Nome do Projeto
Discutindo Metodologias para o ensino da Matemática nos anos iniciais (IV edição)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/05/2020 - 19/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Em sua quarta edição, o projeto prevê fomentar a discussão sobre ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental visando a apropriação de metodologias para o ensino de matemática nesse nível da educação básica, por professores da rede pública municipal/estadual de Pelotas e região e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPel.
Objetivo Geral
Discutir metodologias de ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da utilização de materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas, junto aos professores da rede pública da cidade de Pelotas e região e dos alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPEL, contemplando a formação continuada e inicial desses sujeitos. As ações serão desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, agregando estudantes da Licenciatura em Matemática e dos programas de pós-graduação PPGEMAT e PPGECM, da Universidade Federal de Pelotas, com o objetivo de
complementar sua formação através da atuação prática no campo escolar. Durante as ações serão realizados registros, tendo como propósito a retomada reflexiva do processo realizado e a avaliação das atividades desenvolvidas.
complementar sua formação através da atuação prática no campo escolar. Durante as ações serão realizados registros, tendo como propósito a retomada reflexiva do processo realizado e a avaliação das atividades desenvolvidas.