada dos professores mediante análise de dados qualitativos que serão coletados durante as etapas de formação presencial dos professores alfabetizadores.
- Coletar textos produzidos pelas crianças, ao longo do ciclo de alfabetização, para monitorar seu processo de construção do sistema de escrita alfabética verificando de que forma as intervenções pedagógicas propostas pelos professores alfabetizadores, participantes do Pacto, incidem no processo de aquisição da escrita.
- Verificar de que forma os materiais e recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação às escolas de Educação Básica estão sendo utilizados e que estratégias de ensino (situações didáticas) estão sendo organizadas. (O PACTO prevê a distribuição de um conjunto de obras complementares para estudo pelo professor, livros de literatura infantil para crianças e jogos didáticos).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE TEIXEIRA DE OLIVEIRA | 2 | 01/08/2017 | 31/12/2018 |
ANA RUTH MORESCO MIRANDA | 1 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 1 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
ARITA MENDES DUARTE | 4 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
GABRIELA SCHANDER BRAGA | 20 | 01/08/2017 | 31/03/2018 |
GABRIELLA VETROMILLA MARTINS | 20 | 01/10/2017 | 31/07/2019 |
GILCEANE CAETANO PORTO | 2 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
GLEDIANE SALDANHA GOETZKE DA ROSA | 2 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA | 4 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
JERUZA DA ROSA DA ROCHA | 4 | 01/08/2017 | 31/07/2019 |
JOANA LUISA KRUPP | 10 | 01/08/2017 | 31/12/2018 |
JOSIANE JARLINE JÄGER | 4 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
JULIANA MENDES OLIVEIRA JARDIM | 4 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
KATLEN BOHM GRANDO | 2 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL | 2 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
LISSA PACHALSKI | 2 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
LUIZA KERSTNER SOUTO | 4 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE | 1 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ | 4 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
PATRICIA PEREIRA CAVA | 2 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES | 4 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
VALÉRIA ALESSANDRA COELHO ISLABÃO | 4 | 01/08/2019 | 30/09/2020 |
VALÉRIA BACH PEREIRA | 10 | 01/08/2017 | 31/12/2017 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CAPES | R$ 185.470,00 |