Nome do Projeto
Fórum Permanente de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/05/2019 - 10/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Fórum Permanente de integração entre Ensino Superior e Educação é um espaço voltado a discussão e elaboração de propostas de intervenção nos diferentes níveis de ensino de Pelotas e região, visando ações de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivo Geral

O objetivo geral do Fórum é a integração entre o Ensino Superior e a rede de Educação Básica, em
um processo de diálogo permanente, entre os cursos de licenciatura e a formação continuada
de professores, entre os conhecimentos acadêmicos e os conhecimentos escolares, podendo
resultar na proposição de ações/atividades em projetos e programas institucionais, de modo a
oportunizar iniciativas específicas de cada curso ou área de formação e os processos de
formação inicial e continuada.

Justificativa

O ensino superior tem como uma de suas atribuições a formação inicial e continuada de professores das diversas áreas que, em grande maioria, terão como campo de atuação profissional a rede de educação básica, sendo fundamental para a formação desses sujeitos que essa formação seja planejada considerando as demandas das redes públicas de ensino. A educação básica, nesse contexto, não deve ser vista apenas como futuro campo profissional, mas também como instituição co-formadora, que, por meio de diferentes projetos, a exemplo do PIBID e também de distintas ações conjuntas, como a acolhida aos estagiários dos cursos de licenciatura, exige o estabelecimento de processos de integração que possibilitem um constante diálogo com o ensino superior.

Metodologia

Serão realizadas reuniões mensais com representantes de diferentes instituições de ensino superior e da educação básica, as quais terão como temáticas questões emergentes que digam respeito ao ensino tanto nas licenciaturas quanto nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O debate em torno dessas questões deverá contribuir para a qualificação dos profissionais envolvidos no projeto, bem como gerar ações concretas que envolvam práticas de ensino coletivas voltadas tanto aos alunos dos cursos de licenciatura quanto da educação básica, a partir da parceria firmada entre os profissionais dos diferentes níveis. Anualmente será organizado um Fórum, não apenas voltado aos profissionais vinculados a comissão do fórum de integração, mas contemplando também os demais participantes das diversas comunidades.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com as ações desenvolvidas, que envolverão práticas concretas de ensino, pesquisa e extensão, contribuir para a superação dos diversos desafios da formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ1
ANA LÚCIA BALDASSARI SOARES
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES11
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA1
CLAUDIONALDO GOMES BEZERRA
CÁTIA SIMONE BECKER VIGHI
DOUGLAS WENDLER DE ANDRADE
FABIANE RODRIGUES VIANA
FRANCELE DE ABREU CARLAN1
GREGORY SCHUMACHER SOARES
IEDA LOURDES GOMES DE ASSUMPCAO
JESSICA GARCIA FUHRMANN
LARISSA TESTOLIN SCHMIESCKI DOS SANTOS
LIGIA CARDOSO CARLOS1
LORENI PEVERADA DE FREITAS SILVA
LUANA ORIGE OLIVEIRA DAMÉ
LUCÉLIA GONZALES SEUS
LUI NORNBERG1
MAIRA FERREIRA1
MAIRA SIQUEIRA ANDRES
MARIA LUIZA MENNA DE OLIVEIRA1
MARÍLIA DO AMARAL DIAS
MÁRCIA SOUZA DA ROSA
PATRICIA ARIED VILELA MARTINS
PÂMELA RENATA MACHADO ARAUJO
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ4
RODRIGO NASCIMENTO DA SILVA
ROMERIO JAIR KUNRATH1
ROSA ELENA NOAL1
ROSANA DA SILVA COELHO
ROSELAINE REIS CARDOSO
SANDRA REGINA COSTA AVILA
SIRLEI BARONIO DUARTE
VALDEMAR DAS NEVES VIEIRA1
VANIA GRIM THIES9
VERA SALDANHA FERNANDES
VERIDIANA KROLOW BOSENBECKER

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