Nome do Projeto
Discutindo Metodologias para o ensino da Matemática nos anos iniciais (IV edição)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/05/2020 - 19/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Em sua quarta edição, o projeto prevê fomentar a discussão sobre ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental visando a apropriação de metodologias para o ensino de matemática nesse nível da educação básica, por professores da rede pública municipal/estadual de Pelotas e região e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPel.
Objetivo Geral
Discutir metodologias de ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da utilização de materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas, junto aos professores da rede pública da cidade de Pelotas e região e dos alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPEL, contemplando a formação continuada e inicial desses sujeitos. As ações serão desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, agregando estudantes da Licenciatura em Matemática e dos programas de pós-graduação PPGEMAT e PPGECM, da Universidade Federal de Pelotas, com o objetivo de
complementar sua formação através da atuação prática no campo escolar. Durante as ações serão realizados registros, tendo como propósito a retomada reflexiva do processo realizado e a avaliação das atividades desenvolvidas.
complementar sua formação através da atuação prática no campo escolar. Durante as ações serão realizados registros, tendo como propósito a retomada reflexiva do processo realizado e a avaliação das atividades desenvolvidas.
Justificativa
O ensino de matemática na educação básica tem sido motivo de preocupação dos formadores de professores visto que, muitas vezes são utilizadas metodologias inadequadas para abordagem dos conceitos dessa matéria de ensino. Diferentes pesquisas têm indicado para o fracasso do ensino
de matemática e isso deve-se entre outros fatores a forma de abordagem desses conceitos de forma absolutamente teórica, o que impede sua apropriação por parte dos estudantes e acaba criando o mito de que matemática é difícil e não está ao alcance de todos. Dessa forma, na preocupação constante em buscar soluções e alternativas para minimizar o baixo rendimento dos alunos em relação aos conhecimentos matemáticos, se propõe o presente projeto, com o intuito de incentivar a apropriação do uso dos materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas pelos professores da rede pública e pelos acadêmicos do curso de Pedagogia para o ensino dos conceitos matemáticos. Sendo assim,
integrar os professores no processo de experienciação desses materiais se faz necessário, mas de forma contínua, para que a estagnação não aconteça. Acreditamos que isso só é possível quando estabelecemos espaços de diálogos e trocas de experiências. Nesse contexto, percebe-se a
necessidade de uma intervenção, seja ela por investimentos nos estudos realizados com os educandos ou oferta de cursos de formação continuada aos docentes. Finalmente acreditamos na necessidade de atuação dos licenciandos do curso de Matemática em atividades de extensão nas quais
possam experimentar atividades de docência, além daquelas disponibilizadas nas práticas de estágio curricular. Pela extensão os licenciandos de Matemática terão a oportunidade de contribuir para a formação inicial de seus colegas de universidade, acadêmicos do curso de Pedagogia, bem
como na formação continuada dos professores da rede pública de ensino de Pelotas e região.
de matemática e isso deve-se entre outros fatores a forma de abordagem desses conceitos de forma absolutamente teórica, o que impede sua apropriação por parte dos estudantes e acaba criando o mito de que matemática é difícil e não está ao alcance de todos. Dessa forma, na preocupação constante em buscar soluções e alternativas para minimizar o baixo rendimento dos alunos em relação aos conhecimentos matemáticos, se propõe o presente projeto, com o intuito de incentivar a apropriação do uso dos materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas pelos professores da rede pública e pelos acadêmicos do curso de Pedagogia para o ensino dos conceitos matemáticos. Sendo assim,
integrar os professores no processo de experienciação desses materiais se faz necessário, mas de forma contínua, para que a estagnação não aconteça. Acreditamos que isso só é possível quando estabelecemos espaços de diálogos e trocas de experiências. Nesse contexto, percebe-se a
necessidade de uma intervenção, seja ela por investimentos nos estudos realizados com os educandos ou oferta de cursos de formação continuada aos docentes. Finalmente acreditamos na necessidade de atuação dos licenciandos do curso de Matemática em atividades de extensão nas quais
possam experimentar atividades de docência, além daquelas disponibilizadas nas práticas de estágio curricular. Pela extensão os licenciandos de Matemática terão a oportunidade de contribuir para a formação inicial de seus colegas de universidade, acadêmicos do curso de Pedagogia, bem
como na formação continuada dos professores da rede pública de ensino de Pelotas e região.
Metodologia
Serão realizadas oficinas, cursos e eventos visando a realização de estudos teóricos e práticos dos temas relativos à área de estudo prevista no projeto: a Matemática para crianças (Educação Infantil e Anos Iniciais).
Indicadores, Metas e Resultados
Participação efetiva da comunidade educacional de Pelotas e região contribuindo com a formação continuada dos professores das redes de ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA KLITZKE RADTKE | |||
ADÃO AFONSO WITTER MOREIRA | |||
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
ANA PRISCILA MAURICIO WEBER | |||
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 38 | ||
BETINA RÖMER VÖLZ | |||
CAMILA EHLERT LINDEMANN | |||
CARINA NEITZKE IVEN | |||
Debora Amico Soares Vieira | |||
Déa Mara Rodrigues Nunes | |||
FERNANDA VIEIRA DOS SANTOS | |||
GABRIEL SOUZA GERMANN DA SILVA | |||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
HELOISA TAVARES DA SILVEIRA SCHRAMM | |||
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR | |||
JOSIANE KONRADT | |||
Joana Darc Machado dos Santos | |||
Kelly Pinheiro Varnes Costa | |||
LEILA DE SOUZA MELLO | |||
LETICIA KLEIN PARNOFF | |||
LETÍCIA HALLER | |||
LETÍCIA REHBEIN JESKE | |||
LUANA LEAL ALVES | |||
MARA BOTELHO CHUANTES | |||
MARIA DO SOCORRO ARAGÃO PAIM | |||
MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO | |||
MARIANA CAVALHEIRO LEGORIO | |||
Maria Augusta Hora da Silveira | |||
Marlete Alexandre Silveira | |||
MÁRCIA HELENA DE OLIVEIRA TAROUCO | |||
MÔNICA FALCÃO DUARTE | |||
RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO | |||
ROBERTA GULARTE RODRIGUES | |||
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 8 | ||
Rogéria Simões Dias | |||
RÚBIA FABIANE DA SILVA FERREIRA | |||
SUÉLEN STARKE | |||
Silvia da Costa Sanes | |||
Suelen Maciel dos Santos Hermann | |||
SÍLVIA RAQUEL ISLABÃO DA SILVEIRA | |||
TAMIRES FONSECA DE ALMEIDA | |||
TANISE DA MOTA FERREIRA | |||
TAÍS BORGES DE SOUZA | |||
TAÍS KATH TOMASCHEWSKI | |||
Tamires Medeiros de Souza | |||
Thais Philipsen Grutzmann | 8 | ||
VANESSA DUTRA RADMANN | |||
VITÓRIA MAILAN ALDRIGHI |