Nome do Projeto
Discutindo Metodologias para o ensino da Matemática nos anos iniciais (IV edição)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/05/2020 - 19/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Em sua quarta edição, o projeto prevê fomentar a discussão sobre ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental visando a apropriação de metodologias para o ensino de matemática nesse nível da educação básica, por professores da rede pública municipal/estadual de Pelotas e região e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPel.

Objetivo Geral

Discutir metodologias de ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da utilização de materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas, junto aos professores da rede pública da cidade de Pelotas e região e dos alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPEL, contemplando a formação continuada e inicial desses sujeitos. As ações serão desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, agregando estudantes da Licenciatura em Matemática e dos programas de pós-graduação PPGEMAT e PPGECM, da Universidade Federal de Pelotas, com o objetivo de
complementar sua formação através da atuação prática no campo escolar. Durante as ações serão realizados registros, tendo como propósito a retomada reflexiva do processo realizado e a avaliação das atividades desenvolvidas.

Justificativa

O ensino de matemática na educação básica tem sido motivo de preocupação dos formadores de professores visto que, muitas vezes são utilizadas metodologias inadequadas para abordagem dos conceitos dessa matéria de ensino. Diferentes pesquisas têm indicado para o fracasso do ensino
de matemática e isso deve-se entre outros fatores a forma de abordagem desses conceitos de forma absolutamente teórica, o que impede sua apropriação por parte dos estudantes e acaba criando o mito de que matemática é difícil e não está ao alcance de todos. Dessa forma, na preocupação constante em buscar soluções e alternativas para minimizar o baixo rendimento dos alunos em relação aos conhecimentos matemáticos, se propõe o presente projeto, com o intuito de incentivar a apropriação do uso dos materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas pelos professores da rede pública e pelos acadêmicos do curso de Pedagogia para o ensino dos conceitos matemáticos. Sendo assim,
integrar os professores no processo de experienciação desses materiais se faz necessário, mas de forma contínua, para que a estagnação não aconteça. Acreditamos que isso só é possível quando estabelecemos espaços de diálogos e trocas de experiências. Nesse contexto, percebe-se a
necessidade de uma intervenção, seja ela por investimentos nos estudos realizados com os educandos ou oferta de cursos de formação continuada aos docentes. Finalmente acreditamos na necessidade de atuação dos licenciandos do curso de Matemática em atividades de extensão nas quais
possam experimentar atividades de docência, além daquelas disponibilizadas nas práticas de estágio curricular. Pela extensão os licenciandos de Matemática terão a oportunidade de contribuir para a formação inicial de seus colegas de universidade, acadêmicos do curso de Pedagogia, bem
como na formação continuada dos professores da rede pública de ensino de Pelotas e região.

Metodologia

Serão realizadas oficinas, cursos e eventos visando a realização de estudos teóricos e práticos dos temas relativos à área de estudo prevista no projeto: a Matemática para crianças (Educação Infantil e Anos Iniciais).

Indicadores, Metas e Resultados

Participação efetiva da comunidade educacional de Pelotas e região contribuindo com a formação continuada dos professores das redes de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA KLITZKE RADTKE
ADÃO AFONSO WITTER MOREIRA
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS
ANA PRISCILA MAURICIO WEBER
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES38
BETINA RÖMER VÖLZ
CAMILA EHLERT LINDEMANN
CARINA NEITZKE IVEN
Debora Amico Soares Vieira
Déa Mara Rodrigues Nunes
FERNANDA VIEIRA DOS SANTOS
GABRIEL SOUZA GERMANN DA SILVA
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
HELOISA TAVARES DA SILVEIRA SCHRAMM
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR
JOSIANE KONRADT
Joana Darc Machado dos Santos
Kelly Pinheiro Varnes Costa
LEILA DE SOUZA MELLO
LETICIA KLEIN PARNOFF
LETÍCIA HALLER
LETÍCIA REHBEIN JESKE
LUANA LEAL ALVES
MARA BOTELHO CHUANTES
MARIA DO SOCORRO ARAGÃO PAIM
MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO
MARIANA CAVALHEIRO LEGORIO
Maria Augusta Hora da Silveira
Marlete Alexandre Silveira
MÁRCIA HELENA DE OLIVEIRA TAROUCO
MÔNICA FALCÃO DUARTE
RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO
ROBERTA GULARTE RODRIGUES
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos8
Rogéria Simões Dias
RÚBIA FABIANE DA SILVA FERREIRA
SUÉLEN STARKE
Silvia da Costa Sanes
Suelen Maciel dos Santos Hermann
SÍLVIA RAQUEL ISLABÃO DA SILVEIRA
TAMIRES FONSECA DE ALMEIDA
TANISE DA MOTA FERREIRA
TAÍS BORGES DE SOUZA
TAÍS KATH TOMASCHEWSKI
Tamires Medeiros de Souza
Thais Philipsen Grutzmann8
VANESSA DUTRA RADMANN
VITÓRIA MAILAN ALDRIGHI

Página gerada em 19/12/2024 09:53:06 (consulta levou 0.173034s)