Resumo
Mestre (2005) e Doutor (2013) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (1996) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Especialização em (i) Educação Matemática (1997), pela UCPel, (ii) Docência do Ensino Superior e EJA (2023), pela Faculdade Serra Geral, (iii) Currículo e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental, pela Universidade Federal do Piauí (2023) e (iv) Matemática na Educação Infantil e séries iniciais (2024) pela Faculdade Iguaçu. Professor Associado na UFPel, lotado no Departamento de Ensino (DE) da Faculdade de Educação (FaE). Atua como docente do Curso de Pedagogia, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional (PPGECM) da FaE/UFPel e Mestrado (acadêmico) em Educação Matemática (PPGEM) do IFM/UFPel. Pertence aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, GEEMAI Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais (FaE/UFPel), do qual é Líder e GHEMAT Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e membro do GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação de professores, educação a distância, alfabetização matemática, numeramento, prática e metodologia de ensino de matemática, livros didáticos e ensino de Matemática nos Anos Iniciais, História da Educação Matemática. Atuou como coordenador de Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática (CLM/UFPel), do Projeto Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e, também, como avaliador, parecerista, leitor crítico, coordenadora adjunto e coordenador pedagógico do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Atualmente é Coordenador de Ensino Currículo, da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel (CEC/PRE/UFPel). Contato: airgo.bio/antoniomauricio (cole em seu navegador).
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2013)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2005)
Especialização em Docência do Ensino Superior e EJA (Faculdade Serra Geral, 2023)
Especialização em Currículo e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental (Universidade Federal do Piauí, 2023)
Especialização em Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais (Faculdade Iguaçu, 2024)
Especialização em Educação Matemática (Universidade Católica de Pelotas, 1997)
Graduação em Pedagogia (Centro Universitário Internacional, 2018)
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (Universidade Católica de Pelotas, 1996)
Áreas de atuação
ENSINO DE MATEMÁTICA - Ensino de Matemática
Ensino-Aprendizagem - Metodologia de Ensino de Matemática (Didática)
Fundamentos da Educação - Formação de Professores
História da Educação - Livros Escolares
Currículo - Alfabetização Matemática
Matemática
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.